O projeto Cultura Plural, em parceria com a Cidade das Artes, promoverá um encontro entre educadores, agentes de sala de leitura, escritores, contadores de histórias, bibliotecários e jovens e adultos interessados em ampliar os conhecimentos referentes à Língua e à Literatura, no sábado, dia 29/09.
No mundo contemporâneo, na área educacional, cada vez mais há desafios. Como lidar com tantas questões na sala de aula? O gestor e o professor precisam encontrar caminhos para lidar com alunos do século XXI cujos interesses e questionamentos são diferentes.
Quanto as diversas situações comunicativas, utiliza-se as múltiplas linguagens com diversos objetivos. No caso da Língua Portuguesa, com o uso dos recursos tecnológicos, a expressão na norma culta tem exigido mais atenção.
No que diz respeito ao domínio da língua materna pelo aluno, as instituições de ensino (público e privado) almejam bom desempenho dos alunos nas avaliações externas. Como alcançar tal meta se os professores não tiveram formação – não estão capacitados? Estes terão a oportunidade não só de analisarem como as provas externas são elaboradas com base nas Matrizes de referência como também elaborarem itens. Muitas instituições exigem que os professores proponham-nos inéditas. Mas como se eles não têm conhecimento?
Teremos um dia inteiro de debates divididos em:
10h-12h: Inclusão Escolar | Prof. Mestra Fernanda Barcellos de Mello
A palestra objetiva realizar uma reflexão sobre inclusão escolar, perpassando pela história do movimento, o porquê, o para quê e, principalmente, o como fazer (a parte que mais necessita de esclarecimentos). Serão trabalhadas as principais síndromes, transtornos, distúrbios e dificuldades mais comumente encontradas em nossas salas de aula. E propostas de como lidar em sala de aula (atividades – avaliações e integração).
13h-14h30: Práticas pedagógicas de Literaturas africanas | Prof. Dr. Renata Barcellos
Esta palestra propõe uma reflexão sobre questões referentes ao ensino das literaturas africanas (de Língua Portuguesa), como: os professores trabalham-nas? Eles dominam a temática? Quais autores são trabalhados em sala de aula? Como são propostas as atividades? De que forma são abordadas em provas de vestibular, no ENEM e concursos públicos em geral? A partir desses questionamentos, será verificada como tem sido, na prática, a implementação da Lei 10.639/2003, na Educação Básica, e a sua efetiva concretização. Além disso, serão apresentados trabalhos desenvolvidos no CEJLL/NAVE.
15h-16h30: Literatura judaica: algumas considerações | Prof. Dr. Renata Barcellos
A palestra propõe-se a apresentar algumas características da Literatura judaica da Idade Média à contemporaneidade, seus autores, pesquisas realizadas sobre a temática e verificar como ocorre nos textos a tríade: história, identidade e memória.
17h-18h30: Poesia Visual Contemporânea | Tchello d’Barros
A palestra apresentará a poesia visual a partir de sua evolução na Pós-Modernidade; Transição para as novas mídias; Relação com as formas fixas de Poesia e as Artes Visuais; Presença no universo digital; Integração na cultura contemporânea. Inserção nos livros didáticos.
Coordenadora do projeto
Renata da Silva de Barcellos é Pós-doutora em Língua Portuguesa pela UFRJ. Professora de Língua Portuguesa do CEJLL/NAVE, do CECA e de Comunicação e expressão e Oficina da UNICARIOCA. É associada do CIFEFIL e membro do CIFEFIL, da ALAP, da UBE. Possui diversos artigos acadêmicos publicados na área de Língua Portuguesa. É coautora da Gramática contextualizada (2016) e de diversas antologias. Autora de Itens de análise linguística no novo ENEM e no Saerjinho, de Alma Dilacerada e de Barcellos: prosa e verso com participação de Lucien Gilber. É colunista convidada do Jornal Sem Fronteiras: Literando no teatro. E colunista do Programa Encontro Marcado com a cultura – BAND NEWS AM 1360 – pauta: Educação.
Convidados
Fernanda Barcellos
Mestre em Educação (UNESA). Especialista em Psicopedagogia (UCAM-AVM); Mídias na Educação (UFRJ); Educação a Distância (Signorelli). Diretora da Escola Municipal Aleksander Henryk Laks. É professora da UCAM - AVM. Atuou como professora/psicopedagoga na Faculdade Gama e Souza. Tutora na UNIRIO e UEMA.
Tchello d’Barros
Escritor, editor independente e artista visual. Cursou Poesia e Prosa no Curso de Letras na Furb (SC); História da Arte na Fundaj (PE) e cursa atualmente Cinema na UFRJ (RJ). É prof. de Produção Editorial na pós-graduação da Faculdades Hélio Alonso - Facha. Ministra diversas oficinas literárias (Conto, Crônica, Haicai, Roteiro, Narrativa Ficcional) em eventos e instituições culturais, Sistema S, ONGs e Secretarias de Educação. Publicou 6 livros e tem publicado contos, crônicas, poemas, artigos e resenhas em mais de 50 coletâneas, antologias e livros didáticos, além de publicar regularmente em mídias impressas e digitais. Realizou pesquisas culturais em 20 países e tem itinerado pelo Brasil com a mostra “Convergências’, de Poesia Visual, já tendo sido exibida em 10 Estados. Suas obras visuais já participaram de cerca de 130 exposições. É fundador e colaborador de várias entidades culturais, além de participar dos principais congressos literários e Feiras do Livro do país. Criou o Fórum Brasileiro de Literatura, com diversas edições realizadas em SC.