A Fundação Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades de formação cultural e artística.
Educativo | Cursos, Oficinas e atividades de Arte e Conhecimento 2019
01/01 a 31/01
ABRIL
LANÇAMENTO DO LIVRO ´SOU ADULTO AUTISTA! E DAÍ?` DA ESCRITORA E PEDAGOGA NANCÍLIA PEREIRA
Data: 02/04
Horário: Quinta - 17h às 20h
Classificação Etária: Livre
Local: Sala de Leitura
GRATUITO
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CURSOS E OFICINAS
MEDITAÇÃO E DEEKSHA | Janeiro a Dezembro
Data: 08/01 a 16/12
Horário: Quarta - 19h30
Classificação Etária: Livre
Local: Sala DIVAS
GRATUITO
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IN CONCERT | ESCOLA DE MÚSICA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CIDADE DAS ARTES
Data: 06/01 a 22/12
Horário: Instrumentos | Segunda a Sexta - 10h às 19h | Sábado - 10h às 13h | Canto Coral | Terças - 19h às 21h
Classificação Etária: Livre
Local: Sala de Música
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OFICINA DE PERCUSSÃO DU RIO
Data: 09/01 a 17/12
Horário: Quintas - Turma iniciante - 18h45 | Turma principal - 19h45
Classificação Etária: 12 Anos
Local: Sala Divas 1
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PROJETO JOVENS MUSICOS DA CIDADE DAS ARTES | TECLADO E VIOLÃO
Data: 11/02 a 02/07
Horário: Terças ou Quintas de 09h às 11h ou 14h às 16h
Classificação Etária: 10 a 18 Anos
Local: Sala de Música
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CURSO DE CANTO CORAL DA CIDADE DAS ARTES
Data: 11/02 a 02/07
Horário:
Terças - 16h às 17h - Turma A (10 a 17 anos) | 17h às 18h - Turma B (18 em diante)
Quintas - 17h às 18h - Turma C (10 a 17 anos) | 18h às 19h - Turma D (18 em diante)
Classificação Etária: 10 anos
Local: Sala de Leitura
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Bazar da Preta
15/12
Outros
O tradicional Bazar da Preta, evento organizado anualmente pela cantora Preta Gil acontece no próximo domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), que abrirá suas portas para sediar o evento, das 13h às 20h.
Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar instituições, ONG’s e projetos, o evento vende roupas, sapatos, bolsas e acessórios doados pela própria cantora, que conta com a ajuda de amigos famosos e marcas como Eva, Farm, Alphorria, Zinzane e Maria Valentina, que estarão presentes esse ano, sensibilizados pela iniciativa. Assim, o público presente no local poderá comprar peças em ótimo estado, doadas por famosos como Fernanda Souza, Fe Paes Leme, Fernanda D’AVila, Flora Gil, Giovanna Lancellotti, Hugo Gloss, Isis Valverde, Juliana Paiva, Taís Araújo, Fernando Torquatto, Sabrina Sato, entre outros, que sempre ajudam na realização do bazar.
“O bazar é algo que me faz feliz. Nossa equipe trabalha o ano todo, é um lindo exemplo de união dos amigos e marcar doadoras. Eu faço questão de ficar no caixa durante todo o evento para também estar com o público que compra para ajudar o próximo”, diz Preta Gil.
Em sua edição 2019, o bazar de Preta Gil destinará o lucro obtido do evento ao projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro/RJ. O Jornal é realizado desde 2005 e beneficia áreas extremamente carentes do complexo dando voz as favelas do Rio, como o Morro do Adeus, Capão, Casinhas, Palmeiras, Inferno Verde, Favela dos Mineiros, Pedra do Sapo, Matinha, Favelinha Beira Rio, Serra e Lagoinha.
Além dessa ação o lucro do Bazar também terá parte revertida para a “ONG IKMR – Eu Conheço Meus Direitos”. Com sedes em Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo, a ONG foi fundada em 2012 com o objetivo de dedicar-se a crianças refugiadas. Através de programas de conscientização, promoção, esclarecimento e defesa dos direitos, a instituição atende hoje a centenas de crianças vindas de todas as partes do mundo, especialmente Síria, Afeganistão e Somália.
O Bazar da Preta é um projeto beneficente, que vem sendo realizado desde 2007, sempre no Rio de Janeiro, e este ano teve sua segunda edição em São Paulo. Além dos artistas amigos, Preta também conta com a ajuda de marcas parceiras, que todo ano fazem questão de ajudar. Todas as peças vendidas no bazar se encontram em ótimo estado e, mesmo entre as doadas pelos artistas, algumas nunca foram usadas.
Então, lembrando: o Bazar da Preta será realizado no domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), das 13h às 20h. A entrada do evento custa R$ 20,00. Todo o lucro, tanto da bilheteria, quanto da venda de roupas, será revertido ao Projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão – Rio de Janeiro/RJ e a ONG IKMR Brasil, que se dedica especificamente às crianças refugiadas.
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Leny Andrade e Gilson Peranzzetta | Show “Nossas Canções Favoritas”
15/12
Música
Leny Andrade e Gilson Peranzzetta
A maior cantora brasileira de jazz e bossa nova, Leny Andrade e o premiado maestro, pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta, apresentam seu novo projeto “Nossas Canções Favoritas”.
Dois artistas queridíssimos do público, se preparam para a gravação de um novo cd e vão mostrar neste show o repertório por eles escolhido com canções que marcaram suas carreiras, suas vidas. No repertório os mais conceituados compositores brasileiros: Tom Jobim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Johnny Alf, Ivan Lins, Dolores Duran, Durval Ferreira.
A interpretação de Leny Andrade e o piano e arranjos de Gilson Peranzzetta dão nova roupagem a clássicos inesquecíveis, que emocionam e arrebatam as plateias.
É um belo, suingado e refinado show da canção brasileira, um presente para o público e para os próprios artistas.
“Leny é a nota que falta no meu acorde”, diz Gilson Peranzzetta
“Gilson é meu arranjador cinematográfico”, diz Leny Andrade
Repertório:
01 Influência do jazz (Carlos Lyra)
02 Cantor da Noite (Ivan Lins e Vitor Martins)
03 Fim de Caso (Dolores Duran)
04 Céu e Mar (Johnny Alf)
05 A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho),
06 Palhaço (Nelson Cavaquinho
07 As Rosas Não Falam (Cartola)
08 Rugas (Nelson Cavaquinho)
09 Rio (Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli)
10 La Mentira (Álvaro Carrillo)
11 Batida Diferente (Mauricio Einhorn e Durval Ferreira)
12 Dindi (Tom Jobim)
13 O Sol Nascerá (Cartola e Elton Medeiros)
BIS Estamos Aí (Mauricio Einhorn | Durval Ferreira |Regina Werneck)
Contatos: Eliana Peranzzetta +55 21 98756-7372
E-mail: elianaperanzzetta@gmail.com
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Adriana Calcanhotto | Gravação do DVD MARGEM
14/12
Música
Adriana Calcanhotto grava projeto audiovisual de "Margem" na Cidade das Artes
Registro ao vivo será feito no dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro
Após a turnê bem-sucedida de A Mulher do Pau Brasil, na qual Adriana Calcanhotto apresentou o resultado da sua estadia como docente na cidade de Coimbra, em Portugal, para brasileiros e portugueses, a cantora mais uma vez vem se dar ao mar como imagem para apresentar “Margem”.
A estreia nacional da turnê ocorreu em agosto de 2019, percorrendo cidades de todo o país com mais de 40 apresentações. Em outubro, “Margem” chegou aos Estados Unidos e, em seguida, passará pela Europa. No dia 14 de dezembro, Adriana Calcanhotto gravará na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o projeto audiovisual de “Margem”.
A cantora assina a direção do espetáculo de seu novo álbum, Margem, lançado em junho de 2019. A banda que a acompanha é formada pelos mesmos músicos que tocaram e coproduziram com ela o seu mais recente trabalho de estúdio. Rafael Rocha (mpc, bateria, percussão, Handsonic, assovio), Bruno Di Lullo (baixo e synth) e Bem Gil (guitarra e synth), os dois últimos estiveram com Calcanhotto na turnê A Mulher do Pau Brasil, que rodou o Brasil no segundo semestre de 2018.
