Fundação Cidade das Artes

Programação » RIO H2K 2017 – Festival Internacional de Danças Urbanas

Evento Encerrado

RIO H2K 2017 – Festival Internacional de Danças Urbanas



RIO H2K 2017 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS URBANAS De 13 a 18 de junho, Rio H2K 2017 ocupa diversos espaços da Cidade das Artes e os teatros Carlos Gomes e Cesgranrio.

 

Ingressos: 

RIO H2K 2017 - ESPECES - Compre aqui! 

RIO H2K 2017 - SHOWCASE - Compre aqui! 

RIO H2K 2017 - MOSTRA NOVOS RUMOS - Compre aqui! 

RIO H2K 2017 - BATTLES - Compre aqui! 

 

Festival traz coreógrafos e companhias brasileiras e estrangeiras de sete países: Alemanha, Angola, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Inglaterra e República Tcheca.
 

Programação para todos os públicos e idades inclui espetáculos, workshops, competições, batalhas de danças, bate-papos e festas. Entre 13 e 18 de junho, o Rio de Janeiro é palco da sétima edição do Rio H2K.

O festival internacional promove as danças urbanas e suas múltiplas vertentes de forma ampla e acessível a todos os públicos e idades. A abertura oficial está marcada para o dia 13, no Teatro Municipal Carlos Gomes, com duas atrações inéditas no Brasil: Lil Buck, jovem dançarino americano de street dance, e Cie Zahrbat, companhia francesa de hip-hop e dança contemporânea. No dia 14, o trio franco-brasileiro formado por Cyrille Brissot, JP Black e Wagner Faria apresenta o projeto multimídia Incandescente 24hLuz, no Teatro Cesgranrio. De 15 a 18, o Rio H2K ocupa a Cidade das Artes, onde a programação inclui espetáculos, workshops, competições, batalhas de danças, bate-papos e festas. 

O Rio H2K tem direção do produtor Miguel Colker. A direção artística é de Bruno Bastos, que divide a curadoria da mostra de espetáculos com o francês Guy Darmet, ex-diretor da Bienal de Dança de Lyon e da instituição Maison de la Danse.“Queremos inspirar as pessoas a dançar. É um festival que coloca mais o público para dançar do que para assistir”, diz Colker, sem deixar de enfatizar o compromisso que eles têm em incentivar e fomentar a profissionalização das companhias de danças urbanas no país, além de investirem em ações sociais em quatro comunidades do Rio, com aulas regulares, durante o ano. “Pela primeira vez, vamos patrocinar um grupo amador de street dance com um prêmio de R$ 15 mil, para ser investido na montagem de um espetáculo que será apresentado na edição do ano que vem”, adianta o diretor.

 

Desde a sua primeira edição, em 2011, a essência do Rio H2K é a dança urbana e os seus diferentes gêneros, que vão desde os estilos originais que surgiram nos Estados Unidos, entre as décadas de 1960 e 1980 (breaking, hip hop, dance house, locking e popping) até as criações mais recentes (dancehall, krumping, stiletto e videodancing). Em 2014, o festival incorporou com sucesso aulas de sapateado e batalhas de passinho. “Nesta edição, vamos ampliar ainda mais o leque com novas danças. Teremos professores de afromix, coco de roda, jongo, samba e zouk”, explica Bastos. “Nós temos uma parceria com o maior dance camp da Europa, o Fair Play Dance Camp, na Polônia. Na última edição, eles fizeram uma promoção e uma dançarina da Espanha ganhou uma bolsa para vir fazer aulas no festival deste ano. Agora, nós faremos essa mesma promoção para levar um brasileiro para participar do Fair Play, em agosto”, destaca Bastos. 

 

Durante seis dias, a cidade recebe importantes coreógrafos e companhias brasileiras e estrangeiras de sete países: Alemanha, Angola, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Inglaterra e República Tcheca. A programação se concentra na Cidade das Artes. No maior complexo cultural da cidade, o Rio H2K ocupa os espaços tradicionais (Grande Sala, foyer superior da Grande Sala, Teatro de Câmera, Sala de Música Eletroacústica, Sala de Dança e Sala 1) e cria três novos ambientes (Praça, Palco Start e Palco Solar) para receber os workshops e as apresentações do Showcase.

Para quem quiser ter a experiência de viver 24 horas dentro do festival e acampar ao ar livre, na Cidade das Artes, o Kemp é uma oportunidade única. As barracas individuais são dispostas no jardim e estão disponíveis para quem adquirir o “passaporte com acampamento”. A produção oferece vestiários com chuveiros, área de convivência (com pontos de energia), água potável e posto médico. O regulamento completo está disponível no site do evento. 

