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Evento Encerrado

Paulo Jobim e Mario Adnet | Jobim | Orquestra e Convidados



Paulo Jobim e Mario Adnet lançam CD e DVD/DOC

Paulo Jobim e Mario Adnet – Jobim, Orquestra e Convidados (Biscoito Fino)

 

 

Álbum é uma homenagem aos 90 anos que o maestro e compositor

Antônio Carlos Jobim completaria em 2017

 

Canções emblemáticas de Tom Jobim são interpretadas por jovens talentos da música brasileira: Alfredo Del-Penho, Alice Caymmi, Antonia Adnet, Dora Morelenbaum, Júlia Vargas, Luiz Pié e Vicente Nucci

 

Filho de Paulo Jobim e neto de Tom, Daniel Jobim interpreta a canção ‘Boto’, e o violonista Yamandu Costa está à frente da orquestra em ‘Um Certo Capitão Rodrigo’

 

O show de lançamento está marcado para o dia 21 de outubro,

na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

 

 

Em outubro, Paulo Jobim e Mario Adnet lançam o CD e DVD/DOC Paulo Jobim e Mario Adnet – Jobim, Orquestra e Convidados (Biscoito Fino) em todo o Brasil. Gravado em maio deste ano nos estúdios da gravadora e na Cidade das Artes (Sala de Ensaio), no Rio de Janeiro, o projeto presta homenagem aos 90 anos de nascimento do compositor Antônio Carlos Jobim (1927-1994). O concerto de lançamento está marcado para o dia 21 de outubro, na Cidade das Artes. As imagens e entrevistas que compõem o DVD/DOC foram captadas durante o período de gravações.

Com direção musical de Adnet e Jobim, a orquestra formada exclusivamente para o projeto reuniu 35 músicos, entre base, cordas e sopros. O grupo de 22 cordas foi arregimentado pelo violinista e maestro paulista Claudio Cruz. Das 13 músicas que compõem o repertório, dez são de autoria de Tom Jobim, algumas com parceiros, e três de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos.

Paulo Jobim e Mario Adnet selecionaram dez canções emblemáticas do repertório de Tom Jobim e convidaram jovens artistas da cena musical brasileira para participarem de oito faixas: Chovendo na Roseira (participação de Luiz Pié), Chega de Saudade, com Vinicius de Moraes, (participação de Alfredo Del-Penho); Águas de Março (participação de Antonia Adnet), Olha Maria, com Chico Buarque e Vinicius de Moraes, (participação de Júlia Vargas); Falando de Amor (participação de Alice Caymmi) e Eu Te Amo, com Chico Buarque, (participações de Dora Morelenbaum e Vicente Nucci).

Filho do violonista Paulo Jobim e neto de Tom, Daniel Jobim canta, além de tocar piano, a música Boto, parceria de Tom e Jararaca; e o violão de sete cordas de Yamandu Costa está em Um Certo Capitão Rodrigo. Além das oitos faixas com participações especiais, Mario Adnet interpreta Desafinado, (Tom Jobim e Newton Mendonça); e Paulo Jobim, O Amor em Paz.  As três canções compostas por Paulo que integram o repertório são: Valse, Saci e Mantiqueira Range.

“Queríamos um repertório que reunisse canções mais conhecidas, como Chega de Saudade, mas também outras como Boto e Saci, uma música espetacular e pouco conhecida do Paulo Jobim e do Ronaldo Bastos. O que temos na mão é um tesouro: são quatro arranjos originais do maestro alemão Claus Ogerman que, além do Tom, ninguém usou. De certa forma também fazemos uma homenagem a ele que se foi no ano passado. São arranjos lindos que refizemos em outras bases”, conta o arranjador, compositor, violonista e produtor Mario Adnet, que chama o projeto de “um Tom para o futuro”. “Você pergunta para um jovem: conhece essa música do Tom? Ele responde: essa não conheço, essa também não, essa também não. Quer dizer, até mesmo os cantores do meio só conhecem as músicas que foram massivamente divulgadas pela mídia, mas não conhecem a fundo a obra dele”, afirma Mario.

Apesar do frescor que as canções ganharam com a participação dos jovens intérpretes, a ideia não foi dar nova roupagem à obra do Tom. Pelo contrário. Para Mario, os arranjos originais são irretocáveis e o objetivo foi apenas ressaltar a beleza das músicas. “O Tom era tão perfeccionista que não adianta querer mudar. É perda de tempo. Você vai tentar trocar uma nota aqui, outra ali e nada vai ficar melhor do que o que ele escreveu”, exalta Mario.

 

INTÉRPRETES E FAIXAS

Chovendo na Roseira (Tom Jobim)Luiz Pié vem sendo apontado por críticos como um dos novos grandes nomes da música brasileira. Cantor de formação jazzística e autodidata em música popular, Pié tem uma voz privilegiada de timbre grave marcante e um estilo inusitado de cantar. Ele cria novas roupagens para clássicos já reconhecidos mundialmente.

 

Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) Cantor, violonista, compositor e ator, Alfredo Del-Penho é conhecido por sua voz potente e carismática. É um dos representantes da mais nova geração do samba carioca. Apaixonado pela música popular brasileira, em 2015, lançou dois discos simultâneos: o cantado, Samba Sujo, e o instrumental, Pra essa gente boa, seus primeiros trabalhos solos, com os quais foi vencedor do prêmio de melhor cantor de samba, no 27º Prêmio da Música Brasileira. Integrante da Companhia Brasileira de Movimento e Som, “Barca dos Corações Partidos”, vem atuando em diversos musicais, entre eles, Gonzagão – A lenda, Ópera do Malandro, Auê e Suassuna – O Auto do Reino do Sol.

 

Águas de Março (Tom Jobim) Filha de Mario Adnet, Antonia Adnet, que acumula funções neste projeto coprodução e assistência de direção musical junto com sua irmã Joana Adnet fez sua primeira turnê pelo Chile em 2016, mostrando repertório autoral de seus três discos, Discreta (2010), Pra Dizer Sim (2012) e Tem + Boogie Woogie no Samba (2015). Acompanhou a cantora Roberta Sá durante sete anos como violonista e vocalista. Recentemente esteve em turnê com o musical Gota D'Água [a seco] (indicado ao Prêmio Shell 2017 - melhor música), de Chico Buarque e Paulo Pontes, como assistente de direção musical e violonista. Entre seus trabalhos como coprodutora e assistente de direção musical, destaque para Dorival Caymmi Centenário, de Dori Caymmi e Mario Adnet (indicado ao Grammy Latino 2015) e Jobim Jazz ao Vivo, de Mario Adnet (indicado ao Grammy Latino 2016). Em parceria com Mario e Joana Adnet, coproduziu os discos de Mario Adnet: Um olhar sobre Villa-Lobos (indicado ao Grammy Latino 2013), Amazônia – Na Trilha da Floresta e o premiado Vinicius & os maestros, eleito melhor álbum na categoria especial do Prêmio da Música Brasileira (2013), entre outros.

 

Um Certo Capitão Rodrigo (Tom Jobim e Ronaldo Bastos) Violonista e compositor nascido em Passo Fundo, Yamandu Costa começou a estudar violão aos 7 anos de idade com o pai, Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços”. Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um violonista e compositor que não se enquadra em nenhuma corrente musical, ele é uma mistura de todos os estilos e cria interpretações de rara personalidade no seu violão de 7 cordas. Nessa música feita por Tom para a minissérie O Tempo e o Vento, Yamandu é o solista da orquestra num arranjo vigoroso de Paulo Jobim.

 

Olha Maria (Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Chico Buarque) Júlia Vargas e sua potente voz, cheia de personalidade, é apontada por nomes como Milton Nascimento, Ivan Lins, Ney Matogrosso e Alceu Valença como uma das maiores promessas da música brasileira da atualidade. Acaba de lançar seu novo CD Pop Banana, pela Biscoito Fino.

 

Boto (Tom Jobim e Jararaca) Filho do compositor e arranjador Paulo Jobim e neto de Tom Jobim, Daniel Jobim já gravou e se apresentou ao lado de artistas como Dorival Caymmi, João Gilberto, Caetano Veloso, Tom Jobim, Carole Bayer Sager, Donald Fagen, Chico Buarque, Gal Costa, Maria Bethânia, Lisa Ono, John Pizzarelli, Sean Lennon, Michael Sembello, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Stevie Wonder e Sting, entre muitos outros. Atuou ao lado do pai no Quarteto Jobim Morelenbaum. Em 1995, formou o grupo The Bridge, com Vinnie Colaiuta, Michael Sembello, Paulinho da Costa, Nate Watts, Toshi Kubota e Dudu Falcão. Em 1997, a banda lançou no Japão e nos EUA o álbum homônimo The Bridge. Atualmente tem participado de gravações e turnês ao lado do guitarrista americano John Pizzarelli.

 

Falando de amor (Tom Jobim) Aos 12 anos, Alice Caymmi fez sua primeira gravação profissional, Seus Olhos, incluída no álbum Desejo, da tia Nana Caymmi. Pouco tempo depois, participou com ela em uma apresentação lotada na tradicional casa de shows carioca Canecão. Em 2007, cantou na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos ao lado do pai, Danilo. Seu segundo álbum de estúdio, Rainha dos Raios (2014), é baseado em regravações e contém apenas duas músicas autorais, uma delas em parceria com Michael Sullivan. Em 2015, sua canção Como Vês figurou na trilha sonora da minissérie Felizes para Sempre?, exibida pela Rede Globo. Atualmente está gravando um novo projeto.

 

 

Desafinado (Tom Jobim e Newton Mendonça) Músico consagrado, Mario Adnet se dedica a composição, pesquisa, recuperação e registro fonográfico de obras de grandes autores da música brasileira, tendo produzido cerca de 30 discos e registros antológicos. Sua carreira vem sendo reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência de sua pesquisa e produção musical e pela importância de seus projetos para a história da música brasileira.

 

O Amor em Paz (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) Músico de extensa carreira, Paulo Jobim trabalhou com artistas renomados como Milton Nascimento, Antonio Carlos Jobim, Chico Buarque, Sarah Vaughan, Astrud Gilberto e Lisa Ono. Idealizou e produziu, com Mario Adnet, o projeto “Jobim Sinfônico”, focado em uma faceta pouco conhecida de Tom Jobim: a de compositor de peças orquestrais. É filho de Antônio Carlos Jobim.

 

Eu Te Amo (Tom Jobim e Chico Buarque) Em 2016, Dora Morelenbaum cantou no projeto CEP 20000, no Teatro Municipal Sérgio Porto, composições próprias e canções da MPB que trazem referências e influências para o seu trabalho solo. Atualmente cursa a Faculdade de Arranjo MPB na Unirio – Instituto Villa-Lobos. É filha de Paula e Jacques Morelenbaum. Vicente Nucci começou a cantar nos renomados corais do Colégio São Vicente de Paulo, especialmente no coral São Vicente à Cappella. Filho do cantor e compositor Claudio Nucci, foi integrante de grupos vocais e participou de diversas gravações, entre elas, a trilha sonora do filme Não se preocupe, nada vai dar certo, de Hugo Carvana, composta por Edu Lobo. Como intérprete, participou do álbum e concerto Amazônia – Na Trilha da Floresta, de Mario Adnet. Atualmente, Nucci é estudante de arranjo em MPB na Unirio e trabalha como monitor de naipe masculino em diversos corais do Rio de Janeiro, além de integrar o grupo vocal Ourobá.

 

Saci (Paulo Jobim e Ronaldo Bastos) – Interpretada por Paulo Jobim, Antonia Adnet e Mario Adnet, além de um coro feminino, essa música é uma raridade do repertório. Foi gravada uma única vez, em 1980, pelo Boca Livre, com a participação de Tom Jobim no piano além do próprio Paulo Jobim na flauta.

 

Valse (Paulo Jobim) – Gravada por Tom Jobim no álbum Urubú, de 1976, com arranjo magistral de Claus Ogerman, essa música é um dos destaques instrumentais do projeto.

 

A Mantiqueira Range (Paulo Jobim e Ronaldo Bastos) – Gravada também por Tom no álbum Matita Perê, e também arranjada por Claus Ogerman, ganhou um novo arranjo feito por Mario Adnet.




Música

Informações Gerais

Datas

21/10/17

Horários

Sábado - 21h às 22h30

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira : R$ 50,00

Meia : R$ 25,00

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Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. 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Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. 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O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. DATA: 03/12/2025 A dor de existir se impõe pela condição humana frente ao desamparo, às perdas, à solidão e à finitude. Para muitos, o sofrimento é uma fonte de inspiração para a criação artística. A arte se cava na dor. Será assim para todos aqueles que dão um tratamento estético e assinam com um estilo a sua escrita? Rosa Montero declara escrever contra a morte. Lya Luft escreve sobre isolamento e ternura, a perturbadora ambivalência nossa, diz ela. Saramago prefere falar mais da vida do que literatura, pois, a literatura está na vida, assim tem a ambição de fazer da literatura vida. Marguerite Duras afirma que escrever é também não falar, é se calar. É berrar sem fazer ruído. O escritor é alguém que não fala muito, mas que escuta muito. Clarice Lispector escreve como que para salvar a vida de alguém, provavelmente a própria vida, acrescenta. José Castello propõe que a literatura pode tratar a dor humana, abrandá-la. Annie Ernaux confessa que não há orgasmo mais intenso que a escrita de um livro. Pedro Juan Gutiérrez escreve para continuar andando e atravessar a fúria e o horror. Bukowski escreve sobre a loucura roubada que não deseja a ninguém a não ser a si mesmo. Se a dor de existir é a matéria bruta e fina na escrita de um autor, quais os efeitos dessa escrita forjada na dor sobre nós, supostos leitores? Venham debater conosco. [+] saiba mais