Fundação Cidade das Artes

Memória

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A Fundação Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades de formação cultural e artística.

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Orquestra Rio Villarmônica - Villa & Mozart 11/06 Música Rio de Janeiro ganha uma orquestra para chamar de sua! A Orquestra Rio Villarmônica faz seu concerto de estreia na Cidade Das Artes Concebida no dia do nascimento de Mozart e idealizada pelos regentes Tobias Volkmann e Mário Barcelos e pela produtora Isabel Zagury, novo grupo expressa a admiração por seu patrono Villa-Lobos e pela cidade do Rio A cidade do Rio de Janeiro passará a ter uma “orquestra própria” a partir de junho. Do encontro entre três amigos em uma mesa de bar em Copacabana, Zona Sul da cidade, admirando uma linda tarde do verão carioca, mais precisamente no dia 27 de janeiro, nasceu a Orquestra Rio Villarmônica. A ocasião fortuita reuniu os regentes Tobias Volkmann, Mário Barcelos, e a produtora Isabel Zagury, que juntos combinam, além de elementos circunstanciais, a paixão pela cidade do Rio, principal identidade da orquestra. Além de homenagear poeticamente o compositor Villa-Lobos, a orquestra nasceu em uma data bem especial, nascimento de Mozart, outra forte inspiração do grupo, que fará sua estreia festejando ambos os compositores no dia 11 de junho, sábado às 19h, na Cidade das Artes. Com uma carreira que já o levou a reger mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul, Tobias Volkmann, diretor artístico da Rio Villarmônica, não esconde o entusiasmo e satisfação, considerando este surgimento como “produto de uma certa casualidade e de um feliz encontro: duas amizades recentes que fiz se revelaram uma parceria perfeita para a realização de um sonho pessoal, que venho alimentando há algum tempo”. Buscando criar algo novo para o Rio – o maestro gaúcho que adotou a cidade como morada há 23 anos – Volkmann ressalta a atual necessidade de “um sopro de vida e renovação na cena cultural após o processo doloroso dos últimos anos” e destaca a importância de uma orquestra em “despertar o senso de pertencimento nos cariocas, um sentimento de ter uma orquestra para chamar de sua!”. O maestro Mário Barcelos, diretor geral da Rio Villarmônica, reforça as inspirações em Mozart e Villa-Lobos, que além de apaixonados e irreverentes, “eram operários da Arte”. “Quando pensamos e criamos a Villarmônica queríamos trabalhar, criar, fazer. Nossos concertos serão sempre o fruto do nosso trabalho e da nossa paixão.”, complementa. Nome tarimbado na produção de eventos, principalmente de música, a diretora de produção Isabel Zagury já há algum tempo buscava se aproximar do mundo sinfônico. Para Zagury, o nascimento da Orquestra Rio Villarmônica possui elevado valor pessoal: “sempre fui produtora, nunca idealizadora, sempre fui apenas ferramenta, poucas vezes tive a oportunidade de dar a minha opinião sobre a parte artística”, afirma. “Tive a oportunidade de conhecer o Mário e me aproximar do Tobias numa época de pouquíssima produção cultural por causa da pandemia... descobrimos uma amizade com toques musicais e então, resolvemos tirar nossos sonhos dos guardanapos de boteco”, brinca. Assim, o concerto de estreia da Orquestra Rio Villarmônica, além de carregar em si tais desejos e idealismos tão intrínsecos, será dedicado à Mozart e Villa-Lobos, os grandes mestres que compõem a identidade do novo grupo, apresentando algumas de suas obras mais representativas e de conhecimento do grande público. Da série “Bachianas Brasileiras” a Rio Villarmônica apresentará a nº 9, “instigante e desafiadora ao ouvinte e aos músicos, mas com o inconfundível arrebatamento final tão característico do grande Villa”, ressalta Volkmann. De Mozart, apresentarão o “Concerto para clarineta” - uma de suas últimas obras e que tem algumas das mais belas melodias já escritas - e a “Sinfonia nº 40” que, para o maestro, é “certamente uma das sinfonias mais conhecidas de todo o repertório e amada por iniciados e iniciantes no mundo da música sinfônica”.   [+] saiba mais BORA RIR | Espetáculo de Comédia Stand-up 10/06 Teatro O Bora Rir é um projeto de stand-up comedy itinerante. A ideia é ocupar todo o Rio de Janeiro com os melhores humoristas do cenário nacional, valorizar a cena carioca e servir de palco para revelação de novos talentos. O quinto elenco da temporada 2022 do “Bora Rir” apresenta o show de stand-up comedy LGBTQIA+. DESVIADES É o humor "do vale" invadindo a cidade com seus "humoristas" gays, bissex e lésbicas. Parece que nem todo mundo sabe, mas os temas são os mesmos de todo ser humano: Família, trabalho e relacionamento, porém a partir do ponto de vista mais apimentado e irônico. A comédia Desviades vem celebrar e ressignificar com muito deboche o termo "desviado", como eram chamados todos os que saiam do padrão de sexualidade. A gargalhada está garantida! Vem celebrar com a gente! Desviades e com muito orgulho! Sempre um show diferente: Além de dirigir Paulinho Serra também se apresenta nas edições do Bora Rir, junto com humoristas consagrados da comédia nacional, que se revezam pelos shows, fazendo com que cada espetáculo seja sempre diferente. Bora Lá! Bora Rir! Obs.: O elenco está sujeito a mudanças sem aviso prévio. Fique atento aos canais de comunicação oficiais para possíveis alterações. Grato pela compreensão. [+] saiba mais A Fabulosa Trupe da Galinha Pintadinha 28/05 a 29/05 Teatro A Galinha Pintadinha vive uma nova aventura em busca do Pintinho Amarelinho que se perdeu. No caminho, eles irão encontrar muitos amigos já conhecidos por toda a família brasileira: A Borboletinha, a Baratinha, o Sapo Cururu e muitos outros. Tudo isso em um espetáculo mágico, com muita luz, música e incríveis animações. [+] saiba mais Por um mundo melhor | Lançamento de livro infanto-juvenil 28/05 Arte e Conhecimento Lançamento do Livro Infanto-Juvenil: “ Por um mundo Melhor”, de Ana Paula Monteiro, da Editora Panóplia com contação de histórias do Coletivo Educontos. “Através das crianças podemos ter um mundo melhor...” Aprender desde pequeno a cuidar dos recursos naturais, a respeitar o outro, os seus saberes e principalmente tecer a esperança é que podemos ter uma sociedade menos consumista, mais solidária, mais humanizada. Por um mundo melhor apresenta o olhar infantil sobre a necessidade do cuidar, do respeito ao outro e a natureza. O livro conta a história de Zaila e Aruana que percebem as mudanças do ambiente e o sofrimento de todos que estão a conviver na Floresta e aos seus arredores. Zaila e Aruana unem suas forças junto a outras crianças para salvar a natureza. E assim, conseguem ter aos poucos o ambiente vivo, alegre em que todos sentem vontade de cantar e brincar. QUEM ESCREVEU Ana Paula Monteiro é carioca, moradora de Vila Valqueire/RJ. Desde os dezessete anos atua como professora. Hoje, professora universitária e Orientadora Pedagógica, responsável pelo Incentivo à Leitura na Baixada Fluminense, é doutoranda em educação na área de Políticas Públicas e formação de professores. Iniciou seus escritos infantis à partir de 2019 com o Livro: O menino que empinava pipas. Na sequência também tivemos os livros: Ayana, o livro: Brincadeiras e o lançamento : Por um mundo Melhor. QUEM ILUSTROU Ed Soares, morador do Rio de Janeiro sempre gostou de desenhar. Quando criança, fazia suas próprias histórias em quadrinhos. ENTRE LETRAS E LIVROS Sua paixão por livros a levou a escrita do seu primeiro Livro em 2019: O menino que empinava pipas. Em 2020, os títulos Ayana e Brincadeiras. E em 2022 o Livro : "Por um mundo Melhor". Em seus livros as crianças são protagonistas de sua própria história. Ana, traz em seu último título, Por um mundo melhor, duas meninas que tentam mudar a sua realidade depois de uma invasão as terras indígenas. Trazendo assim, a possibilidade de pensarmos juntos com as crianças as questões ambientais, a diversidade cultural e o respeito. FLOR & SER Ana Paula é colunista do blog da Editora Panóplia com crônicas sobre as questões cotidianas.   [+] saiba mais BORA RIR | Espetáculo de Comédia Stand-up 27/05 Teatro O Bora Rir é um projeto de stand-up comedy itinerante. A ideia é ocupar todo o Rio de Janeiro com os melhores humoristas do cenário nacional, valorizar a cena carioca e servir de palco para revelação de novos talentos. Sempre um show diferente: Além de dirigir, Paulinho Serra também se apresenta nas edições do Bora Rir, junto com humoristas consagrados da comédia nacional, que se revezam pelos shows, fazendo com que cada espetáculo seja sempre diferente. O quarto elenco da temporada 2022 de stand-up “Bora Rir” apresenta: Paulinho Serra, Smigol e Duca Pantaleão. Bora Lá! Bora Rir!   [+] saiba mais Conversa Literária | Bagagem Literária 26/05 Arte e Conhecimento A Conversa Literária é um projeto de promoção de leitura literária que apresenta diversas frentes, com o objetivo de promover a leitura, a formação de público leitor e de profissionais relacionados à literatura e outras linguagens, como: agentes de sala de leitura, escritores, contadores de histórias, bibliotecários, atores, psicólogos infantis, psicopedagogos, divulgadores de livros, produtores culturais e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos concernentes à Literatura. Nesta edição da Conversa Literária (26/05), será lançado o livro de textos "LINEBEIJU (A literatura negro-brasileira do encantamento infantil e juvenil)" organizado por Kiusam de Oliveira. A LINEBEIJU faz parte da Pedagogia Ecoancestral: epistemologia negra criada pela escritora e doutora em Educação Kiusam de Oliveira como posicionamento político de oposição à colonialidade. LINEBEIJU faz parte da série "BAGAGEM LITERÁRIA" idealizada pela escritora e doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto para a editora Nandyala que tem como editora-chefe a doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada, Íris Amâncio. As escritoras participantes do livro falarão sobre seus processos criativos, serão feitas leituras de alguns textos, terá sorteio e venda dos livros da série e sessão de autógrafos. Idealização e curadoria: Cintia Barreto Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”.  Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos.  Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial).  Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras.  Site: www.cintiabarreto.com.br [+] saiba mais Orquestra Sinfônica Brasileira | Série Músicos da OSB 21/05 a 22/05 Música Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam: Récita de domingo integra os Concertos para a Juventude – apresentações de caráter didático com ingressos a preços populares Jogar luz sobre as individualidades artísticas dos músicos da orquestra, colocando-os na posição de solistas em grupos de câmara. Esta é a proposta da Série Músicos da OSB, cujo primeiro programa de 2022 a Orquestra Sinfônica Brasileira levará ao palco do Teatro de Câmara, na Cidade das Artes, dias 21 e 22 de maio. Ubiratã Rodrigues, violinista da OSB, atuará como regente nas apresentações. O concerto do sábado (21) é noturno (19h), enquanto o do dia 22 (domingo) integra os Concertos para a Juventude – récita matutina, de caráter didático, com ingressos a R$10. A obra de Shostakovich que abre este espetáculo é, na verdade, uma transcrição orquestral feita por Rudolf Barshai – amigo e discípulo de compositor – para o Quarteto de Cordas No. 4, escrito em 1949. Shostakovich idealizou o quarteto como um ato de protesto contra o antissemitismo na União Soviética, e a peça apresenta uma forte inflexão judaica, sobretudo no movimento final. Neste ambicioso arranjo realizado por Barshai, a tensão dramática do Quarteto em Ré maior ganha novas proporções, principalmente por conta das brilhantes escolhas instrumentais. Mesmo que Mozart seja primariamente lembrado como um grande virtuose das teclas, é importante lembrar que ele também foi um exímio prodígio de outro instrumento: o violino. A informação não apenas dá à genialidade mozartiana uma nova camada, mas também explica a desenvoltura idiomática das suas obras para o instrumento de cordas. De todos os ensaios de Mozart no gênero, o Concerto para Violino e Orquestra No.3, em Sol Maior, K.216 – segunda obra deste programa – é certamente um dos mais conhecidos. Nele, a leveza orquestral e a graciosidade no manejo da escrita se complementam em um todo de puro frescor. Embora reminiscente dos concerti-grossi barrocos, a última peça do programa, o Divertimento para Orquestra de Cordas de Béla Bartók, é uma obra original, de texturas neoclássicas. Escrita no ano de 1939, em 15 dias de extrema concentração e produtividade, a composição foi encomendada pelo maestro suíço Paul Sacher, famoso patrono musical responsável por comissionar as Metamorphosen de Strauss e o Concerto em Ré, de Stravinsky. Criados em 1943, os Concertos para Juventude têm como fundamento promover uma aproximação entre o público e a música de concerto. Para isso, a série é composta por apresentações didáticas que, em 2022, contam com a atriz Suzana Nascimento como mestre de cerimônia. A performance musical é intercalada com informações sobre as obras apresentadas e seus compositores, além de curiosidades sobre o funcionamento de uma orquestra sinfônica e seus instrumentos. E para deixar o concerto mais dinâmico, o programa é mais curto em relação ao apresentado na noite anterior. Na manhã de domingo (22/5), o segundo movimento da obra de Shostakovich e os dois movimentos finais da peça de Mozart serão suprimidos. A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA: Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.  Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais. [+] saiba mais Rebento | Lançamento de Livro 21/05 Arte e Conhecimento A autora Fernanda Oliveira lança o seu quinto livro, Rebento, uma seleção de poesias que retrata o amor pelas palavras e a crença em seu potencial transformador. No lançamento teremos uma roda de conversa com a autora e recital de poesia com música incidental ao vivo, além da tradicional sessão de autógrafos, fotos e sorrisos que acompanham os eventos da Hanoi Editora. SOBRE O LIVRO "Cuidado! Não leia! Cuidado! Seu coração será transformado, seu pensamento, modificado e seu caminho não estará mais traçado. Por isso, não leia! Cuidado! Você corre o risco de ser raptado pelo desejo do progresso, para o qual está fadado." Fernanda Oliveira [+] saiba mais Workshop e Palestra | Música 17/05 Arte e Conhecimento Workshop Horário: 16h Tema: Regência e liderança feminina na música”.   Simone Leitão, pianista e diretora artística da Academia Jovem Concertante, convida Zoe Zeniodi, premiada maestra grega, para um workshop e bate-papo sobre a liderança e regência feminina na música de concerto. Palestra  Horário: 17h Tema: Empreendedorismo e gestão de carreira para músicos Em um bate-papo sobre empreendedorismo e gestão de carreira para músicos, Simone Leitão, empresária, pianista e diretora artística da Academia Jovem Concertante conta um pouco da sua experiência nesse meio em que está há tantos anos.  [+] saiba mais Orquestra Sinfônica Brasileira | Concerto Especial 14/05 a 15/05 Música Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam: Orquestra Sinfônica Brasileira celebra a chegada de novos integrantes, incluindo nova spalla, em concertos na Cidade das Artes No primeiro trimestre de 2022 a Orquestra Sinfônica Brasileira realizou um concorrido processo seletivo para admissão de novos membros. O certame, como esperado, foi altamente competitivo e aprovou músicos de elevado nível artístico. E para celebrar a renovação do seu corpo orquestral, a OSB leva ao palco da Cidade das Artes, nos dias 14 e 15 de maio, um programa especial com obras de Carlos Gomes, Villa Lobos e Tchaikovsky, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá. A apresentação de domingo faz parte da série Concertos para a Juventude – apresentações matutinas de caráter didático com ingressos a preços populares. Abrindo a apresentação, a orquestra executará a icônica "Abertura" da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. A estreia da ópera no Scala de Milão causou uma verdadeira sensação pela Europa, consagrando o compositor como o maior nome do Romantismo brasileiro. A "Abertura", ou "Protofonia", como também costuma ser chamada, ganhou status de segundo hino nacional brasileiro e apresenta alguns dos temas mais importantes da ópera, em uma espécie de pot-pourri. No ciclo de Bachianas Brasileiras, de Heitor-Villa-Lobos, como o título sugere, convivem o entusiasmo nacionalista do compositor e a sua devoção pela música de Johann Sebastian Bach. A suíte de nº 4, que será ouvida no concerto de sábado, foi escrita para piano entre 1931 e 1941, mas posteriormente orquestrada em 1942. São quatro os movimentos: "Prelúdio – Introdução", "Coral – Canto do Sertão", "Ária (Cantiga)" e "Dança". Tchaikovsky estava passando por uma profunda crise criativa quando escreveu a obra que fecha o programa, a Sinfonia No. 5, em Mi menor, Op. 64. Pouco antes de iniciar o trabalho, ele apontou em seu caderno de anotações um possível contexto imaginativo para o primeiro movimento: “… uma resignação completa diante do destino, que é o mesmo que a inescrutável predestinação do destino…”. É por conta dessa nota que o soturno tema inicial do primeiro movimento, apresentado pelo clarinete, é apelidado de "tema do destino". Após uma introdução lamentosa, o primeiro movimento alcança um "Allegro con anima" em ritmo de marcha que galopa decidido através da neblina da angústia.  O segundo movimento, um idílico "Andante Cantabile con Alcuna Licenza", traz um lamentoso solo de trompa, que logo se desdobra em um dueto de tom maior com o oboé, tudo isso amparado pela orquestra, cujo humor oscila entre o trágico e o auspicioso. Uma calorosa valsa serve de terceiro movimento para a sinfonia, que encerra com um finale imponente. Cinco músicos brasileiros e um venezuelano passam a integrar a OSB Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, a OSB se orgulha de levar o Brasil no nome e de ser pioneira na realização de ações que aproximam o grande público da música de concerto, como o projeto Aquarius e os emblemáticos Concertos para a Juventude. Ao longo de seus 81 anos de história, é referência para músicos de todo o mundo e suas posições são disputadas por grandes instrumentistas. Ciente se seu papel social, a orquestra criou, há cinco anos, o Conexões Musicais, projeto que extrapola as salas de concerto e leva a instituição para diversas localidades brasileiras, oferecendo aprimoramento para jovens estudantes de música, profissionalização para projetos sociais que promovem inclusão por meio da educação musical e o que a orquestra faz de melhor: encantar o público com seus concertos. O resultado de ações como esta ficou palpável no último processo seletivo realizado pela OSB: dois jovens músicos oriundos de projetos sociais foram aprovados para ocupar vagas na orquestra e vão dividir estantes com alguns dos músicos mais destacados em atuação no país. Natural de Ouro Branco, o mineiro Giovanni Martins, de 21 anos, iniciou seus estudos de oboé aos 11 e já passou por vários projetos e orquestras jovens. Apontado como uma grande aposta no instrumento, é um dos mais de 2500 jovens já beneficiados pelas ações do Conexões Musicais. Referência quando o assunto é educação musical, o projeto El Sistema também emplacou um dos seus talentos no concurso: o flautista venezuelano Alexis Angulo foi aprovado e troca a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar por uma vaga na OSB. Outro grande destaque da seleção foi a escolha para a posição de spalla. Ficou com a vaga a carioca Priscila Rato, que encantou a banca julgadora com sua primorosa técnica e presença de palco. A aprovação de Priscila é motivo de emoção extra para a “Família OSB”, uma vez que a violinista já fez parte do grupo e agora retorna para ocupar o cargo mais importante na hierarquia orquestral. E ela não foi a única representante feminina a ingressar na OSB: A violinista paraibana Gabriela Queiroz, que também já foi membro da Orquestra Sinfônica Brasileira, está de volta. Completam o time de violinistas aprovados os jovens paulistas Lucas Álvares e Michael Machado. Concertos para a Juventude Em 1943, a Orquestra Sinfônica Brasileira subiu ao palco do Cine Teatro Rex para dar início a um dos projetos que fariam parte de seu DNA: Os Concertos para a Juventude. As apresentações de caráter didático com entrada a preços populares são sucesso de público desde então, cumprindo seu papel de ampliação de plateia e democratização do acesso à música de concerto. Em 2022, as apresentações terão lugar de destaque na programação, levando músicos da OSB, regentes e solistas convidados aos palcos da Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes e Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Serão, no total, treze apresentações, com ingressos a R$10. As récitas contam com apresentação da atriz Suzana Nascimento. A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA: Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais. [+] saiba mais Sarau Laboratório de Ideias 14/05 Arte e Conhecimento O Sarau Laboratório de Ideias é uma parceria do Laboratório de Ideias com a Fundação Cidade das Artes, é um evento aberto ao público com apresentações musicais, cenas teatrais, histórias, poesias e palco aberto. A temática será voltada para questões atuais e relevantes para toda a nossa sociedade. Estarão presentes temas como: o meio ambiente e a valorização da natureza, a cultura indígena, a cultura negra, a luta antirracista, o empoderamento feminino, a luta anticapacitista e o respeito à diversidade e o olhar para a história do Brasil. Teremos a apresentação com crianças e jovens de 05 a 15 anos, além do palco aberto para o público interagir e fazer sua contribuição, um espaço voltado para a troca e experimentação. Uma tarde deliciosa que unirá arte e educação. Traga sua poesia, música, performance, número e faça parte dessa programação ! [+] saiba mais BORA RIR | Espetáculo de Comédia Stand-up 13/05 Teatro Apresentando novos talentos do humor brasileiro a cada show com direção de PAULINHO SERRA. O terceiro elenco da temporada 2022 de Stand-Up “Bora Rir” trás Paulinho Serra, Gustavo Ariel e Ste Serrat , João Estrella e Gabi Niskier. Cada espetáculo é diferente do outro. Bora Lá ! Bora Rir ! [+] saiba mais Solistas Cariocas | Camerata da Vila 12/05 Música A Camerata da Vila Isabel vem se apresentando nos últimos 4 anos com muito sucesso em salas de concerto tradicionais, escolas, universidades e periferia, com repertório clássico e popular! PROGRAMA Concerto para 4 Violinos - Antonio Vivaldi I - Allegro II - Largo III - Larguetto IIII – Alegro Solistas: Ryan de Paula, Gabriel Paixão, Dyana Paiva, Carlos Samuel. Bachianas Brasileiras nª 4 - Heitor Villa Lobos Oblivion - Astor Piazzolla Solista: Mariana Pereira Libertango - Astor Piazzolla Por Una Cabeza - Carlos Gardel Gabriel’s Oboé - Ennio Monrricone Solista: Jean Barreto Carinhoso - Pixinguinha Solista: João Victor Você é Linda - Caetano Veloso Wave - Antônio Carlos Jobim Mourão - César Guerra-Peixe Aquarela - Ary Barroso [+] saiba mais Rio2C | O maior evento de inovação da América Latina 26/04 a 01/05 Festival COM NOVOS CONTEÚDOS, RIO2C PROPÕE A DESACELERAÇÃO, O CONSUMO INTELIGENTE E O ENCONTRO PRESENCIAL COMO BASES TEMÁTICAS DA EDIÇÃO DE 2022 De volta à Cidade das Artes de 26 de abril a 01 de maio deste ano, evento reestrutura-se com onze palcos segmentados e celebra uma década de fundação do RioContentMarket, braço de negócios do audiovisual e embrião do que é hoje o maior encontro de criatividade da América Latina Diante de um dos períodos mais desafiadores para a humanidade, quais são os caminhos para a renovação e o crescimento dos mais diversos setores da indústria criativa no mundo? Sempre conectado com as tendências dos mais variados mercados desde a sua concepção, o Rio2C volta em 2022 apostando na desaceleração – ou slow content – e no consumo inteligente como fios condutores da próxima edição, que acontece na Cidade das Artes, de 26 de abril a 01 de maio. Mesmo com a ampliação de eventos exibidos virtualmente durante a pandemia, o Rio2C insiste em preservar a sua essência de ser um lugar de encontro, de troca de experiências e de fomento de ideias in loco. “A oferta de conteúdo virtual é uma realidade que vai estar cada vez mais presente, mas nós acreditamos no encontro presencial, nas conversas que acontecem nos intervalos das atrações e na imersão do público nos conteúdos apresentados. O que a gente mais ouve nos corredores do evento são os próprios artistas, os criadores e os produtores afirmando a loucura tão grande que vivem no dia a dia, sem tempo para respirar, encontrar os parceiros e amigos em um ambiente sem pressão. Isso está totalmente ligado à questão do slow content e do consumo inteligente que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição. A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente.”, reflete Rafael Lazarini, criador do maior encontro de criatividade da América Latina, que celebra também em 2022 os dez anos do RioContentMarket, evento de mercado do audiovisual precursor do Rio2C. Mesmo após o hiato forçado de dois anos de pandemia que interrompeu as atividades ao redor de todo o planeta, o evento continua investindo no seu formato multidisciplinar – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, contemplando novos temas e seções em sua programação. Se a última edição, em maio de 2019, movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, a edição de 2022 terá uma série de novidades. [+] saiba mais Na companhia de si mesmo I Lançamento de livro 16/04 Arte e Conhecimento O livro “ Na Companhia de si mesmo’, é uma  autobiografia não ficcional. Conta a história de um homem pelos milenares Caminhos de Santiago de Compostela. Seus desafios, superações, dores e alegrias. Conduz o leitor na terceira pessoa, a grandes montanhas, longas estradas, paisagens medievais, lendas e histórias espanholas. A obra propõe uma reflexão sobre a solitude, o desapego, a importância da simplicidade e da vida sem ostentações. Através de 274 páginas, o livro conduz o leitor a pensar e refletir sobre a vida, seus propósitos e caminhos tendo o Caminho de Santiago como uma grande metáfora. Sinopse Ele se despediu da família e amigos e foi realizar um grande sonho: percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Ao longo de mais de 800 km, precisou ter foco,  determinação, desprendimento e fé para superar os inúmeros desafios que surgiram naquele trajeto milenar, histórico e sagrado. E, a cada passo, caminhando na solitude absorveu profundas lições. Na Companhia de Si Mesmo mostra que, muitas vezes, é quando estamos sozinhos que surgem os maiores aprendizados. Biografia Vinnicius Veloso é ator, palhaço, professor e escritor carioca, estuda e desenvolve seu trabalho artístico desde 1994. Formado em Licenciatura em Teatro. Fascinado pela linguagem do palhaço, desenvolveu um trabalho em um hospital infantil no Rio de Janeiro e encontrou seu propósito de vida: ajudar as pessoas pela sua arte. É fundador do Novos Talentos Curso de Teatro. Apaixonado pela vida, por aventuras, viagens e novos desafios, em 2014 viveu sua mais profunda experiência. [+] saiba mais BORA RIR | Espetáculo de Comédia Stand-Up 15/04 Teatro Apresentando novos talentos do humor brasileiro a cada show com direção de PAULINHO SERRA. O segundo elenco da temporada 2022 de Stand-Up “Bora Rir” apresenta Bruna Campello, Carla Guapyassú, Ranther Melo, Jovem Mágico Gabriel Monteiro e Paulinho Serra. Bora Lá! Bora Rir! [+] saiba mais Conversa Literária – A Literatura Infantil e Juvenil Contemporânea 14/04 Arte e Conhecimento Neste dia, mergulharemos no universo da literatura infantil e infanto-juvenil com grandes autores e ilustradores. Por meio da mediação de Cintia Barreto, os convidados falarão sobre seus processos criativos e a importância desses livros para esse público que está se formando leitor. Idealização e curadoria: Cintia Barreto Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”.  Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos.  Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial).  Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras.  Site: www.cintiabarreto.com.br Convidados: Alexandre de Castro Alves, Cris Alhadeff, Marcelo Moutinho, Luciana Nabuco, Lucia Morais e José Prado Público: Alunos de escolas públicas ou particulares, professores, mediadores de sala de leitura, educadores, público espontâneo interessados na temática. [+] saiba mais Nova Vanguarda Carioca | Exposição 08/01 a 10/04 Artes Visuais CIDADE DAS ARTES APRESENTA NOVA VANGUARDA CARIOCA CURADORIA GRINGO CARDIA O Rio de Janeiro sempre foi uma das fontes reverberadoras das novas tendências e criatividade do Brasil. Uma cidade cosmopolita, heterogênea, complexa, que vibra em diferentes frequências e promove a arte do inusitado, do provocador, do inovador num encontro agregador das diferenças, das diversidades e da mistura dos polos sociais. A Cidade das Artes tem o prazer de receber e patrocinar a exposição Nova Vanguarda Carioca, composta por uma geração emergente de artistas plásticos, que explode com sua arte de muitas cores, discussões identitárias e de territórios, conquistando o panorama da arte nacional e internacional. Um trabalho pulsante, marcado nas suas raízes periféricas urbanas de todo o Brasil. A curadoria é de Gringo Cardia, artista e cenógrafo que trabalha neste universo e que ao lado de Vik Muniz, Marisa Orth, Malu Barretto e Giovanni Bianco lidera um projeto social de juventude, arte e tecnologia - a escola Spectaculu, existente há 22 anos no Cais do Porto, fazendo a inclusão pela arte. A reunião destes artistas nesta exposição evidencia o poder e a potência que a arte tem como papel de transformação social. A Cidade das Artes amplifica e abriga a abstração do que é ser um espaço vivo. Impregna nas suas colunas concretas a multiplicidade da cidade, na interculturalidade de suas várias zonas. Recria um pouco do Rio, uma trama mista de gostos, hábitos, usos e funções. Um convite para um profundo mergulho, conceitualmente mutável, coletivo e agregador. A mostra reúne a nova potência criativa do Rio e celebra essa retomada das novas tendências artísticas do Brasil. [+] saiba mais O Alienista | Teatro 10/03 a 10/04 Teatro Uma Fábula Patafísica sobre o Cientificismo Oxidosistêmico! Novo espetáculo da Cia Teatro Epigenia estreia 10 de março no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes O poder em todas as suas formas, o jogo da corrupção política, protocolos de saúde estapafúrdios, o absurdo da decadência humana, a falta de empatia, o massacre aos direitos humanos. Todas essas características juntas nos são familiares nos dias de hoje, apesar de parecerem distópicas. É justamente esse cenário distópico o da peça “O Alienista”, que estreia no próximo dia 10 de março, na Cidade das Artes. Com texto de Gustavo Paso e Celso Taddei, livremente inspirado no conto homônimo do imortal Machado de Assis, a nova montagem da Cia Teatro Epigenia, que comemora 22 anos fundação, leva para o palco um elenco de 14 atores/cantores, protagonizados por Rômulo Estrela, que interpreta o paradoxal personagem de Simão Bacamarte e Luciana Fávero, fundadora da Cia, como a esposa, Evarista. "Trazer a inspiração da obra de Machado de Assis é trazer a possibilidade de ser para além de nossos meios e tempo. Um homem negro, filho de escravos alforriados, esquizofrênico, que mal pode estudar ate sua adolescência, viveu dentro de um pensamento europeu de que somos fruto do nosso meio! Um determinismo limitante que ele rompeu a ponto de ter sido um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras! É um dos principais nomes de nossa literatura e rompeu limites territoriais. Machado é um exemplo para o mundo atual, pois mostrou o que podia realizar mesmo com tanta adversidade. Esperamos poder inspirar esse pulsar, essa vitalidade e essa fé de que todos temos essa potência de romper o que nos determinam!" - destaca Luciana Favero - atriz e produtora do espetáculo. Qualquer semelhança é uma infeliz coincidência na versão de “O Alienista” da companhia teatral que chega à maioridade colecionando críticas positivas e ampliando sempre seu público fiel com espetáculos ousados, instigantes e de qualidades textual, dramatúrgica e cênica. Com essas marcas e, mais uma vez, sob a direção de Gustavo Paso, um dos mais premiados diretores do teatro brasileiro na atualidade. “Conscientes de que está muito mais difícil criar uma analogia por meio de um mundo distópico com nossa vida, nos apoiamos no absurdo mundo da patafísica para entender a realidade, ou pelo menos para que o teatro possa, mais uma vez, servir de trampolim para espelhar essa sociedade destruída e desalmada que alguns insistem em tentar consolidar”, explica Gustavo Paso - diretor, dramaturgo e fundador da Cia Epigenia. A Patafísica como ins-piração A patafísica é uma crítica à lógica racional. Examina as leis que regem as exceções, nas palavras do romancista e dramaturgo francês Alfred Jarry é “a ciência das soluções imaginárias”. A patafísica de Jarry é algo além da metafísica e além da física. Pode também ser vista como paródia: uma celebração bem-humorada do paradoxo, que opera, de modo cômico, a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo. A patafísica explora “elementos dissonantes” de modo a criar não uma síntese, mas uma situação em que as incongruências podem coexistir. Atrás de toda a lógica, esconde-se o monstruoso. A peça se aprofunda na pesquisa do Dr. Simão Bacamarte, médico renomado e de currículo invejável (mesmo que ninguém entenda as especialidades do doutor na então metrópole imaginária), acerca da loucura. Ele cria um lugar para internar os loucos da cidade sob seus próprios critérios do que é ser louco ou não. Esses critérios mudam conforme o tempo e os interesses – sejam por poder, por dinheiro, por reconhecimento – e geram revolta, golpes, até a falência social e financeira da então Metrópole, que se transforma em Distrito e, em seguida, em um simples Vilarejo decadente e subserviente ao Império, nos idos anos do século XIX. Assim presenciamos a ascensão e queda de um louco que chega ao poder e passa a tomar decisões sem consultar previamente os representantes da sociedade, pois estão todos enjaulados no hospício fundado por ele mesmo! Mas isso é apenas uma fábula e sabemos que fábulas não existem! Elenco:  Romulo Estrela / Luciana Fávero / Gláucio Gomes / Vitor Thiré / Samir Murad / Dodi Cardoso / Renato Peres / Tatiana Sobral / Tecca Maria / Anna Hannickel / Eduardo Zayit / Erick Villas / Laura Canabrava / Renato Ribone     [+] saiba mais Orquestra Sinfônica Brasileira - Série Mundo | Azerbaijão 06/04 Música Ministério do Turismo, Instituto Cultural Vale e Bradesco apresentam: Orquestra Sinfônica Brasileira abre Série Mundo homenageando o Azerbaijão O maestro azerbaijanês Yalchin Adigezalov e o pianista brasileiro Cristian Budu são os convidados. O Azerbaijão, berço de uma cultura musical rica e fascinante que foi passada adiante de geração a geração ao longo de séculos, é o país escolhido pela Orquestra Sinfônica Brasileira para abrir a Série Mundo em 2022. Sob regência de Yalchin Adigezalov e com participação do pianista Cristian Budu, a OSB levará riquezas musicais do país ao palco da Cidade das Artes. A Série Mundo, que conta com o patrocínio do Bradesco, tem como objetivo celebrar a história e o patrimônio musical de diferentes nações. Em 2022, os países em foco, além do Azerbaijão, são Espanha, Portugal, Israel e França. O concerto em homenagem ao Azerbaijão apresentará uma seleção de obras de dois dos grandes compositores do país: Fikret Amirov (1922 – 1984) e Vasif Adigezalov (1935 – 2006). Nenhuma outra peça seria mais apropriada para abrir o programa do que o eletrizante Capriccio Azerbaijano, de Amirov. A obra, composta em 1961, se tornou um sucesso imediato e figura entre as mais conhecidas do compositor. Escrito em movimento único, o capricho faz uso de uma sofisticada orquestração, à qual não faltam variedade colorística, melodias de sabor oriental e vigor imaginativo. Elementos folclóricos são cuidadosamente manejados ao longo da composição, garantindo ao ouvinte um mergulho sonoro na terra natal de Amirov. A música tradicional do Azerbaijão também é inteligentemente incorporada na obra que será ouvida em seguida: o Concerto para Piano nº 3, de Vasif Adigezalov, que terá como solista Cristian Budu. Nesta composição robusta, de fôlego, Adigezalov irmana o folclore azerbaijano e a influência legada de compositores como Bartók, Kachaturian e Prokofiev. Trata-se de uma obra altamente desafiadora em que piano e orquestra se enovelam em um diálogo incisivo de grande força narrativa. Fonte inesgotável de inspiração, o mugham é um gênero tradicional de composição que influenciou profundamente a música de Fikret Amirov, a quem a segunda parte do programa é inteiramente dedicada. Kyurdi Ovshari foi escrito em 1948 e constitui um dos primeiros ensaios de Amirov no gênero. De imediato, a composição conquistou o gosto do público e rendeu ao compositor prêmios estatais. A espontaneidade fluida do mugham, submetida ao tratamento orquestral, garantiu à peça uma enorme gama de efeitos e grande força expressiva. Encerrando o programa, a OSB apresenta Conto de Nasimi, balé orquestral que Amirov escreveu em 1973, por ocasião dos 600 anos de Imadeddin Nasimi. A composição é inspirada no destino deste grande poeta místico e pensador que imprimiu sua marca singular no pensamento artístico e filosófico da Terra do Fogo. Ao longo de 10 movimentos curtos – nos quais desfilam os mais variados sentimentos, do desespero à ternura – o compositor recorre a ritmos, entonações e danças folclóricas azerbaijanas. A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA: Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais. YALCHIN ADIGEZALOV: Yalchin Adigezalov é um maestro azerbaijanês, membro da terceira geração de uma famosa dinastia musical. Nasceu em Baku, na família do compositor Vasif Adigezalov. Em 1982, formou-se na faculdade de piano do Conservatório Estadual do Azerbaijão. De 1984 a 1989 estudou na Faculdade de Ópera e de Regência Sinfônica do Conservatório de Leningrado (Professor Ilya Musin). De 1990 a 1992 foi o primeiro representante do Azerbaijão a estudar na Academia de Música e Artes Cênicas de Viena. Foi também diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Azerbaijão. De 1991 a 1993, o maestro foi o diretor artístico dos "Festivais MOZART" realizados em conjunto com o governo austríaco, com estreias mundiais de obras de compositores azerbaijanos e austríaco. Já foi maestro da Orquestra Sinfônica Estadual da Rádio da Rússia, da Ópera Acadêmica do Estado do Azerbaijão e do Teatro de Ballet e da Ópera Estadual de Istambul. Desde 2002, Adigezalov tem trabalhado em estreita colaboração com a Ópera Helikon de Moscou. Yalchin Adigezalov é o primeiro dos músicos azerbaijanos a representar a cultura do país nas melhores salas de concertos do mundo; Barbican Centre, Cadogan Hall, Central Hall Westminster Abbey, Konzerthaus Berlin, Arena di Verona, Smetana Hall Praga, Cidade das Artes e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Linder Auditorium Johannesburg, Royal Conservatory of Brussels, assim como Riga Merchant Guild, nas salas de ópera de Pequim e Kuwait. Como maestro sinfônico, tem se apresentado com orquestras como: Royal Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquesta Sinfónica del Estado de México, Orquestra Filarmônica de Johannesburg (JPO), L'Orchestra Italiana del Cinema (OIC), Orquestra de Câmara de Viena, Orquestra de Câmara de Zagreb, Filarmonica Brasov (Romênia), Orquestra Sinfônica Karlovy Vary, Sinfônica do Danúbio de Budapeste, assim como - Orquestra Nacional Russa (RNO), Orquestra Sinfônica Acadêmica de São Petersburgo, Orquestras Filarmônicas de Moscou, Riga, Yekaterinburg. Tem se apresentado com solistas notáveis, incluindo Mstislav Rostropovich, N. Petrov, B. Berezovsky, H. Shaham, I. Monighetti, S. Stadler, D. Kogan, I. Biret, G. Onay. O maestro gravou 15 CDs com a Orquestra Sinfônica Tchaikovsky, Orquestra da Ópera de Istambul, Orquestra Russa de Rádio e TV, Orquestra Sinfônica de Liepaja, Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia e Orquestra Sinfônica do Estado do Azerbaijão, que foram lançados nos EUA, Coréia (SONY), Turquia, Rússia, Alemanha (NAXOS) e Inglaterra (OLIMPIA). CRISTIAN BUDU: Indicado pelo próprio Nelson Freire, em sua última entrevista, como seu sucessor, Cristian Budu é citado na Gramophone como "um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade" e já se consagra como uma referência na nova geração da música clássica, representando o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone, que reúne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin da História. Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, concurso notável por conceder apenas um prêmio e por diversas vezes não ter ganhador, como ocorreu na edição seguinte. Além do Grande Prêmio, Cristian venceu 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público. Tal conquista é considerada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro nos últimos 30 anos. Recentemente, Cristian também ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (APCA) e Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha). Seu último CD solo ganhou o “Editor’s Choice” na Inglaterra e “5-Diapasons” na França. E novamente na Gramophone (mais importante veículo da crítica internacional), entrou para as atuais listas “Top 10 Recent Beethoven Recordings” e "Top 10 Chopin Recordings”, que incluem gravações históricas de Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Nikolaus Harnoncourt. Concertos e convites recentes incluem duos com astros da música clássica como Renaud Capuçon e Antonio Meneses, música de câmara com músicos da Orquestra Filarmônica de Berlim, concertos com Orquestra de Câmara de Lausanne, e recital solo no Verbier Festival. Já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, e em salas como Jordan Hall, Liederhalle, KKL, LAC de Lugano e Ateneu de Bucareste. Filho de romenos, Cristian cresceu em Diadema (SP), foi aluno da rede pública de ensino e cursou a Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Na infância, Cristian foi integrante do Coral Infantil ECO, dirigido pelo maestro Teruo Yoshida, participando de várias montagens de óperas. Na adolescência, foi também aluno do Instituto Brincante, onde teve aulas de danças e ritmos brasileiros, e conheceu o multiartista Antônio Nóbrega com quem fez diversas parcerias. Nos EUA, integrou um quarteto de música brasileira que venceu o Honors Competition do NEC de Boston. Nos EUA, hospedou em sua casa os saraus que iniciaram o projeto revolucionário Groupmuse, que tem parceria da Boston Symphony Orchestra. No Brasil, é idealizador do projeto Pianosofia, que tem parceria da Sociedade Cultura Artística e Arone Pianos, na intenção de democratizar o acesso à música clássica através de saraus em residências e ambientes inusitados. Cristian também já fez diversas parcerias com projetos sociais como Projeto Integração e Liga Solidária, e é hoje conselheiro voluntário do Projeto Casulo.   [+] saiba mais