Fundação Cidade das Artes

Programação » Cine Música | Gabriel Grossi e Eduardo Farias

Evento Encerrado

Cine Música | Gabriel Grossi e Eduardo Farias



O encontro de dois dos maiores músicos brasileiros da atualidade: Gabriel Grossi e Eduardo Farias.

Além de serem dois dos mais importantes representantes em seus instrumentos, são produtores, arranjadores e compositores amplamente reconhecidos.

Nesse encontro, o duo prioriza um repertório conhecido e também autoral inspirado em marcantes trilhas musicais cinematográficas. Composições que ilustram muito da atmosfera cotidiana retratada nos filmes clássicos nacionais.  Essa atmosfera musical cinematográfica resume muito do que é a verdadeira essência brasileira.

Esse é um projeto único que visa promover uma ampla formação de público e se coloca como resistência no campo audiovisual de qualidade.

 


Sobre Gabriel Grossi

Gabriel Grossi é considerado um dos melhores harmonicistas do mundo e um dos instrumentistas mais importantes da música brasileira. Tem carreira solo bem estabelecida dentro e fora do país, é um prolífico produtor, compositor e está sempre envolvido em importantes projetos. 

Foi integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio da Música Brasileira em 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Também foi parceiro frequente do saudoso e consagrado clarinetista Paulo Moura, com quem atuou de 2003 até seu falecimento. No ano de 2004, também gravou CD e DVD com as cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais trabalhou durante muito tempo.

Com treze discos em seu nome, inúmeras gravações e shows em todos continentes, participações e parcerias com grandes nomes da música nacional e internacional, tais como: Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Milton Nascimento, Jacob Collier, Snarky Puppy, Winton Marsalis, Djavan, Ivan Lins, Ed Motta, João Donato, Guinga, Lenine , Dominguinhos, Dave Mathews entre vários outros, Gabriel se consolida como um dos maiores nomes da harmônica no mundo e um dos instrumentistas e compositores mais talentosos e importantes da música instrumental Brasileira, tendo amplo reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.


Sobre Eduardo Farias

Jovem pianista e multi-instrumentista, Eduardo Farias, é considerado uma revelação da nova safra da música e do piano brasileiro e um dos mais requisitados instrumentistas atualmente.

Atua também como produtor musical arranjador, orquestrador e professor, lecionando vários instrumentos e prática de grupo. Iniciou seus estudos de piano erudito e teoria aos seis anos de idade com Lilian Bissagio, agregando mais tarde aulas de composição com Antônio Guerreiro. Posteriormente passou a se dedicar a música popular brasileira e ao jazz.

Já dividiu o palco e salas de estúdio com músicos como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, João Bosco, Roberto Menescal, Leny Andrade, Pepeu Gomes, Seu Jorge, Nando Reis, Ed Motta, Samuel Rosa, Toquinho, Marina Lima, Teresa Cristina, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Edu Lobo, Frejat, Moraes Moreira, Zélia Duncan, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Lenine, Hermeto Pascoal, Geraldo Azevedo, Carlinhos Brown, Marcelo D2, Erasmo Carlos, Guilherme Arantes, Alcione, Fagner, Hermeto Pascoal, Lula Galvão, Jota Moraes, André Vasconcelos, Daniel Jobim, Rafael Barata, Alberto Continentino, Álvaro Tito, Ricardo Silveira, Miele, Daniel BoaVentura, Marcelo Martins, Maurício Einhorn, Jessé Sadoc, Jorge Helder, Paulo Braga, Xande Figueiredo, Eli Menezes, João Donato dentre outros.


Programa

1 - Acabaram-se otários (comédia de 1929)

(Carinhoso)

2 - Orfeu negro (1959)  manhã de carnaval

3 - Dona flor e seus dois maridos (1966)

(O que será)

4 - Bye Bye Brasil (1979) (Bye Bye Brasil)

5 - Gabriela (Gabriela) 1983

6 - Cidade de Deus (2002) o caminho do bem




Música

Informações Gerais

Datas

09/07/22

Horários

Sábado | 20h

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira: R$ 60,00

Meia-entrada: R$ 30,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais