
Fotógrafo: Ariel Subira
Duração: 3 meses
Inscrições para nova turma: oficinadefotografiacda@gmail.com
Turma 1 - Em Andamento: De 02/07 a 17/09.
Desde de julho, a Cidade das Artes conta com oficina de fotografia. As aulas são ministradas pelo fotógrafo argentino Ariel Subirá. Morando desde 2009 no Brasil, Ariel é fotojornalista e já publicou suas fotos nos principais jornais do país. Atualmente, colabora com o periódico El país.
Qualquer pessoa que tenha vontade de aprender os conceitos básicos da fotografia pode se inscrever. Serão aulas teóricas e práticas e os alunos utilizarão os jardins e a estrutura da própria Cidade das Artes para praticar. O curso tem duração de três meses e conta com aulas semanais. Os alunos aprenderão a explorar a capacidade máxima de seus equipamentos e passarão a conhecer os principais conceitos da fotografia (exposição à luz, velocidade de obturação, diafragma, foco, profundidade de campo). As inscrições já estão abertas para a segunda turma.
Biografia:
Nascido em 1980, na cidade de Rosário, Argentina. Fotógrafo freelancer, formado em fotografia por diferentes escolas formais e informais, como o Instituto Superior de Educación Técnica (ISET n°18) no curso de "Técnico Superior en Fotografia com especialización en Mídias e digitalización de imagen" de Rosário. E com o objetivo de aprofundar o conhecimento na área de ensaio documental com compromisso social, realizei cursos de extensão com fotógrafos renomados, como Francesco Zizola (agência NOOR), Don Rypka (ex-editor do Jornal La Nación e criador da agência SudacaPhotos), COLETIVO GARAPA, Marizilda Cruppe e Samuel James da Tuft Univercity. Fotógrafos que realmente me abriram a cabeça.
Publiquei ensaios em jornais como ”El Ciudadano" de Rosário, "Pagina/12" (suplemento Rosário/12) de Buenos Aires, revista VICE Brasil, o jornal "Bild" da Alemanha, revista "La Chispa" da Holanda, revista Época Rio, El Pais Brasil e colaborei com as agências Futura Press, Archivo Latino, AFP. Também participei de diferentes livros de fotografia, poesia e escrita acadêmica.
Como docente, fui coordenador por três anos das aulas de fotografia de integração social organizadas pela Secretaria de Cultura e Educação de Rosário, e por dois anos fui professor adjunto na matéria Ensaio Fotográfico da Pós-graduação de fotografia do ISET n°18 de Rosário.
Atualmente, moro no Rio de Janeiro há 8 anos, produzindo minhas próprias histórias como freelance, cobrindo eventos corporativos e dando curso de fotografia.