Fundação Cidade das Artes

Programação » Portugal no Rio - Morreste-me

Evento Encerrado

Portugal no Rio - Morreste-me

1


PORTUGAL NO RIO - Uma homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Artes Visuais - Música - Teatro 

 

A cultura portuguesa está ligada à localização geográfica e percurso histórico do país. Portugal nasceu no norte. Foi na região Porto e Norte que os portugueses começaram enquanto povo e nação. Portugal é a mais antiga nação da Europa e a sua abertura ao mar lançou-a nos Descobrimentos. O seu património cultural foi marcado por influências de África, América, Ásia e dos povos que aqui viveram antes da fundação, assim como o caráter afável e acolhedor dos portugueses.

 

Patrimônio Mundial

Portugal tem 17 núcleos classificados como Patrimônio Mundial, que abrangem monumentos, centros históricos de cidades, paisagens e patrimônio imaterial. Azulejo, Estilo Manuelino, Barroco, Aldeia e Cidades, Espaços Sagrados, O fado, a Literatura, as festas e festivais e a gastronomia são alguns deles.

 

Neste evento, a Cidade das Artes e a Fundação Luso-Brasileira apresentam as riquezas e as singularidades da cultura deste país.

 


Teatro 2 - Morreste-me

 

O texto da peça é a adaptação para teatro do livro de José Luís Peixoto, Morreste-me, no teatro
interpretado por Sandra Barata Belo. Morreste-me conta o regresso de uma filha à casa onde vivia
com os pais, depois da morte do pai. Só que desta vez a casa está vazia e fria restando apenas
memórias de um tempo em que foram felizes.

 

É no cenário de uma casa alentejana que decorre a ação. Revisitar a casa é revisitar a infância, o quintal, os passeios de bicicleta. A vida. É visitar o pai. Morreste-me é tão somente uma profunda declaração de amor. 

 

O núcleo artístico deste projeto é ainda composto por António Zambujo, também ele alentejano, que compôs a música do espetáculo. São três artistas bem conhecidos do público português de três áreas distintas: escrita, música e teatro.

 

 


 

Autoria José Luis Peixoto; atriz Sandra Barata Belo; direção de projeto Sandra Barata Belo;
produção executiva Cristiana Gaspar; adaptação e encenação Cátia Ribeiro e Sandra Barata
Belo; música António Zambujo; arranjos Manu Figueiredo; movimento Félix Lozano; cenário
Rui Francisco; figurinos Ricardo Preto; imagem audiovisual Ricardo Oliveira; responsável técnico
João Cachulo; fotografia Yves Callewaert; designer gráfico Luís Covas

 

José Luis Peixoto Escritor Nasceu em 1974 em Galveias, Portalegre. Licenciou-se em Línguas e
Literaturas Modernas (Inglês e Alemão), pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2000, estreou com
a pequena ficção Morreste-me (Prêmio Jovens Criadores), publicada em edição de autor. Nesse
mesmo ano, publicou o romance Nenhum Olhar (Prêmio José Saramago, 2001). Publicou ainda
A Criança em Ruínas (poesia,2001), Uma Casa na Escuridão (romance, 2002), A Casa, a Escuridão(poesia, 2002), Antídoto (prosa, 2003) e Cemitério de Pianos (prosa, 2006). O seu mais recente romance Galveias foi editado em 2014. Tem textos publicados em inúmeras revistas portuguesas e estrangeiras. Seus romances estão publicados em 12 idiomas.

 

Sandra Barata Belo Atriz Formação em Artes do Espetáculo em 1997, na Escola Profissional de
Artes e Ofícios do Espetáculo (Chapitô), em Lisboa, completando os estudos em diversos cursos
e workshops de teatro, dança e novo circo. Destacando: técnicas psicofísicas indianas - Veenapani
Chawala; O método - Robert Castle; Renato Borghi; Técnica da Máscara - Filipe Crowford; Clown
- Alex Navaro; João Brites, entre outros. Em 1996, estreia no teatro e, a partir daí participou
em vários projetos de teatro, dança, e novo circo. Dentre os quais destacam-se Útero, O Bando,
Chapitô. Assinou dois projetos em 2006 apresentados no Chapitô. A partir de 2008 torna-se uma
atriz conhecida do grande público, quando estreia em cinema no papel de Amália Rodrigues em
Amália o filme, um filme de Carlos Coelho da Silva. Trabalho que lhe deu vários prêmios, entre os
quais, o Globo de Ouro SIC. Em televisão participou já em várias séries, protagonizou a novela
Perfeito Coração e integrou o elenco de Rosa Fogo, ambas para a SIC.

 

 

 

 

 

 

 

 




Teatro

Informações Gerais

Datas

06/06/15 a 07/06/15

Horários

Sábado - 19:00

Domingo - 18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Eletroacústica

Classificação Etária

16 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais