Projeto musical inédito reúne renomados músicos nacionais e internacionais, atuantes nas principais orquestras brasileiras, em única apresentação na Cidade das Artes.
Idealizado pelo violinista Wagner Rodrigues em parceria com a Cidade das Artes, o projeto reúne 20 músicos atuantes nas principais orquestras brasileiras onde ocupam importantes posições. Profissionais com passagens em grandes orquestras e universidades internacionais, como: Orquestra Sinfônica de Barcelona, Staatsorchester Rheinische Philharmonie (Alemanha), Orquestra Sinfônica da Rádio Frankfurt (Alemanha), Pittsburgh Oper Ballet Theatre (Pensilvânia), Berliner Symphoniker (Alemanha), Universidade de Artes de Zurique (Suíça), Universidade North Park (Chicago), Ferenc Lizt em Budapest (Hungria), Manhattan School of Music (Nova York), Conservatoire à Rayonnement Départemental du Val de Biévre (Paris), Western Michigan University (EUA), entre outras.
Essa união promove uma imersão musical onde todos compartilham suas experiências e têm participação ativa na construção das obras, alcançando um nível de criação artística extremamente detalhado e sólido, em uma atmosfera democrática. “Nós tocamos em pé e sem maestro. Isso estimula o impulso solístico dentro de cada músico, refletindo em uma execução extremamente sofisticada, vigorosa e cativante. A construção e organização do programa é baseado na estrutura de ensaios de grandes orquestras, conciliando estilo, virtuosismo, organização e performance em um projeto musical único”, conta Wagner.
PROGRAMA
Souvenir de Florence
(P.Tchaikovsky)
I-Allegro con spirito
II-Adagio cantabile e con moto
III-Allegretto moderato
IV-Allegro vivace
INTERVALO
Serenade for Strings
(P.Tchaikovsky)
I-Pezzo in forma di sonatina: Andante non troppo — Allegro moderato
II-Valse: Moderato — Tempo di valse
III-Élégie: Larghetto elegiaco
IV-Finale (Tema russo): Andante — Allegro con spirito
MÚSICOS
- VIOLINOS
· WAGNER RODRIGUES (Brasil)
Violinista efetivo na Nordharzer Städtebund Theater (Alemanha)
· ARA HARUTYUNYAN (Armênia)
Spalla assistente na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
· MATTHEW THORPE (Estados Unidos)
Concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)
· CÉSAR MIRANDA (Brasil)
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)
· DEBORAH SANTOS (Brasil)
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)
- VIOLINOS II
· ANGELO MARTINS (Brasil)
Spalla na Orquestra Sinfônica do Paraná
· SUN EUN CHO (Coreia do Sul)
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)
· NIKOLAI SAPOUDJIEV (Bulgária)
Violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
· ANAHIT ASATRYAN (Armênia)
Convidada Regular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
· NIKOLAY ILIEV ILIEV (Bulgária)
Jazz Sinfônica Brasil
- VIOLAS
· ROBERTO PAPI (Itália)
Concertino da Filarmônica de Minas Gerais
· EDERSON FERNANDES (Brasil)
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)
· SAMUEL PASSOS (Brasil)
Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
· VICTOR BOTENE (Brasil)
Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
- CELLOS
· RAFAEL CESÁRIO (Brasil)
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
· MARIANA AMARAL (Brasil)
Concertino do Teatro Municipal de São Paulo
· EMÍLIA VALOVA (Bulgária)
Concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira
· LISIANE DE LOS SANTOS (Brasil)
Concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira
- CONTRABAIXOS
· NILSON BELOTO (Brasil)
Chefe de Naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
· WALDIR BETIPAGLIA (Brasil)
Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)
HISTÓRIA TCHAIKOVSKY
Piotr Ilitch Tchaikovsky- Nascido em 7 de maio de 1840 em São Petersburgo, foi um compositor romântico russo. Algumas de suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Este foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, tendo sido maestro convidado no final da sua carreira pelos Estados Unidos e Europa. Como exemplo pode considerar-se o concerto inaugural do Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1891. Tchaikovsky foi honrado em 1884 com uma pensão vitalícia pelo Imperador Alexandre III. A sua vida foi preenchida por crises pessoais e depressões. Estas crises advêm do facto de a sua mãe ter falecido prematuramente e do colapso da sua relação com a viúva Nadezhda von Meck. A sua possível homossexualidade foi mantida em sigilo por anos e sua morte prematura aos 53 anos de idade é atribuída à cólera, mas especula-se um possível suicídio.
Souvenir de Florence- O Sexteto de Cordas foi composto no verão de 1890. O 2º movimento (adagio) foi escrito enquanto Tchaikovsky residia em Florença - daí o título da obra. Já em São Petersburgo no mesmo ano, Tchaikovsky escreveu ao seu primo. “Vou começar imediatamente um grande trabalho novo, mas de um tipo completamente diferente; um sexteto de cordas. O trabalho foi esboçado em menos de duas semanas e totalmente marcado em mais onze dias.
A composição não foi fácil para Tchaikovsky. "Estou compondo com um esforço inacreditável", escreveu para seu irmão. "Sou prejudicado não pela falta de ideias, mas pela novidade. Deve haver seis partes independentes e ao mesmo tempo homogêneas. Sinto-me constantemente como se estivesse de fato escrevendo para uma orquestra de câmera. Talvez Tchaikovsky nunca tenha realmente resolvido este problema. Os intérpretes da obra hoje ainda enfrentam as demandas conflitantes de uma abordagem orquestral ou solista, e encoraja a um estilo virtuoso que ajudou a colocar a Souvenir de Florence entre as obras mais populares no repertório de música de câmara de cordas.
Melodias folclóricas dominam o terceiro e o quarto movimentos, e é a seção do fugato central do final que levou Tchaikovsky a admitir: "É terrível como estou emocionado com meu próprio trabalho ..."
Serenade for Strings- Em setembro de 1880 Tchaikovsky disse: “Assim que comecei a passar alguns dias relaxando, comecei a me sentir inquieto e muito doente ... Hoje eu não aguentei mais e me ocupei um pouco com projetos para uma futura sinfonia ou quarteto de cordas”. Em seguida escreve em uma carta a Nadezhda von Meck no início de outubro de 1880, "A Serenata ... eu compus de um impulso inato; isso é algo que surge de ter liberdade para pensar, e não é desprovido de verdadeiro valor. ”
Final de outubro do mesmo ano a Serenata estava pronta. Despachando a partitura para ser publicada, Tchaikovsky escreveu: "Eu escrevi uma Serenata para orquestra de cordas em quatro movimentos... amem terrivelmente esta Serenata, e fervorosamente espero que ela possa logo ver a luz do dia”.
A primeira apresentação pública da Serenata para Orquestra de Cordas foi em São Petersburgo, em outubro de 1881, conduzido por Eduard Nápravník. Em Moscou, foi realizado pela primeira vez em janeiro de 1882, no sétimo concerto da Sociedade Musical Russa.