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Evento Encerrado

TAL VEZ | Cia de Ballet Dalal Achcar



Ministério do Turismo e Instituto Cultural Vale apresentam

Espetáculo “TAL VEZ” chega à Cidade das Artes Bibi Ferreira em julho depois de duas temporadas de sucesso

A montagem inédita da Cia de Ballet Dalal Achcar conta com coreografia de Alex Neoral, figurino de João Pimenta e cenário de Natalia Lana

Depois de ser ovacionado nos palcos do Teatro Riachuelo Rio e do Theatro Municipal de Niterói, o espetáculo “TAL VEZ” vai abrilhantar a Cidade das Artes Bibi Ferreira nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de julho. A montagem da Cia de Ballet Dalal Achcar e com coreografia de Alex Neoral traz 18 bailarinos e possibilita que o público conheça o futuro e o presente da dança nacional. Para isso, Eric Frederic, maitre de ballet e coreógrafo, foi fundamental nos ensaios e treinos do corpo de bailarinos que chegam à Cidade das Artes Bibi Ferreira combinando dança contemporânea e técnica clássica. A produção é da Aventura e o espetáculo é apresentado pelo Instituto Cultural Vale. A Cia de Ballet Dalal Achcar é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Os figurinos do espetáculo são de João Pimenta (Romeu & Julieta ao som de Marisa Monte) e o cenário de Natalia Lana (A Cor Púrpura), ambos premiadíssimos, o que garante que o público seja completamente envolvido na história. A trilha sonora escolhida especialmente por Alex Neoral também vai impactar os espectadores. As canções inspiradas em trilhas de filmes de cineastas como o espanhol Pedro Almodóvar, o italiano Ettore Scola e o americano Woody Allen vão fazer a plateia viajar no enredo de “TAL VEZ”.

"TAL VEZ", jogo de palavras que brinca com 'talvez' e 'aquela vez', dá nome à produção com coreografias baseadas em encontros marcados que geram desencontros e mostram como esses momentos da vida podem resultar em novas experiências. Além do conceito, as cenas serão compostas também pelo movimento de desconstrução dos figurinos em camadas ao longo do espetáculo.

Com a parceria, Dalal tem o objetivo de trazer frescor e um ar mais plural para o mercado do ballet no Brasil. Ela ressalta ainda a importância do intercâmbio entre as companhias, muito comum na Europa. “É importante para firmar a força da dança. O coreógrafo precisa ser conhecido além da própria companhia. O processo de criação é uma troca. Venho acompanhando o trabalho do Alex na Focus há algum tempo e queremos renovar com um espetáculo muito dançante”, pontua Dalal Achcar.


Sobre o espetáculo
Em uma noite qualquer, pessoas se preparam para seus encontros marcados. A antecipação e a expectativa das emoções dessa noite transbordam nos passos, gestos e atitudes de preparação. A chegada e o reconhecimento do lugar acontecem de forma urgente. Precisam estar prontos.

Luzes, cheiros, atenção aos que chegam. A espera e os pensamentos misturados regados pela tensão do momento. O tempo passa e pouco a pouco.

Cada uma dessas pessoas se desconstruirá sob a clara visão de que os marcados não aparecerão. As sensações se misturam e regam seus corpos e movimentos em um misto de emoções contraditórias. A frustração manifestada por cada um, com formas e cores diferentes, e a impermanência se debatem.

As cores mudam e de repente as pessoas veem e percebem umas às outras, descobrindo possibilidades infinitas ao seu redor. O espaço está cheio de afetos, do novo, de música.

Encontros, desencontros, novos encontros na dança da vida.

“Acredito que existem assuntos recorrentes em minhas criações e talvez essas questões sejam recorrentes no mundo: Quem não está buscando encontrar alguém ou algo? Um objetivo? Nessa criação, foi ambientado um salão de baile, onde os 18 personagens marcam com alguém um encontro que não acontece. Coincidentemente, todos não são correspondidos. Porém, terão a oportunidade de se conhecerem e criarem novas situações inesperadas”, explica Neoral. 


Sobre Dalal Achcar
Com mais de meio século de trajetória artística, Dalal é a responsável pelo lançamento dos maiores bailarinos brasileiros no mercado nacional e internacional, entre eles: Marcelo Gomes - American Ballet Theatre New York – USA; Ana Botafogo – primeira bailarina do Theatro Municipal; Roberta Marques - Royal Ballet- Londres - Inglaterra; e por indicação e participação de Mariza Estrella do Centro de Dança Rio e diretora técnica da Cia, por Thiago Soares - Royal Ballet - Londres- Inglaterra; Irlan Santos- Boston Ballet – USA; Carollina Bastos - Ballet de Munich - Alemanha; Thamires Chuvas-SAN Francisco Ballet - California-USA, entre muitos outros.

Carioca da gema, Dalal tem o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro marcado em sua carreira: foi diretora do Ballet e duas vezes presidente da Fundação Theatro Municipal. Além disso, conviveu e trabalhou com os maiores nomes da cultura brasileira, dentre eles, Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira que escreveram um balé especialmente para a coreógrafa. Di Cavalcanti e Burle Marx fizeram cenários e figurinos de alguns de seus espetáculos. Tom Jobim compôs uma canção para ela, que continua inédita. “O Tom fez uma música orquestrada pelo maestro Radamés Gnatalli, que guardo em meus arquivos”, revela Achcar. Margot Fonteyn, falecida em 1991 e principal estrela do Royal Ballet, foi madrinha profissional de Dalal, que começou a dançar aos 15 anos. Aos 18, fundou a Associação de Ballet do Rio de Janeiro.

Dalal coreografou o ballet “O QUEBRA NOZES”, considerado pela revista NewsWeek a mais bela produção entre centenas de outras,e uma tradição anual de mais de 30 anos no Theatro Municipal, além de “A FLORESTA AMAZÔNICA”, um marco brasileiro criado para Margot Fonteyn, o ballet “ DOM QUIXOTE”, com o qual recebeu o prêmio Ibéria e os Pas de deux com "Amor para Ann Marie de Angelo e o Joffrey Ballet” e ”SomethingSpecial” este para Natália Makarova e o American Ballet Theatre.


Sobre Alex Neoral
Professor, coreógrafo, bailarino de dança contemporânea, Alex Neoral iniciou os seus estudos em dança em 1994. Fundou, em 1997, a FOCUS Cia de Dança, onde iniciou suas primeiras pesquisas coreográficas, estreando o seu primeiro espetáculo, "Vértice", em 2000. Considerada uma das Cias mais atuantes do Brasil, a FOCUS Cia de Dança, sob a direção de Alex Neoral, foi agraciada, em 2016, com a Ordem do Mérito Cultural, considerado o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.

Com sua Cia, já se apresentou em mais de 80 cidades nacionais, assim como na Alemanha, Itália, Panamá, França, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos destacando a remontagem de "PATHWAYS" para o CityDance Ensemble de Washington DC, coreografou peças inéditas para "Teatro Bolshoi no Brasil", "Cia Nós da Dança", solos para Nina Botkay, Roberto de Oliveira, para a "São Paulo Cia de Dança" e também coreografou os musicais "Rock in Rio", "Cazuza", "Palavra de Mulher" e "A Reunificação das Duas Coreias". Como bailarino, fez parte das companhias de dança de Deborah Colker, Nós da Dança, Grupo Tápias e Vacilou Dançou. Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC e na Itália, além de vários workshops pelo Brasil.

Sobre a missão de coreografar para uma outra cia, Alex complementa: “Há muitos desafios em criar para um grupo que não seja o seu. Temos a questão de um tempo não muito longo para a criação, a diferença de estilos, técnicas usadas e o momento em que vou conhecendo as possibilidades dos artistas. Porém, a Cia se mostra muito aberta, interessada e disponível para novas linguagens”.

Dalal é considerada a maior difusora e propagadora do balé clássico no Brasil. Levar o balé para o povo é um dos grandes prazeres da coreógrafa, que trouxe Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev ao palco do Maracanãzinho em 1967. “Quando eu fazia galas, havia espetáculos para o povo no dia seguinte. No Teatro Municipal, durante a minha gestão, milhares de professores e estudantes da rede pública assistiram a concertos, dança e ópera. Esporte, música, dança, teatro e artes deveriam ser ensinados na escola. Acho fundamental complementar a educação com a arte e cultura”, conta Dalal Achcar.

Alex tem seus trabalhos facilmente reconhecidos por um bom gosto musical, sofisticado, eclético e, principalmente, por tocar o público. Não será diferente em “Tal Vez”. Há uma mistura musical que vai de composições extremamente passionais a outras mais bem humoradas, músicas instrumentais, com letras em espanhol, inglês e português, mais especificamente um fado, por exemplo. “Me permiti esse leque amplo pois o trabalho se passa em um baile imaginário onde personagens se dirigem a esse lugar em busca de um encontro, que não acontece.Mas a partir daí relações surgem entre esses próprios personagens”, finaliza Alex.


Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org 


Ficha Técnica:

TalVez

Coreografia e trilha sonora: Alex Neoral

Figurinos: João Pimenta

Cenografia: Natalia Lana

Iluminação: Paulo César Medeiros

Visagismo: Fernando Torquatto

Bailarinos: Beatriz Loureiro, Gabriela Sisto, Lais Lourenço, Lívia de Castro, Manuela Medeiros, Maria Osório, Monserrat Chamorro, Tatiana Bezerra, Thaís Cabral, Trislane Martins,  Victoria Bellei, Cristian Aguilar, Daniel Oliveira, Gabriel Diniz, João Luís da Matta, Jônatas Itaparica, Marlon Sales e Matheus Benevides.


 

Informações para a imprensa:

MNiemeyer Assessoria de Comunicação       

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Leandro Gomes: leandro@mniemeyer.com.br | (21) 99628-7718

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Dança

Informações Gerais

Datas

01/07/22 a 10/07/22

Horários

Sexta e sábado | 20h30
Domingo | 18h

Ingressos a partir de R$ 10,00

Duração

70 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

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Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. 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No Teatro Renault, o musical conquistou um marco importante como o primeiro nacional a ser apresentado naquele consagrado palco. Com estas temporadas, recebeu sete indicações ao Prêmio DID - e ganhou em duas categorias (Atriz Coadjuvante - para Carol Costa, e Musical Brasileiro). Aliás, Emanuelle e Carol repetem uma dobradinha de sucesso, quando protagonizaram juntas o musical Chicago (2022) no Teatro Santander. Clara Nunes - A Tal Guerreira é um musical apresentado pelo Ministério da Cultura. A realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi, Solo Entretenimento, de Daniella Griesi e da Sevenx Produções Artísticas, de Felipe Heráclito Lima.  [+] saiba mais Quem é o Marcílio? | Lançamento de Livro 09/08 Arte e Conhecimento Autobiografia de Luis Antonio Pereira, diretor, produtor e roteirista de filmes, séries e peças teatrais. 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Entre as atrações confirmadas estão Diogo Nogueira, que apresenta sucessos como Pé na Areia, Clareou e Sou Eu, além de homenagens à obra do pai com clássicos como Espelho. A festa conta ainda com a contagiante roda de samba do grupo Bom Gosto e participações especiais a serem anunciadas. “A resposta do público em 2024 mostrou que o samba continua pulsando forte. Fazer da Grande Roda um evento anual é um presente para quem ama essa cultura eum compromisso com a memória do João”, afirma Angela Nogueira, presidente do Clube do Samba. A Grande Roda 2025 é uma realização do Clube do Samba, em parceria com o Grupo Prismah, e patrocínio Amstel. Sobre o Clube do Samba: Enquanto as estações de rádio e televisão privilegiavam apenas as músicas de discoteca americana, João Nogueira no dia 5 de maio de 1979 criou o Clube do Samba para fortalecer as raízes brasileiras. O movimento sociocultural nasce como um espaço de resistência à “invasão” da música americana no país, de forma humilde, dentro da casa de João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade principal do Clube do Samba? Rodas de samba no quintal da residência, onde se reuniram os maiores compositores e cantores da história do samba. Ao longo da trajetória do clube, artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Cartola, Elizeth Cardoso, Ivone Lara, Clara Nunes, entre tantos outros que fortaleceram a iniciativa. João Nogueira presidiu o Clube por 21 anos, até seu falecimento em 2000, quando Ângela Nogueira assumiu a presidência e continua até hoje, com o objetivo de perpetuar o samba e formar culturalmente crianças e adolescentes carentes. Há mais de dez anos, comanda o Clubinho do Samba, projeto social gratuito que promove cultura e educação para mais de 300 crianças e jovens no bairro da zona norte do Rio com aulas gratuitas de canto, teatro, violão, cavaquinho, percussão e capoeira há mais de 10 anos. O Clubinho do Samba é viabilizado por meio do patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Windsor Hoteis, Unisys, FXX Soluções Integradas e Instituto Yduqs I Estácio de Sá, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. [+] saiba mais Oficina de contação de histórias para famílias e suas crias 23/08 Arte e Conhecimento O presente projeto propõe a realização do programa "Oficina de Contação de História para Famílias e Suas Crias", ministrada pela atriz, diretora, contadora de histórias e mãe, Flávia Nascimento, com atividades voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção do hábito da leitura em família.  O objetivo central é proporcionar, gratuitamente, um espaço de aprendizado interativo onde pais e responsáveis possam aprender técnicas de contação de histórias, utilizando ferramentas lúdicas e narrativas que incentivem a criatividade, a leitura e o diálogo dentro do ambiente familiar. A contação de histórias, além de ser uma atividade cultural enriquecedora, contribui diretamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, fortalecendo também os laços familiares e comunitários. A oficina explora recursos como a expressividade, o uso de objetos e sons, e o envolvimento emocional de pais e filhos. Outro aspecto fundamental é a promoção de valores sociais e emocionais. A contação de histórias permite abordar temas como diversidade, empatia e harmonia de forma acessível e transformadora, contribuindo para a formação cidadã das crianças e suas famílias. O projeto "Oficina de Contação de História para Famílias e Suas Crias" tem como público-alvo famílias residentes no Rio de Janeiro, especialmente aquelas que frequentam ou têm potencial para frequentar as bibliotecas municipais da cidade. O foco principal são pais, mães e responsáveis interessados em desenvolver habilidades de contação de histórias, juntamente com suas crianças, visando fortalecer os laços familiares e incentivar o hábito da leitura no ambiente doméstico. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Olhar em Versos | Lançamento de livro 30/08 Arte e Conhecimento SOBRE O LIVRO OLHAR EM VERSOS é uma mistura doce e cativante, recheada de amor, nostalgia, reflexão, dor e alegria, que forma um tempero forte para nos ensinar a viver. Marca a trajetória do Autor, com nuances tristes e felizes. Busca retratar a efemeridade da vida, com seus revezes e conquistas. Narra episódios reais, sem esconder os erros, sempre por uma perspectiva otimista sobre o que virá. Apresenta histórias verídicas sem omitir os elementos que darão ao leitor as condições necessárias para examinar e julgar os acontecimentos.   JOSÉ AUGUSTO MIRANDA MACHADO nascido em 12/04/1957 em São Gonçalo – RJ, iniciou seus estudos em 1965 e em 1976 ingressou na Faculdade de Física da Universidade Federal Fluminense – UFF. Decidiu, em 1979, interromper o curso de Física e se submeter a novo vestibular, desta vez para Direito, também na UFF, onde colou grau em 1991. Desde então, milita no Direito, com Escritório na Barra da Tijuca – RJ, sendo o responsável pela sustentação oral nos diversos Tribunais de Justiça, TCU e Órgãos de Classe no Brasil pela Banca Carneiro e Miranda Advogados Associados. É o responsável, juntamente com o Dr. Valdir Carneiro de Sá, pelo surgimento de uma jurisprudência no TJ/RJ que tem servido a todo o Brasil, corrigindo equivocada interpretação anteriormente dada aos Artigos 504 e 1322 do Código Civil Brasileiro, desde o Código de Clóvis Beviláqua de 1916, os quais tratam do Direito de Preferência entre coerdeiros. A inovação foi reconhecida pela 7a Câmara Cível da capital fluminense, atual 4a Câmara de Direito Público, no Agravo de Instrumento 0083757- 94.1994.8.19.0001. Como resultado, o Direito de Preferência do herdeiro de maior quinhão ou com maiores benfeitorias no imóvel, foi afastado em benefício de quem oferece maior lance. É Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro e Doutor Honoris Causa. Dedica- se a causas humanitárias, como atendimento a moradores de rua, dependentes químicos, egressos do sistema penitenciário ou com medidas restritivas de liberdade, encaminhando-os, quando for o caso, para Casas Terapêuticas com atendimentos sociais, psicológicos, psiquiátricos e espirituais. Aos que se interessam, encaminha para um, dentre mais de cinquenta cursos profissionalizantes oferecidos pela Capacitação Leny da África, com resultados impressionantes. [+] saiba mais SÉRGIO MALLANDRO – Os Perrengues do Mallandro Stand-up Comedy 30/08 Outros Sérgio Mallandro, um dos artistas mais conhecidos do Brasil e autor de bordões que marcaram gerações — e que até hoje estão na boca do povo — mostra, neste espetáculo, que vai muito além do "glu glu" e do "yeah yeah". Prepare-se para morrer de rir com histórias hilárias da sua carreira e do seu cotidiano! O espetáculo premiado está de cara nova, com relatos inéditos! Sérgio conta, de forma bem-humorada, como um hiperativo como ele enfrentou a quarentena e também relembra histórias clássicas que os famosos vivem pedindo para ele contar em vídeo! [+] saiba mais Exposição de Artes | Jardim dos Afetos 03/09 Arte e Conhecimento A exposição destaca a importância da arte no desenvolvimento completo de habilidades. Nas aulas de Arte, crianças e adolescentes da ONG aprendem a expressar suas emoções, estimular a imaginação e desenvolver sua sensibilidade, além de fortalecer suas capacidades intelectuais, levando em conta suas próprias limitações. Ela também reforça a inclusão de pessoas com deficiência no processo artístico. Por meio da reflexão, criatividade e autoconhecimento que a arte proporciona, esses indivíduos encontram formas de se expressar melhor e de entender mais a sociedade ao seu redor. 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O título carrega duplo sentido: enquanto "femme" (mulher, em francês) centraliza o protagonismo feminino, as letras que restam — E + RA — sugerem a "Era das Mulheres", ao mesmo tempo em que dialogam com o termo "efêmera", remetendo à fragilidade e à transitoriedade da liberdade plena para muitas mulheres. A dramaturgia nasce a partir de depoimentos reais das intérpretes, criadoras, familiares e mulheres do entorno, resultando numa obra que dá voz às vivências, medos, resistências e desejos das mulheres que transitam nas ruas e territórios do Rio de Janeiro. Cada apresentação de EFFEMERA propõe um encontro vivo com o público, trazendo reações e experiências únicas a cada sessão. A encenação mistura linguagens visuais e coreográficas: as instalações cênicas são produzidas com materiais reciclados, criando um diálogo estético entre o corpo e o espaço, com inspiração em obras de artistas plásticas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lygia Pape. Os movimentos intensos e frenéticos, aliados à estética das danças urbanas, costuram a narrativa e imprimem à cena uma força que busca provocar o público ao desconforto necessário diante das questões de gênero. [+] saiba mais Blecaute - a menopausa que ninguém fala | Lançamento de Livro 06/09 Arte e Conhecimento A Dra. Thaís, médica especialista na saúde da mulher, utilizou sua vasta experiência em ginecologia endócrina para escrever um livro. A obra destaca a importância do acompanhamento multiprofissional durante essa fase da vida feminina. No dia do lançamento, a autora aproveitará a ocasião para realizar uma palestra explicativa sobre a menopausa, abordando suas principais alterações e impactos na vida das mulheres. SOBRE A AUTORA Dra. Thaís, médica formada em 2010, ginecologista e mastologista, com Mestrado em Saúde Materno Infantil pela UFF. Especialista em ginecologia endócrina e ex- chefe do ambulatório de climatério do HFA (até fev/2025). SOBRE O LIVRO Mais do que um guia médico, é um relato humano, científico e sensível sobre as transformações hormonais que acompanham o envelhecer feminino. Feito para informar, acolher e iniciar uma conversa sincera sobre um tema que ainda assusta muita gente: as mudanças hormonais nas mulheres e o envelhecer com saúde. Feito para você, mulher, que quer entender o que acontece no seu corpo, o que é normal, o que pode melhorar e, o mais importante, que é possível buscar tratamento e viver bem. Autor: Thaís Garcia Veríssimo Mello Ilustrador: Vanessa Matos + IA chatGTP [+] saiba mais Compagnie Käfig - La Couleur de la Grenade 06/09 a 07/09 Dança Em homenagem ao centenário do cineasta armênio Serguei Paradjanov, o coreógrafo francês Mourad Merzouki criou o espetáculo A Cor da Romã, inspirado no filme Sayat Nova: A Cor da Romã. O espetáculo traduz para a linguagem da dança, em especial o hip-hop e a dança contemporânea, a estética poética e simbólica do cinema de Paradjanov, por meio de imagens marcantes, cenários e figurinos inspirados no longa-metragem. A trilha sonora, assinada pela dupla Hogh Arthun, mescla música tradicional armênia com elementos eletrônicos, enquanto os figurinos de Edgar Manoukian refletem as cores e a identidade cultural da Armênia. Criada em 1996, Käfig marcou a estreia da companhia de Mourad Merzouki e trouxe, já em seu título (que significa “gaiola” em árabe e alemão), a recusa em se deixar limitar. Partindo do hip-hop como linguagem essencial, Merzouki propôs um diálogo com outras formas artísticas e culturais, sem nunca abandonar a energia original do estilo urbano. A peça nasce da necessidade de expressão e do desejo de criar pontes entre estilos, mundos e pessoas. A companhia define sua dança como hip-hop, ainda que busque constantemente uma escrita coreográfica própria, em um território livre e em transformação. La Couleur de la Grenade é uma fusão de culturas e linguagens artísticas, reunindo artistas armênios e franceses no palco e nos bastidores. O projeto celebra o encontro entre diferentes tradições e expressões, destacando a dança como linguagem universal e a arte como ponte entre mundos. Duração: 60 min [+] saiba mais Aumenta o Retorno! | Petrobras Sinfônica toca Tim Maia 12/09 Música Prepare o coração: em 12 de setembro, sexta, às 20h, a Orquestra Petrobras Sinfônica convida o público para celebrar o síndico do Brasil na Cidade das Artes! Em “Aumenta o Retorno!”, a orquestra presta um tributo sinfônico à obra de Tim Maia, um dos maiores nomes da música brasileira, em uma noite de groove, emoção e aquela energia única que só ele sabia transmitir. Sob a regência de Felipe Prazeres, o concerto apresenta versões sinfônicas inéditas para clássicos como “Azul da Cor do Mar”, “Primavera”, “Sossego”, “Do Leme ao Pontal”, entre muitos outros sucessos que atravessam gerações. Com arranjos assinados por Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Pedro Muniz e Ricardo Candido, o repertório passeia pela soul music, pelo romantismo e pelo balanço irresistível que eternizaram Tim Maia como uma das vozes mais marcantes da nossa música popular. Aumenta o retorno, maestro! Porque Tim Maia, com orquestra, merece ser celebrado em grande estilo.   [+] saiba mais O Vento Veio e Falou Comigo | Lançamento de Livro 27/09 Arte e Conhecimento O Vento Veio e Falou Comigo — A criatividade como jornada de transformação às margens da Floresta Amazônica Em um mundo saturado de estímulos e empobrecido de sentido, O Vento Veio e Falou Comigo chega como um sopro. Mais do que um livro sobre criatividade, é uma jornada de transformação interior vivida às margens da Floresta Amazônica. Escrito por um artista e pesquisador imerso na escuta dos ritmos da floresta, o livro propõe uma travessia que resgata o valor simbólico da criação, rompendo com a lógica produtivista e reconectando o leitor ao gesto sensível de criar. Inspirado por conversas com ribeirinhos ancestrais da Floresta, silêncios compartilhados com a natureza e o fluxo do rio Tapajós, o autor nos convida a repensar o tempo, a escuta e a potência de se esvaziar como origem do ato criativo. Com linguagem poética e um ritmo que respeita o tempo da floresta, O Vento Veio e Falou Comigo é mais do que uma leitura — é um ritual de presença. Um convite para os que buscam reencontrar o sagrado no simples e acessar a alma do mundo por meio da arte, da contemplação e da escuta. SOBRE O LIVRO “O Vento Veio e Falou Comigo” é um livro-experiência que convida o leitor a uma travessia sensível pelos caminhos da criatividade, tendo a Floresta Amazônica como cenário real e simbólico. Em tempos de excesso, pressa e métricas, este relato emerge como um sopro de reencontro com o silêncio, a escuta e a potência poética da vida. A partir de uma imersão às margens do rio Tapajós, o autor — artista e pesquisador — compartilha conversas com a floresta, encontros com saberes ancestrais e aprendizados que revelam a criatividade não como técnica, mas como escuta profunda: da natureza, da ancestralidade e do invisível. Criar, aqui, é tornar-se permeável ao mundo. Mais do que um livro sobre criatividade, esta obra é um chamado à presença e à transformação interior. Um lembrete de que, se estivermos abertos, também poderemos ouvir o vento — e deixar que ele nos mova de volta à essência. SOBRE O AUTOR Daniel Mira é um pensador da arte. Atuando como artista, pesquisador e empreendedor criativo. Graduou-se em artes pela Universidade de Brasília, especializando-se em Poéticas Visuais, como mestre em Design e doutor em processos criativos inspirados na natureza pela Universidade de Brasília. Atua no contexto das pesquisas “poiéticas” inspiradas na Natureza, tendo como abordagem a interseção entre o sensível e o lógico para formação do pensamento humano e suas expressões. Como contexto mergulha na biodiversidade brasileira, orientando suas temáticas criativas para expressões centradas na vida, como o caminho para regeneração nos âmbitos culturais, sociais e de inovação. Seu processo artístico é um mergulho na poética da natureza e sua impermanência. Tem como base a escrita visual, mas busca na fenomenologia natural os cinco sentidos da imagem. O processo, a vivência e a escuta são a inspiração para o fazer artístico; onde consciência e inconsciência se misturam; e obra em si é um rastro destes encontros. A frente NOUS Ecossistema, é fundador do NOUS Instituto, constituído desde 2007, da NOUS escola e de sua consultoria de design regenerativo; fomentando ações nas áreas de Humanidades, Natureza e Cultura. Leciona como professor universitário a mais de quinze anos, coordenado ações de comunicação da causa através de projetos como núcleo de extensão Humanizate. Partilha sua criatividade nas áreas de artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual há mais de 20 anos. Trabalhando junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, exibiu suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona, Berlim e Slovenia. [+] saiba mais Orquestra Ouro Preto: Hilda Furacão, a Ópera 27/09 a 28/09 Teatro Uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileiras ganhou versão operística com direito a turnê nacional, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e agora desembarca no Rio de Janeiro. O projeto, que ainda prevê apresentações em Curitiba e Boa Vista, conta com o patrocínio da Petrobras, que há mais de 40 anos investe na cultura como força transformadora, apoiando iniciativas em todo o país que promovem a diversidade, valorizam a identidade nacional e ampliam o acesso à produção artística brasileira. A Orquestra Ouro Preto leva aos palcos brasileiros Hilda Furacão, a Ópera, adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, ambientado em Belo Horizonte e imortalizado na célebre minissérie dos anos 1990. Com música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes, a montagem é regida pelo maestro Rodrigo Toffolo e vem emocionando plateias por todo o Brasil. Com libreto em português e dividida em dois atos, a ópera celebra a riqueza da cultura brasileira e mergulha nos dilemas éticos, sociais e religiosos de uma época marcada por contradições. A turnê nacional chega ao Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de setembro, às 20h e 18h, respectivamente, na Cidade das Artes, após o sucesso da temporada de estreia em 2024, quando as duas récitas realizadas na cidade tiveram ingressos esgotados. Atendendo a muitos pedidos, a produção retorna ao palco carioca. Os ingressos já estão à venda no site Eventim e na bilheteria do teatro. A protagonista é vivida pela mezzo-soprano Carla Rizzi, que retorna à cena com a Orquestra após sua atuação em Auto da Compadecida, a Ópera. Ao seu lado, o tenor Jabez Lima interpreta Frei Malthus, trazendo ao palco a intensidade do conflito entre desejo e fé. Completam o elenco de solistas Marília Vargas (Loló Ventura), Marcelo Coutinho (Nelson Sarmento), Johnny França (Aramel) e Fernando Portari, que assume o papel de narrador e do próprio autor, Roberto Drummond. A montagem conta ainda com a participação de um coro com 16 vozes, que contribui para a densidade dramática e musical da obra. Nos bastidores, Luiz Abreu assina a direção de arte; Paula Gascon, os figurinos; Tiça Camargo, o visagismo; Carol Gomes, a cenografia; e Bruno Corrêa, a engenharia de som. A época em que a história se passa ganha vida com as cores e a ousadia da Orquestra Ouro Preto, que imprime sua identidade visual e cênica à montagem. O resultado são cenas impactantes, cheias de surpresas, que ampliam o drama e a potência narrativa da ópera. Na partitura original, Tim Rescala incorporou elementos do universo musical popular da época retratada no romance, como músicas brasileiras, boleros e sucessos radiofônicos, ao discurso operístico tradicional, criando uma obra híbrida entre ópera e musical. O romance do escritor mineiro conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aída, e consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons. “Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, personagens fortes e uma grande carga emocional”, afirma o compositor Tim Rescala. Para o maestro Rodrigo Toffolo, “Hilda é uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas brasileiras que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo. É uma personagem feminina forte, com reflexões profundas sobre liberdade, destino e imposições sociais.” Com esta produção, a Orquestra reafirma seu compromisso com a criação de um repertório operístico brasileiro, acessível, contemporâneo e enraizado na identidade cultural do país. Sobre a Petrobras A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável e uma transição energética justa. A cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando, há mais de 40 anos, projetos que contribuem para a cultura brasileira e estão presentes em todos os estados do Brasil. [+] saiba mais Palhaço de Ferro 27/09 a 05/10 Teatro Debaixo de uma antiga lona, transformada em um ferro velho, no sertão paraibano, um homem tenta fugir do próprio destino: ser palhaço, como o pai que nunca conheceu. Em meio a reflexões, memórias e solidão, ele constrói um espetáculo imaginário — onde a poesia nasce do abandono. Palhaço de Ferro é um mergulho sensível na poética nordestina, onde real e imaginário se embaralham num espetáculo visualmente forte, tragicômico e cheio de alma. Um convite à delicadeza da força que só um palhaço é capaz de ter. Prepare-se para rir, chorar e se reconhecer no espelho desse picadeiro de ferro velho e memórias. “Todo PALHAço precisa ser de palha para incendiar o picadeiro e de AÇO para resistir ao circo pegando fogo”. [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança Balé Nacional da China | GuoNian O Quebra-Nozes como você nunca viu O Balé Nacional da China apresenta GuoNian, uma impressionante releitura de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, ambientada na véspera do Ano Novo Chinês. Com uma linguagem coreográfica que une tradição e inovação, o espetáculo incorpora elementos emblemáticos da cultura chinesa — como os 12 animais do zodíaco, lanternas vermelhas e símbolos festivos — em uma narrativa mágica que convida o público a viver o clássico sob uma nova perspectiva. Duração Balé em 2 atos e 1 intervalo 1º Ato: 48 minutos Intervalo: 20 minutos 2º Ato: 45 minutos [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais