Fundação Cidade das Artes

Programação » Os Tapetes Contadores de Histórias - 20 anos

Evento Encerrado

Os Tapetes Contadores de Histórias - 20 anos

Arte & Educação


Os Tapetes Contadores de Histórias - 20 anos


 

No mês das crianças, grupo carioca comemora seus 20 anos
com uma exposição interativa de seu acervo na Cidade das Artes,
com uma programação para toda família.


 

De 09 a 21 de Outubro de 2018, a Cidade das Artes promoverá a exposição interativa
Os Tapetes Contadores de Histórias - 20 anos, evento comemorativo que é referência no Brasil e exterior na arte de contar histórias. O evento contempla uma série de atividades que abrangem repertório, acervo e formação com o grupo.

 

A mostra apresenta o acervo particular do grupo, composto por tapetes, painéis, avental, malas, caixas e livros de pano que servem de cenários para contos tradicionais do mundo inteiro, e autores como Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Graciliano Ramos e Manoel de Barros. Neste espaço lúdico que une texto e têxtil, os visitantes tiram os sapatos e são convidados a manusear tapetes, bonecos e livros. Desta forma, pais e filhos, professores e alunos, todos podem contar, descobrir e inventar narrativas, brincando e viajando pelo mundo através das histórias.

 

Atualmente, o grupo conta com um acervo de 60 objetos-cenários. Feitos de tecido e de variados formatos, tais cenários foram criados ao longo de 20 anos – na França, Peru e Brasil. Estarão expostos os tradicionais tapetes do projeto francês Raconte-Tapis (projeto que fundou o grupo no Brasil), painéis e livros de pano produzidos pelo Manos que Cuentan (Lima, Peru) e uma diversidade de obras costuradas pelo próprio grupo no Brasil. Ao lado de cada obra, encontram-se o livro correspondente.

 

A EXPOSIÇÃO INTERATIVA está sempre acompanhada de uma programação intensa de sessões de histórias. Durante  a semana, as sessões são reservadas para escolas e grupos espontâneos. Nos finais de semana, sessões abertas para o público espontâneo.

 


PROGRAMAÇÃO
Os Tapetes Contadores de Histórias - 20 anos

09 a 21 de Outubro de 2018

Cidade das Artes – Sala de Leitura

 

Exposição Interativa

Terça a Domingo, das 10h às 18h. *

ENTRADA FRANCA

 

Sessões fechadas de Histórias para Escolas e Grupos Agendados

Terça a Sexta, duas sessões diárias.

Agendamento pelo email tapetescontadores@hotmail.com

 

Sessões de Histórias para Público Espontâneo

Sábados, Domingos e Feriado 12 de Outubro, às 11h.

Classificação Livre. Duração: 50 minutos.

Distribuição de Senhas uma hora antes.

Sujeito à Lotação: 45 pessoas. ENTRADA FRANCA

 

Oficina de Formação ATELIÊ DE HISTÓRIAS,  com Warley Goulart

Dias 16 a 19 de Outubro (terça a sexta), das 18h às 20h30.

Turma: 25 participantes.

Inscrições pelo email tapetescontadores@hotmail.com

(Atividade Paga)

 

Palestra  HISTÓRIAS BORDADAS,  com Rosana Reátegui

Dia 10 de Outubro (quarta), das 18h às 19h30.

Sujeito à Lotação: 25 pessoas. Ingressos no Local.

Inscrições pelo email tapetescontadores@hotmail.com

(Atividade Paga)

 

* Durante as apresentações, para garantir o mergulho atencioso das crianças nas histórias,
  a sala estará fechada para visitação.  

 


Sobre ‘’Os Tapetes Contadores de Histórias’’

Há 20 anos, o grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias cria e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. 

 

Referência internacional na pesquisa entre oralidade e artes plásticas, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas no Brasil, Austrália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Chile, Nicarágua, Paraguai, Peru, Bolívia e Benin.

 

No Brasil, o grupo atua nos mais importantes espaços culturais: exposições interativas nas Caixas Culturais, sessões de histórias nos CCBBs, apresentações e oficinas nas unidades SESC, projetos sócio-educativos no Itaú Cultural. O grupo visita regularmente bibliotecas públicas de todo país, bem como participa de campanhas nacionais de incentivo à leitura, bienais e feiras de livro. Participa também de festivais de contadores de histórias e literatura, no Brasil e exterior.

 

De seu repertório, destacam-se “Cabe na Mala?”, “Retalhos de Drummond”, “Passarinho à Toa” e “Shtim Shlim” – bem sucedidos espetáculos infanto-juvenis baseados nas obras literárias de Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo, Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros. O último trabalho, Shtim Shlim ganhou os prêmios de Melhor Espetáculo e Melhor Cenário no Zilka Sallaberry 2016.

 

Em 2018, o grupo recebeu o Prêmio Baobá, a mais importante premiação nacional para os fortalecedores da arte narrativa, concedido a contadores de histórias, pesquisadores, docentes, difusores e promotores da arte de contar histórias no Brasil.

 




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

09/10/18 a 21/10/18

Horários

*Os horários você encontra na descrição do evento*

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Redes Sociais

ciadeborahcolker codeborahcolker

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais