Fundação Cidade das Artes

Programação » CHAMBER ORCHESTRA BRAZIL

Evento Encerrado

CHAMBER ORCHESTRA BRAZIL



Projeto musical inédito reúne renomados músicos nacionais e internacionais, atuantes nas principais orquestras brasileiras, em única apresentação na Cidade das Artes.

Idealizado pelo violinista Wagner Rodrigues em parceria com a Cidade das Artes, o projeto reúne 20 músicos atuantes nas principais orquestras brasileiras onde ocupam importantes posições. Profissionais com  passagens em grandes orquestras e universidades internacionais, como: Orquestra Sinfônica de Barcelona, Staatsorchester Rheinische Philharmonie (Alemanha), Orquestra Sinfônica da Rádio Frankfurt (Alemanha), Pittsburgh Oper Ballet Theatre (Pensilvânia), Berliner Symphoniker (Alemanha), Universidade de Artes de Zurique (Suíça), Universidade North Park (Chicago), Ferenc Lizt em Budapest (Hungria), Manhattan School of Music (Nova York), Conservatoire à Rayonnement Départemental du Val de Biévre (Paris), Western Michigan University (EUA), entre outras.

Essa união promove uma imersão musical onde todos compartilham suas experiências e têm participação ativa na construção das obras, alcançando um nível de criação artística extremamente detalhado e sólido, em uma atmosfera democrática. “Nós tocamos em pé e sem maestro. Isso estimula o impulso solístico dentro de cada músico, refletindo em uma execução extremamente sofisticada, vigorosa e cativante. A construção e organização do programa é baseado na estrutura de ensaios de grandes orquestras, conciliando estilo, virtuosismo, organização e performance em um projeto musical único”, conta Wagner.

 

PROGRAMA

 

Souvenir de Florence

(P.Tchaikovsky)

I-Allegro con spirito

II-Adagio cantabile e con moto

III-Allegretto moderato

IV-Allegro vivace

 

INTERVALO

 

Serenade for Strings

(P.Tchaikovsky)

I-Pezzo in forma di sonatina: Andante non troppo — Allegro moderato

II-Valse: Moderato — Tempo di valse

III-Élégie: Larghetto elegiaco

IV-Finale (Tema russo): Andante — Allegro con spirito

 


MÚSICOS


- VIOLINOS

·         WAGNER RODRIGUES (Brasil)

Violinista efetivo na Nordharzer Städtebund Theater (Alemanha)

·         ARA HARUTYUNYAN (Armênia)

Spalla assistente na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

·         MATTHEW THORPE (Estados Unidos)

Concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)

·         CÉSAR MIRANDA (Brasil)

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)

·         DEBORAH SANTOS (Brasil)

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)

 

- VIOLINOS II

·         ANGELO MARTINS (Brasil)

Spalla na Orquestra Sinfônica do Paraná

·         SUN EUN CHO (Coreia do Sul)

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)

·         NIKOLAI SAPOUDJIEV (Bulgária)

Violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

·         ANAHIT ASATRYAN (Armênia)

Convidada Regular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

·         NIKOLAY ILIEV ILIEV (Bulgária)

Jazz Sinfônica Brasil

 

- VIOLAS

·         ROBERTO PAPI (Itália)

Concertino da Filarmônica de Minas Gerais

·         EDERSON FERNANDES (Brasil)

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP)

·         SAMUEL PASSOS (Brasil)

Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

·         VICTOR BOTENE (Brasil)

Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)

 

- CELLOS

·         RAFAEL CESÁRIO (Brasil)

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

·         MARIANA AMARAL (Brasil)

Concertino do Teatro Municipal de São Paulo

·         EMÍLIA VALOVA (Bulgária)

Concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira

·         LISIANE DE LOS SANTOS (Brasil)

Concertino da Orquestra Sinfônica Brasileira

 

- CONTRABAIXOS

·         NILSON BELOTO (Brasil)

Chefe de Naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

·         WALDIR BETIPAGLIA (Brasil)

Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)




HISTÓRIA TCHAIKOVSKY
 

Piotr Ilitch Tchaikovsky- Nascido em 7 de maio de 1840 em São Petersburgo, foi um compositor romântico russo. Algumas de suas obras encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Este foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional, tendo sido maestro convidado no final da sua carreira pelos Estados Unidos e Europa. Como exemplo pode considerar-se o concerto inaugural do Carnegie Hall de Nova Iorque, em 1891. Tchaikovsky foi honrado em 1884 com uma pensão vitalícia pelo Imperador Alexandre III. A sua vida foi preenchida por crises pessoais e depressões. Estas crises advêm do facto de a sua mãe ter falecido prematuramente e do colapso da sua relação com a viúva Nadezhda von Meck. A sua possível homossexualidade foi mantida em sigilo por anos e sua morte prematura aos 53 anos de idade é atribuída à cólera, mas especula-se um possível suicídio.

Souvenir de Florence- O Sexteto de Cordas foi composto no verão de 1890. O 2º movimento (adagio) foi escrito enquanto Tchaikovsky residia em Florença - daí o título da obra. Já em São Petersburgo no mesmo ano, Tchaikovsky escreveu ao seu primo. “Vou começar imediatamente um grande trabalho novo, mas de um tipo completamente diferente; um sexteto de cordas. O trabalho foi esboçado em menos de duas semanas e totalmente marcado em mais onze dias.

A composição não foi fácil para Tchaikovsky. "Estou compondo com um esforço inacreditável", escreveu para seu irmão. "Sou prejudicado não pela falta de ideias, mas pela novidade. Deve haver seis partes independentes e ao mesmo tempo homogêneas. Sinto-me constantemente como se estivesse de fato escrevendo para uma orquestra de câmera. Talvez Tchaikovsky nunca tenha realmente resolvido este problema. Os intérpretes da obra hoje ainda enfrentam as demandas conflitantes de uma abordagem orquestral ou solista, e encoraja a um estilo virtuoso que ajudou a colocar a Souvenir de Florence entre as obras mais populares no repertório de música de câmara de cordas.

Melodias folclóricas dominam o terceiro e o quarto movimentos, e é a seção do fugato central do final que levou Tchaikovsky a admitir: "É terrível como estou emocionado com meu próprio trabalho ..."

Serenade for Strings- Em setembro de 1880 Tchaikovsky disse: “Assim que comecei a passar alguns dias relaxando, comecei a me sentir inquieto e muito doente ... Hoje eu não aguentei mais e me ocupei um pouco com projetos para uma futura sinfonia ou quarteto de cordas”. Em seguida escreve em uma carta a Nadezhda von Meck no início de outubro de 1880, "A Serenata ... eu compus de um impulso inato; isso é algo que surge de ter liberdade para pensar, e não é desprovido de verdadeiro valor. ”

Final de outubro do mesmo ano a Serenata estava pronta. Despachando a partitura para ser publicada, Tchaikovsky escreveu: "Eu escrevi uma Serenata para orquestra de cordas em quatro movimentos... amem terrivelmente esta Serenata, e fervorosamente espero que ela possa logo ver a luz do dia”.

A primeira apresentação pública da Serenata para Orquestra de Cordas foi em São Petersburgo, em outubro de 1881, conduzido por Eduard Nápravník. Em Moscou, foi realizado pela primeira vez em janeiro de 1882, no sétimo concerto da Sociedade Musical Russa.




Música

Informações Gerais

Datas

27/07/19

Horários

Sábado - 20h

Valor do Ingresso
R$ 60,00 (inteira)
R$ 30,00 (meia)

