Fundação Cidade das Artes

Programação » Iter Kriminis

Evento Encerrado

Iter Kriminis



ITER KRIMINIS

Iter krimĭnis/ locução substantivo/ JUR: a sucessão dos vários atos que devem ser praticados pelo criminoso para atingir o fim desejado. (dicionário Aurélio)

Iter criminis é uma expressão em latim, que significa "caminho do crime", utilizada no direito penal para se referir ao processo de evolução do delito, ou seja, descrevendo as etapas que se sucederam desde o momento em que surgiu a ideia do delito até a sua consumação. (Wikipedia)


Quem é o assassino antes dele se tornar assassino? O que se passa na sua cabeça antes de cometer o crime? Quais suas motivações, seus percursos e objetivos? É isso que investiga o espetáculo ITER KRIMINIS, retratando breves momentos da vida de alguns dos maiores assassinos de todos os tempos, reais e fictícios. Inspirada na literatura de grandes autores, como Dostoievski e Shakespeare, e também em crimes reais que se tornaram icônicos, a peça é uma instalação que acontece em uma galeria de arte, onde os atores fazem suas performances dispostos pelo espaço como obras em exposição de um museu. Dessa forma, o público é convidado a transitar e observar de perto esses indivíduos, marcados por tudo aquilo que se passa no momento anterior ao crime.


A peça/instalação foi idealizada pela diretora, atriz e produtora Julia Carrera, e contou com pesquisa de dramaturgia de Geovana Metzger como dispositivo criativo para o elenco formado por doze atores, cada um personificando uma história, mais uma guia que conduz o público pela visita. ITER KRIMINIS é uma experiência provocadora e contemporânea, procurando iluminar um lado obscuro do ser humano, íntimo e velado. Ao entrar na sala o público recebe equipamento de segurança, além de ouvir atentamente às orientações da guia da visita. Em seguida o público é convidado a conhecer/apreciar cada peça/instalação, observando mais intimamente cada personagem e sua situação. Como numa galeria de arte, a música ambiente e assentos distribuídos pelo espaço oferecem ao espectador a sensação de calma e introspecção para a fruição do ambiente. Evocando também o conceito dos reality shows, estes personagens se deixam ser observados, contam suas histórias para um interlocutor desconhecido, sem julgamento ou redenção. A ideia é levar o espectador a penetrar no mundo íntimo de cada um e investigar o impulso, o fio condutor que poderia levar ao crime, num ambiente mais humano do que esperaríamos. Apesar do universo sombrio, a peça torna-se leve à medida que mostra situações banais da vida daqueles personagens, chegando ao humor tragicômico muitas vezes.


ITER KRIMINIS é uma produção do Grupo Novo de Teatro, um coletivo de teatro reunido por Julia Carrera e formado por um grupo de atores em diferentes momentos da profissão, reunidos pelo objetivo comum de trazer ao público espetáculos de qualidade, fruto de uma pesquisa e dedicação contínuas.

Doutoranda em História do Teatro pela UNIRIO, Mestre em Artes da Cena pela Escola de Comunicação da UFRJ, cria do Teatro O Tablado, Julia Carrera é atriz, diretora e produtora há 17 anos. Atuou e produziu espetáculos como DESAPARECIDA, texto e direção de Alessandra Vannucci (2015 e 2016), TPM KATRINA, texto e direção de Paulo Coronato (2012), CYRANO DE BERGERAC, direção de João Fonseca (2011), TEMPO DE COMÉDIA, direção de Eliana Fonseca (2010) e OVO FRITO, direção de Moacir Chaves (2005 a 2008), entre outros. Entre suas principais produções destacam-se RENATO RUSSO, direção de Mauro Mendonça Filho (2006 a 2010) e “OS NÁUFRAGOS DO LOUCA ESPERANÇA”, com o Théâtre du Soleil e direção de Ariane Mnouchkine, marcando a primeira vinda da companhia francesa ao Rio de Janeiro em 2011. Entre seus últimos projetos estão a administração do Teatro O Tablado (2014 a 2017) e a implementação, coordenação e direção pedagógica da Escola de Atuação de Aguinaldo Silva, que funcionou no Theatro Net Rio em 2016 e 2017 (onde deu aula para mais de 200 alunos). Atualmente Julia está à frente da sua própria escola de atuação, a Escola Mutatis, em parceria com as unidades do Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no eixo Rio- São Paulo, em funcionamento desde 2017, além coordenar projetos audiovisuais na área de sociedade, cultura e comportamento da Canal Azul, produtora sediada em São Paulo há vinte anos, com direção de Ricardo Aidar.





FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Geovana Metzger

Direção e idealização: Julia Carrera

Assistência de direção: Geovana Metzger

Coordenação de produção: Manoel Borges



Elenco:

Fábio Moraes

Fernanda Becker

Francisco de Assis

Geovana Metzger

Géssyca Mendes

Gillian Villa

Julielson Lima

Leda Ribas

Manoel Borges

Marcia Dutra

Thiago Sol




Figurino: Géssyca Mendes e Fábio Moraes
Caracterização: Fernanda Becker
Iluminação: Katia Muniz Barreto
Som e Cenário: O grupo
Produção: Francisco de Assis, Julielson Lima, Márcia Dutra e Thiago Sol
Assessoria: Julie Duarte
Redes sociais: Fernanda Becker
Fotografia: Gillian Villa

 




Teatro

Informações Gerais

Datas

24/02/18 a 25/03/18

Horários

Sábados - 19h

Domingos - 18h 

 

 

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria B

Classificação Etária

18 Anos

Preços

Inteira : R$ 50,00

Meia : R$ 25,00

Redes Sociais

ciadeborahcolker

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais