Fundação Cidade das Artes

Programação » A poética nômade, efêmera e urbana de Alê Souto em duas obras: "Empilhamento" e "O Caminhante e sua metrópole móvel"

Evento Encerrado

A poética nômade, efêmera e urbana de Alê Souto em duas obras: "Empilhamento" e "O Caminhante e sua metrópole móvel"

apoéticanomade


Alê Souto, que já expôs seu trabalho em outros países como México e Estados Unidos, traduz sua poética nômade, efêmera e urbana nessas duas obras.

Em “Empilhamento” o espectador pode circular entre os volumes que estão uns dentro dos outros, fazendo uma metáfora às grandes cidades, onde o formato cubo se multiplica diversas vezes em seu cenário, e interagir com esses formatos dentro da peça.  Assim, ao longo desse processo, é descoberto o próprio processo da obra, encaixando, inserindo, cubo, papelão, corpo e espaço. Inspirado nos escritos de Kevin Lynch, esse o é fruto de pesquisas com volume, desenho e forma do autor.

Já em “O Caminhante e sua metrópole móvel”, fruto de uma pesquisa de 4 anos onde transitou por várias metrópoles, o artista foi inspirado por personagens urbanos como homelesshunters e punks, mas também por dois cavaleiros medievais errantes: Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e o Cavaleiro Inexistente, de Ítalo Calvino. Nela, esse caminhante carrega sua metrópole móvel, construída em papelão, que é o material de maior descarte dessas grandes cidades, e acaba voltando a seu fluxo de forma poética e plástica. A explicação é que, assim, o caminhante e a sua metrópole móvel estão fundidos em um só, em constante mutação e movimento, remetendo à busca e peregrinação presentes na história da humanidade.



* ABERTURA DA EXPOSIÇÃO COM O ARTISTA DIA 06/07 ÀS 19H *



 




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

22/06/13 a 04/08/13

Horários

Terça-Feira - 12:00 às 18:00

Quarta-Feira - 12:00 às 18:00

Quinta-Feira - 12:00 às 18:00

Sexta-Feira - 12:00 às 18:00

Sábado - 12:00 às 18:00

Domingo - 12:00 às 18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais