Fundação Cidade das Artes

Memória

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A Fundação Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades de formação cultural e artística.

Eventos Passados

1 Origami | Oficina 19/03 Arte e Conhecimento Oficina de Origami para crianças   Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. Venha aprender com o professor Bruno Ferraz divertidas formas como caixinha, coração entre outros. O origami também trabalha a memória, concentração, visão espacial e você ainda levará para casa todas as dobraduras feitas no dia.   INSCRIÇÕES ENCERRADAS   [+] saiba mais 1 Haikai | Oficina 16/03 Arte e Conhecimento A atividade busca apresentar a linguagem da poesia Haikai. De uma forma lúcida e divertida as crianças irão criar seus próprios poemas e confeccionar marcadores de livros. No final acontece um pequeno sarau para recitar as poesias criadas durante a oficina.   Vagas limitadas (inscrições: 3325-0448 ou saladeleitura@cidadedasartes.org) [+] saiba mais 1 Oficina de painéis de pano - Rio de Janeiro 05/03 Arte e Conhecimento No dia 01 de março celebramos o aniversário do Rio de Janeiro. Sendo assim, realizaremos uma atividade apresentando para as crianças diversos poetas que utilizaram a beleza do Rio de Janeiro como inspiração para os seus poemas. Em seguida as crianças irão confeccionar painéis de pano com o tema "Rio de Janeiro é Poesia".   Vagas limitadas.  Inscrições:3325-0448 ou saladeleitura@cidadedasartes.org   [+] saiba mais 1 CineArtes | Maria Bethânia, Caderno de Poesia 05/03 Arte e Conhecimento Exibição do documentário |  Caderno de Poesia - Maria Bethânia   Gravado ao vivo na Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Bethânia interpreta obras literárias e musicais de grandes escritores, poetas e músicos brasileiros e portugueses, incluindo nomes como Guimarães Rosa, Dorival Caymmi, Carlos Drummond de Andrade, Fausto Fawcett, Manuel Bandeira, Ascenso Ferreira, Mario de Andrade, Capinam, Wally Salomão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Patativa do Assaré, Luiz Gonzaga, Fernando Pessoa, Vicente Celestino, Chico Buarque, Castro Alves, Maria Isabel Velloso, Renato Teixeira, Olavo Bilac, Sophia de Mello Breyner, Gerônimo, Jorge Benjor, Moraes Moreira, entre outros.  [+] saiba mais 1 Repertório Shakespeare | Macbeth e Medida por Medida 19/02 a 28/02 Teatro REPERTÓRIO SHAKESPEARE | MACBETH E MEDIDA POR MEDIDA O Repertório Shakespeare combina um clássico constante nos palcos brasileiros a outro raramente montado. Atores de diferentes gerações e estilos desdobram-se em múltiplos papéis. Contrastes e complementaridades entre Macbeth e Medida por Medida resultam numa terceira margem de percepções humanas sobre morte, poder e medo.   MACBETH https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=46557#!/ Macbeth (Thiago Lacerda), um general corajoso, ao voltar triunfante da guerra, encontra três criaturas misteriosas, videntes que lhe fazem a seguinte profecia: Macbeth será rei, em um futuro próximo. A ambiciosa Lady Macbeth (Giulia Gam), esposa de Macbeth, ao ficar sabendo da profecia, instiga seu marido a matar Duncan (Sylvio Zilber), o atual rei. Quando o crime é descoberto, os filhos de Duncan, Malcolm (Rafael Losso) e Donalbain (Lui Vizotto), sentindo-se ameaçados, resolvem fugir e Macbeth é coroado. Duração: 1h40, sem intervalo.   MEDIDA POR MEDIDA  https://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=46558#!/ Alarmado com a imoralidade e a corrupção que tomaram conta de sua cidade, o Duque (Marco Antônio Pâmio) resolve reintroduzir uma antiga lei que pune todo e qualquer abuso sexual com a morte. Contudo, ele deixa que a lei seja implementada por seu vice, Ângelo (Thiago Lacerda), a quem transfere o poder por um período, enquanto ele se disfarça de frei para observar tudo à distância. Duração: 1h50, sem intervalo.   [+] saiba mais 1 “São Sebastião do Rio de Janeiro - A Formação de uma Cidade” 27/02 Arte e Conhecimento “São Sebastião do Rio de Janeiro - A Formação de uma Cidade” Documentário produzido pela Bang Filmes conta a história da cidade do Rio de Janeiro Após a exibição do filme, ocorrerá um bate-papo com a diretora Juliana de Carvalho   “A minha alegria atravessou o mar e ancorou na passarela, fez um desembarque fascinante no maior show da terra”. Com os versos do samba enredo da Escola União da Ilha no carnaval de 1982, a jornalista e apresentadora de TV Leilane Neubarth dá início à narração do documentário “São Sebastião do Rio de Janeiro – A Formação de Uma Cidade”, dirigido e produzido por Juliana de Carvalho, da Bang Filmes & Produções.   O documentário, que tem 90 minutos de duração e conta a história da formação urbana da cidade, tratando-a como uma personagem, perseguindo os vestígios arqueológicos de seus primeiros habitantes, das lutas travadas na conquista desse espaço, dos grandes acontecimentos históricos que aqui se forjaram, das reformas e intervenções urbanas que moldaram o desenho de cidade e a alma do povo que nela vive.       [+] saiba mais Fala,Bicho! - Grupo Costurando Histórias 20/02 Arte e Conhecimento Desta vez, as histórias de Fábio Sombra, Silvia Orthof e Leonardo Boff fornecem linha e panos para as costuras do grupo. Tem ciranda no brejo e tapete novo na roda. Esplendor na mata e confusão na Av. Atlântica. Viola caipira, buzinas, cacarejos, pios e coaxos dão enredo ao proseado.   A particular trajetória do Costurando Histórias apresenta neste espetáculo histórias de grandes autores que abordam direta ou indiretamente a questão ambiental. Como viver em harmonia entre buzinas e prédios? É possível uma grande comemoração no brejo, com animais de diferentes espécies, sem que haja confusão? O que podemos fazer para não calar nosso desejo de expressão? Podemos contar com o grande espírito da floresta para nos ajudar em nossa capacidade inata de beleza e alegria?   Essas e outras questões são desenvolvidas de forma lúdica, dramática, poética e interativa através da linguagem da narração com os tapetes de histórias. A técnica que nasceu na França e chegou há quinze anos no Brasil, introduzida pelo mestre Tarak Hammam com a parceria da atriz e diretora da Cia. Costurando Histórias, Daniela Fossaluza.   Direção e adaptação: Daniela Fossaluza Elenco: Daniela Fossaluza, Denise Goneve e Cezar Augusto Pereira Criação dos Tapetes: Daniela Fossaluza e Denise Goneve com a colaboração de Ama Oliveira [+] saiba mais 1 Matinê de Carnaval com o Zoobloco 30/01 Arte e Conhecimento Matinê de Carnaval com o Zoobloco   Pelo segundo ano a Cidade das Artes entra no clima do carnaval com a matinê do Zoobloco para as crianças de todas as idades. Confetes, serpentinas e um repertório animado apenas com músicas que têm animais como tema, de infantis, como Arca de Noé e Saltimbancos, a Gilberto Gil, Raul Seixas, Secos e Molhados, passando por canções tradicionais do nosso folclore.   Prepare sua fantasia de bicho e venha porque o Zoobloco é animal! [+] saiba mais 1 Oficina de Arte com Sustentabilidade 23/01 Arte e Conhecimento Oficina de Arte com Sustentabilidade   A oficina trabalha a ideia de reaproveitamento de materiais descartados em nosso cotidiano transformando-os em arte. Serão apresentados alguns exemplos do uso dessa linguagem na arte, dentre eles, a obra do artista plástico - Vik Muniz.    O paulistano Vik Muniz é um artista plástico conhecido no mundo todo. Atualmente morando em Nova York (EUA), se notabilizou por utilizar materiais pouco usuais em suas obras, como chocolate e açúcar, bem como um outro elemento importante e diferenciado: o lixo.   Depois da apresentação dos exemplos as crianças poderão criar suas próprias obras de arte.    Atividade gratuita que será realizada na Sala de Leitura para crianças maiores de 8 anos.  Vagas esgotadas         [+] saiba mais 1 Sarauzinho e Oficina de Poesia Haikai 16/01 Arte e Conhecimento A linguagem HAIKAI estimulando a criatividade das crianças    A atividade busca apresentar a linguagem da poesia Haikai.De uma forma lúdica e divertida as crianças irão criar seus próprios poemas e confeccionar marcadores de livros. Ao final da atividade será realizado um pequeno sarau, onde as crianças recitarão as poesias criadas durante a oficina.   HAIKAIS  Haikais são poemas curtos que utilizam linguagem sensorial para capturar um sentimento ou uma imagem. Eles normalmente são inspirados por um elemento da natureza, um momento de beleza ou uma experiência comovente. O haikai foi originalmente desenvolvido por poetas japoneses, e a forma foi adaptada por poetas brasileiros e de outros países.     Atividade gratuita que será realizada na Sala de Leitura para crianças maiores de 8 anos.  Vagas limitadas para 40 crianças | Inscrições pelo link  http://goo.gl/forms/qsh506FAjj       [+] saiba mais 1 Colo de Avó 09/01 Arte e Conhecimento A partir do livro de poesias Colo de avó, da premiada poeta Roseana Murray, a atriz, psicóloga e contadora de histórias Julia Cárdenas propõe um tempo dilatado, um momento de compartilhamento de experiências e aproximação entre crianças e a terceira idade. O espetáculo é acompanhado pela musicista Priscilla Paraiso.   Crianças de 4 a 10 anos (ou todos aqueles que têm, tiveram ou são avós)   Foyer do Teatro de Câmara   [+] saiba mais 1 Rui de Oliveira - Traços de uma história 03/10 a 20/12 Arte e Conhecimento   Mostra celebra 40 anos de carreira de Rui de Oliveira, renomado ilustrador e animador brasileiro, com trabalhos em mais de 130 livros   Gosto de ilustrar livros com conteúdos e propostas literárias bem diferentes uma da outra. Acredito que este seja o aspecto mais fascinante do ato de ilustrar, e sem dúvida o maior desafio para o ilustrador. Em meu trabalho, sempre almejo que a interpretação que tenho do texto não seja a única. Procuro, sempre que possível, criar portas – verdadeiras passagens secretas para que as pessoas tenham as suas próprias e particulares visões Rui de Oliveira   Durante o período da Exposição serão realizadas visitas guiadas, oficinas e palestras de Rui de Oliveira. De terça à sexta, 10h e 14h Sábado e domingo, 11h e 15h Informações e agendamento para escolas e grupos | saladeleitura@cidadedasartes.org ou (21) 3325-0448     Palestras  Dia 07/10 – A LEITURA DA ILUSTRAÇÃO NOS LIVROS PARA CRIANÇAS E JOVENS Palestra para professores e mediadores de leitura: 14h – Após a visita à exposição, ocorrerá a palestra. Inscrições pelo e-mail ou telefone. Vagas limitadas. saladeleitura@cidadedasartes.org ou 3325-0448 Dia 24/10 – Palestra: COMO VEJO A ARTE DE ILUSTRAR LIVROS - Processo de criação 17h – Após a visita à exposição, ocorrerá a palestra. Vagas limitadas. Público livre. saladeleitura@cidadedasartes.org ou 3325-0448 [+] saiba mais 1 Hilda & Freud 21/11 a 20/12 Teatro Uma relação de amor com a psicanálise   A análise da poeta Hilda Doolittle com Sigmund Freud na Viena dos anos 30, compõe um dos mais importantes testemunhos sobre a prática da psicanálise efetuada por seu fundador. Durante a ascensão do nazismo, Hilda expõe com detalhes seus encontros no consultório do pai da psicanálise, onde se despe de qualquer censura para reviver seu conturbado passado que resultou em um bloqueio literário. A vida de uma mulher à frente de seu tempo, dona de um percurso marcado pelos traumas deixados durante a I Guerra Mundial, seus medos, amores, lutas, sonhos e alucinações suscitam em seu analista intervenções geniais que mudam a vida da escritora, além de fortalecer uma relação de forte amizade entre os dois.   Hilda e Freud, com Bel Kutner e Antonio Quinet, com direção dele e Regina Miranda   Segundo o psicanalista (autor, diretor e ator)  Antonio Quinet, “As pessoas vão ver um Freud em ação de uma forma inimaginável através da visão de uma paciente, e não de seus próprios relatos”. A convite do Freud Museum, duas temporadas do espetáculo foram apresentadas, uma em 2013 e uma em 2015, em Londres, quando do lançamento do livro da peça em inglês. Em agosto deste ano, Hilda e Freud também passou pela cidade de Buenos Aires, na Argentina. Nas apresentações internacionais, Quinet contou com atrizes convidadas. Para a estreia nacional, ele chamou a atriz Bel Kutner, que se encantou imediatamente com o projeto. “Há um ano o Antonio me procurou e surgiu uma vontade de trabalharmos juntos. Depois de outros textos de sua autoria ele me apresentou Hilda e Freud e eu fiquei alucinada. Hilda era uma mulher muito sensível, que passou por coisas tenebrosas e buscou sua salvação na arte, na poesia e na psicanálise, numa época que a psicanálise estava florescendo, enquanto o mundo se deteriorava por conta das guerras. Ela pertenceu à nata da intelectualidade inglesa, e, nos anos 70, depois de sua morte, foi transformada num ícone do universo feminista por assumir em vida sua veia artística e sua bissexualidade. Uma guerreira que sobreviveu através de sua arte e sua história”.   Baseada nos escritos e na correspondência de Hilda Doolittle (1886-1961), os espectadores assistem à trajetória e aos conflitos dessa delicada escritora e sua relação de amor em versos livres, definição de sua relação com seu psicanalista. Com uma vida afetiva libertária e tumultuada, de uma sensibilidade extrema e melancólica, H.D. fez algumas tentativas de análise até chegar ao divã de Freud. Em março de 1933, desembarcou em Viena e instalou-se num hotel para sessões diárias no divã em que fez sua “grande viagem” com o Professor, o “médico irrepreensível”.   Durante esse período escreveu o diário de sua análise, com sonhos, associações, devaneios e intervenções de Freud. O relato, chamado por ela de Advento, é intenso, emocionante e em carne viva. Ela com 47 anos e ele com 77 anos iniciaram uma relação - primeiro analítica e depois de amizade - que durou até o final da vida de Freud. Em 1944, H.D. reescreveu sua experiência analítica em forma de breves capítulos, uma prosa poética em que, mesclando sonhos, realidade e imaginação, traz a narrativa reinterpretada dessa análise como um grande tributo amoroso a Freud. Neste texto, Escrito na parede, transformou uma experiência alucinatória enigmática no eixo de sua análise, mostrando Freud como um “curador de um grande museu arqueológico”, que é ao mesmo tempo o consultório e seu inconsciente. Ambos os textos compõem o livro Tribute to Freud, constituindo um testemunho, dentre os mais importantes de seus pacientes, sobre a prática da psicanálise por seu fundador.   A peça mescla uma linguagem poética e erudita com projeções contemporâneas que ambientam o expectador na imaginação e no inconsciente dos personagens. A direção de arte e cenografia assinadas por Analu Prestes, transportam o público para o poder evocador dos versos e das imagens poéticas do universo imaginista (movimento literário inglês) do qual Hilda Doolittle foi o símbolo. A produção dá continuidade à pesquisa “Teatro e psicanálise”, desenvolvida por Antonio Quinet no âmbito do mestrado e doutorado da Universidade Veiga de Almeida, na qual pretende transmitir a psicanálise através do teatro, e assim levar ao público, artisticamente, as descobertas da do inconsciente. Aos domingos, após as apresentações, os atores farão debates com mestres da psicanálise e artistas do mundo teatral.   Hilda e Freud é também resultado de uma bem-sucedida parceria entre Quinet e Regina Miranda. Ambos uniram o pensamento coreográfico teatral com o pensamento da psicologia do teatro em movimento. “Nós temos uma longa história juntos. Em quase dez anos de parceria, descobrimos que compartilhávamos dos mesmos objetivos. Foi gerada uma confiança mútua. Um desejo de tornar público um conhecimento pela via estética”, reflete Regina. Assim como Antonio Quinet, a diretora, conhecida internacionalmente como uma das mais conceituadas coreógrafas e gestoras culturais, sempre nutriu a vontade de disseminar a psicologia através da arte. “Somos complementares. Não temos a mesma visão sobre a mesma coisa. Temos um diálogo muito rico”, conclui.    [+] saiba mais 1 Auto das Pastorinhas - Giramundo 20/12 Teatro Natal na Cidade das Artes    O Auto das Pastorinhas é uma representação teatral com danças e cantos realizada diante do presépio para comemorar o Natal. Sua origem são os autos portugueses da Natividade e se divide em cenas ou jornadas que, além das danças e cantos, incluem ainda declamações e louvações. O espetáculo do Giramundo é uma adaptação de material musical pesquisado na região de Belo Horizonte pelo professor José Adolfo Moura e recriado  pelo maestro Lindembergue Cardoso,  somada à ideia do Presépio.   A montagem Giramundo   O Auto das Pastorinhas do Grupo Giramundo, conta com 33 bonecos, em sua maioria da técnica conhecida como “marote”, onde a manipulação é feita de baixo para cima.O marionetista controla o boneco através de um bastão que ocupa o seu interior e que move também a cabeça do boneco por pequenas varetas ligadas às mãos dos personagens. O Auto das Pastorinhas utiliza um corpo de 8 marionetistas, permitindo a realização simultânea de cenas de dança e cantoria com mais de 10 bonecos em cena.   O auto   É uma forma de teatro de origem religiosa. Foi trazido de Portugal para o Brasil pelos Jesuítas que o utilizaram na catequese dos índios. Com o passar do tempo foram sendo incluídos personagens, bailados e cantos de origem popular brasileiros. São exemplos de auto brasileiro - o Congado, a Marujada, o Bumba-meu-boi e as Pastorinhas.   O presépio   Acredita-se que o criador do Presépio tenha sido São Francisco de Assis, que armou o primeiro em Gréccio, na Itália em 1223. O Presépio procura representar o estábulo de Belém e as cenas que se seguiram ao nascimento de Jesus. A partir do século XVI introduziram-se as representações para se comemorar o Natal com cantos e danças como as Pastorinhas.     [+] saiba mais 1 Pedro e o Lobo - Giramundo 19/12 Teatro PEDRO E O LOBO   “É dever do compositor servir seus companheiros, embelezar a vida humana, e apontar o caminho para um futuro radiante” Sergei Prokofiev    Com esta afirmação cheia do otimismo pós revolucionário, anunciava em 1933, ao voltar do ocidente para a Rússia, sua terra natal, a função social de sua música: contribuir para a construção de um mundo melhor. Neste momento, Prokofiev, recebendo sugestão de Natalie Satz (diretora do Teatro Infantil de Moscou), concebe a  história de um valente menino e de um lobo, para ensinar às crianças as diferenças entre os instrumentos de uma orquestra. Após duas semanas a música estava pronta.O sucesso da peça musical foi imediato.    Prokofiev ganha enorme reputação como “compositor infantil”, a ponto do Comissário de Suprimentos do Governo Soviético, Anastas Mikoyan, convidá-lo para conduzir um programa de popularização de canções, poemas e contos infantis tradicionais.   A versão para bonecos de Pedro e o Lobo reforça com imagens a ideia inicial da versão musical: compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e grupos de instrumentos. O Giramundo optou pelo marionete a fio por sua ampla gama de movimentos que proporcionam grande possibilidade de expressão. A figura e o texto do narrador, previstos na partitura de Prokofiev, foram substituídos pelos marionetistas que reduziram as intervenções explicativas dentro da parte musical e reforçaram as informações sobre os instrumentos musicais.A idéia teatral do espetáculo é sintética e comunicativa. Os cenários foram substituídos por um desenho em um quadro negro, as vozes dos personagens surgem ao vivo e o plano do palco passa a ser o do chão. Ao mesmo nível dos pequenos espectadores.  O resultado é uma grande brincadeira onde as crianças se divertem, se emocionam e aprendem.   PEDRO E O LOBO DEPOIMENTO ÁLVARO APOCALYPSE   Começamos a criar lentamente um sonho antigo, de mais de dez anos, que foi Pedro e o Lobo. Nós fizemos o Pedro e o Lobo de Prokofiev uma vez para o teatro da Dulce Beltrão e foi apresentado no Palácio das Artes com bonecos do Giramundo. Esses bonecos não estão no acervo do Giramundo.   Começamos, em 1993, preguiçosamente a produzir nossa versão de Pedro e o Lobo. A nossa oficina estava sendo reformada e nós estávamos no sub-solo da Biblioteca Central da  Universidade Federal de Minas Gerais. Fomos montando, sem grandezas, sem grandes intenções.   Procuramos o disco original, eram desgraçadamente todos em grande parte narrados. Nós tivemos que pegar os gravados e selecionar uns trechinhos de música, onde não houvesse narração por cima. Com muito custo, montamos a trilha, mas sem a menor pretensão. E foi assim. E foi muito prazeirozo para mim produzir esses bonecos porque os bonecos eram dirigidos ou esse espetáculo é que iria inaugurar ou reinagurar uma nova fase do Giramundo a da utilização de pequenos espetáculos móveis, sem grandes complicações técnicas utilizando pessoal jovem do grupo.   Os iniciados eram Ulisses, Marcos, Ana Luíza, Beatriz e o Gustavo. O espetáculo foi feito para eles. Foi escrito, concebido e planejado, o roteiro, as marcas. Resolvemos então fazer um espetáculo no Minas Shopping para uma estréia informal. Foi muito bom, eu adorei a idéia, nós armamos um camarim, com pano preto e a gente ia lá para dentro para conversar fiado, com o Shopping funcionando. Chega sete horas da noite, estréia Pedro e o Lobo, na cara de pau. Talvez a primeira vez em que o pessoal atuava em cena com microfone, sem gravação, sem coisa nenhuma, diretamente ao público e o resultado foi excelente.   Pedro e o Lobo é a maior bilheteria do Giramundo. Está desde 93 se apresentando ininterruptamente. Não houve modificações radicais, mas um aperfeiçoamento fantástico da manipulação.  [+] saiba mais 1 XXI Encontro Nacional de Capoeira 12/12 Arte e Conhecimento XXI ENCONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA   - Orquestra de Djembês e berimbaus infantis - Rodas de aquecimento, batizado e troca de cordas - Peça "Entre a roda e a navalha" - Roda de mestres   Uma grande festa com a presença de grandes nomes da Capoeira do Rio de Janeiro e de outros estados. Cerca de 150 alunos do projeto social Capoeira Cidadã participarão do batizado e troca de cordas. Os alunos do projeto apresentarão a peça "Entre a roda e a navalha", que destaca a Capoeira como instrumento de inclusão social. Uma roda de mestres e professores encerra o evento, demostrando toda a beleza e técnica da Capoeira, nosso patrimônio imaterial brasileiro e da humanidade.   [+] saiba mais 1 Camerata de Violões 10/12 Música Camerata de Violões  nasceu numa reunião de professores do Conservatório Brasileiro de Música e ganhou espaço no cenário musical com vibrantes interpretações de um repertório brasileiro de altíssima qualidade. Seu primeiro cd, lançado em 2001, recebeu referências elogiosas da crítica especializada nacional e internacional. A revista inglesa CLASSICAL GUITAR referiu-se ao conjunto como “uma orquestra de violões que produz um som deslumbrante”. Com apresentações em diversos estados brasileiros, a Camerata de Violões do CBM vem conquistando a admiração do público e de grandes músicos como Hermeto Pascoal, que já dedicou uma composição inédita ao octeto. O segundo CD do grupo foi gravado e lançado pela gravadora Biscoito Fino, e obteve indicação ao GRAMMY 2009 na categoria melhor álbum instrumental. Este show apresentado pela Camerata de Violões "Suítes do Brasil" é baseado no CD de mesmo nome e cujo repertório apresenta obras de compositores brasileiros, organizado em forma de suítes. Suíte é uma forma de composição tradicional da música europeia, originalmente organizada por um conjunto de danças. Trazida ao Brasil, permanece viva até os dias de hoje no cenário da música de concerto, graças à sua estrutura, que permite trazer ao palco gêneros vivos no cenário musical contemporâneo.   O cd e o show "Suítes do Brasil" apresenta em seu repertório composições de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, que neste ano de 2015 terá completado 100 anos, Nicanor Teixeira, Rogério Borda, Ernesto Nazareth a quem prestamos uma grande homenagem por ter completado em 2013 150 anos de nascimento e o compositor Gaetano Galifi, numa obra composta e dedicada exclusivamente para a Camerata de Violões.   Repertório   Nicanor Teixeira  Suíte Nordestina João Benta no Forró Procissão Mariquinha duas Covas     Annibal A. Sardinha Garoto Carioquinha - arranjo Adriano  Furtado Meditação - arranjo Elodie Bouny Lamentos do Morro - arranjo Valmyr de Oliveira     Rogério Borda Suíte Solar Dunas Ciclo do Sol Pássaros     Ernesto Nazareth Elétrica - arranjo Elodie Bouny Tenebroso - arranjo Fabio Nin Batuque - arranjo Artur Gouvea    Gaetano Galifi  Poema Sinfônico "Canuã" A Lenda de Um Guerreiro   Os Deuses Enviam Canuã Canuã Torna-se Guerreiro Os Espíritos Preparam Canuã Canuã Liberta seu Povo   [+] saiba mais 1 OSB - Música de Câmara - Daniel Auner 08/12 Música DANIEL AUNER, VIOLINO   "Daniel Auner, um jovem mestre violinista de Viena". Assim definiu o jornal austríaco Die Presse em 2012 sobre uma performance do músico no Musikveren de Viena. Vencedor de diversas competiçoes,Auner já se apresentou em diversos lugares da Europa,Estados Unidos,Canadá,América do Sul e Ásia. Além de atuar como solista,desenvolve carreira na música de câmara,integrando o Viena Mozart Trio desde 2008.Daniel Auner possui dois discos lançados e se apresenta atualmente com um violino de 1709 feito por Johann Christoph Leidolff e Hieronymus Amati.   PROGRAMA   GYORGY LIGETI  Ramificações Composição 1968-69 Duração 10 minutos Orquestração cordas Edição Schott-Music   MICHAEL MCLEAN Elementos ESTREIA BRASILEIRA I. Terra | Adagio Cantabile II. Fogo | Presto con fuoco III. Ar | lento IV. Água | "Flowing" Composição 2006 Duração 35 minutos Orquestração violino solo e cordas Edição do compositor   RALPH VAUGHAN WILLIAMS Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis   Composição 1910 | Revisão 1919 Duração 15 minutos Orquestração cordas Edição J.Curven | Kalmus Music       [+] saiba mais 1 O Menino Mais Rico do Mundo 05/12 Arte e Conhecimento João é um singelo catador de papel, ele é tão humano quanto eu ou você, só que atento (aos sinais e a seu coração), reciclou seu próprio olhar e tornou-se “O Menino mais rico do mundo”. Agora, depois de percorrer teatros por todo o Brasil, ganhar prêmios e se tornar livro, chega ao Rio de Janeiro para compartilhar valores e segredos de uma vida realizada de verdade!    Distribuição de ingressos 1 hora antes na bilheteria. [+] saiba mais 1 OSB - Concertos da Juventude - Última edição 2015 29/11 Música OSB APRESENTA “O PÁSSARO DE FOGO”, DE STRAVINSKY, NA ÚLTIMA EDIÇÃO DOS CONCERTOS DA JUVENTUDE EM 2015   A VERSÃO ORQUESTRAL DO BALÉ RUSSO É DESTAQUE DO REPERTÓRIO QUE CONTA AINDA COM TCHAIKOVSKY, COPLAND E TACUCHIAN    Os compositores Stravinsky, Tchaikovsky, Copland e Tacuchian estarão representados neste último Concerto da Juventude do ano.Com regência do Maestro Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Brasileira traz repertório que conta com a suíte “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, “Fanfarra para o Homem comum”, de Aaron Copland; “Imagem Carioca” de Ricardo Tacuchian; e o quarto movimento da “Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36”, de Piortr Tchaikovsky.  Os ingressos podem ser comprados na bilheteria e custam apenas R$1. A Cidade das Artes tem acesso pela estação do BRT da Alvorada.   Em 2015, a fundação realizou 17 Concertos da Juventude. Incentivar e facilitar o acesso à música de concerto faz parte da missão da FOSB, como explica a gerente educacional da entidade, Anahi Ravagnani. “Ampliar o acesso às salas de concerto e despertar em nossas crianças e jovens o gosto pela música sinfônica são alguns dos objetivos aos quais nos dedicamos diariamente. A série atraiu um público jovem e curioso ao longo do ano." Cerca de 60 escolas e mais de 2.300 crianças participaram do Programa Orquestra em Sala, que leva alunos das redes pública e particular do Rio de Janeiro para os Concertos da Juventude, muitos deles para assistir a uma apresentação pela primeira vez.   Para o diretor artístico da OSB, Pablo Castellar, o programa do último Concerto da Juventude do ano é bastante eclético em repertório e estado de espírito.  Ele explica que a orquestra abre com um chamado americano, “A Fanfarra para o Homem Comum” de Aaron Copland. Essa, segundo ele, é a mais famosa de uma série de fanfarras escritas em 1942 para abrir os concertos da orquestra de Cincinnati, nos Estados Unidos, após a entrada do país na 2º guerra mundial. O programa traz ainda a obra do brasileiro Ricardo Tacuchian, “Imagem Carioca”, uma celebração à cidade do Rio de Janeiro. Composta em 1963 para orquestra de cordas, a peça foi transformada em uma versão para orquestra sinfônica em 1969.   E completa: “O último movimento da "Sinfonia nº 4 em fá menor", de Tchaikovsky, segue com o destino como tema principal. Dotada de uma melodia rica, celebrante e alegre, a sinfonia traz um impulso dramático e forte influência das raízes folclóricas da música tradicional russa. O programa se encerra com uma suíte de “O Pássaro de Fogo”, balé composto por Stravinsky em 1910 e baseado em um conto popular russo. A linguagem musical da peça mistura a vitalidade rítmica do compositor e a simplicidade das músicas folclóricas, resultado de sua histórica colaboração com Diaghilev, que ainda rendeu obras como “Petrushka” e “A Sagração da Primavera”. A suíte de 1919, apresentada neste concerto pela OSB, é a mais popular das três versões orquestrais criadas pelo autor”.    Valor único: R$ 1 - ingressos disponíveis a partir de uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria da Cidade das Artes -     ROBERTO MINCZUK, REGÊNCIA   FRANCISCO M.SILVA/OSÓRIO D.ESTRADA       Hino Nacional Brasileiro AARON COPLAND                                              Fanfarra para o Homem Comum RICARDO TAUCHIAN                                          Imagens Cariocas PIOTR TCHAIKOVSKY                                        Sinfonia n°4 em fá menor, Op. 3 IGOR STRAVINSKY                                            O Pássaro de Fogo - Suíte de 1919       [+] saiba mais