Momentos, é um projeto internacional de performance dança-teatro, ou seja, a performance e a expressão corporal estão em primeiro plano.
O projeto de performance Momentos foi idealizado pelo diretor e produtor artístico e coreógrafo Vinicius e estreado no verão de 2011 na cidade de Viena.
Com o sucesso do projeto ele foi implantado posteriormente no ano de 2013 na cidade de Innsbruck, também na Áustria, 2015 no Rio de Janeiro e 2017 Curitiba e S. José dos Pinhais, 2018 em Münster (Alemanha) e em julho de 2019 Brasília.
Momentos é um projeto de dança-teatro, ou seja, um projeto de dança em que a performance e a expressão corporal, assim como todo o seu processo de acontecimentos estão em foco. O segundo foco é a forma laboratório para o conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança. Este projeto tem como característica uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro.
Em cada série é dançado um tópico, coreografado e transformado num produto final deste laboratório para uma performance de palco. Por último ele é apresentado a uma plateia como uma peça de dança teatro, num teatro profissional na cidade de Viena, Innsbruck ou Rio de Janeiro, Curitiba ou S. José dos Pinhais.
Momentos mantem o caráter de um "work in progress", apesar do alto nível de profissionalismo, pois as verdades da vida são momentos em eternas mudanças!
Outro aspecto significativo do projeto Momentos é a cooperação com outras formas de arte: a interdisciplinaridade como uma sinergia artística.
O encontro com (estudantes) músicos que enriquecem a peça de dança com suas próprias composições e participação dos mesmos nas apresentações ao vivo, assim como os estudantes de cinema, vídeo, moda e fotografia permitem uma intensa troca artística nos diferente níveis sobre o tema abordado na dança, apesar do curto espaço de tempo de produção: no Rio de Janeiro em duas semanas!
O tema abordado neste ano é „O FIO DA MEADA“.
O espetáculo „O FIO DA MEADA“ nos transportará a uma viagem iniciada com a origem histórica e o significado da expressão "perder o fio da meada". Logo em seguida o fio em si e empregado como algo construtor/transformador é capaz de ser transformado em inúmeras e diferentes coisas e altamente potente/forte. De uma forma metafórica, ele pode ser como cada um de nós que quando unido pela forca, inteligência e capacidade coletiva, nos transforma em interagentes de uma malha social física, intelectual e abstrata, e ao mesmo tempo visível/palpável e transformadora.
E por último o fio da meada: enquanto conexão ou "desconexão" da malha digital, o quanto estamos cada vez mais digitalizados:
sem fios físicos porém super interligados através de fios digitais (no trabalho, lazer, na comunicação social médica etc.)
Informação atualizada:
www.facebook.com/momentos.riodejaneiro
Equipe Momentos Rio:
Direção artística e coreográfica Momentos (Wien, Innsbruck, Rio, Curitiba-SJP/Münster/Brasília): Vinicius
Coordenação artística e coreográfica: Eduardo Ramos
Coordenação geral: Samuel Barreto
Coordenação Produção: Camila Christie
Coordenação Figurino: Jéssica Garcez
Assistência de figurino: Lectícia Barros e Bruna Pereira
Cenografia: Danda Bayer & Weslley Souza
Trilha sonora: Escola de Música Villa-Lobos
Design de Luz: Careca - Operação de luz: Carolina Dworschak
Arte gráfica: Glauco Fonseca
Informações sobre os projetos Momentos:
Áustria:
www.facebook.com/momentos.wien
www.facebook.com/momentos.innsbruck
Brasil:
www.facebook.com/momentos.curitiba
www.facebook.com/momentos.brasilia
Alemanha:
www.afcebook.com/momentos.muenster
www.vinicius.de