Fundação Cidade das Artes

Memória

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A Fundação Cidade das Artes é um espaço concebido para abrigar múltiplas atividades artísticas, como exposições, apresentações de dança, teatro e música. Este complexo cultural também é utilizado para palestras, oficinas, congressos, conversas com autores, lançamentos de livros e outras atividades de formação cultural e artística.

Eventos Passados

A Grande Ressaca 11 Comédias Inusitadas de Matéi Visniec 01/09 a 03/09 Teatro Nas peças que compõem essa peça, Matéi Visniec consegue, com o tom casual de uma conversa cotidiana, tratar dos mais importantes temas que dizem respeito à condição humana: o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a tensão entre indivíduo e sociedade. Organizadas em três grupos  - Fronteiras, Agorafobias e Deserto - , as peças surpreendem por seus desfechos inusitados e pela riqueza de imagens criadas: um fuzil empunhado como um violão; um sentinela que reduz um humano a um "documento válido"; um curso prático de mendicância e outras comédias improváveis. Nestas peças Matéi Visniec nos chama a atenção para o insólito do cotidiano que insistimos em ignorar. Um Teatro que faz sorrir pensando e pensar sorrindo. [+] saiba mais Festival Cervejeiro Carioca 01/09 a 03/09 Festival Festival Cervejeiro Carioca volta à Cidade das Artes nos dias 1, 2 e 3 de setembro Após levar mais 10 mil pessoas ao local em junho, evento retorna com ainda mais opções de cervejas especiais, gastronomia, moda independente e música 4/8/2017 - A parceria entre Festival Cervejeiro Carioca e Cidade das Artes terá um novo capítulo: nos dias 1, 2 e 3 de setembro, o evento retorna à Barra da Tijuca após levar mais de 10 mil pessoas ao local em junho. Esta será a quinta edição do FCC, que tem entrada franca e vem se consolidando como um dos mais completos do Rio. “É uma satisfação para nós retornar à Cidade das Artes, um espaço tão atrativo, que conseguimos ocupar com sucesso na primeira oportunidade que tivemos. Superar aquele desafio e ainda voltar agora mostra que estamos oferecendo um programa de qualidade para o carioca”, afirmou Samuel Shor, organizador do evento ao lado de Diogo Amaral. Para esta edição, o foco do evento segue em dar espaço para produtores locais de cervejas especiais, assim como na diversificação das opções gastronômicas – características cada vez mais marcantes do FCC. Além disso, novamente o Festival terá parceria com a ACervA Rio (Associação dos Cervejeiros Artesanais), que fará brassagem ao vivo, demonstrando como funciona o processo de produção de uma cerveja. A parte musical, outro ponto forte do Festival, não ficará fora do retorno à Cidade das Artes: os DJs Saddam (Rádio Transamérica) e Daniel Faria (Retropicália), residentes do FCC, estão confirmados no comando da pista. Ao longo do mês de agosto, outras atrações ainda serão divulgadas. O Festival contará ainda com Espaço Kids – serviço oferecido aos pais pela Liga da Bagunça – e, assim como nas outras edições, será pet friendly. A Cidade das Artes tem estacionamento pago com 750 vagas. Silo Criativo traz o ingrediente final: uma fotografia da moda e design independentes no RJ Desde a sua primeira edição, o Festival Cervejeiro Carioca acontece paralelamente ao Silo Criativo, evento que oferece aos visitantes uma cuidadosa seleção de marcas independentes de moda e design. Com curadoria da empresária e designer de estampas Tatiana Ribeiro de Castro – fundadora da marca Pano e membro do coletivo Malha –, o Silo chega à sua quinta edição com planos de número recorde de expositores. SERVIÇO Festival Cervejeiro Carioca – 5ª edição . Cidade das Artes (Av. das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca) . 1/9, das 17h às 23h . 2/9, das 13h às 23h . 3/9, das 13h às 22h . ENTRADA GRATUITA . EVENTO PET FRIENDLY     [+] saiba mais Trio Capitu e Duo Cello e Movimento apresentam 01/09 a 02/09 Música ComPassos O Trio Capitu, grupo de sopros considerado revelação em 2016 e o Duo Cello e Movimento, formação em que bailarina e violoncelista criam diálogos entre as suas artes, se unem para brindar a música e a dança em um espetáculo inédito, com participação da pianista convidada Suzette Ceccato. O espetáculo é livre para todas as idades, contemplando especialmente o público amante da dança e da música, ávido por performances de artes integradas. No repertório, obras consagradas da música universal e brasileira dialogam com coreografias marcantes, unindo artistas e plateia em torno da beleza promovida pelo encontro dessas duas artes.   Repertório   -A Morte do Cisne Coreografia: Michel Fokine Música: S. Saens - O Cisne   -Assobio à Jato Música: H. Villa-Lobos   -Atraente/Lua Branca Música: Chiquinha Gonzaga (arr. I. Ferreira)   -Chovendo na Roseira Música: Tom Jobim (arr. F. Vilela)   -Onde Vais  Coreografia: Priscilla Mota Música: J. S. Bach - Suíte No. 1 - Prelude   - Prelúdio da Suíte II Música: J. S. Bach             -Lista de Schindler Música: John Williams   -Allegro Appassionato Coreografia: Liana Vasconcelos Música: S. Saens - Allegro Appassionato     -Lamentos Música: Pixinguinha (arr. I. Ferreira)   -Melodia Sentimental Coreografia: Liana Vasconcelos Música: H. Villa-Lobos   -Carinhoso Música: Pixinguinha (arr. I. Ferreira)   - Beatriz   Coreografia: Liana Vasconcelos Música: E. Lobo/C. Buarque (arr. Ricardo Candido)     Sobre o Duo Cello e Movimento O Duo Cello e Movimento, criado em 2015, é formado pela bailarina e produtora cultural Liana Vasconcelos e pelo violoncelista Mateus Ceccato. Seu objetivo é apresentar como o corpo da bailarina se movimenta em interação com a música e a sonoridade do violoncelo, fazendo jus à máxima do coreógrafo George Balanchine, que afirma que "Dança é música feita visível". Seu repertório vai desde os grandes clássicos como "A Morte do Cisne", com coreografia de Michel Fokine e música de Camile Saint-Saens, até as obras contemporâneas, com improvisação musical e coreográfica. O duo já se apresentou: no Rio Cello Internacional Encounter 2015 e 2016; no V Fórum Internacional Rio Cidade Criativa, no MAM; no Teatro Coliseu, em Santos; no Teatro José de Alencar, em Fortaleza; no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no concerto “Todas as vozes”; na Mostra Internacional de Dança de Mato Grosso, em Cuiabá; dentre outros.       Intérpretes   Liana Vasconcelos  Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academyof Dance, de Londres. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestranda da Fundação Casa de Rui Barbosa com o projeto de pesquisa que propõe a criação de um Museu da Dança no Brasil. É bailarina-intérprete e produtora do filme “Corpo da Cidade”. Segue uma carreira independente como solista de Ballets de repertório. Desde 2014 é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.   Mateus Ceccato Foi aluno de David Chew, iniciou o bacharelado em violoncelo na Texas Christian University (EUA), finalizando o curso na UniRio, em 2003. Tem pós-graduação em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. É integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, da Johann Sebastian Rio, do Trio UFRJ e do Duo Cello e Movimento. Cursa atualmente o Mestrado em Música na UFRJ.   Sobre o Trio Capitu A riqueza da musicalidade, os ritmos e melodias se unem à performance do Trio Capitu, grupo instrumental de formação original e singular: flauta, oboé e fagote. Fundado em 2012, o trio, atualmente grupo residente da Academia Brasileira de Música, vem acumulando reconhecimento de público e de crítica. Finalista do 27o Prêmio da Música Brasileira na categoria “Revelação” e Menção Honrosa pelo site Embrulhador em 2016 pelo álbum de estreia Novos Ventos, o Trio Capitu também foi escolhido para se apresentar na MIMO 2016 e na programação oficial de abertura das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Por dois anos consecutivos ganhou o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, levando suas apresentações a escolas da rede pública de ensino e, também foi um dos grupos a se apresentar no aclamado projeto social Doutores da Alegria. O Trio vem colaborando e estabelecendo parcerias com diversos artistas da cena contemporânea nacional, como Clarice Assad e André Muato, Carlos Malta, Rodrigo Lima, Deborah Levy, João Bouhid e outros.   Intérpretes   Sofia Ceccato Natural de Angra dos Reis (RJ), Sofia iniciou seus estudos musicais ao piano, aos 5 anos de idade, com sua mãe Suzette Ceccato. Seis anos mais tarde iniciou a prática de flauta transversal com o professor Paulo César Castilho, ainda em sua cidade natal. Formou-se bacharel em Flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007 na classe do professor Eduardo Monteiro. Em 2008 foi contemplada com uma bolsa para participar do Young Artists Bayreuth Festival, na Alemanha. Foi visitante intercambista na Universidade da Georgia (EUA), se aperfeiçoando com Angela Jones-Reus em 2009. É pós-graduada em música de câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música e mestre em práticas interpretativas pela UNIRIO. Flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2005, Sofia é também apresentadora dos programas Sinfonia Fina e Partituras, ambos exibidos pela TV Brasil. Como solista já se apresentou com a Orquestra Filarmônica de Petrópolis, a Cia. Bachiana Brasileira e, mais recentemente fez sua estreia internacional com a Orquestra Filarmônica de Montevideo no Teatro Solis, executando Masia Muju de Beatriz Lockhart sob regência de Ligia Amadio.   Janaína Perotto Natural de Londrina (PR), iniciou seus estudos de oboé com Luis Carlos Justi, professor com quem formou-se bacharel pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 1999 a 2001, ano em que foi premiada com uma bolsa de estudos do governo alemão para se aperfeiçoar na Escola Superior de Música de Karlsruhe, com o professor solista Thomas Indermühle. Durante o período de formação no Brasil, teve masterclasses com professores de renome como Ingo Goritzki, Nicholas Daniel e Andreas Wittman e, na Alemanha, com Christian Schmitt e Jacques Tys. Janaína é primeiro oboé solo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É em Mestre em Música, pela Escola de Música da UFRJ, com sua dissertação voltada para a música de câmara de Heitor Villa-Lobos para oboé e corne inglês. Atualmente cursa o doutorado na mesma universidade.   Débora Nascimento Natural do Rio de Janeiro, iniciou os estudos de fagote em 2004 na classe do mestre Noël Devos, estudando o fagote no sistema francês. Em 2006, iniciou os estudos pelo sistema alemão sob orientação do fagotista e professor Elione Medeiros. Integrou o naipe de fagotes da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 2008 a 2010, quando assumiu o cargo de Chefe de Naipe na Orquestra Sinfônica de Barra-Mansa. Como solista, atuou à frente da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica da UNIRIO. Participou de diversos festivais de música no país, entre eles o Festival Brasil-Alemanha onde teve aulas de Música de Câmara com Will Sanders e de Técnica de Respiração com o fagotista Pierre Martens. Em 2015 graduou-se na UNIRIO no curso de Bacharelado em Música (Fagote) sob orientação de Elione Medeiros. Atualmente, cursa o mestrado na UFRJ, sob orientação de Aloysio Fagerlande. Foi integrante do Quinteto Lorenzo Fernandez, com quem gravou o cd “Música Carioca de Concerto” e do núcleo pedagógico do projeto social AfroReggae. Atua como fagote solista da Orquestra Sinfônica da Cesgranrio. [+] saiba mais Oficina Assessoria de Imprensa | Entenda o que ela pode fazer por você ou pelo seu negócio. 02/09 Arte e Conhecimento ASSESSORIA DE IMPRENSA Entenda o que ela pode fazer por você ou pelo seu negócio. A assessoria de imprensa é responsável pela interface entre o cliente e a imprensa. Cabe ao assessor transmitir para os jornalistas as novidades de seus clientes. Importante lembrar que assessoria de imprensa  não é publicidade.  Não há compra de espaço e sim resultados de mídia espontânea, espaços estes que são conseguidos de acordo com o diferencial da notícia que temos para contar. Neste workshop, Patricia Villar, à frente da Press Rio Assessoria há dezessete anos,  mostrará como funciona o dia a dia de uma assessoria de imprensa, explicando as etapas para uma boa divulgação e exemplificando com matérias e cases de sucesso. Entre os clientes atendidos por seu escritório atualmente estão o FT Studio do beauty artist Fernando Torquatto, os maquiadores da Tv Globo Gilvete Santos e Ancelmo Saffi, o hairstylist Kleber Rodrig, a clinica de estética Vidhera, a Cia dos Cílios, a grife Enseada Moda Praia, o site de doações Easy2BGood, a Escola Pedra da Gávea, a casa de festas Inventando Moda, entre outros.  .  SITE: www.pressrioassessoria.com Evento Gratuito - Com Inscrições através do: saladeleitura.fca@gmail.com  ou TL: 3325.0448 [+] saiba mais Espetáculo Nada 18/08 a 27/08 Teatro “Nada” Um encontro com Tchekhov a atualidade de um autor que mudou a dramaturgia mundial ganha encenação inusitada, que transita pela ambiguidade de gêneros Gilberto Gawronski assina a montagem e dirige Analu Prestes e Clarisse Derzié Luz a partir de trechos selecionados por ele da obra de Anton Tchekhov. Em um ato, de uma hora e dez minutos, as duas atrizes interpretam personagens masculinos, e também femininos, em atmosfera revestida de sutilezas. A peça “Nada” começou a ser idealizada em novembro do ano passado, quando Analu e Clarisse procuraram Gilberto com nada, a não ser o desejo de fazerem um trabalho em conjunto. “É uma colagem. Usei trechos de peças de Tchekhov que nós três participamos, mas tendo como base “O canto do cisne” e “Malefícios do tabaco”. Analu estava na montagem de ‘As três irmãs’, direção de José Celso Martinez Correa, 1972. Clarisse fez ‘O jardim das cerejeiras’, direção de Paulo Mamede, 1989. Eu participei de ‘A Gaivota’, direção de Enrique Diaz, 2006. E coloquei ainda um pedacinho de ‘Rei Lear’, de Shakespeare, direção de Ron Daniels, com Raul Cortez, onde eu interpretava o Bobo, 2000”. Na casa de Gilberto, uma construção do século XVIII, em Santa Teresa, onde há também amplo espaço teatral, com toque muito contemporâneo, os ensaios fluíram. Analu conta: “Gilberto deu o título e a ideia do espetáculo que começa com o velho ator fazendo pela última vez o monólogo “Malefícios do tabaco”. Ele não quer ir para casa porque não tem ninguém e fica no camarim contracenando com o Ponto, que mora no teatro. Eles bebem vodca, provavelmente, e atravessam a madrugada interpretando personagens. O texto é sobre fazer teatro, sobre a vida e sobre o tempo”. Para Clarisse, este trabalho já estava pronto em alguma dimensão. “Desde que ele trouxe a ideia e depois foi acrescentando os textos com tanta agilidade, em poucos dias a gente tinha a peça na mão. Há uma confluência de desejos”. Para Gilberto, a dramaturgia que está em cena usa a própria vivência dos performers. “Isso me inspira e me sensibiliza. Meu trabalho foi muito intuitivo, mas agrega 40 anos fazendo teatro. Tem horas que me pergunto: qual é o gênero dessa peça? É comedia, drama? Tem até um pouco de musical. Acredito muito nela como um evento teatral. Tchekhov sempre brinca com o lúdico e o poético que está nessa casa que a gente habita em comum, o teatro”. Analu Prestes e Clarisse Derzié Luz interpretam dois homens que, por sua vez, interpretam duas mulheres e, no final, são apenas dois seres humanos. “Há projeções visuais idealizadas por Renato Krueger. “É um recurso plástico aliado ao contexto da peça e é uma tendência - juntar o cinema e o teatro – que faz parte da realidade atual”, explica Gilberto. O cenário aposta em poucos elementos, porém investe na imaginação. “Entrar em cena com o essencial é um desafio para as duas atrizes. Inegável a colaboração estética da Analu por estar também ligada às artes plásticas. Sinto-me a vontade de dizer que sou o diretor da peça e a dramaturgia está na horizontalidade e não em um lugar hierárquico”. O figurino é muito especial e tem um valor afetivo único para Gilberto Gawronski. “Marília Pêra me doou o seu acervo com uma frase muito bonita: ‘Queria que isso não virasse museu, que servisse para vestir outros personagens’. Nada como estar bem acompanhado!” As ambiguidades precisam respirar e em “Nada” elas dominam a cena. Sinopse: Algo que acontece no fim de um espetáculo, inverte a situação e faz o público enxergar um teatro vazio, fechado e sem gente. O teatro é uma casa que vive de movimento. O foco da peça desloca-se da “situação cômica” de alguém que dá uma conferência sobre um tema que não entende nada, para se centrar na tragicomédia da existência de um homem. [+] saiba mais Show Brincando de Papel 20/08 a 27/08 Música Brincando de Papel é uma dupla, formada no Rio de janeiro pelo músico Tomaz Sussekind e a atriz Michelly Lemes, que faz há 7 anos um trabalho musical para o público infantil onde as canções além de entreter e divertir também estimulam o desenvolvimento musical de uma forma lúdica e divertida. Apresentam shows super interativos onde as crianças são incentivadas a participar ativamente interagindo com bonecos, caixas sensoriais, instrumentos reciclados, bolinha de sabão, batucando e dançando. Entre os diversos shows apresentados pela dupla, o Show Brincando de Papel é um show de Rock para crianças, composto de músicas autorais do primeiro CD da dupla, com canções inéditas que convidam as crianças a interagir com as brincadeiras musicais citadas nos temas das letras. No show a dupla conta com mais dois músicos na banda de apoio, onde além das canções autorais, tocam algumas canções de rock que agradam aos pequenos e aos adultos, assim como algumas tradicionais cantigas de roda em versão Rock. [+] saiba mais Choros e Valsas | Um Tributo à Pixinguinha 26/08 a 27/08 Dança Choros e Valsas - Um Tributo à Pixinguinha Um dos maiores sucessos da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói volta aos palcos em comemoração aos 25 anos da CBCN com a participação especial da Orquestra Sinfônica Aprendiz com a regência do maestro Evandro Rodriguese. Este espetáculo, com coreografia de Rodrigo Negri, é capaz de revelar emoções e sensações com movimentos de delicadas nuances e grande vigor físico, apresentando uma linguagem de forte teatralidade e inusitada interpretação das músicas de Pixinguinha, ícone da música brasileira. Utilizando quinze pequenas cadeiras de madeira, os bailarinos apresentam um mosaico emocionante e criativo de grande impacto cênico. Os figurinos despojados, com tecidos suaves sobre a pele permitem observar toda a movimentação corporal evidenciando a qualidade técnica e estética destes corpos.   FICHA TÉCNICA  Direção Artística: Pedro Pires  Concepção e Coreografia - Rodrigo Negri  Produção Executiva: Tenara Gabriela  Ensaiadora: Fabiana Nunes  Coordenação de Produção e Logística: Thiago Piquet  Roteiro - Dudu Gama  Iluminação - Paulo Cesar Medeiros  Figurino - Cássio Brasil  Cenário - Alexandre Louzada  Fotografia - Letícia Vinhas  Projeto Gráfico - Anita Santoro e Karla Kalife  Maitre de Ballet: Rosângela Souza (Nêga) e Fran Mello  Professores de Ballet: Fabrícia Cavalcante   Pianista: Tatiana Dumas  Administradora: Valkyria Gagliardi Behera  Presidente da AACCBCN: Fran Mello  Sonoplasta: Valdenir Correa  Camareira: Betty Lopes  Médico: Carlos Henrique Bittencourt  Fisioterapeutas: Helton Freitas e Michelle Costa  Auxiliar de Serviços Gerais: Janaína Lyra   Bailarinos Alex Sena, Alexandra Araújo, André Liberato, Bruna Lopes, Carla Moita, Carol Martins, Claudio Rabelo, Diego Cruz, Gilson Paixão, Isa Kokay, Janaína Castelleti, Jayme Tribuzy, Jeanete Guenka, João Corrêa, Jonathan Carvalheira, Lara Benevides, Leonardo Vieira, Luiz Kerche, Luiz Menezes, Mariana Mesquita, Mirna Nijs, Robson Schmoeller, Simone Lorenzi e Tiago Oliveira. [+] saiba mais Oficina de Criatividade e Mentoria Criativa | Edu Garretano 26/08 Arte e Conhecimento "Tirando seus sonhos do papel com criatividade" Como desenvolver o seu eu criativo? Através de diversos métodos e técnicas, num mergulho no universo da arte criativa, da alta-performance e produtividade o público vai entender como funciona todo esse sistema para usa-lo ao seu favor, descobrindo seus talentos e formas para desenvolve-lo. Contando com mentoria criativa do Diretor de Arte Edu Garretano, o laboratório de imersão “COMO TIRAR SUA IDEIA DO PAPEL” terá como resultado a descoberta de ferramentas para o desenvolvimento de novas metas e atividades, além da disseminação do conhecimento e do aprendizado.   EDU GARRETANO Publicitário de formação, começou com sua própria empresa, trabalhou na agencia Binder no RJ como Diretor de criação. Atuou como Diretor de criação da Ogilvy Action Rio, levando prêmios criativos como Canes Lions, London Award, The One Show, entre outros. Trabalhou para marcas como Coca-Cola, Claro, Siemens e outros. Morou um ano em Nova York numa imersão em artes, design e tecnologia. Além do trabalho de consultoria criativa com a UNNICO e a SANNTO, faz parte do corpo docente da Miami Ad School e do Polo Criativo. Forte representante e disseminador da Economia Criativa e processos de inovação.      SITE: www.edugarretano.com www.guruu.com.br Evento Gratuito com Inscrições: saladeleitura.fca@gmail.com  ou 3325.0448 [+] saiba mais Conversa Literária | A Literatura Brasileira Hoje | Com a Palavra, Os Escritores 23/08 Arte e Conhecimento A Conversa Literária do dia 23/08 recebe os escritores Claudia Nina, Godofredo de Oliveira Neto e Ieda de Oliveira para uma Conversa sobre a Literatura, o papel do Escritores hoje na sociedade, seus processos criativos e suas obras. Será uma Conversa pra lá de especial em que o público poderá adentrar no universo particular daqueles que estão fazendo literatura hoje no Brasil.   Direção e curadoria: Cíntia Barreto  Escritores Convidados: Claudia Nina, Godofredo de Oliveira Neto e Ieda de Oliveira [+] saiba mais Kiev Ballet – Tributo a Tchaikovsky 23/08 Dança  KIEV BALLET O Kiev Ballet, também conhecido como Ballet da Ópera Nacional da Ucrânia, é uma renomada companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais. No início do século XX, com o crescente intercâmbio com as escolas russas, teve importante impulso com a chegada de bailarinos dos Balés Russos de Paris, que fugiam da 1a Guerra Mundial, quando então começa a diversificar seu repertório e a formar bailarinos de nível internacional.   Em 1919, o diretor do Balé da Ópera de Kiev era Mikhail Mordkin, um dos grandes coreógrafos da Europa, que junto com a irmã do famoso bailarino Vatslav Nijinski, Bronislava, fundou a Escola Coreográfica de Kiev, onde foi revelado Serge Lifar, que posteriormente se tornou Diretor do Ballet do Teatro de Ópera de Paris.  Com as mudanças políticas e sociais do fim da União Soviética, a forte estrutura cultural e artística dos ucranianos, lhes permitiu integrar a elite das companhias europeias de balé.   Em 1950, começam a se apresentar nos principais palcos tanto da Cortina de Ferro como em países como Inglaterra e França, onde em 1960 foram agraciados com a Estrela de Ouro, o maior prêmio da Academia Francesa de Dança.  Após a independência da Ucrânia em 1990, o Kiev Ballet estende suas apresentações à América do Norte e Ásia, além de toda a Europa, se consolidando e sendo reconhecido como uma das principais companhias de balé clássico do mundo.     Kiev Ballet – Tour Brasil 2017  O Balé da Ópera Nacional da Ucrânia (Kiev Ballet), comemora em 2017 seus 150 anos de fundação e apresenta nessa turnê brasileira o “Tributo a Tchaikovsky”, tendo no programa duas de suas obras mais populares e emblemáticas - “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida”.  A tour vai percorrer as seguintes cidades: Curitiba (17/08), Florianópolis (19/08), Porto Alegre (20/08), Rio de Janeiro (23/08), Belo Horizonte (24/08), Sobral (27/08), Brasília (01/09) e Cuiabá (02/09).  Um notável grupo de jovens bailarinos virá ao Brasil, donde se destacam os solistas Kateryna Kozachenko, Jan Vaña, Tatiana Golyakova, Anastasiya Shevchenko e Stanislav Olshanskyi, que somados a um grupo de 27 bailarinos altamente selecionado, executarão este programa especial escolhido especialmente para deleite do público brasileiro, que receberá em seus palcos este expoente da dança clássica mundial.   “Tributo a Tchaikovsky”   Programa:   “O Lago dos Cisnes” Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876 em Paris, O Lago dos Cisnes é considerada a primeira música composta por um compositor de sinfonias e concertos em vez de um compositor especialista em música para balé, como era o comum na época.     A obra é sobre a história do jovem Príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, uma rainha transformada em cisne por um feiticeiro malvado. Odette explica a Siegfried que ela está condenada permanecer como cisne até ser resgatada por um homem que jure amor eterno a ela. Depois de percalços, o príncipe consegue destruir o feitiço, transformar sua amada novamente em mulher e juntos, viverem felizes para sempre.             Em 1894, o príncipe Ivan Alexandrovich, então diretor do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, decide homenagear Tchaikovsky, que havia falecido um ano antes, criando uma nova versão de ‘O Lago dos Cisnes’. Marius Petipa, que era o principal maître de ballet do Teatro Mariinsky, foi encarregado desta vez de fazer a coreografia.     Devido ao sucesso do lirismo e beleza da coreografia, em janeiro de 1895, vai à cena a obra completa, 4 atos. Com o passar dos anos, “O Lago dos Cisnes” tornou-se o mais popular de todos os balés.   A Bela Adormecida   É um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Tchaikovsky, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault. Sua estreia ocorreu no Teatro Mariinsky em São Petersburgo no dia 5 de janeiro de 1890. Tchaikovsky escreveu a obra entre o período do ano de 1888 a 1889. [+] saiba mais Cia Deborah Colker - VeRo 18/08 a 20/08 Dança Em 2016 o Brasil sediou o principal evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos e Deborah Colker teve a honra de ser a Diretora de Movimento responsável pela cerimônia de abertura. Alguns dos espetáculos da Cia de Dança Deborah Colker, notoriamente Rota e Velox trabalham com movimentos artísticos que remetem a prática esportiva como veículo para a liberdade expressiva e orgânica refletida no espírito olímpico. Deborah resolveu juntar partes de Velox, espetáculo lançado em 1995 e Rota em 1997, dois dos maiores sucessos de público da Companhia, tendo tido mais de 2 milhões de espectadores em suas apresentações, criando assim o espetáculo VeRo. Em seu primeiro ato, os movimentos Ostinato, Cotidiano e Sonar utilizam o vocabulário do balé clássico e da dança contemporânea, brincando com gestos do dia a dia e movimentos no solo; imprimindo força, leveza, humor, velocidade e dinâmica, marcas registradas de Deborah. Com um repertório de gestos ordinários transformados em movimentos, carregados de intenção, mas fora de seus contextos, eles evocam o drama, a comédia, o lúdico e o patético, se destacando com seu ritmo e precisão, na busca pelo equilíbrio perfeito. No fundo da cena, o palco verticaliza-se em uma Parede de 7 metros de altura onde os bailarinos realizam um balé aéreo desafiando a lei da gravidade com irretocável desenvoltura. Logo em seguida Kung Fu, Atletismo e Jogo. No segundo ato, os bailarinos se deslocam em estado de flutuação, como astronautas dentro de uma nave sem Gravidade. Os movimentos ganham novas densidades, em meio a manobras milimétricas e vagarosas que demandam um equilíbrio e resistência muscular incomuns, os bailarinos experimentam várias possibilidades de caminhar em suspensão, em todos os sentidos e direções. Por fim, uma Roda de 5 metros de altura toma conta do palco. Inspirada nos parques de diversões e na rotação da Terra, a Roda é a mais perfeita tradução material da investigação em torno da física e da mecânica do movimento. Todos os movimentos dentro e fora da roda buscam a circularidade. Em fluxo contínuo, os bailarinos dançam sob forças centrífugas e centrípetas, a ação propaga-se por cada uma das seis escadas e pelos meandros da Roda, desenhando uma profusão de imagens de grande impacto visual. VeRo coloca em cena a eletrizante combinação de vitalidade e perigo, compilando no palco as marcas características do trabalho de Deborah Colker e forma um terceiro espetáculo que propõe uma ocupação radical do espaço cênico, expondo com proeza os questionamentos de sua coreógrafa sobre a física dos movimentos. Tendo a Petrobras como mantenedora desde 1995, a Companhia consegue uma estabilidade rara no cenário cultural e por conta deste apoio mantem todo o seu repertório em circulação. Neste momento a companhia estreia seu 13º espetáculo, Cão Sem Plumas, baseado na obra de João Cabral de Melo Neto.   Criação, Coreografia e Direção: DEBORAH COLKER Direção Executiva: JOÃO ELIAS Direção de Arte e Cenografia: GRINGO CARDIA Direção Musical: BERNA CEPPAS Figurinos: YAMÊ REIS Desenho de Luz: JORGINHO DE CARVALHO Duração: 1h43 minutos (com intervalo) Classificação: Livre O espetáculo VeRo é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. [+] saiba mais Arraiá de Rua do Rio 2017 11/08 a 20/08 Festival Arraiá de Rua do Rio A segunda edição do Arraia de Rua do Rio, acontece em dois fins de semana, 11,12,13 e 18,19 e 20 de Agosto na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. Um projeto para resgatar as principais festas regionais do Rio. Serão 6 dias de festa com um público previsto de mais de 2000 pessoas por dia.                       Muitas atrações, brincadeiras, shows,concurso de quadrilha, muita comida típica e food trucks. Uma festa para toda família!  Uma das formas mais tradicionais de resgate a cultura de nossa cidade o Arraia de Rua Rio chega com o objetivo de oferecer ao público carioca de diversas regiões de nossa cidade uma agradável opção de lazer para todas as idades com entrada franca. [+] saiba mais Projeto Só Dança 20/08 Dança No dia 20 de Agosto o Projeto Só Dança/Palco Nino Giovanetti chega a Cidade das Artes na sua primeira apresentação na cidade e as vésperas de comemorar um ano de sua criação. A cidade das Artes, palco de diversos eventos culturais na cidade do Rio de Janeiro, fará do mês de Agosto um mês especial para a Dança, onde estaremos ocupando a praça coberta apresentando as coreografias das escolas, grupos e cias de dança inscritas no evento, como a Cia de Dança Márcia Gaya e a CADAX. O Projeto foi idealizado pelo bailarino Edézio Paz discípulo do grande coreógrafo, professor e bailarino Nino Giovanetti, que leva o nome do palco. O projeto estreou em setembro de 2016, na cidade de Niterói e contou com a participação de diversas escolas locais. O projeto é de circulação que tem a missão de levar apresentações das escolas de dança para as praças e ruas da cidade assim proporcionando cultura e entretenimento para a comunidade local além de criar oportunidades aos artistas locais, de mostrarem o seu trabalho.    Inscrições:  As inscrições estão abertas até o dia 10/08. Maiores informações no telefone (21) 3083-7484 ou no E-mail: jd@jornaldadanca.com.br.    [+] saiba mais 23º Rio International Cello Encounter 11/08 a 13/08 Festival Rio International Cello Encounter Rio Cello, maior festival de música do país, acontece de 11 a 13 de agosto de 2017 - Na Cidade das Artes  Na primeira quinzena de agosto, Rio de Janeiro se tornará, pela vigésima terceira vez, a capital mundial da música. A cidade recebe o 23º Rio Cello International Cello Encounter, o Rio Cello, festival internacional que há mais de duas décadas promove concertos de expoentes nacionais e internacionais da música, dança e artes visuais. Idealizado e capitaneado pelo violoncelista inglês David Chew, desde a sua primeira edição, em 1994, o Rio Cello traz em sua programação, além de concertos, espetáculos de dança, exposições de arte, masterclasses e workshops. Tudo inteiramente gratuito. O sonho de Chew, radicado e apaixonado pelo Brasil há 35 anos, é popularizar a música clássica, além é claro, de homenagear o maestro Villa-Lobos, sua maior inspiração. “Nossa intenção é levar o poder de transformação social da música a espaços públicos e comunidades. No início, era um encontro de violoncelistas, mas o projeto cresceu e hoje recebe diversos instrumentos e múltiplas linguagens artísticas. Desta forma o festival alcança seu principal objetivo que é incluir a música na vida diária de todas as pessoas”, declara o músico. Teatros, centros culturais, igrejas, museus e parques são os palcos preferencias do Rio Cello. Em 23 anos o festival bateu todos os recordes de público em eventos de música clássica no Brasil. Os números são impressionantes: 550 mil espectadores, 12 mil músicos, 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses. Ao longo de sua extensa trajetória o Rio Cello consolidou-se como uma grande plataforma multicultural no qual música, dança, poesia, artes plásticas e cinema que integram um evento de grande sofisticação artística e responsabilidade social. Este ano o festival vai homenagear os 130 anos de Heitor Villa Lobos, 120 anos de Pixinguinha, os 115 anos de Bidu Sayão e os 90 anos de Tom Jobim. Entre as principais atrações estão: Armen Ksajikian, Abigail Stauffer, Angelica de la Riva, Dave Haughey, Jaime Alem, Haroutune Bedelian, Mauro Senise, Michael Volhardt, Mateus Ceccato e a Orquetra Jovem de Câmara do Equador, dirigida pelo maestro e violoncelista Diego Carneiro. Também acontecerá pela primeira vez o encontro dos dois quartetos dos quais David Chew participa os London Music Club Piano – formado em Londres nos anos 1970 e o Lindarte do Rio de Janeiro. O Cello Dance em 11ª edição terá apresentação na Cidade das Artes e o artista Airá Ocrespo será o convidado do 6º Cello Tinta. Acontecerá, ainda, o lançamento do DVD Chew Faces e a palestra sobre viola de gamba, instrumento do século XV, análogo ao violoncelo.     [+] saiba mais Drummondiando - Conversa Literária 09/08 Arte e Conhecimento A segunda edição da Conversa Literária aqui na Cidade das Artes será pura Poesia. Com a presença do poeta Affonso Romano Sant’Anna e do poeta, ator e gestor da Poesia Viral, João Pedro Fagerlande numa Conversa para lá de especial sobre Carlos Drummond de Andrade. - Poesia Falada de Drummond - Poesia Lida de Drummond - Sorteio e venda de Livros.   