Fundação Cidade das Artes

Programação » Conversa Literária | Bagagem Literária

Evento Encerrado

Conversa Literária | Bagagem Literária



A Conversa Literária é um projeto de promoção de leitura literária que apresenta diversas frentes, com o objetivo de promover a leitura, a formação de público leitor e de profissionais relacionados à literatura e outras linguagens, como: agentes de sala de leitura, escritores, contadores de histórias, bibliotecários, atores, psicólogos infantis, psicopedagogos, divulgadores de livros, produtores culturais e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos concernentes à Literatura.

Nesta edição da Conversa Literária (26/05), será lançado o livro de textos "LINEBEIJU (A literatura negro-brasileira do encantamento infantil e juvenil)" organizado por Kiusam de Oliveira. A LINEBEIJU faz parte da Pedagogia Ecoancestral: epistemologia negra criada pela escritora e doutora em Educação Kiusam de Oliveira como posicionamento político de oposição à colonialidade. LINEBEIJU faz parte da série "BAGAGEM LITERÁRIA" idealizada pela escritora e doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto para a editora Nandyala que tem como editora-chefe a doutora em Estudos Literários/Literatura Comparada, Íris Amâncio. As escritoras participantes do livro falarão sobre seus processos criativos, serão feitas leituras de alguns textos, terá sorteio e venda dos livros da série e sessão de autógrafos.



Idealização e curadoria:
 Cintia Barreto

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”.  Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos.  Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial).  Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras. 
Site: www.cintiabarreto.com.br


Lançamento do livro "Linebeiju" organizado pela escritora Kiusam de Oliveira da série Bagagem Literária da editora Nandyala.


Convidadas: Kiusam de Oliveira, Íris Amâncio, Flavia Dias Justen, Angela Martins, Delma Marcelo, Angela Ramos, Fátima Almeida, Gabriela Sousa e Renata Codagan.



Iris Amâncio
Professora universitária e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o Laboratório de Literaturas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (Licafro-UFF) e o Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Literatura Infantojuvenil (UFF-Lij). Além de artigos e livros acadêmico-científicos, é autora de obras de Literatura Infantojuvenil. Em 2019, foi agraciada pelo Governo do Estado de Minas com a Medalha “Mérito Santos Dumont” por sua atuação como educadora e editora no Estado. Há 15 anos, publica autoras e autores negros pela Nandyala Editora, intensificando as interações culturais e sociopolíticas entre a África e a Diáspora Negra.



Kiusam de Oliveira
Doutora em Educação e Mestra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Escritora. Pedagoga. Narradora de histórias. Bailarina e coreógrafa. Arte- educadora. Consultora na temática das relações étnico-raciais.



Renata Codagan
Graduada em Letras (Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira) pela UFRJ. Artista, arte educadora e pesquisadora. Atua em projetos sociais dedicados à Educação, Cultura da Infância e Juventudes. Membro da Comissão Carioca de Promoção de Cultura da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.



Delma Marcelo
Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Duque de Caxias e Pedagoga das Infâncias na rede municipal de Niterói. Pedagoga. Especialista em Cotidiano Escolar pela UFF e em Gestão Escolar pela UFRJ. Pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil na UCAM e cursando o Mestrado acadêmico em Educação pela UFRJ.



Gabriela Sousa
Especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira pelo Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos. Professora de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Integrante do Coletivo UJIMA Contadores de História Negra e do Coletivo Agbalá, Professores Antirracistas do Município do RJ.



Flavia Dias Justen
Mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis(UCP). Especialista em Coordenação Pedagógica pela UFRJ e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UCAM. Graduada em Pedagogia. Professora da rede pública de Petrópolis e de Duque de Caxias. Realiza trabalhos referentes à formação do leitor. Mediadora de leitura e contadora de Histórias atuante em Petrópolis.



Fátima Almeida
Formada em Pedagogia pela UFF. Atua como professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro e como Dinamizadora de Sala de Leitura da Rede Municipal de Duque de Caxias.



Angela Ramos
Mestra em Educação pela Unirio. Pós-graduanda em Literatura Infantil e Juvenil pela UCAM. Especialista em História da África (UCAM). Pedagoga. Professora da rede municipal do Rio de Janeiro.



Angela Martins
Especialista em Orientação Educacional pela UCAM e Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco. Pedagoga. Especialista Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental/Anos iniciais, atuando como Professora Regente de Sala de Leitura, na Prefeitura do Rio de Janeiro.




Apoios: Editora Nandyala, Instituto Libertas e Flor de Cuidado.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

26/05/22

Horários

Quinta-feira
De 15h às 17h 

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448, dúvidas de terça a sexta de 10h às 18h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais