Fundação Cidade das Artes

Memória

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A Fundação Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades de formação cultural e artística.

Eventos Passados

Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 15/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Tríptico | Dança 14/12 a 15/12 Dança Tríptico é o encontro de 3 companhias, de excelência, em dança contemporânea da cidade do Rio de Janeiro. O Núcleo de Dança para Atores, apresentará uma avant première do seu mais novo trabalho, " Sob a Pele" Direção Roberto Lima, Coreografia Mônica Barbosa, em 2 apresentações, nos dias 14 e 15 de dezembro. No sábado 14, contará com a presença da Cia Nós da Dança, convidada, apresentando a obra Místico Direção e Coreografia Regina Sauer. No domingo 15, o Coletivo Muanes Dançateatro, convidado, apresentando a obra Odara, Direção Denise Zenícola, Coreografia Coletivo Muanes Dançateatro e Denise Zenícola. SOB A PELE é um envolvente espetáculo de dança-teatro que desvela a complexidade da experiência humana. Em uma fusão de movimentos fluidos, a obra explora as inquietudes e instintos, revelando pulsantes emoções que habitam cada ser. Angústia e disforia são traduzidas em coreografias intensas, enquanto os intérpretes dançam em um palco habitado por memórias indizíveis. Dentro de cada ser, uma inexplicável entidade pulsa, desafiando rótulos. Com gestos e movimentos potentes, "Sob a Pele" convida o público à uma jornada emocional, capturando a essência daquilo que não tem nome, mas ressoa profundamente em todos nós.  MÍSTICO traz ao palco a necessidade do Homem de encontrar um caminho para a harmonia com ele próprio, com a natureza e seus elementos. Abrimos a cortina para que se descubra o lado misterioso e sombrio do ser, para que se veja o que nem sempre é aceito ou explicável: a energia que nos une e nos ilumina, a intuição, a integração com o Cosmo. Seguimos o sentimento de uma nova era, o despertar de um novo homem, mais próximo de sua essência. ODARA é o Senhor da Alegria, o que dança e pratica o bem, alegria transgressora, corpo que festeja e se gargalha representa a comunicação criativa. O Senhor das Estripulias. O brincante que festeja o movimento. Odara é a metamorfose do humano em buscas políticas por um mundo bom em todo lugar e tempo, para qualquer ser e amplia-se no princípio sensorial da experiência, num poético passeio por mitos Iorubanos de Odara. Histórias dramaturgicamente dançadas, abordamos contos de Exú Odara, o que abre os caminhos, o que age brincando, sob a forma de Orikis, histórias de louvação ou Adura, Gbadura, Carnaval, Invocação, Leveza, Saudação, Batuque e Despertar. ODARA é Àlàmùlámú-bátà, nome referência ao bom humor. Na vida e arte, é possível relacionar Exu Odara com a roda de samba e o Carnaval, espaços onde o corpo negro encontra acolhimento para mover-se desviando dos desmantelos coloniais. [+] saiba mais OSB | Série Mundo Alemanha - Concertos para a Juventude 15/12 Música Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam Série Mundo, da Orquestra Sinfônica Brasileira, celebra a cultura musical da Alemanha, dias 14 e 15 de dezembro, na Cidade das Artes A regência dos espetáculos fica a cargo do maestro Miguel Campos Neto Fechando a Série Mundo em 2024, a Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes, nos dias 14 e 15 de dezembro, para celebrar a música da Alemanha. Miguel Campos Neto é o maestro dos concertos, que contam com obras de Emilie Mayer, Felix Mendelssohn e Johannes Brahms. No domingo, a récita será no formato Concertos para Juventude – apresentações comentadas com cunho didático. A Série Mundo conta com o patrocínio do Bradesco.   [+] saiba mais O processo criativo por trás do espetáculo Clarice e Nelson: Um recorte biográfico a partir de entrevistas | Roda de Conversa 14/12 Arte e Conhecimento Roda de conversa, os diretores Helena Varvaki e Manoel dos Prazeres, juntamente com os atores Carol Cezar e Marcos Pitombo, irão compartilhar o processo criativo por trás do espetáculo Clarice e Nelson: Um Recorte Biográfico a Partir de Entrevista, que explora a vida e obra de Clarice Lispector e Nelson Rodrigues. Roda de conversa entre os diretores Helena Varvaki e Manoel dos Prazeres, e os atores Carol Cezar e Marcos Pitombo, o público terá a oportunidade de mergulhar nos bastidores e no processo criativo do espetáculo Clarice e Nelson: Um Recorte Biográfico a Partir de Entrevista, com duração de 90 minutos. O encontro revelará as complexidades e nuances envolvidas na criação de uma peça que explora a vida e obra de dois dos maiores ícones da literatura e dramaturgia brasileiras: Clarice Lispector e Nelson Rodrigues. Helena e Manoel irão compartilhar como o conceito inicial do espetáculo surgiu da ideia de confrontar as personalidades e visões de mundo de Clarice e Nelson. Ambos os autores, embora distintos em estilo e temática, compartilham uma profundidade que explora as emoções humanas em suas formas mais cruas. Durante o processo criativo, a equipe de direção buscará construir uma narrativa que respeite essas diferenças, ao mesmo tempo em que crie diálogos imaginários e interações inéditas entre os dois, utilizando entrevistas reais como base para o texto da peça. Os atores Carol Cezar e Marcos Pitombo