Fundação Cidade das Artes

Programação » Sarau “Maraka ritual indígena com roda de conversa”

Evento Encerrado

Sarau “Maraka ritual indígena com roda de conversa”



Sarau “Maraka ritual indígena com roda de conversa”

 

Venha conhecer um pouco da cultura do "POVO DO MARACÁ", fazer pintura corporal e ainda conhecer artefatos indígenas que estarão à venda. 

 

Realização Projeto "Paixão de Ler". 

 

Maraka:

O pensamento mágico dos Pajés Tantehar-Guajajara, com a força do tabaco e do maracá, traz uma consciência ecológica ancestral, com lições de equilíbrio e harmonia com a Mãe-Terra. Mais do que um elemento rítmico, o maraka (Maracá) era tão importante entre os Tupinambá do século XVI que Hans Staden pensou se tratar de um objeto de adoração.

Instrumento de poder entre os Tupinambá seiscentistas, o Maracá, com as suas mais distintas denominações, ainda é elemento distintivo das mais diversas etnias brasileiras contemporâneas, dos mais variados troncos culturais Sinônimo de música entre os Kamaiurá, denotativo de uma cultura, como os Guajajara (“Povo do Maracá”), a força do Maracá continuava presente no cotidiano dos mais diferentes Povos Indígenas Brasileiros Mais do que um encontro entre povos de etnias brasileiras, o Maraka, ritual indígena pretende trazer para o espaço da Aldeia Maracanã e do CESAC, no Rio de Janeiro, antiga aldeia de Urucu-Mirim, a expressão cultural, o pensamento e a diversidade de alguns dos Povos que mantém viva a tradição do Maracá. "Eles creem em um objeto que cresce como uma cabaça e é tão grande como uma medida e meia (copo de bebida).

É vazio por dentro e atravessam-no com um pauzinho; abrem um buraquinho nele, como uma boca, e introduzem por ele pedrinhas, de modo que produz ruído ao ser sacudido. Tocam esse instrumento enquanto cantam e dançam e chamam-no maraka.” (Ed. facsímile, op.cit. "Woran sie gleuben. Cap. XXIII").

 

 

Informações: saladeleitura.fca@gmail.com (21) 33250448




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

09/12/17

Horários

Sábado - 15h 

Duração

120 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais