Fundação Cidade das Artes

Programação » Música para Salmos - 210 anos de Mendelssohn

Evento Encerrado

Música para Salmos - 210 anos de Mendelssohn



Mendelssohn – 210 anos - Concerto com Coros de Câmara e Sinfônico da ACC

Música para Salmos. Os Coros de Câmara e Sinfônico da ACC prestam homenagem aos 210 anos de Felix Mendelssohn com mais um concerto da Série da Associação de Canto Coral. No repertório, os Salmos 42 (com o Coro Sinfônico) e o 100 (com os dois coros), regidos pelo diretor musical da ACC, Jésus Figueiredo. Além do Salmo 115, interpretado pelo Coro de Câmara, sob a regência de Rafael Caldas. Os Salmos são obra representativa na produção coral sacra de Mendelssohn, onde o compositor expressa a influência de J.S. Bach.

Um programa de vulto que proporciona observar a influência nacionalista de um compositor pelo viés da tradição luterana. Os solistas do concerto são: Helen Heinzle (soprano), Clayber Guimarães e Gabriel Senra (tenores), Wellington Gomes (barítono) e Kiko Albuquerque (baixo). Ao piano, André Torres.

Pianista e maestro alemão, Felix Mendelssohn se tornou um dos maiores compositores de todos os tempos, autor de músicas muito conhecidas como a marcha nupcial. Aos 17 anos, compôs a Abertura para Sonho de uma Noite de Verão, baseada na peça de William Shakespeare. Outra obra importante é a Sinfonia da Reforma, em alusão à Reforma Protestante. Sua música pode ser classificada como “Romantismo Semi-Clássico”. Nascido em família judaica, em 1809, foi batizado na Igreja Luterana, onde se manteve sempre fiel. Morreu em 1847, na Alemanha, com 38 anos.


Música para noivas

Uma das obras mais conhecidas de Mendelssohn é, sem dúvida, a “Marcha Nupcial”, de 1842, incluída em “Sonho de uma Noite de Verão” e executada em casamentos em todo o mundo.


Reforma Protestante
A Quinta Sinfonia de Mendelssohn ficou conhecida como Sinfonia da Reforma, cujo tema principal é o hino “Mein fest burg”, composto pelo próprio Lutero e foi símbolo do movimento religioso.


Viagens
Mendelssohn fez muitas viagens que influenciaram duas das suas cinco sinfonias, a N. 3 em Lá Menor, conhecida como “Sinfonia Escocesa”, e a mais popular, a N. 4 em Lá Maior, a “Sinfonia Italiana”.


Nazismo
Membro de uma rica família de banqueiros e intelectuais judeus, durante o nazismo, teve suas obras banidas do repertório alemão.  O veto nazista e o preconceito de que era um artista que conseguira tudo sem esforço foram responsáveis pelo relativo esquecimento de sua obra.


Cristianismo e Bach
Felix se converteu ao cristianismo/luteranismo, o que aumentou seu interesse por oratórios e cantatas protestantes, em especial as de J. S. Bach. Em 1829, ressuscitou o então esquecido compositor, regendo em Berlim a Paixão Segundo São Mateus. Resgatou também músicas de Handel, Haydn e Mozart.


Principais Obras

Sinfonia da Reforma - Nº 5 – (1830)

Abertura - Sonho de uma Noite de Verão (1816)

Abertura - A Gruta de Fingal (As Hébridas), Opus 26 (1830)

Sinfonia Em Lá Maior, nº 4 ( Italiana), Opus 90 (1833)

Concerto para Violino nº2, Opus 64 (1844)

 

 

​Assessoria de Comunicação: Andréa Shad

Tel: 21-981879871 | 21-3486-8978




Música

Informações Gerais

Datas

04/08/19

Horários

17h (Domingo)


Ingressos
R$ 40,00 (inteira)
R$ 20,00 (meia)

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais