Fundação Cidade das Artes

Programação » Borderline | Drama

Evento Encerrado

Borderline | Drama



Para mim foi uma das melhores surpresas em teatro dos últimos tempos. Conta com uma boa direção, traz um excelente texto, e o melhor de tudo, nos apresenta um ator simplesmente fantástico”! Gilberto Bartholo – Crítico de Teatro



Monólogo Borderline comemora 5 anos em cartaz, pela Cia Arte Nova, reestreando nova temporada na Cidade Das Artes.


Rutras, personagem vivido por Bruce Brandão, indicado ao 3º Prêmio Botequim Cultural em 2015, como melhor ator, retrata artística e poeticamente um ser com transtorno de personalidade.


Bipolaridade, esquizofrenia, desejos, loucura e lucidez. Esses são os temas de “Borderline”, monólogo de Junior Dalberto. Destaque literário potiguar Troféu Cultura em 2014, montagem dirigida por Marcello Gonçalves é estrelada pelo ator Bruce Brandão.

Borderline traz o drama de Rutras, numa linguagem metafórica, atemporal numa viagem mitológica acerca do personagem inspirado no livro O Cangaço e o Carcará Sanguinolento, posicionando-se diante de questões íntimas relacionadas à família, sexualidade homo afetiva, incesto, HIV, mundo cibernético, dependência química e sua relação com a geração dos anos 90.



O desafio de dirigir proposto pelo ator Bruce Brandão, me acendeu em algo que é inerente a todos nós, homens da arte: a necessidade e o comprometimento de levar aos palcos uma obra singular e plural. Suponho que aonde quer que eu vá, levarei comigo os ventos das mudanças, eu estou na onda, no ritmo, marchando nele. O registro, a interpretação, a produção e a direção”. Marcello Gonçalves – Diretor.



Para o ator Bruce Brandão, as leituras sobre o tema Borderline foram fruto do contato com o autor Junior Dalberto em Natal. Encantado com esse universo, fez suas pesquisas e se familiarizou com o tema.

No início eu estava motivado em visitar clínicas psiquiátricas, manicômios, mas após muita pesquisa estudos, percebi que o manicômio estava dentro de cada indivíduo, que esse jeito borderline era um labirinto, um lugar extremamente difícil ser desvendado. O entendimento sobre o transtorno Borderline me fez galgar outros degraus: É o jeito de ser. Quem já não teve medo de rejeição, impulsividade, ciúmes, sensação de abandono? Porém quando se trata de um Border, o olhar é outro. Tudo tem intensidade! Olhar poeticamente a doença é mergulhar no desconhecido”. Bruce Brandão - Ator.


A nova temporada que comemora os 5 anos da Cia. Arte Nova é produzida pela Rayes Produções Artísticas, sob a direção de produção de Viviani Rayes, diretora executiva da produtora que já acumula em seu currículo sucessos como BLACKBIRD, PARA ONDE IR e POR ELAS, espetáculos, assim como Borderline, que abordam questões da condição humana em situações limite.


É um enorme prazer produzir essa edição comemorativa do monólogo “Borderline”, que marcou a fundação da Cia Arte Nova, não só pela importância da data, mas pelo conteúdo contundente do espetáculo e pela forma generosa que o ator Bruce Brandão se entrega ao seu personagem”. Viviani Rayes – Diretora de Produção e Coach do ator.

 

Sobre a Cia. Arte Nova

A Cia. nasce do encontro entre os atores Marcello Gonçalves e Bruce Brandão, com a necessidade de gerar cultura, arte e o comprometimento com o trabalho de pesquisa, para criar novas formas de se pensar o teatro. Fomentando uma nova economia de gestão e transmissão de conhecimento, a Cia. criada em julho de 2014 pretende ser um centro integrado de arte onde os atores e as equipes formam e constroem um novo olhar sobre o teatro. A 2ª peça da Cia foi encenada em 2015: “O Senador”, baseada na obra de Victor Hugo.

 

Sobre o Ator e Diretor

Bruce Brandão iniciou sua carreira em Natal-RN pela Cia Monicreques e Grupo Estalo de Teatro.

Motivado pelo o universo cinematográfico, o ator potiguar deixou sua cidade em 2009, com o seu figurino de Carlitos na mala, se mandou para o Rio de Janeiro em busca de novos desafios.

A sua arte de rua não demorou muito para ficar conhecido como o “Chaplin da Zona Sul", no qual foi título da página de cultura do extinto jornal do Brasil, foram quase três anos fazendo performance nas ruas da Cidade.

No cinema Bruce participou de diversos longas, ano passado foram mais de oito participações no cinema nacional como: Tô Ryca, O Palestrante, O riso de Ariano, entre outros.

"Divaldo o mensageiro da paz" dirigido por Clóvis Melo, é o quarto trabalho de Bruce Brandão, com direção do Clóvis Melo, a estreia do longa já tem data prevista para 12 de setembro de 2019.

No audiovisual, Bruce deu vida ao cooperado "Raulino" em velho Chico, a série de terror da rede globo "Super Max" Bruce viveu o colibri, o câmera man "Maciel" em "O tempo não para" novela das 19hs, entre outras participações. Bruce Brandão é figura carimbada em filmes publicitários, são mais de 50 campanhas nacionais, institucional.

Bruce Brandão é um ator autodidata, porém frequentou o curso de interpretação no Tablado, oficina teatral na Casa da Gávea, ministrada pelo diretor Marcello Gonçalves, no cinema foi aluno do renomado Walter Lima

Jr, teve aulas de dublagem na Voice Brazil, além de um ano de oficina na ONG Palco Social, com o diretor teatral Ernesto Píccolo. A oficina culminou com o espetáculo “Sorria, Você Está Sendo Roubado, tudo foi bolsa ofertada pelos profissionais. Os trabalhos em séries estão a todo vapor para o ator: 1 contra todos, Sob pressão, DPA , Os dias eram assim, Os suburbanos, Procurando Casseta e Planeta, Onde nascem os fortes, entre outros, mas o destaque está na próxima série " A dona da banca", dirigida por Marton Olympio.

 

Marcello Gonçalves - Ator e diretor carioca, é no cinema onde sempre chama mais a atenção, como em “Tropa de Elite 2″, “Xingu”, “Assalto ao banco central” e “Não se pode viver sem amor” na série “Filhos do carnaval” com direção do Cao Hamburger entre outros.

No teatro fez “Capitães da Areia, de Jorge Amado”, “Cuba Libre” direção de Roberto Bomtempo, “A Mãe”, de Bertold Brecht e direção de Luis Fernando Lobo, “Aonde Está Você Agora? ”, de Regiana Antonini e direção de Rafael Ponzi, “D’Artagnan e os Três Mosqueteiros”, “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, Direção de Pedro Vasconcelos. “O Noviço”, de Martins Pena e “Ângelo, Tirano de Pádua”, de Victor Hugo e direção de Marcos Afonso Braga. “Superiores” texto e direção de Miguel Thiré, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Jorge Amado e direção de Pedro Vasconcelos e “Meu Ex-Imaginário” de Regiana Antonini e direção de Michel Bercovicht entre outros.

 

A montagem de Borderline marcou sua estreia como diretor de teatro.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Junior Dalberto

Direção e Concepção: Marcello Gonçalves

Elenco: Bruce Brandão

Iluminador: Felipe Lourenço

Trilha Sonora: Bruce Brandão, Marcello Gonçalves e Loan Langowski

Diretor de Movimento: Márcio Vieira

Direção de Arte: Alex Brollo, Rafael Ronconi

Direção de Produção: Viviani Rayes

Programação Visual: Carol Vasconcellos

Preparação de Elenco (Coach): Viviani Rayes

Assistente de Direção: Karini Pallavi

Maquiagem: Vitor Martinez

Fotografia: Lu Valiatti

Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

Produção: Rayes Produções Artísticas

Co-Produção: Bruce Brandão

Realização: Cia Arte Nova

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Minas de Ideias Comunicação Integrada

Carlos Gilberto (21) 98249 6705

carlos@minasdeideias.com.br

Teatro

Informações Gerais

Datas

02/08 a 01/09

Horários

Sexta e Sábado - 20h

Domingo - 19h

Duração
: 55 min

Local

Cidade das Artes

Sala

Eletroacústica

Classificação Etária

16 Anos

Preços

Meia : R$ 20,00

Inteira : R$ 40,00

Em caso de compra de ingresso pelo call center ou pelo site é possível escolher somente o setor que você deseja. O próprio sistema identifica as cadeiras livres no setor escolhido e emite os ingressos referentes aos lugares vagos. Comprando o ingresso diretamente na bilheteria da Cidade das Artes é possível escolher setor e cadeira.

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro 01/01 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural.   A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.   SOBRE A MAQUETE Com quase 1 metro de altura, cerca de 30 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a LEGO® montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.   Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Tcheca. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.   Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.   Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro: 1. Cristo Redentor 2. Pão de Açúcar 3. Copacabana Palace 4. Calçadão de Copacabana 5. Arpoador 6. Calçadão de Ipanema 7. Lagoa Rodrigo de Freitas 8. Jardim Botânico 9. Floresta da Tijuca 10. Morro Dois Irmãos 11. Pedra da Gávea 12. Parque Olímpico do Rio 13. Parque Radical 14. Parque Madureira 15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão) 16. Igreja da Penha 17. Avenida Brasil / BRT 18. Estádio do Maracanã 19.  Sambódromo da Marquês de Sapucaí 20. Praça Mauá 21. Arcos da Lapa 22. VLT 23. Aterro do Flamengo 24. Comunidade Dona Marta 25. Catedral Metropolitana   Sobre o Grupo LEGO® O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca, e tem atuação em mais de 140 países. Fundada em 1932, a empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen e, baseada nos blocos da marca, é uma das principais fabricantes mundiais em brinquedos de montar.   AGENDAMENTO ESCOLAR: Favor entrar em contato pelo e-mail saladeleitura.fca@gmail.com  ou pelo telefone 3325-0448 ENTRADA GRATUITA   [+] saiba mais Educativo | Cursos, Oficinas e atividades de Arte e Conhecimento 01/01 a 31/12 Arte e Conhecimento   DEZEMBRO   LANÇAMENTO DO MANUAL DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO Data: 14/12 Horário: Sábado - 18h às 21h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Leitura GRATUITO Saiba Mais   CURSOS E OFICINAS MEDITAÇÃO E DEEKSHA | Janeiro a Dezembro Data: 09/01 a 18/12 Horário: Quarta - 19h30 Classificação Etária: Livre Local: Sala VIP GRATUITO Saiba Mais IN CONCERT | ESCOLA DE MÚSICA DA ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA CIDADE DAS ARTES  Data: 07/01 a 20/12 Horário: Instrumentos | Segunda a Sexta - 10h às 19h  |  Canto Coral | Terças - 19h às 21h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Música Saiba Mais OFICINA DE PERCUSSÃO DU RIO Data: Maio/2019 a Fevereiro/2020 Horário: Quintas - 19h45 às 21h45  Classificação Etária: 12 Anos Local: Sala Divas 1 Saiba Mais CURSO DE LÍNGUA E CULTURA ÁRABES Data: 17/08 a 14/12 Horário: Sábados - 9h às 12h Classificação Etária: Livre Local: Sala de Música Saiba Mais   [+] saiba mais Bazar da Preta 15/12 Outros O tradicional Bazar da Preta, evento organizado anualmente pela cantora Preta Gil acontece no próximo domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), que abrirá suas portas para sediar o evento, das 13h às 20h. Com o objetivo de arrecadar fundos para ajudar instituições, ONG’s e projetos, o evento vende roupas, sapatos, bolsas e acessórios doados pela própria cantora, que conta com a ajuda de amigos famosos e marcas como Eva, Farm, Alphorria, Zinzane e Maria Valentina, que estarão presentes esse ano, sensibilizados pela iniciativa. Assim, o público presente no local poderá comprar peças em ótimo estado, doadas por famosos como Fernanda Souza, Fe Paes Leme, Fernanda D’AVila, Flora Gil, Giovanna Lancellotti, Hugo Gloss, Isis Valverde, Juliana Paiva, Taís Araújo, Fernando Torquatto, Sabrina Sato, entre outros, que sempre ajudam na realização do bazar. “O bazar é algo que me faz feliz. Nossa equipe trabalha o ano todo, é um lindo exemplo de união dos amigos e marcar doadoras. Eu faço questão de ficar no caixa durante todo o evento para também estar com o público que compra para ajudar o próximo”, diz Preta Gil. Em sua edição 2019, o bazar de Preta Gil destinará o lucro obtido do evento ao projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro/RJ. O Jornal é realizado desde 2005 e beneficia áreas extremamente carentes do complexo dando voz as favelas do Rio, como o Morro do Adeus, Capão, Casinhas, Palmeiras, Inferno Verde, Favela dos Mineiros, Pedra do Sapo, Matinha, Favelinha Beira Rio, Serra e Lagoinha. Além dessa ação o lucro do Bazar também terá parte revertida para a “ONG IKMR – Eu Conheço Meus Direitos”. Com sedes em Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo, a ONG foi fundada em 2012 com o objetivo de dedicar-se a crianças refugiadas. Através de programas de conscientização, promoção, esclarecimento e defesa dos direitos, a instituição atende hoje a centenas de crianças vindas de todas as partes do mundo, especialmente Síria, Afeganistão e Somália. O Bazar da Preta é um projeto beneficente, que vem sendo realizado desde 2007, sempre no Rio de Janeiro, e este ano teve sua segunda edição em São Paulo. Além dos artistas amigos, Preta também conta com a ajuda de marcas parceiras, que todo ano fazem questão de ajudar. Todas as peças vendidas no bazar se encontram em ótimo estado e, mesmo entre as doadas pelos artistas, algumas nunca foram usadas. Então, lembrando: o Bazar da Preta será realizado no domingo, dia 15 de dezembro, na Cidade das Artes (Barra da Tijuca), das 13h às 20h. A entrada do evento custa R$ 20,00. Todo o lucro, tanto da bilheteria, quanto da venda de roupas, será revertido ao Projeto “Voz das Comunidades”, do Complexo do Alemão – Rio de Janeiro/RJ e a ONG IKMR Brasil, que se dedica especificamente às crianças refugiadas. [+] saiba mais Leny Andrade e Gilson Peranzzetta | Show “Nossas Canções Favoritas” 15/12 Música Leny Andrade e Gilson Peranzzetta   A maior cantora brasileira de jazz e bossa nova, Leny Andrade e o premiado maestro, pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta, apresentam seu novo projeto “Nossas Canções Favoritas”. Dois artistas queridíssimos do público, se preparam para a gravação de um novo cd e vão mostrar neste show o repertório por eles escolhido com canções que marcaram suas carreiras, suas vidas. No repertório os mais conceituados compositores brasileiros: Tom Jobim, Cartola, Nelson Cavaquinho, Johnny Alf, Ivan Lins, Dolores Duran, Durval Ferreira. A interpretação de Leny Andrade e o piano e arranjos de Gilson Peranzzetta dão nova roupagem a clássicos inesquecíveis, que emocionam e arrebatam as plateias. É um belo, suingado e refinado show da canção brasileira, um presente para o público e para os próprios artistas. “Leny é a nota que falta no meu acorde”, diz Gilson Peranzzetta “Gilson é meu arranjador cinematográfico”, diz Leny Andrade     Repertório:   01 Influência do jazz (Carlos Lyra) 02 Cantor da Noite (Ivan Lins e Vitor Martins) 03 Fim de Caso (Dolores Duran) 04 Céu e Mar (Johnny Alf) 05 A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho), 06 Palhaço (Nelson Cavaquinho 07 As Rosas Não Falam (Cartola) 08 Rugas (Nelson Cavaquinho) 09 Rio (Roberto Menescal e Ronaldo Boscoli) 10 La Mentira (Álvaro Carrillo) 11 Batida Diferente (Mauricio Einhorn e Durval Ferreira) 12 Dindi (Tom Jobim) 13 O Sol Nascerá (Cartola e Elton Medeiros)   BIS Estamos Aí (Mauricio Einhorn | Durval Ferreira |Regina Werneck)   Contatos: Eliana Peranzzetta +55 21 98756-7372 E-mail: elianaperanzzetta@gmail.com [+] saiba mais