Fundação Cidade das Artes

Programação » Johann Sebastian Rio | O Maestro Provisório

Evento Encerrado

Johann Sebastian Rio | O Maestro Provisório

1


A orquestra Johann Sebastian Rio em apresentação exclusiva para crianças da rede pública

 

 

A orquestra Johann Sebastian Rio vai alegrar o palco da Cidade das Artes com o seu primeiro espetáculo infantil – O Maestro Provisório. A mistura de linguagens que caracteriza o grupo desta vez brinca com o universo mágico dos palhaços. A apresentação acontece dia 05 de abril, terça, e é exclusiva para crianças da rede pública municipal e de comunidades da cidade do Rio. Uma co-realização Cidade das Artes. O patrocínio é da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da empresa Anbima.

 

O concerto vai contar a história de Matilde e Provisório, dois palhaços que se reencontram. Ele decide tentar a vida como maestro e levar a parceira como sua assistente, mas o mundo da música clássica é desconhecido para eles, o que vai gerar várias confusões. A trama é costurada pelo personagem Produtor, interpretado pelo ator Aramís David Correia. Deborah Bapt assina a direção teatral e o texto,  que faz um questionamento bem humorado do papel que se espera do próprio maestro e dos músicos de uma orquestra.

 

Os palhaços, que interagem com os músicos, são interpretados pelos atores Letícia Medella e Kadu Garcia. O diretor Felipe Prazeres comenta a escolha das composições.  "Selecionamos um repertório leve, um apanhado de grandes clássicos, além de canções infantis e cirandas, apresentados de forma “orquestrada”, porque a gente acredita na capacidade da criança de absorver uma música elaborada”. No programa estão incluídas obras como MascagniHolstVivaldiMozartBeethovenBoccherini e Pixinguinha, além de cirandas infantis.

O roteiro musical é de Felipe Prazeres e os arranjos e a composição de Ivan Zandonade. O figurino conta com Tatti Simões, artista plástica e estilista,  e a iluminação é de João Franco, que trabalha há 40 anos com peças, musicais e grandes festivais.

 

A orquestra JOHANN SEBASTIAN RIO

 

O nome da orquestra é uma homenagem ao compositor alemão Bach e à cidade do Rio. “Sebastian” faz referência ao padroeiro São Sebastião e a palavra bach, em alemão, significa ribeiro. A Johann Sebastian Rio é uma orquestra barroca pela sua aura leve e dançante, mas também contemporânea, e Bach é um dos compositores mais emblemáticos daquele período, tão inovador que permanece atual.

A orquestra foi criada em novembro de 2014 pelo violinista e regente Felipe Prazeres, diretor artístico do grupo, pela produtora Vanessa Rocha, diretora executiva, e pelos violistas Eduardo Pereira e Ivan Zandonade, que assinam a assessoria artística.  O objetivo é renovar o público da música clássica e diversificar as formas de apresentação, produzindo espetáculos sensoriais que integram música e imagem com recursos como video mapping, iluminação, design e interação com outras artes. A proposta é explorar vários espaços como galerias, parques, casas noturnas e produzir clipes e tesears irreverentes para a internet.

O grupo é formado por 16 músicos, todos experientes e reconhecidos entre os principais conjuntos sinfônicos cariocas e brasileiros, integrantes da Petrobras SinfônicaOrquestra do Theatro MunicipalSinfônica da UFRJSinfônica BrasileiraSinfônica Nacional e Sinfônica da Bahia.

  

 

JOHANN SEBASTIAN RIO

 

Músicos

 

Ana Catto (violino)

Eduardo Antonello (cravo)

Eduardo Pereira (viola)

Estevan Reis (viola)

Fábio Peixoto (violino)

Felipe Prazeres (spalla)

Ivan Zandonade (viola)

Lula Washington (violão)

Márcio Sanchez (violino)

Marco Catto (violino)

Marcus Ribeiro (violoncelo)

Maressa Carneiro (violino)

Mateus Ceccato (violoncelo)

Priscila Plata Rato (violino)

Rodrigo Favaro (contrabaixo)

Thiago Teixeira (violino)




Música

Informações Gerais

Datas

05/04/16

Horários

14:30

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais