Fundação Cidade das Artes

Programação » José Staneck e Zé Neto

Evento Encerrado

José Staneck e Zé Neto

jose


Tempo de Amor – Vinícius e os Afro-Sambas

A proposta aqui apresentada é uma homenagem ao importantíssimo compositor brasileiro que se vivo fosse, em 2013, completaria 100 anos de vida – VINÍCIUS DE MORAES.

Derivado do samba e com forte influência do jazz, a bossa nova é um movimento da música popular brasileira do final dos anos 50. Com o passar dos anos, tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da música popular brasileira, conhecida em todo o mundo. Vinícius de Moraes foi um de seus mais importantes compositores e teve como parceiros Tom Jobim, Baden Powell, João Gilberto, Edu Lobo, Carlos Lyra entre outros.

Foi em parceria com o violonista Baden Powel que Vinicius compõe uma série de canções com forte influência da cultura e da mitologia afro sobre as raízes sambistas da música popular, lançando em 1966 o disco que se tornaria um marco, um divisor de águas na história da música popular brasileira contendo este repertório e intituladas por ele como os “Afro-Sambas”.

Apesar da genialidade deste trabalho, de seu caráter inovador, instigante e surpreendentemente atual, poucos foram os registros da íntegra destas composições.

Através de arranjos extremamentes inspirados, de caráter instrinsecamente instrumental, contando com algumas interpretações vocais e intervenções poéticas, unindo a punjância da harmonica de José Staneck com a destreza e força do violão de José Neto, revivem este grande momento.

Vinícius e a bossa nova formam o elo entre o Brasil e mundo. A partir de sua obra, a música brasileira foi difundida em diversos países.

 

José Staneck

Desenvolve um estilo próprio onde elementos tanto da música de concerto quanto da música popular brasileira e do jazz se fundem a serviço de uma sonoridade e expressividade marcante. Por sua busca e trabalho incessantes na construção de uma poética, de um repertório específico para a harmônica, teve sua contribuição comparada pelo renomado crítico Luiz Paulo Horta a artistas como o violoncelista Mstislav Rostropovich e o violonista Andrés Segovia. Estudou harmonia funcional com Isidoro Kutno, análise estética com o maestro e compositor H. J. Koeullreutter e interpretação com Nailson Simões. Em 2007, obteve o título de Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

 

Zé Neto

Desde 1980, acompanhando  cantores e cantoras nacionais, como violonista e arranjador (Fátima Regina, Suely Costa, Fatima Guedes)

De 1984 à 1987 na Europa, tocando com artistas brasileitos e europeus. Participação nos Festivais de Jazz de Montreux (Suiça) e Freiburg (Alemanha), como violonista solista e compositor
De volta ao Brasil, grava em 1989 o LP “Descendo a Rua” de música instrumental, que recebe elogios de Hermeto Pascoal.
Em 1990 abre uma produtora de som, visando o mercado publicitário.
Em 1992 Grava o segundo trabalho solo “Fantasia”, também instrumental, patrocinado pela Prefeitura de Niterói.
Em 1993 atua com Sebastião Tapajós e Robertinho Silva em trio, apresentando composições originais e arranjos para o repertório instumental brasileiro.
Contratado pela Prefeitura de Niterói, produz, arranja e grava quase 20 artistas da cidade.
À convite, viaja para a França para ambientar com composições originais, a comemoração dos 100 anos da Renault.
Trabalhou como produtor e criador de jingles na CHORUS, produtora que pertenceu à GLOBO RJ.
Sai à convite de um dos sócios, Nico Rezendo para formar a BEAT CARIOCA, exercendo a mesma atividade exercida na CHORUS.
Após 3 anos, volta à atuar na sua empresa, a Audio Multi Solutions, produtora de som, até os dias de hoje, já tendo trabalhado para várias grandes agências de publicidade e clientes em todo  Brasil e exterior.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

23/10/13

Horários

14:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais