Fundação Cidade das Artes

Programação » Cores de Villa-Lobos | Música de Câmara

Evento Encerrado

Cores de Villa-Lobos | Música de Câmara



‘CORES DE VILLA-LOBOS’ HOMENAGEIA OS 60 ANOS DE MORTE DO COMPOSITOR

 

 

 

Álbum da cantora Marina Cyrino mescla repertório popular e lírico, e será lançado numa apresentação na Cidade das Artes no dia 10 de fevereiro

 

Em 2019, completam-se 60 anos de morte de Heitor Villa-Lobos. Em homenagem à data e ao trabalho do compositor, a cantora Marina Cyrino lança o álbum “Cores de Villa-Lobos”. O disco terá um lançamento especial no dia 10 de fevereiro, às 19h, quando a solista apresenta um concerto dedicado a esse repertório na Cidade das Artes. O disco chega às plataformas digitais no dia 8 de fevereiro, incluindo Spotify, Deezer, entre outras.

“Cores de Villa-Lobos” faz um apanhado de várias fases do músico. A cultura regional pulsa em canções como “Viola Quebrada” e “Estrela É Lua Nova” – que trazem elementos da cultura indígena e afro-brasileira. O disco passeia também pelas composições para a Broadway, como “Bonsoir Paris!”, e por árias da grande obra “A Floresta do Amazonas”.

Os arranjos originais de voz e piano do compositor foram preservados. Os arranjos para cordas e sopros são de Lipe Portinho, que também assina a regência do disco. O pianista é Flavio Augusto, que já acompanhou a artistas em outros recitais, e entre os instrumentistas que acompanharam Marina nas gravações estão os violinistas Felipe Prazeres e Nikolay Sapoundjiev.

 

‘Cores’ na Cidade das Artes

O show de lançamento será a segunda passagem de Marina Cyrino pela Cidade das Artes. Ela estreou no espaço em novembro de 2018. Essa apresentação tem direção artística da própria cantora, e direção de arte do artista visual Marc Kraus. Marina é acompanhada pelo pianista Flavio Augusto e por outros músicos que participaram das gravações (ficha técnica no serviço do show abaixo).

 

Sobre Marina Cyrino

Marina estudou canto e interpretação com grandes nomes no Brasil e nos Estados Unidos, com destaque para professores das famosas escolas de Juilliard, Northwestern e HB Studio. Nos últimos anos, a cantora vem se destacando no cenário musical carioca, sendo solista em óperas como “Os Prazeres de Versalhes” de Charpentier, "O Morcego" de Strauss e "L'Incoronazzione di Poppea" de Monteverdi, e em produções de música de câmara, como o concerto "Calvariae", com peças de Vivaldi e Pergolesi, e o espetáculo "Mélodies", que levou canções francesas para teatros no Rio e Niterói.

Em São Paulo, foi solista na execução do Magnificat de Vivaldi, com a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, sob a regência de Emiliano Patarra. Seu projeto "Ópera com cara de cinema" busca, com clipes de árias de óperas, mostrar que ópera é jovem e para todos.

 

Serviço do CD:

CORES DE VILLA-LOBOS – MARINA CYRINO

Disponível em todas as plataformas digitais no dia 8 de fevereiro, incluindo Spotify, Deezer, entre outras.

O álbum de estreia da cantora Marina Cyrino passeia por repertório popular, lírico e da Broadway de Villa-Lobos. Canções de “A Floresta do Amazonas” se encontram com obras inspiradas na cultura afro-brasileira.

 

 

Ficha técnica do show:

Direção geral: Marina Cyrino

Direção de Arte: Marc Kraus

 

Soprano: Marina Cyrino

Regente: Lipe Portinho

Piano: Flavio Augusto

Violino: Nikolay Sapoundjiev

Viola: Samuel Passos

Violoncelo: Emilia Valova

Contra-Baixo: João Rafael

Clarineta: Cristiano Alves

Flauta: Paula Martins

Violão: Max Riccio

 

Contato: marinacyrino.soprano@gmail.com




Música

Informações Gerais

Datas

10/02/19

Horários

Domingo - 19h

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Meia : R$ 30,00

Inteira : R$ 60,00

Redes Sociais

ciadeborahcolker codeborahcolker

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais