Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste apresentam Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito na Cidade das Artes com alunos da Baixada Fluminense
A apresentação contará com a participação de alunos do Coral Conexões Musicais, formado por crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense, e jovens estudantes de música de projetos sociais da região
No sábado, dia 1 de novembro, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará na Cidade das Artes em concerto gratuito, dividindo o palco com crianças e jovens da Baixada Fluminense que tiveram aulas de instrumentos e de canto coral promovidas pelo Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB. Sob a regência do maestro e violinista Daniel Guedes, que também participa como solista, o espetáculo trará obras diversas da música popular brasileira e grandes composições do repertório sinfônico. As ações do Conexões Musicais na Baixada Fluminense têm o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste.
Ao longo de 2025, alunos de 8 escolas públicas de Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Paracambi vem tendo aulas de canto coral promovidas pelo programa da OSB. Agora, 151 crianças com idades entre 8 e 15 anos formam o Coral Conexões Musicais, que se apresentará ao lado da orquestra na Cidade das Artes e vai colocar em prática o que aprendeu nos últimos meses.
Quem também se une ao concerto são os jovens estudantes de música oriundos de cinco polos parceiros da OSB na Baixada Fluminense, que tiveram aulas de instrumentos com músicos da orquestra durante o ano. Ao total, 28 alunos dos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna, Universo da Música e Fundec - Polo de Música Ricardo Eugênio Boechat, de Duque de Caxias; do Instituto Pastor Augustinho Valério, de Japeri; e do Serra do Mar, de Paracambi, terão a oportunidade única de tocar com uma orquestra profissional do tamanho da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Além de estudar música orquestral e aprimorar a prática sinfônica com renomados instrumentistas, ao longo do ano esses polos também recebem oficinas de arranjo, aprendendo a compor novas peças musicais. No evento do dia 1º, uma dessas composições será estreada: um arranjo de “Andar com Fé”, do compositor Gilberto Gil.
PROGRAMA:
Coral Conexões Musicais
Regência: Érica de Paula
GILBERTO GIL – Palco (Arranjo: Nathan Viana)
VILLANI CÔRTES – Papagaio Azul (Arranjo: Alexandre Queiroz)
PINDUCA E RUI GUILHERME – Medley Carimbó (Arranjo: Alexandre Queiroz)
MEDLEY SERTANEJO – Arranjo: Alexandre Queiroz
Romaria (Renato Teixeira)
Tocando em Frente (Almir Sater e Renato Teixeira)
Minha Herança (Mateus Félix e Léo Souzza)
Menino da Porteira (Teddy Vieira e Luis Raimundo)
Eu Sei de Cor (Danillo Dávilla, Elcio di Carvalho, Lari Ferreira e Junior Pepato)
Evidências (José Augusto e Paulo Sérgio Valle)
Orquestra Sinfônica Brasileira e alunos do Conexões Musicais
Daniel Guedes, regente e solista
ANTONIN DVOŘÁK - Danças Eslavas, Op. 72, no 2
ANTONIN DVOŘÁK - Danças Eslavas, Op. 72, no 7
ALUÍSIO DIDIER - Fantasia Concertante para violino, cordas e percussão
I. Allegro moderato
II. Lento-cadenza-mais rubato
III. Movimentado
GONZAGUINHA - O que é o que é (Arranjo: Vinicius Louzada)
GILBERTO GIL - Andar com Fé (Arranjo: Alunos do Conexões Musicais)
OSCAR LORENZO FERNANDEZ - Reisado do Pastoreio (Adaptação: Vinicius Louzada)
III. Batuque “Dança de Negros”
SUÍTE ACORDA PRA VIDA – Arranjo: Alexandre Queiroz
Tristeza (Haroldo Lobo e Niltinho)
Desde que o Samba é Samba (Caetano Veloso)
Do Fundo do Nosso Quintal (Jorge Aragão e Alberto Souza)
Clareou (Serginho Meriti e Rodrigo Leite)
Tá Escrito (Xande de Pilares, Carlinhos Madureira e Gilson Bernini)
Eu Mereço Ser Feliz (Marquinho Índio e André Renato)
A Amizade (Djalma Falcão, Bicudo e Cleber Augusto)
Coisa de Pele (Jorge Aragão e Acyr Marques)
Nosso Grito (André Renato, Riquinho e Sereno)
É Hoje (Didi e Mestrinho)
SOBRE O CONEXÕES MUSICAIS:
Democratizar o acesso à música de concerto sempre foi um dos pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira. O Conexões Musicais, programa de educação musical da instituição,foi criado em 2017 e, ao lado de outras iniciativas consagradas da OSB, como os Concertos para a Juventude e o Projeto Aquarius, tem a missão de disseminar o acesso à música Brasil afora. O programa já realizou atividades educacionais e culturais envolvendo mais de 40 municípios brasileiros.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale, Shell, Itaú, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Bermudes Advogados, Brookfield e CYMI como patrocinadores, Bradesco e Safra como patrocinadores de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.