Fundação Cidade das Artes

Programação » Borderline | Drama

Evento Encerrado

Borderline | Drama



Para mim foi uma das melhores surpresas em teatro dos últimos tempos. Conta com uma boa direção, traz um excelente texto, e o melhor de tudo, nos apresenta um ator simplesmente fantástico”! Gilberto Bartholo – Crítico de Teatro



Monólogo Borderline comemora 5 anos em cartaz, pela Cia Arte Nova, reestreando nova temporada na Cidade Das Artes.


Rutras, personagem vivido por Bruce Brandão, indicado ao 3º Prêmio Botequim Cultural em 2015, como melhor ator, retrata artística e poeticamente um ser com transtorno de personalidade.


Bipolaridade, esquizofrenia, desejos, loucura e lucidez. Esses são os temas de “Borderline”, monólogo de Junior Dalberto. Destaque literário potiguar Troféu Cultura em 2014, montagem dirigida por Marcello Gonçalves é estrelada pelo ator Bruce Brandão.

Borderline traz o drama de Rutras, numa linguagem metafórica, atemporal numa viagem mitológica acerca do personagem inspirado no livro O Cangaço e o Carcará Sanguinolento, posicionando-se diante de questões íntimas relacionadas à família, sexualidade homo afetiva, incesto, HIV, mundo cibernético, dependência química e sua relação com a geração dos anos 90.



O desafio de dirigir proposto pelo ator Bruce Brandão, me acendeu em algo que é inerente a todos nós, homens da arte: a necessidade e o comprometimento de levar aos palcos uma obra singular e plural. Suponho que aonde quer que eu vá, levarei comigo os ventos das mudanças, eu estou na onda, no ritmo, marchando nele. O registro, a interpretação, a produção e a direção”. Marcello Gonçalves – Diretor.



Para o ator Bruce Brandão, as leituras sobre o tema Borderline foram fruto do contato com o autor Junior Dalberto em Natal. Encantado com esse universo, fez suas pesquisas e se familiarizou com o tema.

No início eu estava motivado em visitar clínicas psiquiátricas, manicômios, mas após muita pesquisa estudos, percebi que o manicômio estava dentro de cada indivíduo, que esse jeito borderline era um labirinto, um lugar extremamente difícil ser desvendado. O entendimento sobre o transtorno Borderline me fez galgar outros degraus: É o jeito de ser. Quem já não teve medo de rejeição, impulsividade, ciúmes, sensação de abandono? Porém quando se trata de um Border, o olhar é outro. Tudo tem intensidade! Olhar poeticamente a doença é mergulhar no desconhecido”. Bruce Brandão - Ator.


A nova temporada que comemora os 5 anos da Cia. Arte Nova é produzida pela Rayes Produções Artísticas, sob a direção de produção de Viviani Rayes, diretora executiva da produtora que já acumula em seu currículo sucessos como BLACKBIRD, PARA ONDE IR e POR ELAS, espetáculos, assim como Borderline, que abordam questões da condição humana em situações limite.


É um enorme prazer produzir essa edição comemorativa do monólogo “Borderline”, que marcou a fundação da Cia Arte Nova, não só pela importância da data, mas pelo conteúdo contundente do espetáculo e pela forma generosa que o ator Bruce Brandão se entrega ao seu personagem”. Viviani Rayes – Diretora de Produção e Coach do ator.

 

Sobre a Cia. Arte Nova

A Cia. nasce do encontro entre os atores Marcello Gonçalves e Bruce Brandão, com a necessidade de gerar cultura, arte e o comprometimento com o trabalho de pesquisa, para criar novas formas de se pensar o teatro. Fomentando uma nova economia de gestão e transmissão de conhecimento, a Cia. criada em julho de 2014 pretende ser um centro integrado de arte onde os atores e as equipes formam e constroem um novo olhar sobre o teatro. A 2ª peça da Cia foi encenada em 2015: “O Senador”, baseada na obra de Victor Hugo.

 

Sobre o Ator e Diretor

Bruce Brandão iniciou sua carreira em Natal-RN pela Cia Monicreques e Grupo Estalo de Teatro.

Motivado pelo o universo cinematográfico, o ator potiguar deixou sua cidade em 2009, com o seu figurino de Carlitos na mala, se mandou para o Rio de Janeiro em busca de novos desafios.

A sua arte de rua não demorou muito para ficar conhecido como o “Chaplin da Zona Sul", no qual foi título da página de cultura do extinto jornal do Brasil, foram quase três anos fazendo performance nas ruas da Cidade.

No cinema Bruce participou de diversos longas, ano passado foram mais de oito participações no cinema nacional como: Tô Ryca, O Palestrante, O riso de Ariano, entre outros.

"Divaldo o mensageiro da paz" dirigido por Clóvis Melo, é o quarto trabalho de Bruce Brandão, com direção do Clóvis Melo, a estreia do longa já tem data prevista para 12 de setembro de 2019.

No audiovisual, Bruce deu vida ao cooperado "Raulino" em velho Chico, a série de terror da rede globo "Super Max" Bruce viveu o colibri, o câmera man "Maciel" em "O tempo não para" novela das 19hs, entre outras participações. Bruce Brandão é figura carimbada em filmes publicitários, são mais de 50 campanhas nacionais, institucional.

Bruce Brandão é um ator autodidata, porém frequentou o curso de interpretação no Tablado, oficina teatral na Casa da Gávea, ministrada pelo diretor Marcello Gonçalves, no cinema foi aluno do renomado Walter Lima

Jr, teve aulas de dublagem na Voice Brazil, além de um ano de oficina na ONG Palco Social, com o diretor teatral Ernesto Píccolo. A oficina culminou com o espetáculo “Sorria, Você Está Sendo Roubado, tudo foi bolsa ofertada pelos profissionais. Os trabalhos em séries estão a todo vapor para o ator: 1 contra todos, Sob pressão, DPA , Os dias eram assim, Os suburbanos, Procurando Casseta e Planeta, Onde nascem os fortes, entre outros, mas o destaque está na próxima série " A dona da banca", dirigida por Marton Olympio.

 

Marcello Gonçalves - Ator e diretor carioca, é no cinema onde sempre chama mais a atenção, como em “Tropa de Elite 2″, “Xingu”, “Assalto ao banco central” e “Não se pode viver sem amor” na série “Filhos do carnaval” com direção do Cao Hamburger entre outros.

No teatro fez “Capitães da Areia, de Jorge Amado”, “Cuba Libre” direção de Roberto Bomtempo, “A Mãe”, de Bertold Brecht e direção de Luis Fernando Lobo, “Aonde Está Você Agora? ”, de Regiana Antonini e direção de Rafael Ponzi, “D’Artagnan e os Três Mosqueteiros”, “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, Direção de Pedro Vasconcelos. “O Noviço”, de Martins Pena e “Ângelo, Tirano de Pádua”, de Victor Hugo e direção de Marcos Afonso Braga. “Superiores” texto e direção de Miguel Thiré, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Jorge Amado e direção de Pedro Vasconcelos e “Meu Ex-Imaginário” de Regiana Antonini e direção de Michel Bercovicht entre outros.

 

A montagem de Borderline marcou sua estreia como diretor de teatro.

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Junior Dalberto

Direção e Concepção: Marcello Gonçalves

Elenco: Bruce Brandão

Iluminador: Felipe Lourenço

Trilha Sonora: Bruce Brandão, Marcello Gonçalves e Loan Langowski

Diretor de Movimento: Márcio Vieira

Direção de Arte: Alex Brollo, Rafael Ronconi

Direção de Produção: Viviani Rayes

Programação Visual: Carol Vasconcellos

Preparação de Elenco (Coach): Viviani Rayes

Assistente de Direção: Karini Pallavi

Maquiagem: Vitor Martinez

Fotografia: Lu Valiatti

Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias

Produção: Rayes Produções Artísticas

Co-Produção: Bruce Brandão

Realização: Cia Arte Nova

 

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Minas de Ideias Comunicação Integrada

Carlos Gilberto (21) 98249 6705

carlos@minasdeideias.com.br




Teatro

Informações Gerais

Datas

02/08/19 a 01/09/19

Horários

Sexta e Sábado - 20h

Domingo - 19h

Duração
: 55 min

Local

Cidade das Artes

Sala

Eletroacústica

Classificação Etária

16 Anos

Preços

Meia : R$ 20,00

Inteira : R$ 40,00

Demais Eventos da Programação

Carmina Burana Ballet 20/03 a 22/03 Dança “Carmina Burana Ballet” chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo e consolida-se como um dos principais destaques recentes da dança no Brasil Uma criação e idealização da companhia portuguesa Vórtice Dance, com produção da Inalive / Grupo IN, que, ao lado de talentosos bailarinos brasileiros, une dança, música e tecnologia em uma experiência sensorial inédita. Após uma temporada de grande impacto em São Paulo, marcada por forte adesão do público e ampliação de sessões, o espetáculo “Carmina Burana Ballet” chega agora ao Rio de Janeiro, consolidando sua trajetória como um dos grandes sucessos recentes da dança no Brasil. A produção será apresentada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2026, na Grande Sala da Cidade das Artes, integrando uma circulação nacional que reflete a dimensão artística e o alcance do projeto, com passagem também por Belo Horizonte, nos dias 10 e 11 de abril. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla e na bilheteria local. A passagem por São Paulo foi impulsionada pela comercialização de mais de 10 mil ingressos entre a pré-venda e as primeiras apresentações, resultado que levou à abertura de sessões extras e à extensão da temporada até 15 de março, no Teatro Liberdade. O desempenho expressivo reforçou o espetáculo como um fenômeno recente no circuito da dança e abriu caminho para sua expansão por outras capitais brasileiras. Criado a partir da célebre cantata de Carl Orff, “Carmina Burana Ballet” transcende o formato tradicional do balé ao propor uma experiência cênica que mistura dança contemporânea, música, dramaturgia corporal e tecnologia de ponta. O espetáculo incorpora videomapping e projeções de alta qualidade, que dialogam diretamente com o movimento dos intérpretes e ampliam a narrativa visual da obra, criando imagens imersivas e dinâmicas que potencializam os temas universais de destino, desejo, instabilidade e força humana. A montagem é idealizada pela Vortice Dance Company, uma das companhias mais reconhecidas de Portugal e da Europa, com direção artística e coreografia de Cláudia Martins e Rafael Carriço, nomes de destaque no cenário internacional da dança contemporânea. Reconhecida por sua linguagem autoral e pelo rigor técnico aliado à emoção, a companhia traz ao Brasil um trabalho que já conquistou plateias e crítica em diversos países. No Brasil, o espetáculo chega com produção da Infinitus, do Grupo IN, liderado pelo produtor e gestor cultural Manuel Fernandes, figura central na internacionalização de projetos artísticos e no intercâmbio cultural entre Europa e Brasil. A produção reafirma o compromisso com projetos de grande escala, excelência artística e diálogo internacional. Um dos diferenciais da montagem brasileira está também na integração com artistas brasileiros, que passam a ocupar o palco ao lado da concepção europeia da obra. O elenco nacional imprime novas camadas de identidade, potência física e sensibilidade à encenação, reforçando o caráter híbrido do espetáculo — ao mesmo tempo internacional em sua origem e profundamente conectado ao público brasileiro. No Rio de Janeiro, “Carmina Burana Ballet” encontra um público historicamente atento às grandes experiências estéticas e propõe um encontro arrebatador entre tradição e contemporaneidade, música clássica e linguagem atual, rigor técnico e emoção visceral. Trata-se de um espetáculo que vai além do entretenimento e se afirma como evento cultural, capaz de mobilizar diferentes públicos e reafirmar a força da dança no cenário das grandes produções culturais contemporâneas.  [+] saiba mais Wicked 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Ainda Não! | Dança 06/03 a 15/03 Dança O espetáculo AINDA NÃO!, criado e dirigido por Caio Nunes, é um manifesto artístico e poético contra o etarismo, que busca dar voz, corpo e visibilidade à potência feminina em todas as idades. A obra reúne mais de 20 mulheres empoderadas — empresárias, artistas, bailarinas, donas de escolas e festivais — que, por meio da dança contemporânea e do jazz, afirmam que a vida não tem prazo de validade e que dançar é um direito eterno. Com dramaturgia sensível e provocativa, o espetáculo se estrutura em blocos temáticos que atravessam memórias, resistências, tabus e celebrações, culminando em um grito coletivo de liberdade e permanência. A montagem reforça o papel transformador da arte e do corpo como instrumento de expressão, resistência e celebração da vida em todas as suas fases. [+] saiba mais BRAVO TENORES IN CONCERT 28/03 Música Bravo Tenores in Concert apresenta espetáculo com canções italianas Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores acompanhados de uma orquestra. É o que promete o espetáculo Bravo Tenores In Concert, com os renomados tenores Marcello Vannucci, Tenor Leone e CaJunior, acompanhados de uma orquestra com a regência do maestro Renato Misiuk. Criado em 2015, o espetáculo fez sua grande estreia no Espaço das Américas em SP para um público de 8 mil pessoas dividido em duas sessões. O Crossover de estilos é presente sempre com os “Bravos” Juntar numa mesma canção o protagonista do musical O Rei Leão com o Turandot da Ópera de Manaus é possível? Sim, é o que veremos e ouviremos ao vivo. Juntar um cantor Oficial da Disney com o grande solista da festa de San Genaro dá certo? Acontece em nosso palco. O apresentador Ronnie Von disse em seu programa quando conheceu os Tenores: “Que me desculpe os queridos Pavarotri, Carreras e Placido Domingos, mas esses meninos são a reencarnação do original e tem uma vantagem, são brasileiros. Não perco o show deles por nada”. [+] saiba mais BEE GEES ALIVE | Show 29/03 Música Bee Gees Alive apresenta show em comemoração aos 25 anos de carreira Espetáculo proporciona ao público sensação de estar diante dos irmãos Gibb Considerada a principal banda em tributo aos Bee Gees do mundo, a “Bee Gees Alive” completa 25 anos de uma carreira sólida com shows por todo o Brasil. O espetáculo reproduz fielmente a mítica banda dos irmãos Gibb, com impecáveis performances de interpretação que conquistam absoluto sucesso em todos os locais que apresentam o tributo. SOBRE O ESPETÁCULO A qualidade do trabalho e as incríveis semelhanças físicas e vocais, levaram a crítica especializada internacional a aclamar o Bee Gees Alive como a melhor e principal banda tributo aos Bee Gees do mundo em 2003, motivo que faz o grupo ocupar o posto de um dos mais importantes – senão o mais importante – espetáculo de performances cênicas e musicais fiéis de uma das principais bandas da década de 70. Executando clássicos como Massachusetts, Words, To Love Somebody, Stayin´Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, More Than a Woman, How Deep is Your Love e tantos outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees, o tributo leva uma experiência rara aos fãs e apreciadores dos irmãos Gibb, apresentando todos os sucessos em um só espetáculo. O grupo é formado por Júnior Santana (Barry Gibb), Sérgio Rosa (Robin Gibb) e Guido Roverso (Maurice Gibb) nos vocais, além de Rogério Scarton (guitarra), João Carlos (baixo) e Jorge Anielo (bateria). [+] saiba mais