O repertório do novo show tem como esqueleto as canções do novo álbum e resgata músicas de Maritmo e Maré, os outros dois discos da trilogia marinha (como “Mais Feliz”, “Vambora”, “Quem vem pra beira do mar”), além de sucessos da carreira de Adriana, como “Devolva-me” e “Maresia” canções arranjadas especialmente para o espetáculo, como ‘Futuros amantes”, de Chico Buarque, de 1993, que a cantora gravou como faixa exclusiva para a versão japonesa do álbum Margem. “Canção irmã de “Os ilhéus”, apontam as duas para muito tempo depois de nossa civilização, e apostam as duas no amor e na virtude como humanidades sobreviventes aos tempos. Não saberemos. As duas canções irmãs só se encontram no palco (e no disco japonês) e em sequência. É dos momentos mais fortes do show, pra mim, no sentido do quanto uma canção pode exigir de nós em termos da nossa capacidade de rendição à beleza. Será que um dia Copacabana será a nova Atlântida? Chico Buarque e Antonio Cicero é quem sabem”, especula a compositora.
“No primeiro ensaio olhei para a banda e falei “vamos fazer um luau”. Esse foi o primeiro sentimento. Luaus dependem da força do vento, do tempo que ele sopra numa só direção, da maré, e esse show é assim; completamente dependente do mar. Com os ensaios, porém, fui percebendo que o emaranhado de textos do roteiro, que tem muitos ecos e referências literárias, foi se superpondo à ideia de luau, que é a princípio menos complexo. Os arquétipos marinhos foram dando as caras, a meu ver em função da sonoridade que alcançamos tocando juntos tanto tempo depois das gravações do disco. O som do show não quis ser o som do disco, o universo timbrístico teve que se expandir pra conter as canções da trilogia e mais as outras todas e isso era previsto, mas o som do show resultou mais relaxado, mais vagabundo. Interessante foi notar as ligações que as canções começaram a fazer entre si independentemente da minha ação. De certa forma, fui observando o roteiro se fazer a si próprio, maneira inteiramente nova pra mim de conceber um espetáculo.
O novo show traz mais uma novidade, a lojinha Margem. Dessa vez, com uma pegada sustentável. O espaço terá diversas opções de produtos e souvenirs que estarão à venda antes e após o espetáculo. Em parceria com a empresa Papel Semente, a tag das camisas, feita com papel artesanal, ecológico e biodegradável, poderá ser plantada e em 20 dias nascerá uma flor chamada de mosquitinho branco. Já as sacolas plásticas utilizadas na lojinha são da empresa Tudo Biodegradável. A decisão ecológica é fruto de uma parceria com a ONG Funverde, que investe no plantio de árvores.
“O irresitivel canto da sereia”
La Nación,2008
“Minha relação com o mar vem se aprofundando. Por causa da minha relação com o mar físico, concreto, que foi um dos motivos que me levaram a escolher o Rio de Janeiro pra morar, por exemplo, fui adentrando o mundo do mar metafórico, da literatura de mar, dos autores que escreveram sobre o mar, em prosa ou verso, enfim, essa tradição da literatura de mar, sobretudo portuguesa”
Adriana Calcanhotto in Maré, 2008
"O espetáculo é onde as águas da trilogia se encontram, uma espécie de pororoca de água salgada”
Adriana Calcanhotto in Margem 2019
Assessoria de Imprensa | Adriana Calcanhotto
Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br | Tel: (11) 2306-7092
Ana Paula Aschenbach | anapaula@perfexx.com.br
Tânia Barbato | tania@perfexx.com.br
Carla Clara | carla@perfexx.com.br
Gabriela Carvalhal | gabriela@perfexx.com.br
Ana Prado | aprado@perfexx.com.br
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Nelson Sargento | Sambas & Histórias
13/12
Música
Nelson Sargento - Sambas & Histórias
Nelson Sargento cantará e contará a história do samba, através de histórias e composições que vivenciou ao longo de sua vida e da convivência com os mestres e mestras como Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus e outros.
Nesse talk show, Nelson trará́ sambas antológicos e histórias preciosas, tendo em vista que viveu e vive sua vida dedicada ao gênero. No repertório podemos destacar “Ciúme Doentio” de Nelson Sargento com parceria de Cartola, e "Duas horas da manhã" de Nelson Cavaquinho, uma obra primorosa quase desconhecida. O show tem a direção musical de Ramon Araújo, filho do mestre Paulão 7 Cordas.
Ficha técnica:
Violão 6 cordas - Ramon Araújo
Cavaquinho - Leo Pereira
Pandeiro - Bidu Campeche
Surdo e Percussão geral - Rodrigo Reis
Direção Musical - Ramon Araújo
Produção: Conexão Social Produções
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Laboratório da Ópera | Recital
06/12
Música
RECITAL DE ENCERRAMENTO DO LABORATORIO DA ÓPERA
Recital dos alunos selecionados para o Laboratório da Ópera que aconteceu dos dias 2 a 5 de Dezembro na Cidade das Artes, tendo como professores: Eric Herrero, Menelick de Carvalho, Evandro Rodriguese e Ramon Theobald.
A seleção dos alunos foi feita através de sua experiência na área e técnica avançada.
O que é o Laboratório da Ópera?
O Laboratório da Ópera tem como objetivo reunir tudo o que envolve a desafiante carreira do cantor lírico.
Com as visões de um maestro, um diretor cênico, um correpetidor e um cantor, o aluno passará por quatro dias de intensa preparação de peças, um simulado do quotidiano de um cantor profissional, culminando com um recital na Sala de Câmara da Cidade das Artes.
Julgamos uma importante oportunidade para os jovens cantores, desde cedo, entrarem em contato com todas essas demandas que lhe serão apresentadas constantemente ao longo da carreira.
Desde a técnica de estudo e preparação de uma peça, até a preparação corporal e teatral que a ópera exige cada vez mais.
Portanto, consiste no estudo aprofundado de uma ou duas árias, com abordagem em técnica vocal, interpretação, fraseado musical, estudo detalhado da partitura, expressão corporal e cênica.
Cantores:
André Figueiredo
Anna Priscilla Lacerda
Dhuly Contente
Francielen Trojan
Juliana Soares
Juliana Sampaio
Tania Apelbaum
Piano: Ramon Theobald
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
*DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS 1H ANTES DO RECITAL*
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Roda Viva | Teatro
08/11 a 01/12
Teatro
RODA VIVA
Em cartaz desde dezembro de 2018, a peça já foi assistida por aproximadamente 30 mil pessoas.
Criado coletivamente há seis décadas, por quase dois mil artistas, a companhia completou 60 anos em 2018. A travessia do Teatro Oficina Uzyna Uzona aposta na paixão popular que sagrou a encenação de RODA VIVA, de Chico Buarque em 1968, reconsagrada em temporada de sucesso em 2018 e 2019.
Chico Buarque de Holanda escreveu RODA VIVA depois de assistir O REI DA VELA. O espetáculo de 1967, que revolucionou a encenação teatral no país, é considerado pela crítica como a primeira encenação essencialmente brasileira pois acrescentou em sua montagem elementos anti literários da cultura nacional: circo, revista, literatura surreal, carnaval, a chanchada, a anarquia, o deboche. Lendo RODA VIVA, compreende-se a peça como uma resposta, ou uma proposta alternativa de continuidade para a peça de Oswald de Andrade encenada por José Celso, que foi quem o jovem Chico, com 24 anos, convidou para encenar seu primeiro texto teatral, juntamente com o cenógrafo e figurinista Flávio Império.
SINOPSE
A dramaturgia de Roda Viva é a ascensão e queda de Benedito Silva (Roderick Himeros), cantor e compositor de sucesso inventado e fabricado pela mídia. A trama se desenvolve pelas intervenções do Anjo da Guarda (Gui Calzavara e Marcelo Dalourzi) e do Capeta (Joana Medeiros), que fazem de Benedito o cantor de grande sucesso popular Ben Silver. Mané (Marcelo Drummond), amigo de juventude do protagonista, durante todo o espetáculo fica na mesa de bar, como um fio terra de Benedito que tem sua genialidade fabricada e ininterruptamente monitorada e redirigida pelos índices de popularidade. Assim, Ben Silver, o herói pop é transformado em Benedito Lampião, cantor “bem brasileiro, bem violento, cantando baião e marcando o ritmo na queixada”. Quando ele enfim é devorado pelo coro, sua esposa Juliana (Camila Mota), o substitui como novo ícone da cultura, mas liberta da formatação, com um acordo cosmopolítico de produção.
Da dramaturgia original, canções que depois tornaram-se famosas no repertório do autor, como Roda Viva e Sem Fantasia. Na montagem de 2018-19 foram incorporadas a obra prima de 2017 Caravanas e a bossa nova Cordão.
* Conteúdo relacionado a sexo, nudez, drogas e sátira política. *
FICHA TÉCNICA
Texto: Chico Buarque
Versão 2018: Zé Celso
e Coro Teatro Oficina 2018
Diretor: Zé Celso
Conselheira Poeta: Catherine Hirsch
Diretor musical: Felipe Botelho
Direção de produção: Camila Mota, Marcelo Drummond e Zé Celso
Produção executiva: Anderso Puchetti
Assistente de direção: Beto Eiras
Benedito Silva: Roderick Himeros
Juliana: Camila Mota
Anjo: Guilherme Calzavara
Capeta: Zé Ed
Mané: Marcelo Drummond
O Coro: Cafira Zoé
Clarisse Johansson
Cyro Morais
Danielle Rosa
Fernanda Taddei
Gabriela Campos
Isabela Mariotto
Kael Studart
Kelly Campello
Marcelo Dalourzi
Mayara Baptista
Nolram Rocha
Sylvia Prado
Tony Reis
Tulio Starling
Wallie Ruy
A Banda: Violoncelo: Amanda Ferraresi
Bateria: André Santana
Percussão: Carina Iglecias
Baixo: Felipe Botelho
Piano: Giuliano Ferrari
Percussão: Ito Alves
Guitarra: Moita Mattos
Preparação vocal: Beth Amin
Preparação rítmica: Ito Alves
Sonoplasta: Gustavo Lemos e Clevinho Ferreira
Coreógrafo: Ibrahima Sarr
Preparação dos corpos Seneafrica e Höröyá: Ibrahima Sarr, André Ricardo, Birima Mbaye, Moustapha Dieng e Aziz Mbaye
Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti
Diretor de Cena: Otto Barros
Arquitetura Cênica e Direção de Arte: Carila Matzenbacher, Marília Gallmeister e Marcelo X
Coordenador de Cenotecnia: Alício Silva
Equipe De Cenotecnia: Cleiton Willy, Reginaldo Nascimento, Francolino Gomes,
Renato Silva, Igor Gomes, Leandro Bruno, Claudemi Bruno, Gilberto Feli, Sabino Orosco e Cássio Omae
Pirâmide: Fina Serralheria
Objetos Cênicos TVs, Nets, Mulher Veneno, Boneco Ben Silver: Ricardo Costa.
Assistentes: Abmael Henrique e Rafael Lopes
Máscaras do coro das macacas: Osvaldo Gabrieli e Mateus Rosa
Cata-Vento Fachada: Fernando Brettas – Ono-Zone Estúdio
Pintura Artística: Vincent Guilnoto
Maquiagem e Figurino: Sonia Ushiyama
Assistente de Maquiagem: Lenin Cattai
Assistentes de Figurino: Selma Paiva e Marcio Tassinari
Camareira: Cida Melo
Assistentes de Iluminação: Luana Della Crist, Pedro Felizes e Padu Palmério
Operadora da Luz: Cyntia Monteiro
Operadores de Canhão Seguidor: Ana Gabriela Rossetto, Angélica Taize e Filipe Sampaio
Estagiários da Luz: Ananda Giuliani e Guilherme Soares
Movings Lights: Camilo Bonfanti
Criação em 3D: Daniele Meirelles
Conselheiro Poeta da Luz: Chico Turbiani
Montadores de luz: Gabriele Souza, Diego F F Soares, Alexandre Souza e Vinícius Hideki Ramos
Agradecimento a Grissel Piguillem
Operadora de Som: Camila Fonseca
Assistente de Som e Microfonista: Clevinho Ferreira
Cinema ao vivo: Cecília Lucchesi e Igor Marotti
Direção de Produção e Estratégia: Camila Mota, Marcelo Drummond e Zé Celso
Produtor Executivo e Administrador: Anderson Puchetti
Produtores: Ana Sette e Tati Romel
Comunicação, Editoração do Programa e Textos: Brenda Amaral, Cafira Zoé e Camila Mota
Design Gráfico e Publicidade: Igor Marotti
Projeto Gráfico do Programa: Igor Marotti, Cecília Lucchesi e Marcelo X
Transcrição da entrevista com Zezé Motta: Danielle Rosa
Pesquisa de Imagiário e Makumbas Gráphicas: Cafira Zoé e Camila Mota
Assessoria de Imprensa: Brenda Amaral
Fotografias e produção: Jennifer Glass
Tradução para inglês e revisões de texto: Maria Bitarello
Operação de legendas ao vivo: Maria Bitarello
Arquivista: Thais Sandrin
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Fair Saturday Rio | 1ª Edição no Brasil
30/11
Festival
FAIR SATURDAY RIO
O Fair Saturday é um movimento cultural global com impacto social que acontece a cada último sábado de novembro, no dia seguinte à Black Friday, exponente máximo do consumismo. O projeto surgiu em 2014 na cidade de Bilbao, na Espanha, estendendo-se, posteriormente, a outras cidades do país e do mundo.
Num ambiente global de incertezas, é essencial insistir na cultura e na empatia social para com os mais vulneráveis, como pilares para um futuro melhor. Por esta razão, artistas e agentes culturais de diferentes partes do mundo reúnem-se durante este dia, e ao mesmo tempo, apoiando um projeto social à sua escolha.
Cada vez mais regiões estão conectadas oficialmente ao Fair Saturday, criando um dia único e construindo pontes entre pessoas e cidades. E é neste intuito, que a Cidade das Artes se une ao movimento, incluindo o Brasil entre as sedes oficiais, e o Rio de Janeiro entre as mais de 180 cidades participantes. Além de Bilbao, fazem parte do projeto grandes centros urbanos, como: Lisboa, Atlanta, Massachusetts, Lima e Helsinque. Serão mais de 1.200 eventos pelo mundo, cerca de 10 mil artistas participantes, gerando um impacto cultural e social de mais de €1 milhão.
O Fair Saturday é um movimento para colocar a cultura no centro. Reconhecer o valor das organizações culturais e sociais. Para sentir. Para refletir. E pensando no bem comum, a Cidade das Artes promoverá uma tarde de atividades infantis, culturais e artísticas.
Durante todo o evento, haverá arrecadação de livros para o projeto Ligação Cultural, da Cidade de Deus. Um espaço inspirado na Sala de Leitura da Cidade das Artes.
Promovendo ações que refletem um pensamento: arte e cultura vão além de um momento. A Cidade das Artes lança o projeto Lixarte.
Ao longo de todo o dia, artistas farão a transformação de lixeiras doadas ao complexo cultural. Cada um terá uma hora para realizar a performance expressando sua identidade e desenvolvendo uma intervenção artística em uma de nossas lixeiras de concreto. As obras finalizadas ficarão expostas em nosso complexo.
CONHEÇA NOSSO CRONOGRAMA COMPLETO DE ATIVIDADES E FAÇA PARTE!
DIA 30 DE NOVEMBRO, A PARTIR DE 13H.
PROGRAMAÇÃO:
13h às 18h – Atividades infantis: música, teatro, brincadeiras, Projeto Lixarte
13h às 20h - Espaço Mover / Rio Web Fest
14h – Roda de Samba (Cancelado)
16h - Contra mestre Marmita | Contos afro e brincadeiras com capoeira
20h – Visual Sonoro | 3ª edição
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Wired Festival Brasil
29/11
Festival
Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro
Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal
Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil, que este ano retorna à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em único dia: 29 de novembro. Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019.
Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast, o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reúne palestrantes nacionais e internacionais como as americanas Sana Amanat, editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da nova estética dos quadrinhos da Marvel; e Célia Hodent, PhD em Psicologia e especialista em interface de usuário em games, que trabalhou no desenvolvimento do jogo de sucesso Fortnite; o holandês Arnold van Huis, professor da Universidade de Wageningen, que defende a inclusão de insetos na alimentação; e o inglês Gareth Nettleton, vice-presidente de marketing do Strava, que desenvolve o Strava Metro, um serviço de inteligência que contribui para otimização da mobilidade urbana.
Já entre as atrações nacionais, destaque para Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev e um dos idealizadores do CreativeX, primeira premiação do festival Wired no país; Erick Brêtas, diretor de Produtos & Serviços Digitais do Grupo Globo; Fernanda Lobão, diretora-executiva da Final Level, que vai contar como transformar videogames em estilo de vida; Guilherme Melles, responsável pelo perfil Quebrando o Tabu; Tai Nalon, do Aos Fatos; e Sônia Bridi, da TV Globo; que irão debater sobre fake news e a era da desinformação; Dráulio Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que vai tratar sobre o uso terapêutico da ayahuasca; Silvana Bahia, da PretaLab, que irá integrar um papo sobre algoritmos, oportunidades e racismo; Hasani Damazio, criador da rede afroempreendedora Afropolitan Station; entre outros.
O Wired Festival Brasil 2019 é uma realização O GLOBO e Edições Globo Condé Nast, com patrocínio da cervejaria Ambev, Powered by Vivo Empresas, apoio do Grupo Pão de Açúcar, Johnnie Walker e Chevrolet, e participação de Fazenda Futuro e Riachuelo.
Na véspera do festival, dia 28, também na Cidade das Artes, acontece a primeira edição do prêmio Wired Festival CreativeX, uma parceria da Wired com a Ambev que vai premiar os cases mais brilhantes do mercado nacional. Fechado para 400 convidados, a premiação conta com uma grade de conteúdos e palestras sobre o futuro das tecnologias e inovação.
Sobre a Wired
Desde a sua fundação, em 1993, a Wired, presente atualmente em cinco países (Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e Itália) e publicada como revista online e digital em algumas regiões, cumpre com a missão de colocar a inovação em discussão e como ela vai transformar o futuro da sociedade.
Programação do Festival:
Grade sujeita à alteração
{Teatro de câmara}
- Manhã –
8h30 – Abertura
9h - Como a diversidade entrou nos quadrinhos da Marvel
Sana Amanat (Marvel)
10h - {Mesa redonda} A tecnologia contra o racismo
Hasani Damazio (Afropolitan Station), Silvana Bahia (PretaLab)
11h - O poder do entretenimento para publicidade e consumidores
Ricardo Dias (Ambev)
12h - Desafios do streaming no Brasil
Erick Bretas (Globoplay)
[12h30 - Intervalo]
- Tarde –
14h - A psicologia que move games de sucesso: o exemplo de Fortnite
Célia Hodent (autora de The Gamer's Brain)
15h - {Mesa redonda} A era da desinformação
Guilherme Melles (Quebrando o Tabu), Tai Nalon (Aos Fatos), Sônia Bridi (TV Globo)
16h - {Mesa redonda} Podcasts: quais são os próximos episódios?
José Roberto de Toledo (Foro de Teresina), Camila Fremder (É Nóia Minha)
[17h - Intervalo]
- Noite –
19h - Insetos contra a fome
Arnold van Huis (Universidade de Wageningen)
20h - {Mesa redonda} Cidades inteligentes: matemática, dados e o papel do design
Tiago Pereira, Gareth Nettleton (Strava), Diego Zambrano (Work & Co)
{Espaço multiuso}
- Manhã –
10h - Empreendedorismo com qualidade de vida
Bruno Dias
10h45 - {Mesa redonda} Ciência e divulgação no Youtube na era da fake news
André Rabelo (Minutos Psíquicos), Pedro Loos (Ciência Todo Dia)
11h45 - {Workshop} Fato ou fake? Como desmascarar notícias falsas
Fato ou Fake
12h15 - Transformando games em lifestyle
Fernanda Lobão (Final Level)
[13h - Intervalo]
- Tarde –
15h - {Mesa redonda} Games brasileiros: em que fase estamos?
Thais Weiller (JoyMasher), Lucas Mattos (Long Hat House), Betu Souza (Behold Studios), Diego Borges (Techtudo)
16h - {Workshop} Cybersegurança: saiba como se proteger
Marta Schuh (Marsh Brasil)
[17h - Intervalo]
- Noite –
17h15 - O futuro do varejo
Elio Silva (Riachuelo)
18h15 - Novos tratamentos e o papel de drogas psicodélicas
Dráulio Araújo (UFRN)
19h15 - “A Linha”: cinema e realidade virtual
Ricardo Laganaro (ARVORE)
20h15 - {Talk} A conexão que atravessa bolhas
Plataforma Gente – Globosat
SERVIÇO
5ª edição Wired Festival Brasil
Data: 29 de novembro de 2019
Horário: 8h30 às 20h30
Local: Cidade das Artes – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ
Venda de ingressos: ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019
Valores:
2º lote – a partir de 16/11 | Full day – R$ 180 – 90 (meia) / Turno – R$ 140 – 70 (meia)
Mais informações sobre o evento no site oficial: wiredfestival.com.br
Facebook: /wiredfestivalbrasil
Instagram: @wiredfestivalbrasil
Assessoria de imprensa Editora Globo - In Press Porter Novelli
Márcia Sad – marcia.sad@inpresspni.com.br
Tel.: (21) 3723-8129 / 98819-2309
Leticia Schustoff – leticia.schustoff@inpresspni.com.br
Tel: (21) 33723-8091 / 99465-3755
Mayara Benatti – mayara.benatti@inpresspni.com.br
Tatiana Wolff - tatiana.wolff@inpresspni.com.br
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Otello, Viva Shakespeare! Viva Verdi
24/11
Música
Viva Shakespeare! Viva Verdi!
OTELLO: A estória contada pela mente de dois gênios
Otello é uma ópera em quatro atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Arrigo Boito, baseado na peça Othello, the Moor of Venice ("Otelo, o Mouro de Veneza"), do dramaturgo inglês William Shakespeare. Foi a penúltima ópera de Verdi, e é considerada por muitos a sua maior tragédia. Sua estreia se deu no Teatro alla Scala, de Milão, em 5 de fevereiro de 1887. A obra tem como cenário a ilha de Chipre no final do século XV.
Este concerto traz ao público a possibilidade simultânea de experimentar o contato com o texto teatral de Otelo de W. Shakespeare (1564 – 1616), concomitante com a música da ópera Otello de G. Verdi (1813-1901).
William Shakespeare foi um grande dramaturgo, e é considerado o pai da literatura inglesa, e Giuseppe Verdi é considerado o “Gigante da Ópera”, em função do uso do efeito teatral junto com sua música. Juntos trouxeram a obra Otello ao seu apogeu de expressão artística. Um através da palavra, e o outro da fusão de um libreto com a música.
Nossa plateia vai experimentar o momento de um monólogo teatral, seguido da cena musical da ópera, correspondente ao conteúdo do texto. Desta maneira, a estória de Otello será contada...
Programa:
1 – “Exultate”
André Figueiredo
2 – “Gia nella notte densa”
Tania Novak e André Figueiredo
3 – “Credo in dio crudel...”
Mario Modestino
4 – “Si pel ciel marmoreo giuro”
André Figueiredo e Mario Modestino
5 – “Dio ti giocondo, o sposo”
Tania Novak e André Figueiredo
6 – “Dio mi potevi scagliar”
André Figueiredo
7 – “ Salce, Salce... Ave Maria”
Tania Novak
8 – “Nium mi tema...”
