Fundação Cidade das Artes

Programação » Oficina de dança contemporânea com a Pulsar Cia. de Dança | Projeto Partícula

Evento Encerrado

Oficina de dança contemporânea com a Pulsar Cia. de Dança | Projeto Partícula



OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA COM A PULSAR CIA. DE DANÇA SOB A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DE MARIA TERESA TAQUECHEL Y SAIZ

Esta oficina busca ampliar a atenção sobre as relações internas do corpo, o meio em que está inserido e a expressão de cada um, através da percepção do movimento e da dança. Estimula o desenvolvimento da percepção e da sensibilidade, através da consciência do movimento e da dança contemporânea, enriquecendo o vocabulário corporal individual e a troca com o seu entorno. Lança um novo olhar sobre a questão da deficiência na dança, onde a pesquisa de movimento entre diferentes corpos, com resoluções próprias de movimento, é fonte de criação. As possibilidades e limites do ambiente são percebidos como estímulos para a produção artística. Assim contribui, através do fluir estético que envolve a diferença, na percepção do outro e da multiplicidade do indivíduo.

SOBRE O CURSO
A oficina tem como base à dança contemporânea e a consciência do movimento. Abordaremos a consciência do movimento como procedimento para a criação em Dança Contemporânea, através das seguintes estratégias:
- Percepção e estimulação da pele;
- Observação do esqueleto; projeção dos ossos e a sua relação com o sistema muscular e com o espaço entorno;
- Uso das articulações, relações e dissociações;
- Apoios corporais;
- A dança contemporânea e o contato improvisação serão nossos guias salientando os seguintes pontos:
- Ponto de contato: chão e o corpo do outro.
- Fluxo de movimentos e associações.
- Presença e atenção.
- Relação com o outro, com o espaço e com o jogo.
- Percurso e locomoção na relação com o espaço;
- Jogos rítmicos e corporais;


SOBRE A DIRETORA E COORDENADORA MARIA TERESA TAQUECHEL Y SAIZ
Diretora da Pulsar Cia. de Dança, criada em 2000 no Rio de Janeiro, dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e possibilidades de produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Vem sendo considerada nos últimos anos uma referência nacional no trabalho com arte, dança e deficiência, contribuindo com novas perspectivas no olhar do indivíduo em relação a outros, através do fluir estético que envolve a diferença. Em 2004, teve a honra de receber, em nome da Cia., o prêmio Ordem do Mérito Cultural. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. É formada em Química, pela PUC-RJ, em Dança Contemporânea e Reabilitação Motora através da Consciência Corporal e da Dança, pela Escola Angel Vianna e pelo Curso de Formação Internacional do Método Feldenkrais – Conscientização através do Movimento. Contratada pelo Hospital do Aparelho Motor Sarah, em Brasília - 1994, como professora de dança. Ministra, em diversas cidades brasileiras, oficinas e palestras sobre Dança Contemporânea e Consciência através do Movimento. Foi professora convidada do curso de Pós-graduação em didática da dança infanto-juvenil na UniverCidade – RJ; Atualmente, além de dirigir a Pulsar, é coordenadora da Pós-graduação “Corpo, Educação e Diferenças”, da Faculdade Angel Vianna e professora do curso de Recuperação Motora e Terapia através da Dança, da Escola Angel Vianna/RJ.


DESCRIÇÃO PULSAR
A Pulsar Companhia de Dança, formada por bailarinos com algum tipo de deficiência, tem como objetivo causar no espectador um olhar diferenciado em relação à multiplicidade dos indivíduos a partir da estética da dança. Assim, sua proposta artística é fazer uma arte que transcende as diferenças, onde a identidade de cada intérprete é fonte de criação. Além disso, contribui ativamente para a discussão sobre a inclusão social, a partir de palestras e workshops ministrados pelos profissionais da Pulsar.


SOBRE O PROJETO PARTÍCULA
O Projeto Partícula visa criar um ambiente de expansão de conhecimento, em partes que formam o todo, unindo elementos e caminhos de trabalho que possam despertar mentes imaginativas, estimulando construções criativas.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

09/07/22

Horários

Sábado | 11h às 13h

Público Alvo: Aberto a todos os interessados, com ou sem deficiência a partir dos 14 anos
Capacidade: máximo de 30 alunos
INSCREVA-SE

Local

Cidade das Artes

Sala

Classificação Etária

14 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais