Fundação Cidade das Artes

Memoria

Memória

A Fundação Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades de formação cultural e artística.

Os eventos que ocorrem neste espaço são filmados e fotografados para que todos os interessados possam ter acesso, através deste site, ao histórico de programação da Cidade das Artes e os programas das peças podem ser pesquisados na Sala de Leitura, local onde serão preservados todos os materiais impressos relacionados à programação.

Eventos Passados

Adriana Calcanhotto | Gravação do DVD MARGEM 14/12 Música Adriana Calcanhotto grava projeto audiovisual de "Margem" na Cidade das Artes Registro ao vivo será feito no dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro Após a turnê bem-sucedida de A Mulher do Pau Brasil, na qual Adriana Calcanhotto apresentou o resultado da sua estadia como docente na cidade de Coimbra, em Portugal, para brasileiros e portugueses, a cantora mais uma vez vem se dar ao mar como imagem para apresentar “Margem”.   A estreia nacional da turnê ocorreu em agosto de 2019, percorrendo cidades de todo o país com mais de 40 apresentações. Em outubro, “Margem” chegou aos Estados Unidos e, em seguida, passará pela Europa. No dia 14 de dezembro, Adriana Calcanhotto gravará na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o projeto audiovisual de “Margem”. A cantora assina a direção do espetáculo de seu novo álbum, Margem, lançado em junho de 2019. A banda que a acompanha é formada pelos mesmos músicos que tocaram e coproduziram com ela o seu mais recente trabalho de estúdio. Rafael Rocha (mpc, bateria, percussão, Handsonic, assovio), Bruno Di Lullo (baixo e synth) e Bem Gil (guitarra e synth), os dois últimos estiveram com Calcanhotto na turnê A Mulher do Pau Brasil, que rodou o Brasil no segundo semestre de 2018.   O repertório do novo show tem como esqueleto as canções do novo álbum e resgata músicas de Maritmo e Maré, os outros dois discos da trilogia marinha (como “Mais Feliz”, “Vambora”, “Quem vem pra beira do mar”), além de sucessos da carreira de Adriana, como “Devolva-me” e “Maresia” canções arranjadas especialmente para o espetáculo, como ‘Futuros amantes”, de Chico Buarque, de 1993, que a cantora gravou como faixa exclusiva para a versão japonesa do álbum Margem. “Canção irmã de “Os ilhéus”, apontam as duas para muito tempo depois de nossa civilização, e apostam as duas no amor e na virtude como humanidades sobreviventes aos tempos. Não saberemos. As duas canções irmãs só se encontram no palco (e no disco japonês) e em sequência. É dos momentos mais fortes do show, pra mim, no sentido do quanto uma canção pode exigir de nós em termos da nossa capacidade de rendição à beleza. Será que um dia Copacabana será a nova Atlântida? Chico Buarque e Antonio Cicero é quem sabem”, especula a compositora.   “No primeiro ensaio olhei para a banda e falei “vamos fazer um luau”. Esse foi o primeiro sentimento. Luaus dependem da força do vento, do tempo que ele sopra numa só direção, da maré, e esse show é assim; completamente dependente do mar. Com os ensaios, porém, fui percebendo que o emaranhado de textos do roteiro, que tem muitos ecos e referências literárias, foi se superpondo à ideia de luau, que é a princípio menos complexo. Os arquétipos marinhos foram dando as caras, a meu ver em função da sonoridade que alcançamos tocando juntos tanto tempo depois das gravações do disco. O som do show não quis ser o som do disco, o universo timbrístico teve que se expandir pra conter as canções da trilogia e mais as outras todas e isso era previsto, mas o som do show resultou mais relaxado, mais vagabundo. Interessante foi notar as ligações que as canções começaram a fazer entre si independentemente da minha ação. De certa forma, fui observando o roteiro se fazer a si próprio, maneira inteiramente nova pra mim de conceber um espetáculo.   O novo show traz mais uma novidade, a lojinha Margem. Dessa vez, com uma pegada sustentável. O espaço terá diversas opções de produtos e souvenirs que estarão à venda antes e após o espetáculo. Em parceria com a empresa Papel Semente, a tag das camisas, feita com papel artesanal, ecológico e biodegradável, poderá ser plantada e em 20 dias nascerá uma flor chamada de mosquitinho branco. Já as sacolas plásticas utilizadas na lojinha são da empresa Tudo Biodegradável. A decisão ecológica é fruto de uma parceria com a ONG Funverde, que investe no plantio de árvores.  “O irresitivel canto da sereia” La Nación,2008   “Minha relação com o mar vem se aprofundando. Por causa da minha relação com o mar físico, concreto, que foi um dos motivos que me levaram a escolher o Rio de Janeiro pra morar, por exemplo, fui adentrando o mundo do mar metafórico, da literatura de mar, dos autores que escreveram sobre o mar, em prosa ou verso, enfim, essa tradição da literatura de mar, sobretudo portuguesa” Adriana Calcanhotto in Maré, 2008     "O espetáculo é onde as águas da trilogia se encontram, uma espécie de pororoca de água salgada”  Adriana Calcanhotto in Margem 2019     Assessoria de Imprensa | Adriana Calcanhotto Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br | Tel: (11) 2306-7092 Ana Paula Aschenbach | anapaula@perfexx.com.br Tânia Barbato | tania@perfexx.com.br Carla Clara | carla@perfexx.com.br Gabriela Carvalhal | gabriela@perfexx.com.br Ana Prado | aprado@perfexx.com.br   [+] saiba mais Nelson Sargento | Sambas & Histórias 13/12 Música Nelson Sargento - Sambas & Histórias    Nelson Sargento cantará e contará a história do samba, através de histórias e composições que vivenciou ao longo de sua vida e da convivência com os mestres e mestras como Cartola, Nelson Cavaquinho, Clementina de Jesus e outros. Nesse talk show, Nelson trará́ sambas antológicos e histórias preciosas, tendo em vista que viveu e vive sua vida dedicada ao gênero.  No repertório podemos destacar “Ciúme Doentio” de Nelson Sargento com parceria de Cartola, e "Duas horas da manhã" de Nelson Cavaquinho, uma obra primorosa quase desconhecida. O show tem a direção musical de Ramon Araújo, filho do mestre Paulão 7 Cordas.     Ficha técnica:  Violão 6 cordas - Ramon Araújo Cavaquinho - Leo Pereira  Pandeiro - Bidu Campeche  Surdo e Percussão geral - Rodrigo Reis  Direção Musical - Ramon Araújo Produção: Conexão Social Produções [+] saiba mais Laboratório da Ópera | Recital 06/12 Música RECITAL DE ENCERRAMENTO DO LABORATORIO DA ÓPERA Recital dos alunos selecionados para o Laboratório da Ópera que aconteceu dos dias 2 a 5 de Dezembro na Cidade das Artes, tendo como professores: Eric Herrero, Menelick de Carvalho, Evandro Rodriguese e Ramon Theobald. A seleção dos alunos foi feita através de sua experiência na área e técnica avançada. O que é o Laboratório da Ópera? O Laboratório da Ópera tem como objetivo reunir tudo o que envolve a desafiante carreira do cantor lírico. Com as visões de um maestro, um diretor cênico, um correpetidor e um cantor, o aluno passará por quatro dias de intensa preparação de peças, um simulado do quotidiano de um cantor profissional, culminando com um recital na Sala de Câmara da Cidade das Artes. Julgamos uma importante oportunidade para os jovens cantores, desde cedo, entrarem em contato com todas essas demandas que lhe serão apresentadas constantemente ao longo da carreira. Desde a técnica de estudo e preparação de uma peça, até a preparação corporal e teatral que a ópera exige cada vez mais. Portanto, consiste no estudo aprofundado de uma ou duas árias, com abordagem em técnica vocal, interpretação, fraseado musical, estudo detalhado da partitura, expressão corporal e cênica. Cantores: André Figueiredo Anna Priscilla Lacerda Dhuly Contente Francielen Trojan Juliana Soares Juliana Sampaio Tania Apelbaum Piano: Ramon Theobald   PROGRAMAÇÃO GRATUITA   *DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS 1H ANTES DO RECITAL* [+] saiba mais Roda Viva | Teatro 08/11 a 01/12 Teatro RODA VIVA Em cartaz desde dezembro de 2018, a peça já foi assistida por aproximadamente 30 mil pessoas. Criado coletivamente há seis décadas, por quase dois mil artistas, a companhia completou 60 anos em 2018. A travessia do Teatro Oficina Uzyna Uzona aposta na paixão popular que sagrou a encenação de RODA VIVA, de Chico Buarque em 1968, reconsagrada em temporada de sucesso em 2018 e 2019. Chico Buarque de Holanda escreveu RODA VIVA depois de assistir O REI DA VELA. O espetáculo de 1967, que revolucionou a encenação teatral no país, é considerado pela crítica como a primeira encenação essencialmente brasileira pois acrescentou em sua montagem elementos anti literários da cultura nacional: circo, revista, literatura surreal, carnaval, a chanchada, a anarquia, o deboche. Lendo RODA VIVA, compreende-se a peça como uma resposta, ou uma proposta alternativa de continuidade para a peça de Oswald de Andrade encenada por José Celso, que foi quem o jovem Chico, com 24 anos, convidou para encenar seu primeiro texto teatral, juntamente com o cenógrafo e figurinista Flávio Império.  SINOPSE A dramaturgia de Roda Viva é a ascensão e queda de Benedito Silva (Roderick Himeros), cantor e compositor de sucesso inventado e fabricado pela mídia. A trama se desenvolve pelas intervenções do Anjo da Guarda (Gui Calzavara e Marcelo Dalourzi) e do Capeta (Joana Medeiros), que fazem de Benedito o cantor de grande sucesso popular Ben Silver. Mané (Marcelo Drummond), amigo de juventude do protagonista, durante todo o espetáculo fica na mesa de bar, como um fio terra de Benedito que tem sua genialidade fabricada e ininterruptamente monitorada e redirigida pelos índices de popularidade. Assim, Ben Silver, o herói pop é transformado em Benedito Lampião, cantor “bem brasileiro, bem violento, cantando baião e marcando o ritmo na queixada”. Quando ele enfim é devorado pelo coro, sua esposa Juliana (Camila Mota), o substitui como novo ícone da cultura, mas liberta da formatação, com um acordo cosmopolítico de produção. Da dramaturgia original, canções que depois tornaram-se famosas no repertório do autor, como Roda Viva e Sem Fantasia. Na montagem de 2018-19 foram incorporadas a obra prima de 2017 Caravanas e a bossa nova Cordão. * Conteúdo relacionado a sexo, nudez, drogas e sátira política. *     FICHA TÉCNICA Texto: Chico Buarque Versão 2018: Zé Celso  e Coro Teatro Oficina 2018 Diretor: Zé Celso Conselheira Poeta: Catherine Hirsch Diretor musical: Felipe Botelho Direção de produção: Camila Mota, Marcelo Drummond e Zé Celso Produção executiva: Anderso Puchetti Assistente de direção: Beto Eiras   Benedito Silva: Roderick Himeros Juliana: Camila Mota Anjo: Guilherme Calzavara Capeta: Zé Ed Mané: Marcelo Drummond   O Coro:  Cafira Zoé                Clarisse Johansson                Cyro Morais                Danielle Rosa                Fernanda Taddei                Gabriela Campos                Isabela Mariotto                Kael Studart                Kelly Campello                Marcelo Dalourzi                Mayara Baptista                Nolram Rocha                Sylvia Prado                Tony Reis                Tulio Starling                Wallie Ruy   A Banda: Violoncelo: Amanda Ferraresi                  Bateria: André Santana                  Percussão: Carina Iglecias                  Baixo: Felipe Botelho                  Piano: Giuliano Ferrari                  Percussão: Ito Alves                  Guitarra: Moita Mattos   Preparação vocal: Beth Amin Preparação rítmica: Ito Alves Sonoplasta: Gustavo Lemos e Clevinho Ferreira Coreógrafo:  Ibrahima Sarr Preparação dos corpos Seneafrica e Höröyá: Ibrahima Sarr, André Ricardo, Birima Mbaye, Moustapha Dieng e Aziz Mbaye Desenho de Luz: Guilherme Bonfanti Diretor de Cena: Otto Barros Arquitetura Cênica e Direção de Arte: Carila Matzenbacher, Marília Gallmeister e Marcelo X Coordenador de Cenotecnia: Alício Silva Equipe De Cenotecnia: Cleiton Willy, Reginaldo Nascimento, Francolino Gomes, Renato Silva, Igor Gomes, Leandro Bruno, Claudemi Bruno, Gilberto Feli, Sabino Orosco e Cássio Omae Pirâmide: Fina Serralheria Objetos Cênicos TVs, Nets, Mulher Veneno, Boneco Ben Silver: Ricardo Costa. Assistentes: Abmael Henrique e Rafael Lopes Máscaras do coro das macacas: Osvaldo Gabrieli e Mateus Rosa Cata-Vento Fachada: Fernando Brettas – Ono-Zone Estúdio Pintura Artística: Vincent Guilnoto Maquiagem e Figurino: Sonia Ushiyama Assistente de Maquiagem: Lenin Cattai Assistentes de Figurino: Selma Paiva e Marcio Tassinari Camareira: Cida Melo Assistentes de Iluminação: Luana Della Crist, Pedro Felizes e Padu Palmério Operadora da Luz: Cyntia Monteiro Operadores de Canhão Seguidor: Ana Gabriela Rossetto, Angélica Taize e Filipe Sampaio Estagiários da Luz:  Ananda Giuliani e Guilherme Soares Movings Lights: Camilo Bonfanti Criação em 3D: Daniele Meirelles Conselheiro Poeta da Luz: Chico Turbiani Montadores de luz: Gabriele Souza, Diego F F Soares, Alexandre Souza e Vinícius Hideki Ramos Agradecimento a Grissel Piguillem Operadora de Som: Camila Fonseca Assistente de Som e Microfonista: Clevinho Ferreira Cinema ao vivo: Cecília Lucchesi e Igor Marotti Direção de Produção e Estratégia: Camila Mota, Marcelo Drummond e Zé Celso Produtor Executivo e Administrador: Anderson Puchetti Produtores: Ana Sette e Tati Romel Comunicação, Editoração do Programa e Textos: Brenda Amaral, Cafira Zoé e Camila Mota Design Gráfico e Publicidade: Igor Marotti Projeto Gráfico do Programa: Igor Marotti, Cecília Lucchesi e Marcelo X Transcrição da entrevista com Zezé Motta: Danielle Rosa Pesquisa de Imagiário e Makumbas Gráphicas: Cafira Zoé e Camila Mota Assessoria de Imprensa: Brenda Amaral Fotografias e produção: Jennifer Glass Tradução para inglês e revisões de texto: Maria Bitarello Operação de legendas ao vivo: Maria Bitarello  Arquivista: Thais Sandrin [+] saiba mais Fair Saturday Rio | 1ª Edição no Brasil 30/11 Festival FAIR SATURDAY RIO O Fair Saturday é um movimento cultural global com impacto social que acontece a cada último sábado de novembro, no dia seguinte à Black Friday, exponente máximo do consumismo. O projeto surgiu em 2014 na cidade de Bilbao, na Espanha, estendendo-se, posteriormente, a outras cidades do país e do mundo. Num ambiente global de incertezas, é essencial insistir na cultura e na empatia social para com os mais vulneráveis, como pilares para um futuro melhor. Por esta razão, artistas e agentes culturais de diferentes partes do mundo reúnem-se durante este dia, e ao mesmo tempo, apoiando um projeto social à sua escolha. Cada vez mais regiões estão conectadas oficialmente ao Fair Saturday, criando um dia único e construindo pontes entre pessoas e cidades. E é neste intuito, que a Cidade das Artes se une ao movimento, incluindo o Brasil entre as sedes oficiais, e o Rio de Janeiro entre as mais de 180 cidades participantes. Além de Bilbao, fazem parte do projeto grandes centros urbanos, como: Lisboa, Atlanta, Massachusetts, Lima e Helsinque. Serão mais de 1.200 eventos pelo mundo, cerca de 10 mil artistas participantes, gerando um impacto cultural e social de mais de €1 milhão. O Fair Saturday é um movimento para colocar a cultura no centro. Reconhecer o valor das organizações culturais e sociais. Para sentir. Para refletir. E pensando no bem comum, a Cidade das Artes promoverá uma tarde de atividades infantis, culturais e artísticas. Durante todo o evento, haverá arrecadação de livros para o projeto Ligação Cultural, da Cidade de Deus. Um espaço inspirado na Sala de Leitura da Cidade das Artes. Promovendo ações que refletem um pensamento:  arte e cultura vão além de um momento. A Cidade das Artes lança o projeto Lixarte. Ao longo de todo o dia, artistas farão a transformação de lixeiras doadas ao complexo cultural. Cada um terá uma hora para realizar a performance expressando sua identidade e desenvolvendo uma intervenção artística em uma de nossas lixeiras de concreto. As obras finalizadas ficarão expostas em nosso complexo. CONHEÇA NOSSO CRONOGRAMA COMPLETO DE ATIVIDADES E FAÇA PARTE! DIA 30 DE NOVEMBRO, A PARTIR DE 13H.   PROGRAMAÇÃO: 13h às 18h – Atividades infantis: música, teatro, brincadeiras, Projeto Lixarte 13h às 20h - Espaço Mover / Rio Web Fest 14h – Roda de Samba (Cancelado) 16h - Contra mestre Marmita | Contos afro e brincadeiras com capoeira 20h – Visual Sonoro | 3ª edição [+] saiba mais Wired Festival Brasil 29/11 Festival Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro   Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal     Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil, que este ano retorna à Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, em único dia: 29 de novembro. Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019.   Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast, o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reúne palestrantes nacionais e internacionais como as americanas Sana Amanat, editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da nova estética dos quadrinhos da Marvel; e Célia Hodent, PhD em Psicologia e especialista em interface de usuário em games, que trabalhou no desenvolvimento do jogo de sucesso Fortnite; o holandês Arnold van Huis, professor da Universidade de Wageningen, que defende a inclusão de insetos na alimentação; e o inglês Gareth Nettleton, vice-presidente de marketing do Strava, que desenvolve o Strava Metro, um serviço de inteligência que contribui para otimização da mobilidade urbana.   Já entre as atrações nacionais, destaque para Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev e um dos idealizadores do CreativeX, primeira premiação do festival Wired no país; Erick Brêtas, diretor de Produtos & Serviços Digitais do Grupo Globo; Fernanda Lobão, diretora-executiva da Final Level, que vai contar como transformar videogames em estilo de vida; Guilherme Melles, responsável pelo perfil Quebrando o Tabu; Tai Nalon, do Aos Fatos; e Sônia Bridi, da TV Globo; que irão debater sobre fake news e a era da desinformação; Dráulio Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que vai tratar sobre o uso terapêutico da ayahuasca; Silvana Bahia, da PretaLab, que irá integrar um papo sobre algoritmos, oportunidades e racismo; Hasani Damazio, criador da rede afroempreendedora Afropolitan Station; entre outros.   O Wired Festival Brasil 2019 é uma realização O GLOBO e Edições Globo Condé Nast, com patrocínio da cervejaria Ambev, Powered by Vivo Empresas, apoio do Grupo Pão de Açúcar, Johnnie Walker e Chevrolet, e participação de Fazenda Futuro e Riachuelo.   Na véspera do festival, dia 28, também na Cidade das Artes, acontece a primeira edição do prêmio Wired Festival CreativeX, uma parceria da Wired com a Ambev que vai premiar os cases mais brilhantes do mercado nacional. Fechado para 400 convidados, a premiação conta com uma grade de conteúdos e palestras sobre o futuro das tecnologias e inovação.   Sobre a Wired Desde a sua fundação, em 1993, a Wired, presente atualmente em cinco países (Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha e Itália) e publicada como revista online e digital em algumas regiões, cumpre com a missão de colocar a inovação em discussão e como ela vai transformar o futuro da sociedade.     Programação do Festival: Grade sujeita à alteração     {Teatro de câmara}   - Manhã – 8h30 – Abertura   9h - Como a diversidade entrou nos quadrinhos da Marvel Sana Amanat (Marvel)   10h - {Mesa redonda} A tecnologia contra o racismo Hasani Damazio (Afropolitan Station), Silvana Bahia (PretaLab)   11h - O poder do entretenimento para publicidade e consumidores Ricardo Dias (Ambev)   12h - Desafios do streaming no Brasil Erick Bretas (Globoplay)   [12h30 - Intervalo]   - Tarde – 14h - A psicologia que move games de sucesso: o exemplo de Fortnite Célia Hodent (autora de The Gamer's Brain)   15h - {Mesa redonda} A era da desinformação Guilherme Melles (Quebrando o Tabu), Tai Nalon (Aos Fatos), Sônia Bridi (TV Globo)   16h - {Mesa redonda} Podcasts: quais são os próximos episódios? José Roberto de Toledo (Foro de Teresina), Camila Fremder (É Nóia Minha)   [17h - Intervalo]   - Noite – 19h - Insetos contra a fome Arnold van Huis (Universidade de Wageningen)   20h - {Mesa redonda} Cidades inteligentes: matemática, dados e o papel do design Tiago Pereira, Gareth Nettleton (Strava), Diego Zambrano (Work & Co)   {Espaço multiuso} - Manhã – 10h - Empreendedorismo com qualidade de vida Bruno Dias   10h45 - {Mesa redonda} Ciência e divulgação no Youtube na era da fake news André Rabelo (Minutos Psíquicos), Pedro Loos (Ciência Todo Dia)   11h45 - {Workshop} Fato ou fake? Como desmascarar notícias falsas Fato ou Fake   12h15 - Transformando games em lifestyle Fernanda Lobão (Final Level)   [13h - Intervalo]   - Tarde – 15h - {Mesa redonda} Games brasileiros: em que fase estamos? Thais Weiller (JoyMasher), Lucas Mattos (Long Hat House), Betu Souza (Behold Studios), Diego Borges (Techtudo)   16h - {Workshop} Cybersegurança: saiba como se proteger Marta Schuh (Marsh Brasil)   [17h - Intervalo]   - Noite – 17h15 - O futuro do varejo Elio Silva (Riachuelo)   18h15 - Novos tratamentos e o papel de drogas psicodélicas Dráulio Araújo (UFRN)   19h15 - “A Linha”: cinema e realidade virtual Ricardo Laganaro (ARVORE)   20h15 - {Talk} A conexão que atravessa bolhas Plataforma Gente – Globosat   SERVIÇO 5ª edição Wired Festival Brasil Data: 29 de novembro de 2019 Horário: 8h30 às 20h30 Local: Cidade das Artes – Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ Venda de ingressos: ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019 Valores: 2º lote – a partir de 16/11 | Full day – R$ 180 – 90 (meia) / Turno – R$ 140 – 70 (meia) Mais informações sobre o evento no site oficial: wiredfestival.com.br Facebook: /wiredfestivalbrasil Instagram: @wiredfestivalbrasil       Assessoria de imprensa Editora Globo - In Press Porter Novelli Márcia Sad – marcia.sad@inpresspni.com.br Tel.: (21) 3723-8129 / 98819-2309 Leticia Schustoff – leticia.schustoff@inpresspni.com.br   Tel: (21) 33723-8091 / 99465-3755 Mayara Benatti – mayara.benatti@inpresspni.com.br   Tatiana Wolff - tatiana.wolff@inpresspni.com.br   [+] saiba mais Otello, Viva Shakespeare! Viva Verdi 24/11 Música   Viva Shakespeare! Viva Verdi! OTELLO: A estória contada pela mente de dois gênios   Otello é uma ópera em quatro atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Arrigo Boito, baseado na peça Othello, the Moor of Venice ("Otelo, o Mouro de Veneza"), do dramaturgo inglês William Shakespeare. Foi a penúltima ópera de Verdi, e é considerada por muitos a sua maior tragédia. Sua estreia se deu no Teatro alla Scala, de Milão, em 5 de fevereiro de 1887. A obra tem como cenário a ilha de Chipre no final do século XV.   Este concerto traz ao público a possibilidade simultânea de experimentar o contato com o texto teatral de Otelo de W. Shakespeare (1564 – 1616), concomitante com a música da ópera Otello de G. Verdi (1813-1901).   William Shakespeare foi um grande dramaturgo, e é considerado o pai da literatura inglesa, e Giuseppe Verdi é considerado o “Gigante da Ópera”, em função do uso do efeito teatral junto com sua música. Juntos trouxeram a obra Otello ao seu apogeu de expressão artística. Um através da palavra, e o outro da fusão de um libreto com a música.   Nossa plateia vai experimentar o momento de um monólogo teatral, seguido da cena musical da ópera, correspondente ao conteúdo do texto. Desta maneira, a estória de Otello será contada...   Programa: 1 – “Exultate” André Figueiredo 2 – “Gia nella notte densa” Tania Novak e André Figueiredo 3 – “Credo in dio crudel...” Mario Modestino 4 – “Si pel ciel marmoreo giuro” André Figueiredo e Mario Modestino 5 – “Dio ti giocondo, o sposo”   Tania Novak e André Figueiredo 6 – “Dio mi potevi scagliar” André Figueiredo 7 – “ Salce, Salce... Ave Maria” Tania Novak 8 – “Nium mi tema...” André Figueiredo   Elenco: ATOR  - Jaime Leibovitch PIANISTA - Dilia Tosta OTELLO - André Figueiredo DESDEMONA - Tânia Apelbaum Novak IAGO - Mário Modestino       [+] saiba mais Show Allyson Castro | Luz 19/11 Música   SHOW ALLYSON CASTRO - LUZ Cantor, compositor e apresentador, está completando 19 anos de carreira sendo 15 anos à serviço de Deus, através da música. Missionário e cantor católico, Allyson Castro desenvolve um excelente e lindo trabalho de aproximação de corações humanos com o coração de Deus, através de suas melodias, letras, palavras e arte. Ele serve em diversas paróquias do Rio de Janeiro, bem como apresenta programas veiculados nacionalmente pelas TV Aparecida e TV Canção Nova. Allyson Castro sobe ao palco do Teatro de Câmara, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para estreia de seu novo show Luz, no dia 19 de novembro, onde seu público fiel poderá entoar grandes clássicos interpretados pela voz marcante e carisma deste verdadeiro artista da música cristã. Sua discografia contempla o CD Allyson (2010), CD Corações ao Alto (2011), CD Ao Rei dos Reis/To The King of Kings internacional (2013) e CD Essência (2018). Em seu show Luz, Allyson revelará a natureza de sua arte e vida, as canções, as letras, as poesias que o inspiraram e motivaram. A delicadeza das canções e melodias que tocam fundo no coração do público, faz com que as pessoas saiam de seu show renovadas, revigoradas, prontas para dar um passo rumo ao AMOR...e porque não dizer a DEUS   [+] saiba mais Rio WebFest 2019 | Festival 15/11 a 18/11 Festival   Rio WebFest 2019 | Abertura oficial Data - 15/11 Horário - 18h Saiba Mais   Rio WebFest Awards Data - 18/11 Horário - 18h Saiba Mais   Confira a programação completa: www.riowebfest.net.     Rio WebFest 2019 Dinheiro, Contratos, Viagens Internacionais e muito glamour   A quinta edição do Rio WebFest, o maior festival de webséries do mundo, está chegando. Seriados digitais, projetos para coprodução internacional e ideias para web pilotos concorrem em diversas categorias. Com multiprogramação gratuita, o festival vai receber convidados nacionais e internacionais, e exibir mais de 240 webséries. O Rio WebFest vai acontecer nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro na Cidade das Artes, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   Festival da categoria com a maior quantidade de prêmios do mundo, o Rio WebFest vai distribuir troféus personalizados, premiações em dinheiro, contratos de coprodução, viagens internacionais para Itália, França, Espanha e Los Angeles, além da seleção oficial direta para muitos festivais internacionais parceiros.    “O diferencial do RIOWF é dar oportunidades reais aos criadores de conteúdo. Assistindo às masterclasses, keynotes, oficinas e mesas redondas com convidados internacionais e profissionais do mercado audiovisual, os participantes aprendem gratuitamente como podem melhorar o seu modo de produzir. As viagens internacionais e seleções diretas para festivais parceiros internacionais dão a chance de promover o produto audiovisual brasileiro no exterior, onde é mais exótico e por isso a possibilidade de ser monetizado é maior que no mercado nacional. Foi assim que aconteceu com nossa própria websérie, Oposto do Sexo, que foi vendida duas vezes pra França e uma pra Coreia do Sul”, explica o fundador do festival Leandro Silva.   O evento será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro, e contará com multiprogramação de 10:00 às 22:00.   “A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. O Rio WebFest 2019 vai ocupar seis de seus principais espaços incluindo o Teatro de Câmara e o Teatro da Grande Sala. Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber os criadores e o público das webséries”, comemora o fundador do festival Daniel Archangelo.   Durante o Rio WebFest 2019, a organização vai exibir gratuitamente ao público mais de 240 webséries. Também serão ministradas palestras, oficinas, masterclasses, keynotes e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com performance de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação com direito ao blue carpet transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo.     “Os seriados digitais não são o futuro, são o presente. Hoje os webfests proliferam ao redor do mundo e os festivais tradicionais de TV e Cinema com o Emmy e Cannes já abriram novas categorias visando as webséries. Plataformas de vídeo online apostam cada vez mais no conteúdo exclusivo sob demanda, dado o sucesso mundial do Netflix. Serviços como o YouTube Red, Amazon Prime e Facebook para Criadores são bons exemplos deste movimento”, comenta Silva.   “O que nós observamos ao longo dos anos de festival é o amadurecimento de uma linguagem de criação para web. Os conteúdos que chegam para nós vão ganhando características particulares que potencializam a comunicação através da tecnologia mobile. Por isso é tão importante o encontro e a troca de experiências entre os criadores. Quanto mais o mercado se aquece para esse modelo de produção, mais a linguagem se desenvolve”, aponta Archangelo.      Endereços oficiais www.riowebfest.net www.facebook.com/riowebfest www.twitter.com/riowebfest http://filmfreeway.com/festival/RioWebFest Mais informações comunicacao@riowebfest.net [+] saiba mais 57º Festival Villa Lobos 13/11 Música No concerto de abertura do 57º Festival Villa Lobos, prestamos uma homenagem a Francis Hime, compositor, cantor, pianista, arranjador, maestro e um dos protagonistas da geração da música popular brasileira surgida nos anos 60, junto a Tom Jobim. Francis celebrará no Festival seus 80 anos, acompanhado pela Jazz Sinfônica Brasil, umas das principais orquestras do país, sendo a única dedicada à música popular. “É um privilégio para o Brasil contar com artistas tão criativos e representativos da diversidade cultural nacional, e o Festival Villa-Lobos tem como uma de suas principais missões celebrar a vida e a obra de grandes figuras da música brasileira”, exalta o diretor artístico Marcelo Rodolfo. No concerto, o compositor, pianista, arranjador e regente Francis Hime divide o palco com a Jazz Sinfônica e recebe os convidados especiais Olivia Hime e Zé Renato para lançar oficialmente o seu novo álbum de inéditas – Hoje. Da nova safra, serão apresentadas “Desdenhosa”, em parceria com Hermínio Belo de Carvalho, “Sofrência” (Francis Hime / Thiago Amud), “O tempo e a vida” (de Francis e o parceiro português Tiago Torres da Silva), “Samba Funk”, com letra de Geraldo Carneiro, e “Laura”, escrita por Francis e Olivia para a neta do casal. Além de sucessos como “Atrás da porta” e “Trocando em miúdos” (ambas de Chico Buarque e Francis Hime) e “Sem mais adeus” (Francis Hime / Vinicius de Moraes), entre outras, compostas ao longo de mais de cinco décadas de carreira. Completam o programa do concerto alguns movimentos da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, composta por Francis com textos de Geraldo Carneiro e Paulo César Pinheiro, que contarão com a participação especial dos convidados, sob a direção de Flavio Marinho.   SERVIÇO:   57º Festival Villa-Lobos Dia 13 de novembro Informações: (21) 2221-1765 Email: festivalvillalobos@sarauagencia.com.br Links: www.festivalvillalobos.com.br / www.facebook.com/festivalvillalobos Redes Sociais: www.instagram.com/festivalvillalobos / twitter.com/fvlobos   [+] saiba mais O Dia Seguinte | Exposição 10/10 a 10/11 Festival RIO DE JANEIRO RECEBERÁ EXPOSIÇÃO INTERATIVA SOBRE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E FUTURO DAS CIDADES Objetivo da exposição é mostrar as possibilidades de futuro para as cidades e a importância do combate ao aquecimento global e seus efeitos. Em cartaz de 10 de outubro a 10 de novembro na Cidade das Artes, a exposição O DIA SEGUINTE oferece ao público uma experiência imersiva nos efeitos das mudanças do clima e nas consequências e oportunidades que elas oferecem para as cidades. Visitantes de todas as idades são conduzidos por um conjunto de espaços lúdicos, sensoriais e interativos que contam a história dos centros urbanos, as características da emergência climática e a necessidade de construir um novo futuro, com cidades mais inclusivas e sustentáveis. Inteiramente gratuita, a mostra é uma produção da empresa carioca Na Boca do Lobo e tem patrocínio Master da Uber e Prata das Lojas Americanas, captados com recursos da Lei de Incentivo à Cultura. A exposição ocupa mais de 700 metros quadrados da Cidade das Artes, divididos em dois pavimentos. O DIA SEGUINTE é resultado de dois anos de pesquisa e mapeamento dos cenários possíveis, e leva o público a vislumbrar todas as possibilidades de futuro para as cidades. O foco nos centros urbanos se justifica pelos números: apesar de ocuparem apenas 2% da superfície terrestre, elas concentram 80% do PIB Global e são responsáveis por cerca de 70% dos gases de efeito estufa global, consomem mais de 60% da energia gerada e produzem 2/3 do lixo do planeta. Projeções das Nações Unidas mostram que, em 2050, 7 bilhões de pessoas viverão nesses espaços, o que demandará 35% mais alimentos, 40% mais água e 50% mais energia. O futuro do planeta depende das soluções que as cidades encontrarem para estes problemas. As Cidades Possíveis O DIA SEGUINTE é uma experiência de imersão nos impactos das mudanças do clima nas cidades e na vida das pessoas, além de uma reflexão sobre oportunidades para um futuro de baixo carbono e de uma vida mais justa e equilibrada, com cidades sustentáveis e inclusivas para todos. A exposição conecta temas aparentemente distintos, mas sempre relacionados à crise climática. A palavra “crise”, por sinal, ficou ultrapassada: a expressão mais usada por cientistas em todo o mundo passou a ser emergência climática. Em outubro de 2018, o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) fez o alerta: a janela de tempo para limitarmos o aquecimento global em 1,5ºC, nos termos do Acordo de Paris, é de apenas 12 anos. E qual o papel das cidades nessa história? “As cidades são causa, sofrem as consequências e podem ser a solução para o enfrentamento realista e urgente das mudanças do clima. A ciência nos mostra que os eventos extremos podem se tornar frequentes. Como o assunto é complexo, desenvolvemos uma exposição sensorial e de imersão para demonstrar que o clima se relaciona diretamente a tudo o que nos importa: saúde, educação, igualdade de gênero, redução da desigualdade social, construção civil, infraestrutura e saúde. A palavra de ordem deve ser transformação, para cidades justas, inclusivas e sustentáveis”, diz Felipe Lobo, co-criador da exposição. A mostra tem um efeito mobilizador. "Nós entendemos o impacto que a Uber tem na vida das pessoas e também na vida das cidades. Só no Brasil, são mais de 600 mil motoristas parceiros que usam a Uber como opção de geração de renda e 22 milhões de usuários que escolhem a Uber para se movimentar. Para nós, apoiar projetos como O DIA SEGUINTE significa usar essa força da nossa plataforma para trazer uma contribuição relevante às cidades por meio da tecnologia", afirma Silvia Penna, Gerente de Operações da Uber. "Nossa visão de futuro para as cidades é que o negócio da Uber será muito mais do que conectar pessoas apenas a carros. Queremos que o app se torne uma plataforma onde o usuário possa escolher o melhor modal para seu deslocamento, incluindo transporte público, bikes ou patinetes", complementa Silvia. “O DIA SEGUINTE é uma grande reflexão sobre os impactos da ação humana no meio ambiente. A exposição traz para o presente as consequências do desenvolvimento insustentável e explora alternativas para o combate à mudança climática global, Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Com o patrocínio ao evento, a Lojas Americanas e Americanas.com acreditam estar dando mais um passo importante na sensibilização para o tema e seus efeitos para as gerações atuais e futuras”, comemora Carlos Padilha, diretor de sustentabilidade das Lojas Americanas. As cartas estão na mesa. Qual futuro queremos construir? Como é a Exposição O DIA SEGUINTE conduz o público por um caminho de mais de 700 metros quadrados, divididos em dois andares na Cidade das Artes. São seis módulos, com propósitos interligados: [Bem-Vindos AO Dia Seguinte] – Espaço de boas vindas do público, no qual será possível passear por um piso interativo que mostra o acúmulo de plástico nas cidades e calcular a pegada de carbono durante um ano, e o que isso significa em número de árvores maduras para o planeta. [Des]Ordem - Uma sala escura cerca o público com projeções em painéis de LED de imagens reais e sensações chocantes e até desconfortáveis dos efeitos dos eventos climáticos extremos - ondas de frio, calor, furacões, inundações, destruição. Tudo o que já acontece, mas pode vir a se tornar um novo e desastroso “normal” nas cidades do mundo.   [Des]Humanidades - Quem são as vítimas de tanta destruição? Neste módulo, feito para sensibilizar, o público “conhece” pessoas reais que sofreram com a crise climática ao redor do globo. Um painel gigante e telas verticais ajudarão a contar as histórias dessas pessoas - que poderiam ser qualquer um de nós moradores de centros urbanos. [Trans]Formação - Mas como chegamos a esse ponto? Animações combinadas em 2D e 3D contam a história da Terra, desde a Pangeia até hoje, e apresenta os impactos da ação humana sobre o planeta, até chegar às redes complexas que são as cidades atuais e as ameaças que pairam sobre elas com a emergência climática – além das oportunidades. [In]Formativo - Para ajudar na compreensão, entre as salas do [Des]Humanidades e [Trans]Formação haverá um módulo de imersão, com painéis touch repletos de infografias interativas e jogos divertidos para que os visitantes se aprofundem mais no tema e possam antever tanto as previsões mais pessimistas dos cientistas para o futuro como visualizar os benefícios de adotarmos caminhos mais sustentáveis, além de soluções possíveis rumo a uma economia de baixo carbono. Cidades atuais que já são bons exemplos também ganham espaço, para mostrar que a transformação é viável.  [R]Evolução - O último módulo da exposição traz uma mensagem de esperança. Como será a cidade do futuro com que todos sonhamos? Torres de LED mostrarão espaços muito mais organizados, limpos e habitáveis (como, aliás, algumas cidades do mundo já são), com prédios de jardins verticais, telhados verdes, energias renováveis, transportes públicos eficientes e compartilhados, saneamento básico universal, microclima equilibrado e tecnologias. Bons exemplos existem para ser compartilhados. Holografias, óculos de realidade virtual, telas touch, um grande painel interativo de colorir e brinquedos, como dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, complementam a experiência educativa e lúdica da exposição O DIA SEGUINTE, que é aberta para toda a família e terá todas as emissões de gases de efeito estufa compensadas pelo Amigo do Clima, desde sua concepção até a desmontagem. [+] saiba mais Burger & Beer Rio Festival estreia no Rio de Janeiro 08/11 a 10/11 Festival Burger & Beer Rio Festival estreia no Rio de Janeiro Festival reúne marcas consagradas de cervejas artesanais e hamburguerias em evento na Cidade das Artes   Entre os dias 8 e 10 de novembro, o Rio de Janeiro vai ser palco da 1ª edição do Burger & Beer Rio Festival, evento que chega para engrossar ainda mais o caldo (ou molho) das feiras gastro-etílicas que vêm se popularizando por toda a cidade - e pelo país afora. O evento, que acontece na Cidade das Artes, faz sua estreia com o pé direito, reunindo, não só as principais hamburguerias e cervejarias cariocas em um só lugar, mas também nomes consagrados do universo das chapas e dos rótulos especiais, como o chef Jimmy McManis, um dos idealizadores do projeto.    “Existem diversas feiras gastronômicas acontecendo pela cidade, mas esta será a primeira vez que os maiores nomes da produção artesanal estarão juntos em um só lugar ao mesmo tempo. Fizemos um trabalho de curadoria apurado, e conseguimos juntar as principais marcas do Rio de Janeiro em termos de qualidade de produção de cervejas especiais e hambúrgueres, nesta primeira edição do festival. Estamos fazendo um debut em alto estilo”, conta Jimmy, que divide seu tempo entre a realização do evento e seus já conhecidos projetos com o Ogrostronomia, o Burgertopia, o BBQ Beer Festival, além de participações em programas da TV Globo, como o Mais Você, e do Canal GNT, como o Perto do Fogo, The Taste Brasil, Cozinheiros em Ação e Tempero de Família.   Entre as marcas participantes do 1º Burger & Beer Rio Festival estão a HOB Hamburgueria, eleita a melhor hamburgueria do Rio pelo blog Hambúrguer Perfeito em 2019; a Ex Touro, eleito melhor hambúrguer pela Comer&Beber em 2017; a Hell’s Burger, eleito melhor hambúrguer do Brasil em 2015, pela Revista Menu; e a Hamburgueria da Alfândega, que conquistou o público do Centro e outros cantos da cidade com seus hambúrgueres artesanais com excelente custo-benefício. Reforçam o time de peso de casas cariocas a Bucaneiros, a Burgers, a Hamburgueria SA, o Botero, a Filhos da Mãe, a Doma Hamburgueria, a Burgertopia, e a BurgerHood de SP. Opções vegetarianas também estarão à disposição dos comensais, com produtos do stand da Fazenda Futuro.    Os amantes de uma boa cerveja não ficam para trás. O público presente vai poder saborear rótulos de cervejarias que se destacam no cenário cervejeiro, como a Wonder Land, ganhadora da medalha de platina no último Mondial de La Biere, a Noi, a Old School e a 2 irmãos.    Além da dobradinha hambúrguer + cerveja, o festival vai promover atrações musicais com shows ao vivo, DJs, área destinada ao público infantil, e atividades “lúdicas” para os adultos (mais ousados), como disputas envolvendo chope a metro e competição para eleger o maior comedor de hambúrguer do evento.  E para os que querem aproveitar a chance para aprender sobre a arte de comandar a chapa, o chef Jimmy Ogro vai ministrar o workshop “Burger além da montagem convencional”, dividindo com o público um pouco de suas técnicas na elaboração de um hambúrguer feito com criatividade e sabor que foge do ‘mais do mesmo’. Outros workshops com chefs convidados também serão realizados ao longo do evento.    Completam o elenco por trás da produção do 1º Burger & Beer Rio Festival os sócios Caio Laudares e Renan Sarpa, da Hamburgueria HOB, e Samuel Shor e Diogo Amaral, do Festival Cervejeiro Carioca e BBQ Beer Festival. Expertise não falta para que o projeto seja um sucesso.    A expectativa é de que o evento receba mais de cinco mil pessoas por dia, e se torne parte do calendário carioca de gastronomia e entretenimento. “Queremos proporcionar uma experiência que envolve, não só comida e bebida de qualidade, mas também momentos de descontração para reunir famílias, amigos, crianças - todas as tribos. A ideia é justamente a de fomentar a cultura do hambúrguer no Rio de Janeiro, trazendo o que ela carrega de mais valioso em seu conceito: sabor e diversão”, explica Diogo.    [+] saiba mais Gloria de Vivaldi com Coro da ACC e Sinfônica Jovem 10/11 Música O Coro da ACC (Associação de Canto Coral) e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro apresentam uma das composições mais populares de Antonio Vivaldi, o Gloria, RV. Regência do maestro e diretor musical da ACC, Jésus Figueiredo. O programa será aberto com músicas de Villa-Lobos apresentadas pelo Coro de Câmara da ACC, sob a regência de Rafael Caldas. A música do gênio italiano Antonio Vivaldi (1678-1741) é enérgica, contundente, dramática, alegre e, de certa forma, minimalista. Vivaldi foi um dos primeiros a fazer uso de contínuas repetições de um mesmo tema, ou fragmento de tema, como técnica de composição, uma escola que ganhou enorme força somente a partir da segunda metade do século XX, com compositores como Philip Glass, Steve Reich e John Adams. A genialidade do músico brasileiro Heitor Villa-Lobos é incontestável. Neste mini concerto, o Coro de Câmara vai cantar à capela, com as solistas Helen Heinzle e Fabiana Cruz (sopranos) e Helena Lopes (mezzo-soprano). Somente nas últimas décadas do século XX, estabeleceu-se um total de 21 obras cuja autoria de Vivaldi é incontestável. Entre elas a mais conhecida e popular é o Gloria, uma das primeiras obras do compositor modernamente executadas, em setembro de 1939, na Academia Musicale Chigiana, em Siena. O Gloria foi também a primeira obra sacra de Vivaldi gravada em disco logo após a Segunda Guerra Mundial. O maior fator da popularidade do Gloria, segundo pesquisadores, é ser o equivalente, na música sacra, de As Quatro Estações. Ou seja, é música acessível e imediatamente compreensível. Vivaldi transportou para o domínio religioso as características de sua música instrumental concertante e de sua produção lírica. O resultado é arrebatador. O Gloria é uma das partes fixas da Missa, aquelas que não variam na celebração, assim como o Sanctus, o Credo, o Aguns Dei e o Kyrie. De estilo barroco, Vivaldi compôs 770 obras, sendo 477 concertos e 46 óperas. Escândalos Vivaldi foi acusado de ter tido vários casos amorosos, um deles com uma aluna, a cantora Anna Giraud, com a qual ele também era suspeito de manter atividade comercial nas velhas óperas venezianas, adaptando-as às capacidades vocais de sua suposta amante. REGÊNCIA: JÉSUS FIGUEIREDO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA ACC ANDRÉA SHAD TEL: 21-981879871 [+] saiba mais Ópera Theodora, de Haendel 09/11 Música CAMERATA VOCAL E ORQUESTRA DE CÂMARA DA ACC A Ópera Theodora, uma obra prima de G. F. Haendel, estreia na Cidade das Artes com a Camerata Vocal e a Orquestra de Câmara da Associação de Canto Coral. Helen Heinzle, soprano do Theatro Municipal, interpreta Theodora. Entre os músicos da Orquestra de Câmara, destaque para João Rival (cravo), Marcelo Salles (violoncelo), Leonardo de Uzeda (contrabaixo) e o maestro Jésus Figueiredo (órgão). “Esta ópera é um conto da Roma antiga que fala aos nossos corações, de maneira atual sobre a inocência, o amor, a fé, o ódio e a sede do poder”, explica o diretor musical da ACC, Jésus Figueiredo. Com um olhar contemporâneo, a obra do século XVIII, trata também de temas como opressão, liberdade de escolha e empoderamento feminino. Este oratório dramático, encenado como ópera, baseia-se na história verdadeira sobre a opressão religiosa de uma cristã do século IV que defende suas crenças religiosas. Ela desafia um decreto do governo de Roma e se nega a participar de uma festa pagã. Theodora é condenada a se prostituir e diz preferir morrer. Ajudada por um soldado a fugir, vê seu amado condenado à morte. Composta em 1749, Theodora se difere dos demais oratórios por ser uma tragédia, onde finaliza com a morte da heroína e do soldado que a amava e se converteu ao cristianismo. Thomas Morell, autor do libreto da obra, dizia que o compositor considerava o coro final do segundo ato, “He saw the lovely youth”, superior mesmo ao seu famosíssimo “Hallelujah” de O Messias. Os coros dos pagãos romanos, apresentados no libreto como pessoas más que se gabam da tortura dos cristãos, são intensos, ruidosos e expansivos, enquanto os coros dos cristãos são introspectivos, levando à reflexão sobre os temas religiosos e a opressão que sofriam. [+] saiba mais A Cor Púrpura | O Musical 06/09 a 03/11 Musical Ministério da Cidadania e Bradesco Seguros apresentam "A Cor Púrpura - O Musical". Baseado no premiado livro de Alice Walker, vencedor do Prêmio Pulitzer, e no inesquecível filme de Steven Spielberg. Texto de Marsha Norman, música de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray, e versão brasileira de Artur Xexéo. O espetáculo chega ao Brasil nas mãos do aclamado diretor Tadeu Aguiar, com direção musical de Tony Lucchesi, produção de elenco de Marcela Altberg, cenário de Natalia Lana, figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal, coreografias de Suely Guerra, coordenação de produção de Norma Thiré e produção de Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr da "Estamos Aqui Produções Artísticas". A Cor Púrpura é uma saga familiar inspiradora que conta a história de uma mulher que, através do amor, encontra a força para triunfar sobre a adversidade e descobrir sua voz no mundo. Por trás da história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais. Um espetáculo que retrata um pedaço do mundo no início do século XX, mas que nos mostra a atualidade dessas questões. No elenco, enormes talentos do teatro musical brasileiro como Letícia Soares, Sérgio Menezes, Lilian Valeska, Flavia Santana, Jorge Maia, entre outros. Ficha técnica: Texto: Marsha Norman Músicas: Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray Versão brasileira:  Artur Xexéo. Direção Geral: Tadeu Aguiar Direção Musical: Tony Lucchesi Elenco: Letícia Soares, Sérgio Menezes, Lilian Valeska, Flavia Santana, Jorge Maia, entre outros. Assistência de direção: Flavia Rinaldi Produção de elenco: Marcela Altberg Cenário: Natalia Lana Figurino: Ney Madeira e Dani Vidal Desenho de luz: Rogério Wiltgen Desenho de som: Gabriel D’Angelo Coreografia: Sueli Guerra Visagismo: Ulisses Rabelo Assistência de cenografia: Gisele Batalha Assistência de Coreografia: Olivia Vivone Assistência de direção musical: Thalyson Rodrigues Assessoria de Imprensa: barata Comunicação Registro Videográfico: Paulo Severo Comunicação em redes sociais: Rafael Nogueira Projeto gráfico: Alexandre Furtado Coordenação de produção: Norma Thiré Produção Geral: Eduardo Bakr [+] saiba mais Hacktudo | Festival de Cultura Digital 26/10 a 27/10 Festival Nos dias 26 e 27 de outubro, o HACKTUDO ocupa a Cidade das Artes com hackathons, palestras, oficinas, mostra maker e exposição Com múltiplas atrações culturais, o festival retorna com o melhor do entretenimento digital: as Arenas de Drones e Robôs O HACKTUDO está de volta para uma grande celebração da tecnologia. Com entrada gratuita e uma programação voltada para todos os públicos. Nesta edição, não só as tendências da tecnologia serão amplificadas, o festival também abraça a 5º ODS da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Depois de seu surgimento na PUC – Rio, o evento não parou de crescer e transformou-se em um dos principais festivais de cultura digital do país. Este ano, a estimativa de público é de 15 mil pessoas nos dois dias de evento. O Hack Conference, em parceria com a M4U, reunirá pela primeira vez no Rio de Janeiro, as lideranças de produto e tecnologia das maiores empresas do Brasil. A conferência traz casos práticos e desafios dos principais nomes de grandes marcas como Liberty Seguros, Stone, SEMP TCL, DATAPREV, M4U, Golden Goal/Fëng, Gazeus, Hilton, Passei Direto, iFood, XP Investimentos, OLX, entre outros. Para quem gosta de competir, o HACKTUDO contará com três maratonas de programação. São elas: o Hack UNI, Hack PRO e Gamethon. A primeira voltada apenas para estudantes e a segunda destinada ao público geral. Já o Gamethon, em parceria com a SEMP TCL e curadoria da Gazeus, é focado no desenvolvimento de jogos virtuais. Os três melhores grupos de cada hackathon ganham prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. Um dos destaques da programação e querida principalmente pelo público infantil é a Arenas de Drones. Com um circuito inédito de 36,5 mts x 18 mts, e corridas entre 20 competidores, haverá também um espaço de simulação e um laboratório voltado à prática de estabilização no ar e voo aberta ao público. Outra grande atração é a Arena de Robôs, que promete emocionar toda a família e lotar as arquibancadas com mais de 50 robôs nas competições de batalhas e hockey. Os combates acontecerão em uma arena 30 vezes maior que o último ano, totalizando 121m², para batalhas entre robôs com mais de 30 kg. Como novidade este ano, haverá uma terceira arena, em parceria com a Rio Botz, uma das maiores equipes de robótica do mundo. O festival, seguindo o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contará com o Hack Delas, uma iniciativa em parceria com a Liberty Seguros e voltada ao incentivo da igualdade de gênero. Haverá, dentro do Hack Conference, uma mesa-redonda sobre “Mulheres em Tecnologia: mercado em ascensão e cada vez mais receptivo” e duas oficinas ministradas pelo coletivo Minas Programam, iniciativa voltada a desafiar os estereótipos de gênero e de raça que influenciam na relação com as áreas de ciências, tecnologia e computação. Sendo as oficinas: “Segurança Digital” e “Redes Sociais Para Novas Empreendedoras”. Além de grupos formados exclusivamente por mulheres e mentoras nos hackathons, e expositoras na Mostra Maker. Visando a se atentar e contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável, o HACKTUDO traz a exposição “Animales” do artista plástico recifense Jota Azevedo. Sua composição artística é fruto da utilização de resíduos eletrônicos e matéria prima reciclável. Serão aproximadamente 20 obras e duas oficinas abertas ao público: Darth Vader Eco e Robot Eco – Arte Livre, sendo esta uma oportunidade para cada aluno montar o robô que quiser. E a primeira, uma atividade de desenvolvimento de uma escultura com resíduos eletrônicos. As demais oficinas do HACKTUDO, com intuito de despertar o potencial criativo da nova geração, seguirão gratuitas e possuem uma faixa etária que vai de 7 a 22 anos. Com capacidade para 20 pessoas em cada, os workshops serão: Cria e Acende e Construção de Bambus, ambos ministrados pela Escola Parque. O HACKTUDO conta ainda com um espaço de mais de 100m² de Gastronomia, com as melhores opções gastronômicas, tendo a Stone como método preferencial de pagamento para melhor atender ao público.     Assessoria de imprensa HACKTUDO 2019 Paula Catunda (paula.catunda@gmail.com) | (21) 98795-6583 Catharina Rocha (catharocha@gmail.com) | (21) 99205-8856 [+] saiba mais O Jogo | Teatro 28/09 a 20/10 Teatro   Versão brasileira do espetáculo "O Jogo" estreia em setembro na Eletroacústica. Duas mulheres, duas Anas. Um jogo. E que Jogo! Uma disputa emocionante entre duas mulheres que se opõem e se complementam. Quanto melhor o adversário, melhor o desafio e maior o sabor da vitória. Em "O Jogo", peça vencedora de prêmios internacionais, a autora venezuelana Mariela Romero apresenta uma fábula sobre amor e dependência. Duas mulheres criam jogos de submissão e crueldade enquanto esperam por um homem misterioso que as domina. O jogo não é apenas um jogo, mas uma maneira precisa, ainda que estranha, de sobreviver. No elenco, as atrizes Geovana Metzger e Milah Coutinho. Rafaela Amado assina a direção. O Jogo foi montado pela primeira vez no Brasil na década de 2000, com Rafaela Amado no elenco sob direção de João Fonseca. Agora, Rafaela Amado (Cartas para Gonzaguinha, Na Bagunça do Teu Coração, Brasil Mon Amour, O Bom Canário, O Jardim Secreto) retoma o projeto como diretora, para trazer à tona temas como opressão feminina, miséria humana e dependência. A peça trata destas questões através de uma perspectiva lúdica, bem-humorada e irônica, em um jogo cênico envolvente no qual violência, sexo e poesia estão presentes em uma mistura de emoções. Quase 15 Anos se passaram entre a primeira montagem no Brasil e esta, e as relações de dominância, dependência e poder continuam na pauta do dia, disse Rafaela Amado. Segundo a atriz Geovana Metzger, a ideia do projeto surgiu de um exercício, uma leitura sem compromisso. Quando fizemos a primeira leitura da peça, sentimos a necessidade pulsante de colocar O Jogo em cartaz, texto potente que faz bom uso do lúdico e alcança êxito ao expor as mazelas da sociedade de forma envolvente. O feminino tão presente na peça se transpõe em nossa montagem, disse a atriz. Sua companheira de cena, Milah Coutinho afirma que montar o jogo faz parte de uma realização pessoal e profissional. O texto é tão atual que cada dia do processo me fez aprender e entender um pouco mais sobre as relações humanas.   Diretor: Rafaela Amado Elenco: Geovana Metzger e Milah Coutinho Fotos: Letícia Raquel. [+] saiba mais Dia das Crianças na Cidade das Artes 12/10 Arte e Conhecimento DIA DAS CRIANÇAS   A Cidade das Artes preparou uma programação inesquecível e diferenciada para toda a família, em comemoração ao Dia das Crianças.   As atrações começam às 11h30, com a apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) no concerto “Os Saltimbancos Sinfônico”, sob regência do maestro Felipe Prazeres. Adquira seu ingresso aqui.   ATIVIDADES GRATUITAS Na sequência, damos início às atividades totalmente GRATUITAS, com a Maquete de Lego do Rio de Janeiro, que destaca 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa e o Maracanã, em quase 1 milhão de peças; e a exposição interativa O Dia Seguinte, sobre emergência climática e futuro das cidades.   A partir das 13h, nossa Praça ganha cores e sons com oficinas, brincadeiras e atividades culturais. No cronograma: musicalização, contação de histórias, espaço literário, oficinas de material reciclado, roda de capoeira, jogos, espaço de desenho e ilustração, yoga em família e atrações musicais. Cultura e diversão de forma lúdica, em um espaço amplo, acolhedor e diverso, para todas as idades!   PROGRAMAÇÃO   11h30 – Concerto “Os Saltimbancos Sinfônico”  10h – Exposição O Dia Seguinte 12h – Maquete de Lego do Rio de Janeiro 13h – Tia Gê | Show 14h – O Pequeno Príncipe | Influxo Cia de Teatro 14h – Mestre Marmita | Contos e brincadeiras com capoeira 15h – Oficina DU Rio de Percussão | Experimentação e Show 16h15 – Turminha do Paco | Show 17h – Yoga em Família   OUTRAS ATIVIDADES 13h às 17h: Vivamar Cursos Livres e Recicla Surf apresentam: - Exposição de fotos da biodiversidade brasileira - Roda de integração - Contação de histórias com leitura dos livros "O Livro do Planeta Terra", de Todd Parr, "O Que é Paz? ” e "O Que é Engraçado?", de Etan Boritzer e Jeff Vernon - Oficina de filtro dos sonhos sustentável - Oficina garrafas que falam - Oficina de mandalas   ATIVIDADES QUE VÃO ACONTECER DURANTE TODO O EVENTO - Cabana de histórias e espaço literário; - Estação jogos: ping-pong, jogo da memória gigante, jogo do pontinho, totó; - Somos parte de um todo e o todo de uma parte: espaço de pintura e montagem do mosaico do Elefante Colorido; - Espaço de desenho e ilustração; - Oficina de bolhas de sabão; - Oficina de horta;   Exposição Parque Chico Mendes - crânio de jacaré do papo amarelo - filhote em vidro no formol - ovo de jacaré  - carapaça de jabuti - pele de cobra       FICHA TÉCNICA CURADORIA: ARTE E CONHECIMENTO DA CIDADE DAS ARTES REALIZAÇÃO: CIDADE DAS ARTES E ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CIDADE DAS ARTES   COLABORADORES:   VIVAMAR CURSOS LIVRES e RECICLA SURF                              LARA GUACHALLA PROJETO YOGA PARA A PAZ GRUPO DURIO SCHECEMA MARIA PACHECO ANA GOMES ALMEIDA TURMINHA DO PACO TIA GÊ CABANA DE HISTÓRIAS A-COR-DAR MESTRE MARMITA INFLUXO CIA DE TEATRO   [+] saiba mais Os Saltimbancos Sinfônico | Concerto 12/10 Música Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta concerto “Os Saltimbancos Sinfônico”   No Dia das Crianças, sob regência de Felipe Prazeres, a Cidade das Artes recebe concerto baseado no famoso musical infantil   No dia 12 de Outubro a criançada poderá desfrutar de muita música clássica com uma nova edição do concerto “Os Saltimbancos sinfônico”. Sob regência do maestro Felipe Prazeres, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta na programação as famosas “Bicharia”, “O jumento”, “Um dia de cão”, “A galinha” e muito mais. A apresentação integra a série Playlist, que revive concertos de sucesso da Petrobras Sinfônica, de diversos estilos.   Espetáculo que virou um clássico do teatro brasileiro, com novas canções e adaptação de Chico Buarque, “Os saltimbancos” (I Musicanti) é inspirado no conto “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. Na peça original, em italiano, as canções têm letras de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov.   Dedicada ao público infantil, a peça narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos.   Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica   Aos 47 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.   Modelo de gestão: A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.      Sobre a PETROBRAS: A Petrobras completa 33 anos de patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica em 2019. Uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de democratização da música clássica e de renovação do público do gênero.   Outros apoios e patrocínios: A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: UCI, Consulado da Argentina, Windsor Hotéis, Rádio MEC FM e JLT Brasil.     Programação Felipe Prazeres, regente   Juliana Franco, soprano Marcelo Coutinho, barítono   Arranjos: Mateus Freire   PROGRAMA Músicas de Sergio Bardotti / Luis Bacalov / Chico Buarque   Bicharia O jumento Um dia de cão A galinha História de uma gata A cidade ideal Minha canção A pousada do bom barão A batalha Todos juntos Esconde esconde     Serviço   Orquestra Petrobras Sinfônica - “Os Saltimbancos Sinfônico” Descontos: Funcionários Petrobras 50%: mediante a  apresentação de crachá no ato da compra na bilheteria (Limitado a 2 ingressos por funcionário)   50% de desconto para entrada-solidária: Mediante a entrega de 1 (uma) lata de leite em pó, que será destinada a uma instituição de caridade.   Parceiros com 50% de desconto: - Assinante o Globo, Metrô Rio, Rio Design, Condomínio Rio 2 e Condomínio Península       Informações para a imprensa MNiemeyer Assessoria de Comunicação http://www.mniemeyer.com.br Marina Avellar - marina@mniemeyer.com.br (21) 2178-2599 / (21) 98229-8542 [+] saiba mais Concerto os Pequenos Mozart, Amadeus e amigos 06/10 Música Conjunto Os Pequenos Mozart   O conjunto de violinos “Os Pequenos Mozart” é composto por crianças entre 3 a 12 anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart e tocam desde clássicos natalinos à música popular brasileira, os conjuntos, já gravaram três Cds. Recentemente realizaram em Berlim e Praga 4  concertos divulgando a música brasileira. Locais onde o conjunto “OS PEQUENOS MOZART” já se apresentou:   Theatro Municipal - RJ (2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2012, 2013 e 2014); Centro Cultural Banco do Brasil–Sintonia Musical- oito shows (2006); Série “ Quintas no BNDES ” (2006); Tribunal de Contas do Município RJ – Solenidade de Entrega da Comenda (2006); Centro Cultural Banco do Brasil – Concertos de Páscoa (2005); Sala Cecília Meireles (com o violinista francês Nicolas Krassik/2003); Ouro Preto (2005); Festival Vale do Café (2003, 2004, 2005, 2006, 2010, 2012 e 2014); CLARO HALL (com a violinista Vanessa Mae/2002), Igreja da Candelária (2001), Festival de Inverno – Itaipava (2004/2005); Concerto dos 500 – Theatro Municipal (2010); Prêmio FINEP - Theatro Municipal (2014); Festival de Inverno – Itaipava (2004/2005); Festival de Harpas – Forte de Copacabana (2014) Shopping Leblon – Apresentações de Natal (2014); Concerto na FacherResidenz – Karlsruhe – Alemanha (2014) Concerto no Weltmuseum – Viena – Austria (2014) Academia de Artes de Praga – República Tcheca (2015) Potsdam Museum – Alemanha (2015)       Suray Soren, direção artística   Violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municpal do Rio de janeiro, iniciou seus estudos de piano aos três anos de idade e aos onze anos começou os estudos de violino na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formou-se no curso superior de violino, aperfeiçoando-se mais tarde com o Professor Paulo Bosísio. Interessada em desenvolver o estudo de violino para crianças, participou de vários cursos de formação de professores na Irlanda, Chile, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Pioneira no ensino do Método Suzuki no Rio de Janeiro, adaptou o método japonês à nossa realidade, aproveitando a riqueza da música brasileira. Sendo assim, deu origem ao MÉTODO SUZUKI TROPICAL e, por vários anos, ministra cursos para formação de monitores e professores do Método. Em janeiro de 1999, ministrou aulas no 12º Curso Internacional do Método Suzuki no Chile e como violinista, representou o Brasil na Iª Orquestra Mundial, sob a regência do renomado maestro Carlo Maria Giulini, em Estocolmo, Suécia. Em janeiro de 2015 realizou uma série de concertos em Berlim e Praga com o conjunto “Os Pequenos Mozart” divulgando a música brasileira.   [+] saiba mais
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