destacarão os desafios de interpretar figuras tão icônicas da cultura brasileira. Carol, que vive Clarice no espetáculo, falará sobre como mergulhou na escrita introspectiva da autora e nas suas entrevistas para captar a profundidade emocional e a complexidade de sua personagem. Já Marcos, que da vida a Nelson Rodrigues, relatará o trabalho de encontrar o equilíbrio entre o humor ácido e o drama presentes nas falas de Nelson, além de capturar a provocação e o realismo que marcam suas obras. Outro aspecto discutido será a construção cênica minimalista, que, segundo os diretores, foi pensada para dar destaque ao texto e às interpretações dos atores, sem distrações visuais desnecessárias. A cenografia e a iluminação foram criadas de modo a evocar a intimidade e a profundidade das entrevistas de onde os textos foram extraídos, proporcionando uma atmosfera quase confessional. A roda de conversa permitirá aos participantes uma visão detalhada do trabalho colaborativo entre direção e elenco, desde a concepção da ideia até os ensaios intensivos e ajustes finais.   [+] saiba mais OSB | Série Mundo Alemanha 14/12 Música Ministério da Cultura, Instituto Cultural Vale, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam Série Mundo, da Orquestra Sinfônica Brasileira, celebra a cultura musical da Alemanha, dias 14 e 15 de dezembro, na Cidade das Artes A regência dos espetáculos fica a cargo do maestro Miguel Campos Neto Fechando a Série Mundo em 2024, a Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes, nos dias 14 e 15 de dezembro, para celebrar a música da Alemanha. Miguel Campos Neto é o maestro dos concertos, que contam com obras de Emilie Mayer, Felix Mendelssohn e Johannes Brahms. No domingo, a récita será no formato Concertos para Juventude – apresentações comentadas com cunho didático. A Série Mundo conta com o patrocínio do Bradesco.   [+] saiba mais Conserto para dois com Claudia Raia & Jarbas Homem de Mello | Musical 29/11 a 08/12 Musical Ministério da Cultura e Bradesco Seguros apresentam: Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello se apresentam no Rio de Janeiro com a comédia ‘Conserto para Dois, O Musical’ Comédia musical 100% brasileira retorna aos palcos com nova turnê e temporada Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello se apresentam no Rio de Janeiro com a segunda temporada de Conserto para Dois. O espetáculo fica em cartaz de 29 de novembro a 8 de dezembro, na Cidade das Artes com sessões sextas e sábados, às 20h30 e domingos às 18h. O espetáculo é apresentado por Ministério da Cultura e Bradesco Seguros.   “Sentimos que ficou um gostinho de quero mais no público. Encerramos uma temporada com casa cheia e ingressos esgotados. Percebemos que ainda tinha mais gente que gostaria de ver essa comédia que é ‘Conserto para Dois, O Musical’ e decidimos fazer mais um temporada”, explica Claudia, que além de dividir o palco com Jarbas e se revezar com ele para interpretar os 12 personagens da história, ainda produz o espetáculo: “Quando voltamos no ano passado, ficamos na dúvida de como seria para o público voltar ao teatro, se eles iriam novamente, como seria essa retomada… Mas o abraço tão carinhoso deles superou e muito nossa expectativa. Então, estamos de volta!”.   Jarbas, por sua vez, também tem função dupla na montagem: além de estrelar “Conserto para Dois, O Musical” ao lado de Claudia, ele é o diretor do espetáculo. “Foi a primeira vez que dirigi Claudia e deu tudo muito certo. Ela é uma atriz que gosta de ser dirigida, que gosta da troca que essa dinâmica entre ator e diretor propõe. Então, o trabalho sempre fluiu de uma maneira muito boa. Acho que isso se traduz no palco, no encantamento que o público sente ao assistir ao espetáculo”, conta Jarbas: “O teatro já é mágico por si só. E acho que nosso musical traz uma magia ainda maior porque o público mesmo não entende como só nós dois podemos interpretar todos os personagens da história. Isso, aliás, rende histórias hilárias. Minha mãe, por exemplo, não me reconheceu quando eu estava no palco caracterizado como Dona Socorro (risos)”.   “Conserto para Dois, O Musical” conta a história de amor, encontros e desencontros entre o famoso escritor Ângelo Rinaldo (Jarbas) e a atriz internacional Luna de Palma (Claudia). Separados, os dois embarcam em um cruzeiro para esquecerem a desilusão amorosa. Eles só não contavam embarcar no mesmo navio, Sinfonia dos Mares, rumo à Antártida. É nesse cenário que se desenrola toda a história, criada por Anna Toledo a convite de Claudia e Jarbas.   “Eu cresci assistindo à Claudia Raia fazendo ‘TV Pirata’. Eu queria explorar aquele humor absurdo. Claudia e Jarbas são minhas grandes referências no teatro musical. Acho que assisti a tudo que eles fizeram no teatro nos últimos 20 anos. Os dois têm um sólido arcabouço de recursos cênicos, corporais, vocais. Sabendo para quem eu escreveria, muito dos personagens e situações já se desenharam”, afirma a roteirista.   Anna trabalhou lado a lado com o diretor musical, Tonny Lucchesi, e Thiago Gimenes para criar as músicas de “Conserto para Dois, O Musical”. Afinal, no teatro musical elas também contam a história que está se desenvolvendo, elas estão inseridas dentro da dramaturgia.   “Os temas foram pensados para dar todo esse clima de comédia. Como são muitos personagens, cada um tem uma característica musical bem marcante, que pretende dialogar muito com o público. Temos o luxo de ter Kátia Barros coreografando. É muito legal ver a conversa entre música e movimento que desenvolvemos. Além disso, Claudia e Jarbas são muito criativos e trazem humor para as canções”, pontua Tony.   O cenário, criado por Natália Lana, é praticamente um personagem da história. Ele vai se desdobrando para virar cenário para todos os momentos da divertida história que se desenvolve. Os figurinos são fundamentais porque eles ajudam a dar o tom da diferença entre as personas, que têm partituras corporais, timbres e trejeitos diferentes. O figurinista Bruno Oliveira ainda tinha um desafio muito importante: criar roupas que pudessem ser tiradas e colocadas entre 5 e 10 segundos. Sim, é mais ou menos esse o tempo que Claudia e Jarbas têm para sair de um personagem e entrar em outro.   “Trabalhamos muito com a Kátia Barros, nossa codiretora e coreógrafa, para criar os trejeitos e as partituras corporais de cada personagem. O figurino embala tudo isso. Já a preparação vocal ficou por conta do maestro Marconi Araújo, que é também quem assina a direção musical e vocal do disco do espetáculo, que lançamos com 10 faixas”, aponta Jarbas. [+] saiba mais O Coelho da Lua | Teatro Infantil 08/12 Teatro Espetáculo aborda temas como inclusão e conscientização ambiental em cenário feito de material reciclado A Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, recebe duas apresentações do espetáculo infantil “O Coelho da Lua”, que destaca o poder da inclusão e a importância do descarte correto de lixo. A peça conta a história de Suki, um jovem coelho muito inteligente, que para realizar o sonho de tornar-se um astronauta e ver a lua de perto, precisa da ajuda dos amigos para construir um foguete feito de material reciclado e levá-lo até a lua. Os bichos terão que se unir e superar seus medos e diferenças. Todo o cenário é feito de material reciclado e reaproveitado. O espetáculo terá ingresso ecológico, com 50% de desconto para quem levar 25 tampinhas de plástico, que serão doadas para a ONG One by One. Criada há 19 anos para dar mobilidade às pessoas com deficiência, essa instituição arrecada tampas plásticas e lacres de alumínio, que são vendidos e transformados em cadeiras de rodas para crianças e adolescentes com necessidades especiais. Trata-se de um espetáculo teatral infantil que aborda temas como a inclusão, o capacitismo, a representatividade e a conscientização ambiental. Propomos realizar um projeto voltado para o público infantil que não só traz para o palco temas tão relevantes como também demonstra na prática. Contamos com um cenário todo feito de materialreciclado e temos em nossa equipe pessoas com deficiência em cargos de liderança. [+] saiba mais A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice? | Caminhão de Histórias 04/12 a 08/12 Arte e Conhecimento Caminhão de Histórias chega com exposição inspirada na obra infantojuvenil de Clarice Lispector “A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?” traz interações e atividades criadas especialmente para o projeto, retratando temas como a casa, a natureza, o amor e os mistérios da vida emocional Com sua personalidade enigmática e uma linguagem poética e inovadora, Clarice Lispector (1920-1977) é, merecidamente, cultuada em todo o mundo como um dos maiores nomes da nossa literatura. Inspirado por suas obras, o Caminhão de Histórias, um caminhão-baú de 15 metros, adaptado para receber mostras culturais interativas, apresenta a exposição “A Casa que anda. Que mistérios tem Clarice?” baseada nos livros ‘A vida íntima de Laura’, ‘O mistério do coelho pensante’ e ‘A mulher que matou os peixes’. O projeto fica na Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, RJ) entre os dias 04 e 08 de dezembro, com entrada gratuita. Com o patrocínio do Instituto CCR, a entidade do Grupo CCR responsável pelos investimentos socioculturais que busca democratizar o acesso à cultura e à educação, o projeto visa incentivar a formação de novos jovens leitores. Com curadoria de Eucanaã Ferraz, poeta, consultor de literatura do Instituto Moreira Salles (IMS) e professor de literatura brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ, e com direção artística e cenografia de Daniela Thomas, cineasta, diretora teatral, dramaturga e cenógrafa, e intervenções artísticas dos artistas plásticos Maria Klabin, Marcela Cantuária, Raul Mourão e Mariana Valente, “A Casa que anda” apresentará atividades e reflexões sobre o universo infantojuvenil da criação de Clarice de Lispector a partir de histórias que dialogam com seus jovens leitores, despertando curiosidades sobre sentimentos e emoções, que evocam inúmeras reflexões. Segundo Eucanaã Ferraz, “a obra de Clarice Lispector tem um raro poder de atração, não importando a idade e outros traços particulares de quem a lê. Sua palavra é, nesse sentido, universal. Não há dúvida de que associar a escrita com a materialidade das artes visuais e as experiências propriamente lúdicas será impactante para todos que passarem pela ‘Casa que anda’. Também é importante observar que a maior parte das narrativas de Clarice se passa nos ambientes domésticos e, desse modo, criar um ambiente de experiências sensoriais e estéticas numa ‘casa’ trará para mais perto do público o mundo mágico e atraente da autora”, ressalta o curador. O encantamento começa com o próprio baú do caminhão, totalmente adesivado com primorosas ilustrações de autoria de Mariana Valente, neta de Clarice, que abordam vários aspectos de sua vida, com imagens de cidades e países que visitou ou onde viveu, como Recife, Rio de Janeiro, Pisa, Genebra, e Washington, intercaladas com imagens da escritora cercada de crianças, jardins e animais. Daniela Thomas, que recriou o espaço interno da casa de Clarice a partir de fotos da residência da autora, reflete sobre como conduziu essa experiência: "Clarice tem a capacidade de revelar a profundidade da experiência humana nas situações mais banais e corriqueiras da vida. Com isso, nos desperta da alienação diária e somos tomados de uma hipersensibilidade para a nossa própria vida. Nosso objetivo é que os visitantes possam ter a experiência de olhar as mesmas coisas que sempre olham, só que agora com a sensibilidade renovada, surpreendendo-se com o que a literatura pode oferecer para a ampliar nossas perspectivas e nossa própria vida". Além da reprodução do ambiente onde viveu a escritora, que abriga inclusive sua mesa de trabalho, onde repousam manuscritos e uma máquina de escrever com um texto em andamento, o espaço inclui referências e curiosidades dos três livros abordados na exposição, como um aquário vazio - já que os peixes morreram por falta de alimento, quadros da galinha Laura, do Coelho e do peixe, além de vídeo gravado com câmera em primeira pessoa na visão dos animais - assim como fazia a escritora, que criava as histórias a partir da perspectiva dos bichos. Do lado externo, as três histórias se unem com diversas atividades de referência aos animais retratados, como o cercado do coelho – que dá algumas pistas para que as pessoas tentem descobrir como sua fuga ocorreu. A Casa do Coelho, projeto do artista Raul Mourão, é representada por uma pequena casa de aço criada para retratar o misterioso desaparecimento do coelho da ficção de Clarice. Segundo o artista, “uma gaiola/escultura sobre confinamento e fuga, confeccionada com o mesmo material das grades de segurança que nos acompanham nas grandes cidades brasileiras.” Um lindo tapete, desenhado pela artista plástica Maria Klabin, transmite a sensação do piso de um quintal, com caracóis, tatus-bola, folhas, restos de comida, que podem ser explorados com o auxílio de lupas de aumento. “Esses três livros fazem parte das minhas melhores lembranças com meus filhos crianças”, conta Maria. “Líamos os três em série. É nítida a memória do momento em que eu abria a capa de ‘A mulher que matou os peixes’. A capa era dura, como um pequeno portão. E éramos conduzidos dos risos, gargalhadas à confusão, tristeza, ternura, apreensão, e algumas emoções cuja existência só descobrimos pelos livros da Clarice. É um privilégio visitar esse quintal pelo qual já devo ter passado muitas vezes, dessa vez, olhando para o chão que deu origem a tantos voos”, completa a artista, sobre a experiência de criar o piso. Ainda no quintal, o ovo da Galinha Laura, criado por Marcela Cantuária, leva os visitantes a uma reflexão sobre o mistério da vida e a promessa de futuro, "simbolizando de maneira lúdica a gestação e as inúmeras possibilidades que a existência nos traz", explica Marcela. "Me senti honrada com o convite para participar da exposição, pois admiro imensamente o legado de Clarice. Uma mostra de arte circulante e interativa, como é o caso do Caminhão de Histórias, reforça o compromisso da arte com o coletivo, além de ser um movimento interessante e inovador", completa a artista. A experiência traz práticas educativas que remetem ao ofício da escritora, como o espaço de leitura, atividades com máquinas de escrever, oficinas criativas inspiradas nos enigmas das histórias, produção e envio de cartão postal entre outras dinâmicas a serem conduzidas por educadores formados pela equipe da Percebe – consultoria especializada em educativos de museus e exposições. Os estudantes que visitarem a exposição receberão um caderno de atividades para continuarem a experiência na escola, orientados por seus professores, ou mesmo em casa com seus familiares. Sobre os livros infantojuvenis de Clarice Lispector Eucanaã Ferraz nos oferece um panorama sobre os livros de Clarice Lispector para a infância: “os livros de Clarice Lispector para a infância – como suas obras para o público adulto – são inquietantes. Se a linguagem é acessível e próxima do universo infantil, lá estão as perplexidades, as dúvidas, as perguntas, os mistérios da vida e da morte. Os textos conversam com o leitor e, assim, criam uma intimidade que desarma seu olhar e lhe possibilita viver experiências nas quais a natureza e os animais são parte fundamental. Não são, de modo algum, textos que buscam educar pelo viés da obviedade ou da complacência, como se o leitor-criança fosse imaturo ou intelectual e existencialmente despreparado. Pelo contrário, no convívio do humano com a natureza há traumas, choques, incompreensões, tristezas, mas também amor, humor, alegrias, enfim, múltiplos afetos. O resultado é o exercício estético e vital que se exige de toda e qualquer literatura. E, isso, claro, faz com que esses textos sejam atraentes também para público adulto.”   [+] saiba mais Livros no Tatame 07/12 Arte e Conhecimento Livros no Tatame, uma leitura acompanhada pela escuta psicanalítica O Projeto Livros no Tatame são encontros que acontecem com a participação espontânea de crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, para a leitura de pequenos de livros infantis, crônicas e fábulas, cuidadosamente selecionados. O principal objetivo é inserir e motivar a leitura na rotina deste público, acompanhada do olhar e da escuta psicanalíticos, em que toda leitura propicia uma roda de conversa com as crianças falam de suas vivências e sentimentos. É um encontro que se dá com crianças e adolescentes com suas histórias, aventuras e desventuras. É um projeto independente, pode acontecer em qualquer lugar que possamos sentar num tatame e ler com o público infanto-juvenil. O Projeto possibilita a escuta das demandas dos tempos atuais que torna a nossa psicanálise viva e criativa, com a estratégia comunitária de criar espaço de encontro que possa preencher de sentido, ao mesmo tempo em que esvazia para abrir novas possibilidades de produção de sentidos. Criado como possibilidade de um diferente dispositivo clínico que vem sendo pensado com um olhar para fora de nossas instituições e da classe social de seus membros, levando a dar-nos conta do sofrimento que se apresenta diante de nós. A leitura tornou-se a chave para um encontro com muitas possibilidades. Todos ali têm histórias para contar, muito além daquelas que ouvimos sobre as comunidades do Rio de Janeiro. Ler para eles tornou-se ler com eles e uma possibilidade de levá-los ao potencial criativo de cada um. O espaço potencial se expandiu e, eventualmente, os pais participam espontaneamente. [+] saiba mais Ordinarius | 15 anos 07/12 Música O grupo vocal/percussivo Ordinarius comemora seus 15 anos de trajetória com um show novo em que relembra algumas das músicas mais importantes de cada um dos projetos do septeto. "Baião de quatro toques" (José Miguel Wisnik/Luís Tatit), "Ladeira da preguiça" (Gilberto Gil) e "Chá de panela" (Guinga/Aldir Blanc) são alguns dos arranjos garantidos no repertório,  que passa pelo choro, samba, MPB e até por sucessos internacionais visitados pelo grupo ao longo de sua carreira. Com arranjos do maestro Augusto Ordine, figurino de Dani Vidal e concepção cênica do próprio grupo o espetáculo Ordinarius 15 anos é uma amostra do melhor que o grupo já mostrou pelos palcos e pela internet ao longo dos anos, sendo uma oportunidade perfeita para os fãs verem ao vivo suas músicas preferidas e para aqueles que não conhecem o trabalho do septeto se apaixonarem pela singularidade do projeto. [+] saiba mais Camerata Concertante Os Onze 06/12 Música A Camerata Concertante – Os Onze celebra o encerramento de sua primeira temporada com um especial Concerto de Natal, marcando o sucesso do mais novo projeto de alta performance para instrumentistas de cordas no Rio de Janeiro. Sob a direção artística da pianista Simone Leitão e direção musical do renomado violinista e maestro Daniel Guedes, a apresentação traz obras icônicas do repertório barroco, incluindo composições de Corelli, Handel, Rameau e Bach. Com patrocínio exclusivo dos Correios, o concerto promete uma noite inesquecível de celebração natalina. Dia 6 de dezembro, às 20h, na Cidade das Artes. [+] saiba mais RIO WEBFEST AWARDS 2024 02/12 Festival Rio WebFest 10 Anos Década das webséries será celebrada em novembro na Cidade das Artes Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest chega à sua 10ª edição, com quatro dias de multiprogramação gratuita. Haverá palestras, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. Serão distribuídos 78 troféus Zé, quatro categorias com premiação em dinheiro e muitas chancelas para festivais internacionais. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º e 2 de dezembro de 2024, nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Responsável pelo avanço do mercado de webséries no Brasil e referência mundial em novos formatos, o Rio WebFest surgiu em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, o festival passou a abraçar todos os tipos de conteúdos voltados para web, como os podcasts, que estão em alta nos últimos anos. Em 2017, já na Cidade das Artes Bibi Ferreira, a terceira edição levou o evento a ser reconhecido como o maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo. Além de manter os títulos conquistados, a iniciativa foi premiada em Berlim pelo investimento no mercado audiovisual, alcançando visibilidade e reconhecimento mundial. A primeira novidade que tenho para compartilhar com vocês é que, em 2024, o Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam o Rio WebFest. O festival passa a ter a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, como patrocinadora exclusiva do evento. Isso é muito importante, pois garante uma estrutura única para que o Rio WebFest gere cada vez mais oportunidades reais para todos os participantes. Também nos permite pensar em continuidade; graças à Petrobras, podemos mirar o futuro. Sempre digo que o festival é um encontro, um diálogo com outras pessoas que também estão criando e podem se tornar parceiros. No entanto, as indicações e possíveis prêmios têm sua importância: elas chancelam seu trabalho e destacam o produto, é um impulso significativo - comenta Daniel Archangelo, fundador do evento. Esse ano, além de profissionais relevantes do mercado audiovisual nacional, o evento trará ao Brasil convidados internacionais como: Do Canadá - Jon Taylor - CEO do Independent Production Fund; da Espanha - Daniel Antelo - Diretor dos Festivais Cusco WebFest, e John Balan Fest; dos EUA - Jesse Murphy - Vice Presidente de Televisão Wonderland Sound & Vision. Segundo a produção do evento haverá a exibição de 260 webconteúdos indicados a prêmios, e o público terá a oportunidade de se aproximar dos criadores através do Painel dos Criadores, onde representantes de todos os conteúdos selecionados no festival participam de uma conversa mediada sobre seus trabalhos.O Rio WebFest 2024 terá 78 categorias concorrendo aos troféus Zé. Vale destacar que, além de webséries e podcasts, o festival também premiaráconteúdos de filmes únicos como: Videoclipe, Videodança, Videoarte, Webpublicidade, Trailers, Teatro Filmado e Webcomic. Além dos troféus exclusivos, o festival também oferece premiação em dinheiro para quatro categorias e chancelas para festivais internacionais. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios. Na categoria chamada Super Projeto, que segue com inscrições abertas até 30 de outubro, os roteiros ou webséries já finalizadas são apresentados a players pleiteando a possibilidade de uma reunião.O Super Projeto permite que os criadores independentes tenham contato direto com o mercado através das rodadas de negócios e apresentação de pitching para uma banca de jurados composta por profissionais do meio audiovisual. Muitas vezes, os criadores independentes são experts em contar histórias, mas têm pouca experiência de como funciona o mercado. O Super Projeto Meeting e Pitching promove esse encontro e valida a produção independente junto aos produtores de TV convencional e canais de streaming - comenta Leandro Silva, também fundador do Rio WebFest. Para quem ainda não formalizou um projeto ou tem um conteúdo pronto, o festival possui uma categoria chamada Webpiloto, que permite a inscrição de uma ideia. A categoria Webpiloto é uma das mais interessantes do festival: o criador nos diz qual a ideia de um piloto e, uma vez que a ideia é selecionada, filma seu piloto na Cidade das Artes, durante o festival. Todos os webpilotos são exibidos no evento, e o vencedor recebe uma premiação em dinheiro - finaliza Silva. Maiores informações podem ser acessadas através do site oficial do evento: www.riowebfest.net.                 [+] saiba mais Abertura Oficial Rio WEBFEST 29/11 Festival Rio WebFest 10 Anos Década das webséries será celebrada em novembro na Cidade das Artes Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest chega à sua 10ª edição, com quatro dias de multiprogramação gratuita. Haverá palestras, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. Serão distribuídos 78 troféus Zé, quatro categorias com premiação em dinheiro e muitas chancelas para festivais internacionais. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º e 2 de dezembro de 2024, nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Responsável pelo avanço do mercado de webséries no Brasil e referência mundial em novos formatos, o Rio WebFest surgiu em 2015 na zona portuária do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, o festival passou a abraçar todos os tipos de conteúdos voltados para web, como os podcasts, que estão em alta nos últimos anos. Em 2017, já na Cidade das Artes Bibi Ferreira, a terceira edição levou o evento a ser reconhecido como o maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo. Além de manter os títulos conquistados, a iniciativa foi premiada em Berlim pelo investimento no mercado audiovisual, alcançando visibilidade e reconhecimento mundial. A primeira novidade que tenho para compartilhar com vocês é que, em 2024, o Ministério da Cultura e a Petrobras apresentam o Rio WebFest. O festival passa a ter a Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, como patrocinadora exclusiva do evento. Isso é muito importante, pois garante uma estrutura única para que o Rio WebFest gere cada vez mais oportunidades reais para todos os participantes. Também nos permite pensar em continuidade; graças à Petrobras, podemos mirar o futuro. Sempre digo que o festival é um encontro, um diálogo com outras pessoas que também estão criando e podem se tornar parceiros. No entanto, as indicações e possíveis prêmios têm sua importância: elas chancelam seu trabalho e destacam o produto, é um impulso significativo - comenta Daniel Archangelo, fundador do evento. Esse ano, além de profissionais relevantes do mercado audiovisual nacional, o evento trará ao Brasil convidados internacionais como: Do Canadá - Jon Taylor - CEO do Independent Production Fund; da Espanha - Daniel Antelo - Diretor dos Festivais Cusco WebFest, e John Balan Fest; dos EUA - Jesse Murphy - Vice Presidente de Televisão Wonderland Sound & Vision. Segundo a produção do evento haverá a exibição de 260 webconteúdos indicados a prêmios, e o público terá a oportunidade de se aproximar dos criadores através do Painel dos Criadores, onde representantes de todos os conteúdos selecionados no festival participam de uma conversa mediada sobre seus trabalhos.O Rio WebFest 2024 terá 78 categorias concorrendo aos troféus Zé. Vale destacar que, além de webséries e podcasts, o festival também premiaráconteúdos de filmes únicos como: Videoclipe, Videodança, Videoarte, Webpublicidade, Trailers, Teatro Filmado e Webcomic. Além dos troféus exclusivos, o festival também oferece premiação em dinheiro para quatro categorias e chancelas para festivais internacionais. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios. Na categoria chamada Super Projeto, que segue com inscrições abertas até 30 de outubro, os roteiros ou webséries já finalizadas são apresentados a players pleiteando a possibilidade de uma reunião.O Super Projeto permite que os criadores independentes tenham contato direto com o mercado através das rodadas de negócios e apresentação de pitching para uma banca de jurados composta por profissionais do meio audiovisual. Muitas vezes, os criadores independentes são experts em contar histórias, mas têm pouca experiência de como funciona o mercado. O Super Projeto Meeting e Pitching promove esse encontro e valida a produção independente junto aos produtores de TV convencional e canais de streaming - comenta Leandro Silva, também fundador do Rio WebFest. Para quem ainda não formalizou um projeto ou tem um conteúdo pronto, o festival possui uma categoria chamada Webpiloto, que permite a inscrição de uma ideia. A categoria Webpiloto é uma das mais interessantes do festival: o criador nos diz qual a ideia de um piloto e, uma vez que a ideia é selecionada, filma seu piloto na Cidade das Artes, durante o festival. Todos os webpilotos são exibidos no evento, e o vencedor recebe uma premiação em dinheiro - finaliza Silva. Maiores informações podem ser acessadas através do site oficial do evento: www.riowebfest.net.                                                [+] saiba mais Língua Viva 2024 | Etarismo e envelhecimento 27/11 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua.  A arte intriga, faz enigma e provoca.  À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. [+] saiba mais Workshop Biblioteca Inclusiva: Aprimorando o Atendimento e a Comunicação 26/11 Arte e Conhecimento O workshop "Biblioteca Inclusiva: Aprimorando o Atendimento e a Comunicação" é composto por quatro encontros, cada um com duração de 4 horas. O objetivo principal é capacitar os profissionais de bibliotecas e salas de leituras a oferecer um atendimento mais inclusivo e acolhedor, considerando a diversidade cultural e territorialidade da comunidade atendida. Ao final dos encontros, os participantes entenderão a importância de seu papel como agentes sociais e culturais que contribuem para a inclusão e diversidade nas bibliotecas. [+] saiba mais Hilda Furacão | A Ópera com Orquestra Ouro Preto 24/11 a 25/11 Música Hilda Furacão, a Ópera A Orquestra Ouro Preto apresenta “Hilda Furacão, a Ópera”, adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, que conquistou o país na famosa minissérie televisiva dos anos 90. Em uma produção marcada pela excelência e versatilidade da Orquestra, a formação regida pelo Maestro Rodrigo Toffolo traz, para o palco do Cidade das Artes, a intensidade e os dilemas da icônica personagem que desafiou as convenções sociais da Belo Horizonte dos anos 60. Hilda Furacão, uma jovem bela e rebelde, rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio para viver sozinha em um hotel da zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes dessa região, numa prova de fé e santidade. O encontro entre Hilda e o Frei provoca uma série de conflitos éticos, religiosos e sociais, num confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade, que encontra na ópera o espaço perfeito para seu desenvolvimento dramático. Com música e libreto de Tim Rescala, "Hilda Furacão, a Ópera" celebra a riqueza da cultura brasileira, em uma produção em dois atos cantada em português. A ópera se soma ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aida, reafirmando a força da mulher no palco lírico e abrindo caminho para uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons.  O elenco conta com renomados cantores líricos brasileiros, prometendo emocionar o público com uma montagem impactante. [+] saiba mais SEMUTSOC | Dança 23/11 a 24/11 Dança Espetáculo de Dança SEMUTSOC:Uma Jornada de Despertar e Renovação. Uma obra provocativa que desafia os hábitos cotidianos e convida o público a refletir sobre o significado da vida e da esperança. Dirigido por Lenna Siqueira e Dilo Paulo. Inspirado pelo poema de Marina Colasanti, SEMUTSOC inverte a palavra "costumes", sugerindo uma necessidade premente de questionar e transformar nossos hábitos arraigados. Por meio da dança, a companhia explora os ciclos da existência e como a busca pela renovação nos impulsiona a redescobrir o prazer de viver, desautomatizando nossas rotinas. Dilo Paulo, diretor e coreógrafo, ressalta: O espetáculo é um convite para despertar a potência individual e fortalecer o coletivo. No movimento Ubuntu - eu sou porque nós somos - encontramos a essência de nossa conexão humana e  ancestral. SEMUTSOC destaca a importância de reconhecer nossa identidade, rompendo com padrões impostos pela sociedade que nos privam da verdadeira vida. Em cena, a felicidade, a presença no momento presente e a renovação da esperança são exploradas com vigor. Lenna Siqueira, diretora artística, enfatiza; A vida é uma jornada de altos e baixos, e é nos momentos desafiadores que encontramos nossa força interior e renascemos. SEMUTSOC é sobre o poder de renascer e ser esperança. A montagem celebra a diversidade cultural e artística, incorporando ritmos, danças e elementos afrodiaspóricos. O elenco diversificado da companhia enriquece a experiência, destacando a singularidade de cada integrante como a alma da dança. Para Siqueira, "As diferenças potencializam nosso grupo, refletindo a essência da dança e da vida." [+] saiba mais Entre Mundos: Vivências que Despertam Novas Perspectivas 24/11 Arte e Conhecimento Introdução sobre os dois mundos e de que forma a palestra aborda estes aspectos. Você já se perguntou como suas vivências podem mudar sua percepção do mundo? A palestra “Entre Mundos: Vivências que Despertam Novas Perspectivas”; convida os participantes a explorar novas formas de enxergar a realidade e de encontrar novos sentidos em suas experiências cotidianas e extrafísicas. Com uma abordagem envolvente e reflexiva, a palestrante Ana Cristina Haddad trará histórias, conceitos e insights que ajudarão os participantes a questionar suas percepções e expandir suas maneiras de pensar. Esta palestra foi cuidadosamente estruturada para promover momentos de introspecção e empatia, levando cada um a considerar diferentes realidades e pontos de vista, conduzindo a audiência a buscar um contato mais íntimo consigo mesmo que será o ponto de conexão com as vivências que a palestrante apresentará. Tópicos abordados: - Como nossas vivências moldam a realidade que percebemos - A importância de revisitar experiências passadas sob novos prismas - Ferramentas para despertar novas percepções e ampliar horizontes mentais - Exercícios práticos de relexão e autoconhecimento Esta palestra, fruto de muito estudo, aprendizados e observações das experiências próprias e alheias, é uma oportunidade única de transformar a forma como você interpreta o mundo à sua volta. Ana Cristina Haddad e Jorge Araújo, com suas experiências como docentes de Logosofia, compartilharão ideias inovadoras e desafiadoras, capazes de gerar mudanças profundas na forma como nos conectamos com o mundo. [+] saiba mais Nossos espaços vazios | Intervenção Urbana 16/11 a 24/11 Outros Nossos Espaços Vazios consiste em uma intervenção urbana que aborda as dimensões simbólicas dos muros/ paredes, enquanto um elemento que fala diretamente sobre a construção não só da cidade em si, mas também da sociedade que nela habita e se coabita. Trata-se de uma investigação cênica e coreográfica que adota os espaços teatrais convencionais ou não de atuação, como ambiência para o espetáculo. As composições retratam pessoas comuns, que buscam um preenchimento para o vazio cotidiano que tanto lhes sufoca. São sujeitos inquietos, que se destacam em ambientes urbanos e propõem, por meio da linguagem da dança, repetidas tentativas de contato com o outro que nunca se realizam em sua plenitude. Nesse sentido, Nossos Espaços Vazios compreende 8 composições cênicas, que se desenrolam em diálogo dramático com uma trilha musical, baseado no tango e em seus derivados contemporâneos, como o tango eletrônico. [+] saiba mais Campeonato de poesia falada entre alunos e alunas das escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro | 2ª Edição 23/11 Arte e Conhecimento Curadoria: Gabriela Bueno e Leonardo Melo SLAM DO ESTUDANTE RJ: A VOZ DOS ALUNOS E DAS ALUNAS DO RIO DE JANEIRO Em junho de 2024, alunos de escolas públicas e privadas disputaram um campeonato diferente na Biblioteca da Cidade das Artes. Jovens de três instituições escolares (duas particulares e uma pública) trouxeram poemas autorais e performaram seus respectivos textos - utilizando apenas o corpo e a voz - para 5 jurados, que avaliaram cada apresentação com notas quebradas, de 9,0 a 10,0. As temáticas dos textos foram as mais variadas: medos, saudades, feminicídio, machismo, amor. Após um desempate de tirar o fôlego entre alunos da Escola Estadual Chiquinha Gonzaga e do Colégio Saint John, o prêmio foi vencido pelo estudante do ensino público. Ele alcançou a maior média da competição. E qual foi o prêmio? Um troféu do SLAM DO ESTUDANTE RJ e um voucher num restaurante de rodízio de churrasco (escolhido pelo vencedor)! Numa época em que os adolescentes estão cercados por todas as formas de tecnologias e telas, o SLAM DO ESTUDANTE RJ busca incentivar os jovens a fazer da poesia, da escrita literária, do papel e da caneta ou até mesmo do bloco de notas do celular - um instrumento de suas vozes, dos seus sentimentos e dos seus pensamentos. Dessa forma, a competição passa a ser um convite, ou uma espécie de incentivo, para que eles assumam o protagonismo da cena literária construída pela juventude na contemporaneidade. A essência da disputa se mistura na emoção de ouvir o poema do outro e reconhecer as potencialidades do adversário em usar recursos linguísticos e performáticos na apresentação. A 2ª edição do Slam do Estudante RJ vai contar com algumas novidades que serão divulgadas na página oficial do coletivo no instagram (@slamdoestudanterj). [+] saiba mais
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