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Piano Rock & Família Cristelo | Show 26/04 Música O pianista Glaucio Cristelo, reconhecido por bandas como Coldplay, Bon Jovi e Oasis, chega a Cidade das Artes para um show imperdível! Com 10 edições do Rock in Rio na bagagem, o artista, acompanhado da sua esposa Tay Cristelo e do seu filho Lucas Cristelo, de apenas 12 anos, irá fazer um show repleto de sucessos do rock e pop para toda a família cantar junto. [+] saiba mais Juliana Silveira canta Floribella | Show 01/05 Música 1, 2, 3 bam, bam, bam! Juliana Silveira canta Floribella em comemoração aos 20 anos da novela Neste ano de 2025, Maria Flor, personagem de Juliana Silveira que foi um grande sucesso nacional de público e de crítica, mais conhecida como Floribella, completa 20 anos! Após 2 décadas os fãs seguem fieis às ideias e ao carisma da Flor e querendo mergulhar nesta nostalgia para relembrar a magia do bamba da sorte e das canções que embalaram uma geração. Os fãs pediram tanto e nós atendemos. "Juliana Silveira canta Floribella" é um encontro musical para unir fãs e atriz num momento mágico de amor e nostalgia. O show conta com 17 músicas no repertório, que são cantadas em uníssono do começo ao fim e um ballet apaixonado por cada coreografia feita com dedicação de quem já foi uma "pipoquinha" (como são chamados os fãs de Floribella). No palco 2 bambas da sorte em tamanho grande compõem o cenário, flores coloridas e duas araras com roupas e acessórios que são utilizados e vestidos ali ao vivo pelos bailarinos numa interação orgânica. Sucesso nacional, Juliana já apresentou seu encontro musical no Rio de Janeiro, com público de 700 pessoas, e em São Paulo, com público de 1.400 pessoas, tendo os ingressos vendidos, em ambas as cidades, em apenas 4 minutos. Além disso, neste mesmo tempo foram 42 mil acessos no site de vendas, o que mostra uma demanda acima do esperado para este show. Foi preciso abrir sessão extra em cada cidade para atender a enorme procura. A ideia é seguir 2025 promovendo encontros e emoção para as pipoquinhas que desejam retirar o vestido azul do armário!   [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Black Chamas | Roda de Conversa 26/04 Arte e Conhecimento Tema: Equidade e Empoderamento Racial O "Black Chamas" foi criado em São Paulo pela Claudia Paula, Superintendente da GetNet, com foco principal em apoiar por meio de reuniões e palestras pessoas negras no mercado financeiro.  Tomando força no Rio de Janeiro, com pelo menos 4 encontros na antiga Sala de Leitura da Cidade das Artes, atualmente Biblioteca Municipal Ziraldo. Estamos sempre em busca de apoiar o ingresso dessas pessoas no mercado financeiro, onde somos, infelizmente, minoria. Ministraremos dentro das condições e horários combinados, conversas sobre como é o nosso dia a dia nas instituições financeiras, em seguida discutiremos como podemos fazer para aumentarmos nossa confiança nesses ambientes. Para finalizar contaremos nossas histórias de vida, e de nossos convidados, reforçando também a importância dos estudos e foco em nossos objetivos, importantíssimo para o apoio e conexão de pessoas negras. [+] saiba mais Um Musical de Palhaças – Cada Uma Com Seu Quadril | Teatro 26/04 a 04/05 Teatro Três palhaças em um dia de audição musical passam por inusitadas e engraçadas situações, como esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, sentir dor de barriga e enfrentar a impaciência do auditor. A trilha sonora homenageia musicais clássicos como: Cabaret, Chicago, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques. Ficha Técnica Remontagem Direção: Sueli Guerra Atrizes/palhaças: Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães Roteiro: Sueli Guerra, Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães. Orientação das Palhaças: Karla Concá Produção executiva: Fernanda Klen Assistente de produção: Mayara Voltolini Participação Especial em OFF : Silvia Massari [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A função da fantasia 07/05 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: Ver e ser visto: o mundo tela DATA: 07/ 05 /2025 A pandemia de covid acelerou um processo que vinha se impondo de modo inexorável: a onipresença das telas nas nossas vidas. Uma mudança radical que não é sem consequências. Da maravilha ao horror desse admirável mundo novo panótico podemos recolher alguns efeitos, que engendram fantasias, desejos, sintomas e delírios, tais como: imperativo à fama, exibição do privado, fetichização da imagem, soberania da opinião, isolamento, vigilância, entronização do perigo no abrigo do lar...E outros efeitos que poderemos pensar juntos em nossa roda de conversa. [+] saiba mais Série OSB 85 anos | Concerto 10/05 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta 7ª de Bruckner, dia 10 de maio, na Cidade das Artes Regência estará a cargo do maestro venezuelano Diego Naser A Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta mais um programa da Série OSB 85 anos no dia 10 de maio, às 19h, no palco da Grande Sala da Cidade das Artes. Sob a batuta do maestro Diego Naser, a orquestra interpreta uma das obras mais emblemáticas do compositor austríaco Anton Bruckner, a Sinfonia nº 7. [+] saiba mais OSB Jovem - Ancestralidade | Concerto 11/05 Música Ministério da Cultura e Shell apresentam OSB Jovem celebra a ancestralidade em concerto na Cidade das Artes, dia 11 de maio Dando continuidade à Temporada Diversidade, que traz como tema das apresentações valores essenciais, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem leva ao palco da Cidade das Artes o Concerto Ancestralidade no dia 11 de maio, quando é comemorado o Dia das Mães. Sob regência do maestro titular Anderson Alves, o repertório, com obras de Leopold Mozart, Hildegard Von Bingen e Anderson Alves promove um encontro entre raízes espirituais, folclóricas e familiares, celebrando a ancestralidade como força criadora na música.   [+] saiba mais AC/DC Experience in concert | Show 17/05 Música Uma das maiores bandas de todos os tempos ganha um espetáculo com a chancela da BRZ Produções, a maior produtora de espetáculos musicais do Brasil. AC/DC Experience traz a musicalidade da banda australiana aliada a uma renomada orquestra ao vivo e arranjos de tirar o fôlego. Prepare-se para sentir a energia de Highway to Hell, T.N.T, Thunderstruck e outra em um show eletrizante! O espetáculo conta com direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “ABBA Experience In Concert”, “QUEEN Experience Tribute in Concert”, “Acoustix”, “Amazing Tenors, Sings Bocelli”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”. Direção executiva de Daniela Schiarreta e direção residente de Ewerton Novaes. [+] saiba mais Pink Floyd Experience in concert | Show 17/05 Música Pink Floyd Experience In Concert” é uma imersão musical e visual nas histórias e mentes dos lendários David Gilmour e Roger Waters, que juntos, foram responsáveis pela história musical de uma das maiores bandas de todos os tempos. O show conta com grandes sucessos em seu repertório, tais como: “Mother”, “Wish You Were Here”, “Time”, “Another Brick In The Wall”, dentre outros, propiciando ao público uma verdadeira viagem no tempo, com as fases e músicas mais importantes desta grande banda, em um espetáculo emocionante aos amantes de Pink Floyd, totalmente cantado e tocado ao vivo. Um espetáculo com muitos efeitos visuais, projeções em Mapping 3D e um palco totalmente temático, com sincronia incrível entre música e iluminação. Além dos vocais, banda e orquestra, o espetáculo ainda conta com a direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Experience In Concert”, “Elvis Experience Tribute In Concert”, “Abba Experience In Concert”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”, “Amazing Tenors, Sings Bocelli”,  “Acoustix”, entre outros e direção executiva de Daniela Schiarreta. [+] saiba mais RIO2C | O evento de criatividade da América Latina - 2025 27/05 a 01/06 Festival PRAZER, RIO2C O Rio2C é o encontro de criatividade da América Latina, reunindo anualmente, no Rio de Janeiro, profissionais de diferentes áreas, culturas, ideias e experiências. Esse ecossistema vibrante, marcado pela multidisciplinaridade e diversidade, é o ambiente ideal para fomentar a nossa capacidade ímpar de criar, transformar e reinventar. Durante seis dias, criadores, empreendedores e especialistas de setores como audiovisual, música, mídia, ciência, tecnologia, sustentabilidade e muito mais, se encontram para uma experiência única de aprendizado, networking, negócios e diversão. O Rio2C não só antecipa tendências e reflete as dinâmicas do mercado, mas também tem como missão principal estimular a criação e fortalecer as conexões entre diversos setores, promovendo a evolução e o desenvolvimento da indústria criativa. [+] saiba mais Jhordan Matheus, Passando de Fase | Stand up Comedy 06/06 Outros O HUMOR DA BAHIA PARA O MUNDO Atualmente, Jhordan está em turnê com seu novo show, onde explora, com humor, temas variados que vão desde paternidade até vida extraterrestre. Jhordan Matheus atua há nove anos como comediante de stand up e foi através da sua vivência com as pessoas da periferia de sua terra natal, Salvador/BA, que a sua identificação com a arte aflorou e se firmou. Crescido no Engenho Velho de Brotas, começou sua trajetória artística aos 14 anos onde atuou no filme “Capitães de Areia”. Seu talento para a comédia emergiu nos sets de filmagem, levando-o a estudar e se apresentar em shows de stand-up. Sua estreia no stand-up foi em 2015 no Teatro Amélia Amorim em Salvador, e, desde então, dedicou-se à comédia, fazendo apresentações em bares e ganhando