OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA COM A PULSAR CIA. DE DANÇA SOB A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO DE MARIA TERESA TAQUECHEL Y SAIZ
Esta oficina busca ampliar a atenção sobre as relações internas do corpo, o meio em que está inserido e a expressão de cada um, através da percepção do movimento e da dança. Estimula o desenvolvimento da percepção e da sensibilidade, através da consciência do movimento e da dança contemporânea, enriquecendo o vocabulário corporal individual e a troca com o seu entorno. Lança um novo olhar sobre a questão da deficiência na dança, onde a pesquisa de movimento entre diferentes corpos, com resoluções próprias de movimento, é fonte de criação. As possibilidades e limites do ambiente são percebidos como estímulos para a produção artística. Assim contribui, através do fluir estético que envolve a diferença, na percepção do outro e da multiplicidade do indivíduo.
SOBRE O CURSO
A oficina tem como base à dança contemporânea e a consciência do movimento. Abordaremos a consciência do movimento como procedimento para a criação em Dança Contemporânea, através das seguintes estratégias:
- Percepção e estimulação da pele;
- Observação do esqueleto; projeção dos ossos e a sua relação com o sistema muscular e com o espaço entorno;
- Uso das articulações, relações e dissociações;
- Apoios corporais;
- A dança contemporânea e o contato improvisação serão nossos guias salientando os seguintes pontos:
- Ponto de contato: chão e o corpo do outro.
- Fluxo de movimentos e associações.
- Presença e atenção.
- Relação com o outro, com o espaço e com o jogo.
- Percurso e locomoção na relação com o espaço;
- Jogos rítmicos e corporais;
SOBRE A DIRETORA E COORDENADORA MARIA TERESA TAQUECHEL Y SAIZ
Diretora da Pulsar Cia. de Dança, criada em 2000 no Rio de Janeiro, dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e possibilidades de produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Vem sendo considerada nos últimos anos uma referência nacional no trabalho com arte, dança e deficiência, contribuindo com novas perspectivas no olhar do indivíduo em relação a outros, através do fluir estético que envolve a diferença. Em 2004, teve a honra de receber, em nome da Cia., o prêmio Ordem do Mérito Cultural. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. É formada em Química, pela PUC-RJ, em Dança Contemporânea e Reabilitação Motora através da Consciência Corporal e da Dança, pela Escola Angel Vianna e pelo Curso de Formação Internacional do Método Feldenkrais – Conscientização através do Movimento. Contratada pelo Hospital do Aparelho Motor Sarah, em Brasília - 1994, como professora de dança. Ministra, em diversas cidades brasileiras, oficinas e palestras sobre Dança Contemporânea e Consciência através do Movimento. Foi professora convidada do curso de Pós-graduação em didática da dança infanto-juvenil na UniverCidade – RJ; Atualmente, além de dirigir a Pulsar, é coordenadora da Pós-graduação “Corpo, Educação e Diferenças”, da Faculdade Angel Vianna e professora do curso de Recuperação Motora e Terapia através da Dança, da Escola Angel Vianna/RJ.
DESCRIÇÃO PULSAR
A Pulsar Companhia de Dança, formada por bailarinos com algum tipo de deficiência, tem como objetivo causar no espectador um olhar diferenciado em relação à multiplicidade dos indivíduos a partir da estética da dança. Assim, sua proposta artística é fazer uma arte que transcende as diferenças, onde a identidade de cada intérprete é fonte de criação. Além disso, contribui ativamente para a discussão sobre a inclusão social, a partir de palestras e workshops ministrados pelos profissionais da Pulsar.
SOBRE O PROJETO PARTÍCULA
O Projeto Partícula visa criar um ambiente de expansão de conhecimento, em partes que formam o todo, unindo elementos e caminhos de trabalho que possam despertar mentes imaginativas, estimulando construções criativas.