Fundação Cidade das Artes

Arte e Conhecimento

Arte e Conhecimento

A Fundação Cidade das Artes, por meio de seu programa de Arte e Conhecimento, apresenta uma programação de atividades literárias e artísticas destinadas às crianças e jovens das escolas, às famílias e a participantes individuais. 

Informações e Agendamento

Sala de Leitura

Sala de Leitura

Espaço público de leitura, com acervo de literatura, artes e periódicos, em suporte impresso, preparado para receber crianças, jovens e adultos.

A Sala de Leitura contém um acervo com mais de 7.000 títulos, onde os leitores poderão fazer, mediante inscrição, os empréstimos de livros.

Clique e consulte o Acervo da Sala de Leitura

 

Informações

Funcionamento

De segunda a sexta de 10h às 18h. Sábado de 12h às 18h.

Email

saladeleitura.fca@gmail.com

Telefone

(21) 3325-0448

Adote um Livro

A ação “Adote um Livro” consiste em livros selecionados pela curadoria da equipe da Sala de Leitura onde os visitantes podem selecionar o título a sua escolha, sem custo ou necessidade de devolução.

Os títulos disponíveis são renovados com frequência para atender cada vez mais pessoas e incentivar o hábito da leitura.
 

Aceitamos doações!

- Livros em bom estado de conservação.

- Não aceitamos livros didáticos.

Informações

E-mail

saladeleitura.fca@gmail.com

Telefone

(21) 3325-0448

Agenda de Eventos

Que baleia é essa? | Exposição 08/06 a 30/06 Arte e Conhecimento A exposição "Que baleia é essa?" apresenta ao público um grande esqueleto de Baleia-Cachalote pertencente à espécie Physeter macrocephalus. Esta baleia encalhou na Praia de Curimãs, município de Barroquinha-CE, em 1 de janeiro de 2014. Tratava-se de um animal adulto, do sexo masculino, com 15,7 m de comprimento. O cachalote ( Physeter macrocephalus ), ou chacharréu, é o maior dos cetáceos com dentes, bem como o maior animal contendo dentes que existe atualmente (podendo medir até 20 metros de comprimento). Este esqueleto está montado no Foyer na Grande Sala. A parceria para sua aquisição foi feita pela instituição Aquasis junto ao Museu Nacional em dezembro de 2020. A Aquasis representa a única instituição licenciada no Ceará para atendimento de encalhes de mamíferos marinhos, incluindo a autorização para coleta e transporte de amostras biológicas in situ e ex situ. Dessa forma foi possível ter acesso ao espécime que é o foco desta exposição. Através deste exuberante exemplar de baleia cachalote, o Museu Nacional/UFRJ pode explorar alguns aspectos relacionados a Biologia e Biodiversidade, que são temas diretamente relacionados com algumas das pesquisas científicas de excelência desenvolvidas na instituição. A opção em expô-la atende a missão institucional de comunicação e divulgação científica. Conheça um pouco mais sobre o mundo dos cetáceos e das baleias. Agora conheça um pouco mais do universo da baleia que movimentou o romance Moby Dick de autoria do escritor estadunidense Herman Melville, que imortalizou a cachalote na literatura e no cinema, tornando-a um animal que movimenta o imaginário popular. [+] saiba mais Língua Viva 2024 | Impasses com a sexualidade na atualidade 10/04 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua.  A arte intriga, faz enigma e provoca.  À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. [+] saiba mais