Direção da Conversa Literária: Cintia Barreto [+] saiba mais Os Vilões de Shakespeare com Marcelo Serrado 22/07 a 30/07 Teatro “Estava encenando Rain Man quando o Zé Wilker me apresentou o Shakespeare’s Villains”, conta Marcelo Serrado, protagonista do espetáculo solo “Os Vilões de Shakespeare”, dirigido por Sergio Módena, que faz 4 apresentações na Cidade das Artes (dias 22,23,29 e 30 de julho). Geraldo Carneiro, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, é o responsável pela versão brasileira: “É um privilégio trabalhar com textos tão maravilhosos, extraídos de personagens marcantes da obra do Shakespeare. Vilões como Ricardo III, Coriolano, Iago, Hamlet, e outros que não gosto de pronunciar porque acho que não dá sorte”, brinca o poeta e dramaturgo. “Uma reflexão sobre os dias atuais a partir da vilania, disputa pelo poder e ambição”, relata Módena. Um espetáculo com um olhar bem humorado, um desfile de personalidades que possuem a natureza do mal, os pecados do teatro e as vaidades dos atores. Marcelo Serrado interpreta um conferencista, uma espécie de palestrante, que reúne e analisa trechos da obra de Shakespeare e ao mesmo tempo vive os personagens. “ O texto americano estreou em 1998, na Inglaterra, foi encenado pelo próprio Steven e indicado para o prêmio The Society Laurence Olivier Award de Londres, como melhor espetáculo. Em 2000 ganhou o Prêmio americano de Teatro LA Weekly para Solo Performance. “É muito interessante pra um ator representar vários vilões. É onde estão os arquétipos, o dissimulado, tirano, vingativo... Essa colcha de retalhos é genial” conta Serrado, que completa 30 anos de carreira com 50 trabalhos na televisão, mais de 40 no teatro e 14 no cinema, além de inúmeros prêmios de reconhecimento artístico. Em “Os Vilões de Shakespeare”, o escritor inglês, também reconhecido mundialmente por seus trabalhos como ator e diretor, investiga o que torna os vilões tão atraentes para estudantes das artes cênicas e público, examinando e apresentando alguns dos personagens do bardo inglês. “Uma ideia maravilhosa a do Steven. A gente apenas traspôs as reflexões para o contexto do teatro brasileiro” afirma Geraldo Carneiro, que já traduziu 6 peças de Shakespeare e é um apaixonado pelo dramaturgo inglês. “Tenho o meu “SIM” engatilhado para tudo que é relacionado a ele”, finaliza. “Shakespeare, através de seus personagens, mostra causa, motivo e justificativa para que possamos compartilhar uma jornada psicológica, no lugar de condenar a maldade”, comenta Marcelo. Segundo o crítico do Daily Telegraph e do New York Times: "Em Vilões de Shakespeare, o autor transforma os personagens mais sutis em caricaturas unidimensionais, grotescas, massacrando o verso com maneirismos. A peça não tem só vilões típicos, personagens como Hamlet e Oberon dificilmente poderiam ser identificados como tal. Mas não para Berkoff, ele vai atrás das cenas de vilania de cada um.”   Os Vilões de Shakespeare Temporada: 22, 23, 29 e 30 de julho Dias e horários: Sábados 21h e domingos 19h Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia) Classificação: 12 anos Duração: 70 min  Ficha Técnica Autor: Steven Berkoff Tradução e adaptação: Geraldo Carneiro Direção: Sergio Módena Elenco: Marcelo Serrado Figurino: Carol Lobato Iluminação: Paulo Denizot   [+] saiba mais Romeu e Julieta 29/07 a 30/07 Dança “Romeu e Julieta” é uma história atemporal do mundo dos romances, que invade o cotidiano das pessoas independente de sua formação sócio - cultural e econômica. A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói montou este ballet no intuito de revisitar histórias e temas, remontando um passado distante, pelo simples prazer de contar histórias. Apresentando uma versão contemporânea da obra, o coreógrafo português André Mesquita utilizou de recursos de iluminação,música e ambientação inovadores, não ficando preso às partituras de repertórios clássicos já conhecidos. Sinopse Duas familias nobres e inimigas, em Verona, onde vai passar-se o drama renovam lutas por questões antigas, em que o sangue do povo se derrama. Dessas duas familias que o ódio afasta implacável, nasceu um par de amantes cuja má sorte, trágica e nefasta, levou a paz às casas litigantes. Desse ódio de família e seus extremos, e o infausto amor, que ainda ao morrer, mais forte do que o ódio, sepultou o ódio na morte, no palco, em duas horas, trataremos. Queira o auditório dar-nos atenção e relevar a nossa imperfeição.   [+] saiba mais Sonho de uma noite de verão 29/07 a 30/07 Dança O espetáculo “Sonho de Uma Noite de Verão”, foi concebido pelo coreógrafo brasileiro, naturalizado na França Alex Sander dos Santos com formação em dança contemporânea, moderna e clássica. A direção artística da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói é do bailarino, coreógrafo e diretor Pedro Pires, que assumiu em setembro de 2012 esta que é a sétima companhia pública de dança a ser criada no país e tornou-se reconhecidamente um dos mais importantes centros nacionais de produção contemporânea. Já se apresentou em mais de 70 cidades brasileiras e no exterior, nas cidades de Hagen, na Alemanha; Montevidéu, no Uruguai; e Nova York, nos EUA, além de ter sido declarada em janeiro de 2012 como Bem Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Escrito por William Shakespeare entre 1594-1595 ‘Sonho de Uma Noite de Verão” é uma comédia mágica que mistura a delicadeza dos sentimentos amorosos, a elegância aristocrática e as forças misteriosas, mágicas e encantadas de fadas e de seres da floresta. Um texto marcado pela  complexidade  de caráter e emoção de seus personagens ( Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demetrio que é amado por Helena...); como  dos universos citados: o mundo real e mundo fantástico. Nesta adaptação a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói se lança em um novo desafio: fazer uma adaptação totalmente focada no público infantojuvenil através da dança contemporânea. Nesta adaptação os personagens são deslocados para o universo escolar. Uma escola que fez parte de uma época passada, com seus códigos, elementos, símbolos e ações, onde a leitura era feita nos livros e não em tablets e computadores... Um sonho dentro das páginas de um grande livro, uma viagem poética entre a realidade e a imaginação, o humor e a criatividade.   "Nós somos feitos do tecido de que são feitos os sonhos." W.S Sinopse Triiiiimmmmm!!!  Soa a sirene da escola. É hora da aula começar! O professor de Ciências recebe a turma e logo aplica uma avaliação, depois vai ter a aula de Literatura e a lição do dia será o estudo do livro "Sonho de Uma Noite de Verão" de Willian Shakespeare. “Acanhado”, o aluno tímido, e que tem maior dificuldade de aprendizagem, adormece em meio à aula. Somos, então, transportados para o seu sonho, dentro do livro que está sendo estudado.  A cada página que passa vemos a história sendo contada com seus amigos e professores sendo transformados em personagens desta história. Alguns alunos viram os Elfos e as Fadas; os professores de Ciências e Literatura são agora Oberon e Titânia, os reis dos elfos e das fadas;  o aluno arteiro é Puck que, usando uma poção mágica, cria uma confusão no relacionamento de seus colegas: Hermia e Lisandro, Helena e Demetrio. Acanhado entende que ele também é personagem desta história e tem um encontro com Titânia (a fada /professora) que vem ajudá-lo a ter confiança e autoestima para que melhore nos estudos e no relacionamento com seus coleguinhas. O alarme do final da aula toca!!! Acanhado acorda. Um conto de fadas... Tudo foi tão verdadeiro. Sonho ou realidade?       [+] saiba mais Feira de Pequenos Produtores | Junta Local 29/07 a 30/07 A Junta Local chega pela primeira vez com sua feira de pequenos produtores na Barra da Tijuca, mais precisamente na Cidade das Artes, um dos principais equipamentos culturais da Zona Oeste.  As feiras da Junta Local são uma oportunidade única para comer bem e conhecer os produtores que fazem parte da plataforma de aproximação e mudança do sistema alimentar proposta pelo projeto (http://www.juntalocal.com), originado em agosto de 2014 em Botafogo. Nos dias 29 e 30 de Julho, mais de 70 pequenos produtores ocuparão a Praça da Cidade das Artes, com enorme variedade de produtos. Além disso haverá uma programação cultural com música, bate-papos e projeções.  Como parte da programação, convidamos a todos a trazerem suas toalhas e cestas para realizarmos pique-niques no jardim da Cidade das Artes. [+] saiba mais TEDx Barra Da Tijuca 27/07                                          Sobre o TED e TEDx TED é uma organização sem fins lucrativos devotada a idéias que merecem ser compartilhadas. Começando como uma conferência de quatro dias na Califórnia trinta anos atrás, o TED tem crescido para realizar sua missão com múltiplas iniciativas. As duas conferências TED anuais convidam os maiores pensadores e realizadores do mundo para falar por 18 minutos ou menos. Muitas dessas apresentações estão disponíveis, de graça, em TED.com. Pessoas que já estiveram no palco do TED: Bill Gates, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Sal Khan e Daniel Kahneman. Siga o TED no Twitter, ou no Facebook. TEDx: No espírito de ideias que merecem ser compartilhadas, o TEDx é um programa de eventos locais que juntam pessoas para dividir uma experiência estilo TED. Em um evento TEDx, apresentações do TED em vídeo e apresentadores ao vivo se combinam para estimular grandes discussões e conexões. Esses eventos locais possuem a marca TEDx, na qual x = evento TED organizado de forma independente. A conferência TED fornece orientações gerais para o programa TEDx, mas eventos individuais são organizados por conta própria (Sujeitos a regras e regulamentos).                          TEDxBarraDaTijuca Hoje vivemos envoltos na liquidez. Um período onde paira a insegurança, incerteza e volatilidade em diversos aspectos de nossas vidas.              “Interrupção, incoerência, surpresa são as condições comuns. Elas se tornaram mesmo necessidades reais para muitas pessoas, cujas mentes deixaram de ser alimentadas por outra coisa que não mudanças repentinas e estímulos constantemente renovados. Não podemos mais tolerar o que dura. Não sabemos mais fazer com que o tédio dê frutos. Assim, toda a questão se reduz a isto: pode a mente humana dominar o que a mente humana criou?” Inspirada nas contribuições do Sociólogo polonês Zygmunt Bauman, a 1ª edição do TEDxBarraDaTijuca mostra retratos de um Cotidiano Líquido. As relações mudaram, a maneira como nos comunicamos mudou. Os pensamentos e planos são cada vez menos orientados ao longo prazo, o imediatismo tomou conta da nossa rotina. Como quero ser lembrado? De que maneira deixarei o meu legado? Como diria Bauman, “vivemos tempos líquidos, nada é feito para durar” Os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água. As angústias crescem, o sistema mudou, o modelo de educação começa a se transformar. A velocidade das mudanças é assustadora, o hoje já não será mais amanhã, o que nos aguarda nos próximos 5 anos? 5 meses? 5 dias? Devemos refletir se estamos preparados para lidar com esse processo de maneira equilibrada para que não sejamos vítimas do modelo. Planejamos esse dia para contribuir com o seu processo de evolução e esperamos genuinamente que todas as falas e histórias que você vai ouvir, sirvam de inspiração, que inspirem e provoquem ação. Você sairá melhor do que entrou, e é esse o nosso compromisso, e foi com esse espírito que montamos cuidadosamente esse evento, pensando em cada detalhe para que você se transforme, e principalmente leve a diante aquilo que tocar você, disseminando as mensagens e contribuindo para o processo de transformação de outras pessoas, seja na sua família, no seu trabalho, na sua roda de amigos ou na sua comunidade.   “O futuro é, em princípio ao menos, moldável, mas o passado é sólido, maciço e inapelavelmente fixo. O progresso é pensado não mais a partir do contexto de um desejo de corrida para a frente, mas em conexão com o esforço desesperado para se manter na corrida.”   Para mais informações acesse, clique aqui.    [+] saiba mais