Pianista e Professora da Escola de Música da UFRJ, Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com estágio na Université de Paris IV-Sorbonne. Estudou com Menahem Pressler na Indiana University (EUA), tendo obtido nota máxima no curso de Performer Diploma em Piano. Anteriormente, recebeu orientação do pianista Pavel Gililov, no curso de Especialização em piano na Hochschule für Musik Köln, Alemanha.
Seus CDs Paula da Matta interpreta Franz Liszt e Chopin-Triumph in Vienna foram muito bem recebidos pela crítica especializada. Este último, gravado e lançado em Viena, teve a chancela da Sociedade Internacional Chopin e apresentação do pianista Paul Badura-Skoda. A convite da mesma Sociedade, realizou um concerto comemorativo dos 250 anos de morte do compositor polonês na tradicional Festsaal, em Viena, por cujo palco passaram Schubert e Strauss. Em 2019, está lançando seu terceiro CD “Compositores da Escola de Música da UFRJ: Séculos XIX e XX”, dedicado à música brasileira, com apresentação de André Cardoso.
Atualmente desenvolve intensa atividade musical, apresentando-se regularmente como solista e camerista, tendo se apresentado na Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), no Centro Cultural Simon Patiño, a convite do Itamaraty, em Cochabamba, Bolívia e na Residência do Embaixador do Brasil em Viena, por ocasião dos 200 anos de nascimento de Chopin e da comemoração da data da Independência do Brasil. Foi uma das organizadoras do colóquio Le Piano Brésilien, na Sorbonne, com apresentações na Casa do Brasil, em Paris.
Programa do recital:
L. Miguez Noturno Op. 20 N. 1, em Sol bemol maior
(1850-1902) Valsa “Faceira” Op. 28, em Fá maior
A. Nepomuceno Devaneio
(1864-1920) Improviso
F. Liszt Rêve d’Amour N, 3 em Lá bemol maior
(1811-1886) Rapsódia Húngara N. 13 em Lá menor
F. Chopin Polonaise “Heroica” Op. 53
(1810-1849)