notoriedade na região. Com poucas oportunidades em Salvador, mas já com muita bagagem artística, o humorista decide se mudar e, em 2018, chega a São Paulo. Seu trabalho foi logo reconhecido nacionalmente e por grandes nomes do meio, e apenas um ano após desembarcar na capital paulista participou do programa “Conversa com Bial”. Em 2021, lançou o show “Testani”, que percorreu o Brasil, sempre com lotação máxima. Em 2023, estreou seu primeiro show solo, “Batenu Tenu”, abordando temas pessoais e sociais de forma bem-humorada, resultando em gravação de especial no Teatro Jorge Amado em maio de 2024 [+] saiba mais Instituto Logosófico da Barra da Tijuca 14/06 Arte e Conhecimento Tema: Como conciliar nossa realidade psíquica com a convivência em sociedade? A Palestra abordará aspectos práticos de como podemos equilibrar nossa vida material com o nosso psiquismo. Apresentaremos uma nova concepção do homem e do universo, estabelecendo uma relação entre eles. Conhecer a si mesmo, ou seja, conhecer nossa individualidade, nos abre a oportunidade de uma convivência mais harmônica com o mundo externo, através das nossas vivências. Curadoria Marco Cohen é Administrador de Empresas, empresário e docente da Fundação Logosófica há mais de 40 anos, já tendo proferido várias palestras logosóficas pelo Brasil. [+] saiba mais 4 amigos | Stand-up Comedy 28/06 Outros O grupo de stand-up comedy “4 Amigos” retorna aos palcos com um espetáculo totalmente inédito em 2025. Com novas piadas, histórias e interações, Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato prometem uma apresentação repleta de humor e autenticidade. Neste novo show, cada comediante traz seu estilo único, garantindo uma experiência dinâmica e envolvente para o público. Com sua química inconfundível e uma performance afiada, os “4 Amigos” seguem como um dos maiores fenômenos do stand-up nacional. Garanta seu ingresso e prepare-se para uma noite imperdível com os “4 Amigos”! [+] saiba mais As Artimanhas de Molière | Teatro 04/07 a 13/07 Teatro  Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um dos mais importantes dramaturgos do mundo, responsável por espetáculos críticos e satíricos, que mostram com maestria os defeitos e virtudes da alma humana. Grande homenagem ao comediógrafo, “As Artimanhas de Molière” volta em cartaz, dia 04 de julho, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, com uma trama que, bem ao estilo do autor francês, aponta o dedo e desmascara os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. Com direção de Márcio Trigo, adaptação de Fernanda Celleghin e interpretação de Luiz Machado, o monólogo reúne em uma só história quatro protagonistas de comédias escritas por Molière: Alceste, de “O Misantropo”, Esganarello, de “O Médico à Força”, Don Juan e Tartufo, das peças homônimas. As sessões serão às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 13 de julho.  Em uma espécie de “jornada do herói” às avessas, o protagonista conta para a plateia toda a sua história, cheia de peripécias, erros e acertos. Após uma desilusão amorosa, ele se torna vingativo e passa a usar as mulheres, mas acaba tendo que se casar à força e é deserdado pelo pai. Sem dinheiro, vive em pé de guerra com sua esposa, que cobra demais, e ele faz de menos. Qual será o destino deste anti-herói? O ator Luiz Machado, que completa 30 anos de carreira, estava com vontade de trabalhar em uma comédia depois do sucesso do drama Nefelibato, que está há nove anos em cartaz. “Fiquei com vontade de fazer comédia e logo pensei no maior comediógrafo de todos os tempos, que celebrou 400 anos em 2022. Molière escreve sobre a hipocrisia humana em quase todos os textos, e é um assunto que me interessa pôr em cena”, explica Luiz Machado. “Para manter o bem-estar social, a gente precisa ser falso ou omitir opiniões em diversos momentos. E as peças dele detalham esses comportamentos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Basta olhar as redes sociais, que mostram cenas que não são verdadeiras e guardam objetivos ocultos”, completa o ator. O espetáculo estreou em 2023 e foi idealizado por Luiz Machado e Márcio Trigo, que pela primeira vez trabalharam juntos. O diretor sempre foi grande admirador de Molière, de estilo de humor e das situações que têm como base a comédia dell´arte.  “Cheguei a traduzir e adaptar quatro peças escritas por ele”, conta Trigo. “Quando eu e Luiz pensamos em trabalhar num monólogo, não tive dúvidas: vamos adaptar Molière. Um desafio e tanto. Não queríamos uma peça; a ousadia era juntar personagens e contar uma só história. Escolhemos quatro personagens e chamamos a Fernanda Celleghin para criar o elo entre eles”, acrescenta. “As Artimanhas de Molière” reúne protagonistas de quatro peças do autor francês, que desmascaram os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais