Fundação Cidade das Artes

Programação » Exposição de artistas da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés

Evento Encerrado

Exposição de artistas da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés



Exposição reúne obras de artistas que pintam com a boca e com os pés

Evento celebra encontro internacional que acontece pela primeira vez no Brasil

O Rio de Janeiro recebe, entre os dias 24 e 27 de setembro, uma exposição inédita com telas de artistas do Brasil e do exterior que pintam com a boca e com os pés. Esses trabalhos serão apresentados na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, para celebrar a primeira convenção internacional da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP) que acontece no país.

A mostra reunirá o principal acervo da Associação, com obras de 35 artistas estrangeiros, vindos de França, Inglaterra, Alemanha, Japão, China, Austrália, entre outros países. Também serão expostos trabalhos de 17 brasileiros, dos quais 15 são de artistas do Rio de Janeiro e dois do estado de São Paulo. No dia 24 de setembro, haverá a abertura oficial da exposição para convidados, com demonstrações de pintura ao vivo. O público poderá conferir os trabalhos de 25 a 27 de setembro. A entrada é franca.

Artistas plásticos, estudantes de arte, pessoas envolvidas com o terceiro setor, alunos, professores e pessoas interessadas em arte e em histórias de superação poderão conferir o original das telas que aparecem nos cartões postais e calendários vendidos em todo o Brasil pela APBP.

Conhecida internacionalmente como VDMFK (Vereinigung der mund- und Fussmalenden Künstler in aller Welt e.V.), a associação tem a sede no Principado de Liechtenstein, na Europa. A entidade foi fundada em 1956 por Erich Stegmann, um artista que pintava com a boca.  Stegmann reuniu um pequeno grupo de artistas com deficiência física de oito países europeus para que eles pudessem ganhar o seu próprio sustento através de seus esforços artísticos. Atualmente, a associação apoia 770 artistas de todo o mundo. A mostra celebra o congresso e convenção dos delegados da entidade, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 27 de setembro de 2019.

A associação organiza periodicamente congressos e encontros, já realizados em várias capitais europeias, cidades da América Latina e outros continentes. E o Rio de Janeiro, onde os trabalhos da APBP são muito difundidos e apreciados, foi escolhido para receber os artistas e seus trabalhos.

Outro motivo importante para as reuniões é a apresentação das obras dos artistas ao público, a fim de demonstrar que a atividade deles merece o máximo reconhecimento, apesar de sua deficiência.

Os artistas vinculados à associação recebem valores mensais garantidos a eles estatutariamente. Os fundos para esses valores vêm do envio e venda de cartões postais e calendários, produzidos a partir de reproduções de suas telas originais. Desse modo, eles podem garantir sua existência e dedicar-se a sua arte, livres de problemas financeiros e preocupações.

“Muitos dos nossos artistas começam a pintar, encarando a pintura como uma terapia de reabilitação. E acabaram tornando-se grandes artistas e produzindo obras belíssimas. Na nossa associação, rejeitamos a palavra caridade. Nossos artistas são profissionais que vivem do seu trabalho. Assim, acabamos ajudando a inseri-los no mercado de trabalho”, explica Paola Manograsso, diretora da APBP e uma das organizadoras do evento.
 

Informações:

Pintores com a Boca e os Pés (APBP)

Tel.: (11) 5053-5100

paola@apbp.com.br

 




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

25/09/19 a 29/09/19

Horários

25 e 26- 10h às 20h
(quarta e quinta)
27 - 10h às 18h
(sexta)

28 e 29 - 10h às 15h 
(sábado e domingo)

 

ENTRADA GRATUITA

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria B

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais