Fundação Cidade das Artes

Arte e Conhecimento

Arte e Conhecimento

A Fundação Cidade das Artes, por meio de seu programa de Arte e Conhecimento, apresenta uma programação de atividades literárias e artísticas destinadas às crianças e jovens das escolas, às famílias e a participantes individuais. 

Informações e Agendamento

Sala de Leitura

Sala de Leitura

Espaço público de leitura, com acervo de literatura, artes e periódicos, em suporte impresso, preparado para receber crianças, jovens e adultos.

A Sala de Leitura contém um acervo com mais de 7.000 títulos, onde os leitores poderão fazer, mediante inscrição, os empréstimos de livros.

Clique e consulte o Acervo da Sala de Leitura

 

Informações

Funcionamento

Terça a sexta das 10h às 18h. Sábado e domingo de 12h às 19h.

Email

saladeleitura.fca@gmail.com

Telefone

(21) 3325-0448

Adote um Livro

A ação “Adote um Livro” consiste em livros selecionados pela curadoria da equipe da Sala de Leitura onde os visitantes podem selecionar o título a sua escolha, sem custo ou necessidade de devolução.

Os títulos disponíveis são renovados com frequência para atender cada vez mais pessoas e incentivar o hábito da leitura.
 

Aceitamos doações!

- Livros em bom estado de conservação.

- Não aceitamos livros didáticos.

Informações

E-mail

saladeleitura.fca@gmail.com

Telefone

(21) 3325-0448

Agenda de Eventos

Língua Viva 2024 | O desejo e o erotismo no caminho para o ato final 22/05 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua.  A arte intriga, faz enigma e provoca.  À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. [+] saiba mais Umbanda com DNA: Desvendando raízes e descolonizando crenças | Lançamento de livro 19/05 Arte e Conhecimento SOBRE O LIVRO Em "Umbanda com DNA", Mãe Manu da Oxum nos conduz a uma jornada fascinante pelo universo da Umbanda, desvendando os mistérios que permeiam suas tradições e crenças. Com uma escrita envolvente e cheia de sabedoria, a autora nos convida a mergulhar nas ricas práticas e ensinamentos desta ancestral religião brasileira. Ao longo das páginas deste livro, somos transportados para os chãos sagrados dos terreiros, onde as vozes dos espíritos ancestrais ecoam, guiando-nos a valorizar as práticas e sabedorias que moldaram a identidade espiritual do povo brasileiro. Mãe Manu da Oxum compartilha experiências e ensinamentos preciosos, revelando a importância da tradição, renovação e espiritualidade que caracterizam a Umbanda. Entretanto, não podemos ignorar o triste apagamento que a Umbanda enfrentou ao longo dos anos devido ao racismo estrutural presente na sociedade. Muitas vezes marginalizada e estigmatizada, a Umbanda viu-se forçada à invisibilidade, mas sua força resiliente não foi extinta. A importância das benzedeiras e rezadeiras, que mantiveram viva a chama da Umbanda em seus quintais, foi crucial para o fortalecimento e preservação dessa rica tradição espiritual. Celebrando as bençãos e aprendizados compartilhados pelos mestres espirituais, guias e entidades do Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana, localizado em Praia da Brisa, Guaratiba, Rio de Janeiro, este livro é uma verdadeira celebração da conexão com o divino. À luz dos ensinamentos amorosos de entidades como Jurema, Vovó Quitéria das Almas, Menina Catarina Cachinhos Dourados, Velho Cipriano, Pomba Gira da Figueira, Maria Padilha, Cigana do Oriente, Cigana Íris, entre outros, somos guiados a uma busca pela verdadeira essência da Umbanda. "Umbanda com DNA" não é apenas uma obra de palavras, mas sim uma ponte para o sagrado, unindo-nos na jornada espiritual e na conexão com as forças benevolentes que habitam os reinos espirituais da Umbanda. Que a leitura deste livro seja uma experiência transformadora, repleta de amor, paz e crescimento espiritual, iluminando nossos passos e abrindo portas para a verdadeira compreensão e elevação espiritual. Autora: Mãe Manu da Oxum Ilustrador: Luiz Oliveira Photos [+] saiba mais