André Figueiredo
Elenco:
ATOR - Jaime Leibovitch
PIANISTA - Dilia Tosta
OTELLO - André Figueiredo
DESDEMONA - Tânia Apelbaum Novak
IAGO - Mário Modestino
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Show Allyson Castro | Luz
19/11
Música
SHOW ALLYSON CASTRO - LUZ
Cantor, compositor e apresentador, está completando 19 anos de carreira sendo 15 anos à serviço de Deus, através da música.
Missionário e cantor católico, Allyson Castro desenvolve um excelente e lindo trabalho de aproximação de corações humanos com o coração de Deus, através de suas melodias, letras, palavras e arte. Ele serve em diversas paróquias do Rio de Janeiro, bem como apresenta programas veiculados nacionalmente pelas TV Aparecida e TV Canção Nova.
Allyson Castro sobe ao palco do Teatro de Câmara, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para estreia de seu novo show Luz, no dia 19 de novembro, onde seu público fiel poderá entoar grandes clássicos interpretados pela voz marcante e carisma deste verdadeiro artista da música cristã. Sua discografia contempla o CD Allyson (2010), CD Corações ao Alto (2011), CD Ao Rei dos Reis/To The King of Kings internacional (2013) e CD Essência (2018).
Em seu show Luz, Allyson revelará a natureza de sua arte e vida, as canções, as letras, as poesias que o inspiraram e motivaram. A delicadeza das canções e melodias que tocam fundo no coração do público, faz com que as pessoas saiam de seu show renovadas, revigoradas, prontas para dar um passo rumo ao AMOR...e porque não dizer a DEUS
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Rio WebFest 2019 | Festival
15/11 a 18/11
Festival
Rio WebFest 2019 | Abertura oficial
Data - 15/11
Horário - 18h
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Rio WebFest Awards
Data - 18/11
Horário - 18h
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Confira a programação completa: www.riowebfest.net.
Rio WebFest 2019
Dinheiro, Contratos, Viagens Internacionais e muito glamour
A quinta edição do Rio WebFest, o maior festival de webséries do mundo, está chegando. Seriados digitais, projetos para coprodução internacional e ideias para web pilotos concorrem em diversas categorias. Com multiprogramação gratuita, o festival vai receber convidados nacionais e internacionais, e exibir mais de 240 webséries. O Rio WebFest vai acontecer nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro na Cidade das Artes, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Festival da categoria com a maior quantidade de prêmios do mundo, o Rio WebFest vai distribuir troféus personalizados, premiações em dinheiro, contratos de coprodução, viagens internacionais para Itália, França, Espanha e Los Angeles, além da seleção oficial direta para muitos festivais internacionais parceiros.
“O diferencial do RIOWF é dar oportunidades reais aos criadores de conteúdo. Assistindo às masterclasses, keynotes, oficinas e mesas redondas com convidados internacionais e profissionais do mercado audiovisual, os participantes aprendem gratuitamente como podem melhorar o seu modo de produzir. As viagens internacionais e seleções diretas para festivais parceiros internacionais dão a chance de promover o produto audiovisual brasileiro no exterior, onde é mais exótico e por isso a possibilidade de ser monetizado é maior que no mercado nacional. Foi assim que aconteceu com nossa própria websérie, Oposto do Sexo, que foi vendida duas vezes pra França e uma pra Coreia do Sul”, explica o fundador do festival Leandro Silva.
O evento será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro, e contará com multiprogramação de 10:00 às 22:00.
“A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. O Rio WebFest 2019 vai ocupar seis de seus principais espaços incluindo o Teatro de Câmara e o Teatro da Grande Sala. Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber os criadores e o público das webséries”, comemora o fundador do festival Daniel Archangelo.
Durante o Rio WebFest 2019, a organização vai exibir gratuitamente ao público mais de 240 webséries. Também serão ministradas palestras, oficinas, masterclasses, keynotes e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com performance de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação com direito ao blue carpet transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo.
“Os seriados digitais não são o futuro, são o presente. Hoje os webfests proliferam ao redor do mundo e os festivais tradicionais de TV e Cinema com o Emmy e Cannes já abriram novas categorias visando as webséries. Plataformas de vídeo online apostam cada vez mais no conteúdo exclusivo sob demanda, dado o sucesso mundial do Netflix. Serviços como o YouTube Red, Amazon Prime e Facebook para Criadores são bons exemplos deste movimento”, comenta Silva.
“O que nós observamos ao longo dos anos de festival é o amadurecimento de uma linguagem de criação para web. Os conteúdos que chegam para nós vão ganhando características particulares que potencializam a comunicação através da tecnologia mobile. Por isso é tão importante o encontro e a troca de experiências entre os criadores. Quanto mais o mercado se aquece para esse modelo de produção, mais a linguagem se desenvolve”, aponta Archangelo.
Endereços oficiais
www.riowebfest.net
www.facebook.com/riowebfest
www.twitter.com/riowebfest
http://filmfreeway.com/festival/RioWebFest
Mais informações
comunicacao@riowebfest.net
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57º Festival Villa Lobos
13/11
Música
No concerto de abertura do 57º Festival Villa Lobos, prestamos uma homenagem a Francis Hime, compositor, cantor, pianista, arranjador, maestro e um dos protagonistas da geração da música popular brasileira surgida nos anos 60, junto a Tom Jobim. Francis celebrará no Festival seus 80 anos, acompanhado pela Jazz Sinfônica Brasil, umas das principais orquestras do país, sendo a única dedicada à música popular.
“É um privilégio para o Brasil contar com artistas tão criativos e representativos da diversidade cultural nacional, e o Festival Villa-Lobos tem como uma de suas principais missões celebrar a vida e a obra de grandes figuras da música brasileira”, exalta o diretor artístico Marcelo Rodolfo.
No concerto, o compositor, pianista, arranjador e regente Francis Hime divide o palco com a Jazz Sinfônica e recebe os convidados especiais Olivia Hime e Zé Renato para lançar oficialmente o seu novo álbum de inéditas – Hoje. Da nova safra, serão apresentadas “Desdenhosa”, em parceria com Hermínio Belo de Carvalho, “Sofrência” (Francis Hime / Thiago Amud), “O tempo e a vida” (de Francis e o parceiro português Tiago Torres da Silva), “Samba Funk”, com letra de Geraldo Carneiro, e “Laura”, escrita por Francis e Olivia para a neta do casal.
Além de sucessos como “Atrás da porta” e “Trocando em miúdos” (ambas de Chico Buarque e Francis Hime) e “Sem mais adeus” (Francis Hime / Vinicius de Moraes), entre outras, compostas ao longo de mais de cinco décadas de carreira. Completam o programa do concerto alguns movimentos da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, composta por Francis com textos de Geraldo Carneiro e Paulo César Pinheiro, que contarão com a participação especial dos convidados, sob a direção de Flavio Marinho.
SERVIÇO:
57º Festival Villa-Lobos
Dia 13 de novembro
Informações: (21) 2221-1765
Email: festivalvillalobos@sarauagencia.com.br
Links: www.festivalvillalobos.com.br / www.facebook.com/festivalvillalobos
Redes Sociais: www.instagram.com/festivalvillalobos / twitter.com/fvlobos
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O Dia Seguinte | Exposição
10/10 a 10/11
Festival
RIO DE JANEIRO RECEBERÁ EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E FUTURO DAS CIDADES
Objetivo da exposição é mostrar as possibilidades de futuro para as cidades e a importância do combate ao aquecimento global e seus efeitos.
Em cartaz de 10 de outubro a 10 de novembro na Cidade das Artes, a exposição O DIA SEGUINTE oferece ao público uma experiência imersiva nos efeitos das mudanças do clima e nas consequências e oportunidades que elas oferecem para as cidades. Visitantes de todas as idades são conduzidos por um conjunto de espaços lúdicos, sensoriais e interativos que contam a história dos centros urbanos, as características da emergência climática e a necessidade de construir um novo futuro, com cidades mais inclusivas e sustentáveis. Inteiramente gratuita, a mostra é uma produção da empresa carioca Na Boca do Lobo e tem patrocínio Master da Uber e Prata das Lojas Americanas, captados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição ocupa mais de 700 metros quadrados da Cidade das Artes, divididos em dois pavimentos. O DIA SEGUINTE é resultado de dois anos de pesquisa e mapeamento dos cenários possíveis, e leva o público a vislumbrar todas as possibilidades de futuro para as cidades. O foco nos centros urbanos se justifica pelos números: apesar de ocuparem apenas 2% da superfície terrestre, elas concentram 80% do PIB Global e são responsáveis por cerca de 70% dos gases de efeito estufa global, consomem mais de 60% da energia gerada e produzem 2/3 do lixo do planeta. Projeções das Nações Unidas mostram que, em 2050, 7 bilhões de pessoas viverão nesses espaços, o que demandará 35% mais alimentos, 40% mais água e 50% mais energia. O futuro do planeta depende das soluções que as cidades encontrarem para estes problemas.
As Cidades Possíveis
O DIA SEGUINTE é uma experiência de imersão nos impactos das mudanças do clima nas cidades e na vida das pessoas, além de uma reflexão sobre oportunidades para um futuro de baixo carbono e de uma vida mais justa e equilibrada, com cidades sustentáveis e inclusivas para todos.
A exposição conecta temas aparentemente distintos, mas sempre relacionados à crise climática. A palavra “crise”, por sinal, ficou ultrapassada: a expressão mais usada por cientistas em todo o mundo passou a ser emergência climática. Em outubro de 2018, o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) fez o alerta: a janela de tempo para limitarmos o aquecimento global em 1,5ºC, nos termos do Acordo de Paris, é de apenas 12 anos.
E qual o papel das cidades nessa história? “As cidades são causa, sofrem as consequências e podem ser a solução para o enfrentamento realista e urgente das mudanças do clima. A ciência nos mostra que os eventos extremos podem se tornar frequentes. Como o assunto é complexo, desenvolvemos uma exposição sensorial e de imersão para demonstrar que o clima se relaciona diretamente a tudo o que nos importa: saúde, educação, igualdade de gênero, redução da desigualdade social, construção civil, infraestrutura e saúde. A palavra de ordem deve ser transformação, para cidades justas, inclusivas e sustentáveis”, diz Felipe Lobo, co-criador da exposição.
A mostra tem um efeito mobilizador. "Nós entendemos o impacto que a Uber tem na vida das pessoas e também na vida das cidades. Só no Brasil, são mais de 600 mil motoristas parceiros que usam a Uber como opção de geração de renda e 22 milhões de usuários que escolhem a Uber para se movimentar. Para nós, apoiar projetos como O DIA SEGUINTE significa usar essa força da nossa plataforma para trazer uma contribuição relevante às cidades por meio da tecnologia", afirma Silvia Penna, Gerente de Operações da Uber. "Nossa visão de futuro para as cidades é que o negócio da Uber será muito mais do que conectar pessoas apenas a carros. Queremos que o app se torne uma plataforma onde o usuário possa escolher o melhor modal para seu deslocamento, incluindo transporte público, bikes ou patinetes", complementa Silvia.
“O DIA SEGUINTE é uma grande reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente. A exposição traz para o presente as consequências do desenvolvimento insustentável e explora alternativas para o combate à mudança climática global, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Com o patrocínio ao evento, a Lojas Americanas e Americanas.com acreditam estar dando mais um passo importante na sensibilização para o tema e seus efeitos para as gerações atuais e futuras”, comemora Carlos Padilha, diretor de sustentabilidade das Lojas Americanas.
As cartas estão na mesa. Qual futuro queremos construir?
Como é a Exposição
O DIA SEGUINTE conduz o público por um caminho de mais de 700 metros quadrados, divididos em dois andares na Cidade das Artes. São seis módulos, com propósitos interligados:
[Bem-Vindos AO Dia Seguinte] – Espaço de boas vindas do público, no qual será possível passear por um piso interativo que mostra o acúmulo de plástico nas cidades e calcular a pegada de carbono durante um ano, e o que isso significa em número de árvores maduras para o planeta.
[Des]Ordem - Uma sala escura cerca o público com projeções em painéis de LED de imagens reais e sensações chocantes e até desconfortáveis dos efeitos dos eventos climáticos extremos - ondas de frio, calor, furacões, inundações, destruição. Tudo o que já acontece, mas pode vir a se tornar um novo e desastroso “normal” nas cidades do mundo.
[Des]Humanidades - Quem são as vítimas de tanta destruição? Neste módulo, feito para sensibilizar, o público “conhece” pessoas reais que sofreram com a crise climática ao redor do globo. Um painel gigante e telas verticais ajudarão a contar as histórias dessas pessoas - que poderiam ser qualquer um de nós moradores de centros urbanos.
[Trans]Formação - Mas como chegamos a esse ponto? Animações combinadas em 2D e 3D contam a história da Terra, desde a Pangeia até hoje, e apresenta os impactos da ação humana sobre o planeta, até chegar às redes complexas que são as cidades atuais e as ameaças que pairam sobre elas com a emergência climática – além das oportunidades.
[In]Formativo - Para ajudar na compreensão, entre as salas do [Des]Humanidades e [Trans]Formação haverá um módulo de imersão, com painéis touch repletos de infografias interativas e jogos divertidos para que os visitantes se aprofundem mais no tema e possam antever tanto as previsões mais pessimistas dos cientistas para o futuro como visualizar os benefícios de adotarmos caminhos mais sustentáveis, além de soluções possíveis rumo a uma economia de baixo carbono. Cidades atuais que já são bons exemplos também ganham espaço, para mostrar que a transformação é viável.
[R]Evolução - O último módulo da exposição traz uma mensagem de esperança. Como será a cidade do futuro com que todos sonhamos? Torres de LED mostrarão espaços muito mais organizados, limpos e habitáveis (como, aliás, algumas cidades do mundo já são), com prédios de jardins verticais, telhados verdes, energias renováveis, transportes públicos eficientes e compartilhados, saneamento básico universal, microclima equilibrado e tecnologias. Bons exemplos existem para ser compartilhados.
Holografias, óculos de realidade virtual, telas touch, um grande painel interativo de colorir e brinquedos, como dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, complementam a experiência educativa e lúdica da exposição O DIA SEGUINTE, que é aberta para toda a família e terá todas as emissões de gases de efeito estufa compensadas pelo Amigo do Clima, desde sua concepção até a desmontagem.
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Burger & Beer Rio Festival estreia no Rio de Janeiro
08/11 a 10/11
Festival
Burger & Beer Rio Festival estreia no Rio de Janeiro
Festival reúne marcas consagradas de cervejas artesanais e hamburguerias em evento na Cidade das Artes
Entre os dias 8 e 10 de novembro, o Rio de Janeiro vai ser palco da 1ª edição do Burger & Beer Rio Festival, evento que chega para engrossar ainda mais o caldo (ou molho) das feiras gastro-etílicas que vêm se popularizando por toda a cidade - e pelo país afora. O evento, que acontece na Cidade das Artes, faz sua estreia com o pé direito, reunindo, não só as principais hamburguerias e cervejarias cariocas em um só lugar, mas também nomes consagrados do universo das chapas e dos rótulos especiais, como o chef Jimmy McManis, um dos idealizadores do projeto.
“Existem diversas feiras gastronômicas acontecendo pela cidade, mas esta será a primeira vez que os maiores nomes da produção artesanal estarão juntos em um só lugar ao mesmo tempo. Fizemos um trabalho de curadoria apurado, e conseguimos juntar as principais marcas do Rio de Janeiro em termos de qualidade de produção de cervejas especiais e hambúrgueres, nesta primeira edição do festival. Estamos fazendo um debut em alto estilo”, conta Jimmy, que divide seu tempo entre a realização do evento e seus já conhecidos projetos com o Ogrostronomia, o Burgertopia, o BBQ Beer Festival, além de participações em programas da TV Globo, como o Mais Você, e do Canal GNT, como o Perto do Fogo, The Taste Brasil, Cozinheiros em Ação e Tempero de Família.
Entre as marcas participantes do 1º Burger & Beer Rio Festival estão a HOB Hamburgueria, eleita a melhor hamburgueria do Rio pelo blog Hambúrguer Perfeito em 2019; a Ex Touro, eleito melhor hambúrguer pela Comer&Beber em 2017; a Hell’s Burger, eleito melhor hambúrguer do Brasil em 2015, pela Revista Menu; e a Hamburgueria da Alfândega, que conquistou o público do Centro e outros cantos da cidade com seus hambúrgueres artesanais com excelente custo-benefício. Reforçam o time de peso de casas cariocas a Bucaneiros, a Burgers, a Hamburgueria SA, o Botero, a Filhos da Mãe, a Doma Hamburgueria, a Burgertopia, e a BurgerHood de SP. Opções vegetarianas também estarão à disposição dos comensais, com produtos do stand da Fazenda Futuro.
Os amantes de uma boa cerveja não ficam para trás. O público presente vai poder saborear rótulos de cervejarias que se destacam no cenário cervejeiro, como a Wonder Land, ganhadora da medalha de platina no último Mondial de La Biere, a Noi, a Old School e a 2 irmãos.
Além da dobradinha hambúrguer + cerveja, o festival vai promover atrações musicais com shows ao vivo, DJs, área destinada ao público infantil, e atividades “lúdicas” para os adultos (mais ousados), como disputas envolvendo chope a metro e competição para eleger o maior comedor de hambúrguer do evento. E para os que querem aproveitar a chance para aprender sobre a arte de comandar a chapa, o chef Jimmy Ogro vai ministrar o workshop “Burger além da montagem convencional”, dividindo com o público um pouco de suas técnicas na elaboração de um hambúrguer feito com criatividade e sabor que foge do ‘mais do mesmo’. Outros workshops com chefs convidados também serão realizados ao longo do evento.
Completam o elenco por trás da produção do 1º Burger & Beer Rio Festival os sócios Caio Laudares e Renan Sarpa, da Hamburgueria HOB, e Samuel Shor e Diogo Amaral, do Festival Cervejeiro Carioca e BBQ Beer Festival. Expertise não falta para que o projeto seja um sucesso.
A expectativa é de que o evento receba mais de cinco mil pessoas por dia, e se torne parte do calendário carioca de gastronomia e entretenimento. “Queremos proporcionar uma experiência que envolve, não só comida e bebida de qualidade, mas também momentos de descontração para reunir famílias, amigos, crianças - todas as tribos. A ideia é justamente a de fomentar a cultura do hambúrguer no Rio de Janeiro, trazendo o que ela carrega de mais valioso em seu conceito: sabor e diversão”, explica Diogo.
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Gloria de Vivaldi com Coro da ACC e Sinfônica Jovem
10/11
Música
O Coro da ACC (Associação de Canto Coral) e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro apresentam uma das composições mais populares de Antonio Vivaldi, o Gloria, RV. Regência do maestro e diretor musical da ACC, Jésus Figueiredo. O programa será aberto com músicas de Villa-Lobos apresentadas pelo Coro de Câmara da ACC, sob a regência de Rafael Caldas.
A música do gênio italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) é enérgica, contundente, dramática, alegre e, de certa forma, minimalista. Vivaldi foi um dos primeiros a fazer uso de contínuas repetições de um mesmo tema, ou fragmento de tema, como técnica de composição, uma escola que ganhou enorme força somente a partir da segunda metade do século XX, com compositores como Philip Glass, Steve Reich e John Adams.
A genialidade do músico brasileiro Heitor Villa-Lobos é incontestável. Neste mini concerto, o Coro de Câmara vai cantar à capela, com as solistas Helen Heinzle e Fabiana Cruz (sopranos) e Helena Lopes (mezzo-soprano).
Somente nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se um total de 21 obras cuja autoria de Vivaldi é incontestável. Entre elas a mais conhecida e popular é o Gloria, uma das primeiras obras do compositor modernamente executadas, em setembro de 1939, na Academia Musicale Chigiana, em Siena. O Gloria foi também a primeira obra sacra de Vivaldi gravada em disco logo após a Segunda Guerra Mundial.
O maior fator da popularidade do Gloria, segundo pesquisadores, é ser o equivalente, na música sacra, de As Quatro Estações. Ou seja, é música acessível e imediatamente compreensível. Vivaldi transportou para o domínio religioso as características de sua música instrumental concertante e de sua produção lírica. O resultado é arrebatador. O Gloria é uma das partes fixas da Missa, aquelas que não variam na celebração, assim como o Sanctus, o Credo, o Aguns Dei e o Kyrie. De estilo barroco, Vivaldi compôs 770 obras, sendo 477 concertos e 46 óperas.
Escândalos
Vivaldi foi acusado de ter tido vários casos amorosos, um deles com uma aluna, a cantora Anna Giraud, com a qual ele também era suspeito de manter atividade comercial nas velhas óperas venezianas, adaptando-as às capacidades vocais de sua suposta amante.
REGÊNCIA: JÉSUS FIGUEIREDO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ACC
ANDRÉA SHAD
TEL: 21-981879871
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Ópera Theodora, de Haendel
09/11
Música
CAMERATA VOCAL E ORQUESTRA DE CÂMARA DA ACC
A Ópera Theodora, uma obra prima de G. F. Haendel, estreia na Cidade das Artes com a Camerata Vocal e a Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral. Helen Heinzle, soprano do Theatro Municipal, interpreta Theodora. Entre os músicos da Orquestra de Câmara, destaque para João Rival (cravo), Marcelo Salles (violoncelo), Leonardo de Uzeda (contrabaixo) e o maestro Jésus Figueiredo (órgão).
“Esta ópera é um conto da Roma antiga que fala aos nossos corações, de maneira atual sobre a inocência, o amor, a fé, o ódio e a sede do poder”, explica o diretor musical da ACC, Jésus Figueiredo. Com um olhar contemporâneo, a obra do século XVIII, trata também de temas como opressão, liberdade de escolha e empoderamento feminino.
Este oratório dramático, encenado como ópera, baseia-se na história verdadeira sobre a opressão religiosa de uma cristã do século IV que defende suas crenças religiosas. Ela desafia um decreto do governo de Roma e se nega a participar de uma festa pagã. Theodora é condenada a se prostituir e diz preferir morrer. Ajudada por um soldado a fugir, vê seu amado condenado à morte.
Composta em 1749, Theodora se difere dos demais oratórios por ser uma tragédia, onde finaliza com a morte da heroína e do soldado que a amava e se converteu ao cristianismo. Thomas Morell, autor do libreto da obra, dizia que o compositor considerava o coro final do segundo ato, “He saw the lovely youth”, superior mesmo ao seu famosíssimo “Hallelujah” de O Messias.
Os coros dos pagãos romanos, apresentados no libreto como pessoas más que se gabam da tortura dos cristãos, são intensos, ruidosos e expansivos, enquanto os coros dos cristãos são introspectivos, levando à reflexão sobre os temas religiosos e a opressão que sofriam.
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A Cor Púrpura | O Musical
06/09 a 03/11
Musical
Ministério da Cidadania e Bradesco Seguros apresentam "A Cor Púrpura - O Musical".
Baseado no premiado livro de Alice Walker, vencedor do Prêmio Pulitzer, e no inesquecível filme de Steven Spielberg. Texto de Marsha Norman, música de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray, e versão brasileira de Artur Xexéo.
O espetáculo chega ao Brasil nas mãos do aclamado diretor Tadeu Aguiar, com direção musical de Tony Lucchesi, produção de elenco de Marcela Altberg, cenário de Natalia Lana, figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal, coreografias de Suely Guerra, coordenação de produção de Norma Thiré e produção de Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr da "Estamos Aqui Produções Artísticas".
A Cor Púrpura é uma saga familiar inspiradora que conta a história de uma mulher que, através do amor, encontra a força para triunfar sobre a adversidade e descobrir sua voz no mundo.
Por trás da história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais.
Um espetáculo que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade dessas questões.
No elenco, enormes talentos do teatro musical brasileiro como Letícia Soares, Sérgio Menezes, Lilian Valeska, Flavia Santana, Jorge Maia, entre outros.
Ficha técnica:
Texto: Marsha Norman
Músicas: Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray
Versão brasileira: Artur Xexéo.
Direção Geral: Tadeu Aguiar
Direção Musical: Tony Lucchesi
Elenco: Letícia Soares, Sérgio Menezes, Lilian Valeska, Flavia Santana, Jorge Maia, entre outros.
Assistência de direção: Flavia Rinaldi
Produção de elenco: Marcela Altberg
Cenário: Natalia Lana
Figurino: Ney Madeira e Dani Vidal
Desenho de luz: Rogério Wiltgen
Desenho de som: Gabriel D’Angelo
Coreografia: Sueli Guerra
Visagismo: Ulisses Rabelo
Assistência de cenografia: Gisele Batalha
Assistência de Coreografia: Olivia Vivone
Assistência de direção musical: Thalyson Rodrigues
Assessoria de Imprensa: barata Comunicação
Registro Videográfico: Paulo Severo
Comunicação em redes sociais: Rafael Nogueira
Projeto gráfico: Alexandre Furtado
Coordenação de produção: Norma Thiré
Produção Geral: Eduardo Bakr
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Hacktudo | Festival de Cultura Digital
26/10 a 27/10
Festival
Nos dias 26 e 27 de outubro, o HACKTUDO ocupa a Cidade das Artes com hackathons, palestras, oficinas, mostra maker e exposição
Com múltiplas atrações culturais, o festival retorna com o melhor do entretenimento digital: as Arenas de Drones e Robôs
O HACKTUDO está de volta para uma grande celebração da tecnologia. Com entrada gratuita e uma programação voltada para todos os públicos. Nesta edição, não só as tendências da tecnologia serão amplificadas, o festival também abraça a 5º ODS da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Depois de seu surgimento na PUC – Rio, o evento não parou de crescer e transformou-se em um dos principais festivais de cultura digital do país. Este ano, a estimativa de público é de 15 mil pessoas nos dois dias de evento.
O Hack Conference, em parceria com a M4U, reunirá pela primeira vez no Rio de Janeiro, as lideranças de produto e tecnologia das maiores empresas do Brasil. A conferência traz casos práticos e desafios dos principais nomes de grandes marcas como Liberty Seguros, Stone, SEMP TCL, DATAPREV, M4U, Golden Goal/Fëng, Gazeus, Hilton, Passei Direto, iFood, XP Investimentos, OLX, entre outros.
Para quem gosta de competir, o HACKTUDO contará com três maratonas de programação. São elas: o Hack UNI, Hack PRO e Gamethon. A primeira voltada apenas para estudantes e a segunda destinada ao público geral. Já o Gamethon, em parceria com a SEMP TCL e curadoria da Gazeus, é focado no desenvolvimento de jogos virtuais. Os três melhores grupos de cada hackathon ganham prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.
Um dos destaques da programação e querida principalmente pelo público infantil é a Arenas de Drones. Com um circuito inédito de 36,5 mts x 18 mts, e corridas entre 20 competidores, haverá também um espaço de simulação e um laboratório voltado à prática de estabilização no ar e voo aberta ao público.
Outra grande atração é a Arena de Robôs, que promete emocionar toda a família e lotar as arquibancadas com mais de 50 robôs nas competições de batalhas e hockey. Os combates acontecerão em uma arena 30 vezes maior que o último ano, totalizando 121m², para batalhas entre robôs com mais de 30 kg. Como novidade este ano, haverá uma terceira arena, em parceria com a Rio Botz, uma das maiores equipes de robótica do mundo.
O festival, seguindo o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contará com o Hack Delas, uma iniciativa em parceria com a Liberty Seguros e voltada ao incentivo da igualdade de gênero. Haverá, dentro do Hack Conference, uma mesa-redonda sobre “Mulheres em Tecnologia: mercado em ascensão e cada vez mais receptivo” e duas oficinas ministradas pelo coletivo Minas Programam, iniciativa voltada a desafiar os estereótipos de gênero e de raça que influenciam na relação com as áreas de ciências, tecnologia e computação. Sendo as oficinas: “Segurança Digital” e “Redes Sociais Para Novas Empreendedoras”. Além de grupos formados exclusivamente por mulheres e mentoras nos hackathons, e expositoras na Mostra Maker.
Visando a se atentar e contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável, o HACKTUDO traz a exposição “Animales” do artista plástico recifense Jota Azevedo. Sua composição artística é fruto da utilização de resíduos eletrônicos e matéria prima reciclável. Serão aproximadamente 20 obras e duas oficinas abertas ao público: Darth Vader Eco e Robot Eco – Arte Livre, sendo esta uma oportunidade para cada aluno montar o robô que quiser. E a primeira, uma atividade de desenvolvimento de uma escultura com resíduos eletrônicos.
As demais oficinas do HACKTUDO, com intuito de despertar o potencial criativo da nova geração, seguirão gratuitas e possuem uma faixa etária que vai de 7 a 22 anos. Com capacidade para 20 pessoas em cada, os workshops serão: Cria e Acende e Construção de Bambus, ambos ministrados pela Escola Parque. O HACKTUDO conta ainda com um espaço de mais de 100m² de Gastronomia, com as melhores opções gastronômicas, tendo a Stone como método preferencial de pagamento para melhor atender ao público.
Assessoria de imprensa HACKTUDO 2019
Paula Catunda (paula.catunda@gmail.com) | (21) 98795-6583
Catharina Rocha (catharocha@gmail.com) | (21) 99205-8856
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O Jogo | Teatro
28/09 a 20/10
Teatro
Versão brasileira do espetáculo "O Jogo" estreia em setembro na Eletroacústica.
Duas mulheres, duas Anas. Um jogo. E que Jogo! Uma disputa emocionante entre duas mulheres que se opõem e se complementam. Quanto melhor o adversário, melhor o desafio e maior o sabor da vitória.
Em "O Jogo", peça vencedora de prêmios internacionais, a autora venezuelana Mariela Romero apresenta uma fábula sobre amor e dependência. Duas mulheres criam jogos de submissão e crueldade enquanto esperam por um homem misterioso que as domina. O jogo não é apenas um jogo, mas uma maneira precisa, ainda que estranha, de sobreviver.
No elenco, as atrizes Geovana Metzger e Milah Coutinho. Rafaela Amado assina a direção.
O Jogo foi montado pela primeira vez no Brasil na década de 2000, com Rafaela Amado no elenco sob direção de João Fonseca. Agora, Rafaela Amado (Cartas para Gonzaguinha, Na Bagunça do Teu Coração, Brasil Mon Amour, O Bom Canário, O Jardim Secreto) retoma o projeto como diretora, para trazer à tona temas como opressão feminina, miséria humana e dependência. A peça trata destas questões através de uma perspectiva lúdica, bem-humorada e irônica, em um jogo cênico envolvente no qual violência, sexo e poesia estão presentes em uma mistura de emoções.
Quase 15 Anos se passaram entre a primeira montagem no Brasil e esta, e as relações de dominância, dependência e poder continuam na pauta do dia, disse Rafaela Amado. Segundo a atriz Geovana Metzger, a ideia do projeto surgiu de um exercício, uma leitura sem compromisso.
Quando fizemos a primeira leitura da peça, sentimos a necessidade pulsante de colocar O Jogo em cartaz, texto potente que faz bom uso do lúdico e alcança êxito ao expor as mazelas da sociedade de forma envolvente. O feminino tão presente na peça se transpõe em nossa montagem, disse a atriz.
Sua companheira de cena, Milah Coutinho afirma que montar o jogo faz parte de uma realização pessoal e profissional. O texto é tão atual que cada dia do processo me fez aprender e entender um pouco mais sobre as relações humanas.
Diretor: Rafaela Amado
Elenco: Geovana Metzger e Milah Coutinho
Fotos: Letícia Raquel.
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