MOSTRA DE ESPETÁCULOS

O festival programou seis espetáculos nacionais e estrangeiros. A abertura oficial do Rio H2K 2017 está marcada para o dia 13 de junho, no Teatro Municipal Carlos Gomes, com duas atrações inéditas no país: Lil Buck & Facundo Estefanell e Cie Zahrbat. 

Nascido em Chicago, o jovem dançarino americano de street dance Lil Buck ficou conhecido depois que o cineasta Spike Jonze gravou e divulgou no YouTube a sua performance The Dying Swan, ao lado do violoncelista Yo-Yo Ma, em 2011. De lá pra cá, Buck fez parte da turnê MDNA World Tour, da Madonna; e do show Michael Jackson: The Immortal World Tour, do Cirque du Soleil. Lil virou também queridinho de marcas internacionais. Ele dança com Mikhail Baryshnikov no comercial da linha masculina da Rag & Bone. Criou uma exclusiva linha de sapatos e camisas inspiradas no seu próprio estilo para a Versace e apresenta o fone sem fio do iPhone 7 dançando pelas ruas da Cidade do México. Para a performance The Swan, Lil Buck estará acompanhado do jovem músico uruguaio Facundo Estefanell, que mora no Brasil e é chefe de naipe na Orquestra Sinfônica Cesgranrio, no Rio. 

Na mesma noite, a companhia francesa Cie Zahrbat apresenta Sillons. O coreógrafo Brahim Bouchelaghem foca em um dos temas mais essenciais para a dança: o espaço. Cercado por quatro dançarinos de diferentes técnicas – hip-hop e dança contemporânea – ele cruza o palco, com paixão e passadas fortes, buscando incansavelmente extrair a essência que rege esse tema, além da área do palco estão escondidos indivíduos, o que os liga ou os separa. Cada artista é responsável pelo seu trajeto e cada individualidade ecoa no grupo, criando uma área comum que dá existência a relacionamentos invisíveis entre os corpos. A batida da música eletrônica tocada por Nicolas Zorzi e a presença magnética dos dançarinos são os elementos que conduzem essa montagem hipnotizante.

No dia 14 de junho, o Teatro Cesgranrio recebe o trio franco-brasileiro formado por Cyrille Brissot, JP Black e Wagner Faria para uma apresentação do projeto multimídia Incandescente 24hLuz. O espetáculo é um encontro artístico, científico e cultural, entre a arte urbana e as novas tecnologias, entre França e Brasil, entre a dança de rua e a música eletrônica em tempo real, entre o grafite e a tecnologia visual digital. O trio proporciona um espetáculo visual e sonoro. A mistura de sons, luzes e imagens na live performance provoca uma reflexão sobre a dificuldade de viver a realidade de todos os dias e a possibilidade de transformação que nasce na fusão da arte com a vida.

Na Grande Sala da Cidade das Artes, o público confere duas apresentações no dia 15 de junho, com os artistas franceses Antoinette Gomis e Enfants Prodiges. Criado e interpretado por Gomis, Images é um solo inspirado na música da cantora e compositora americana Nina Simone. Apontada como um dos principais nomes do cenário da dança urbana francesa, fez parte do musical Kirikou, dirigido por Wayne McGregor, além de ter se apresentado com Madonna, em Nova York, e Chiambretti, no Sunday Night Show, em Milão. Além de dançarina e coreógrafa, Gomis é modelo e já estrelou campanhas para marcas como Nike, Adidas e Puma. 

Enfants Prodiges é formado por Frankwa, Bouboo, Malkom, Nelson, Dee, Willow, Marvin, Kefton, Chakal and Kapela – considerados os dez melhores dançarinos da cena hip hop da França. Cada um deles construiu sua reputação por meio de conquistas nas maiores batalhas pelo mundo e por trabalhar com grandes artistas e marcas. No palco, eles alternam, sem esforço, entre várias técnicas e estilos (top rock, house, newstyle, locking, krump, breaking e popping).

 

MOSTRA NOVOS RUMOS

No dia 17 de junho, o Teatro de Câmara, na Cidade das Artes, recebe a Mostra Novos Rumos, um espaço para jovens companhias e talentos brasileiros mostrarem seus espetáculos. Nessa edição, o Rio H2K programou apresentações dos grupos Brainstorm Dance Company, D-Efeitos e Xstyle Dance Company.

A Brainstorm Dance Company apresenta Físico, Verbal e Emocional, espetáculo que traz à tona a violência contra a mulher. Apesar de polêmico e forte, o tema é abordado de maneira leve e tem como intuito, por meio da arte, construir um mundo com mais igualdade, solidariedade e liberdade.

O grupo paulista D-Efeitos mostra D-Versos, um trabalho que mistura dança urbana e influências da glitch art – estética que tem como ponto de partida “defeitos digitais”, como imagens distorcidas e pixels estourados. O show se ambienta em “Mutrópolis”, cidadelaboratório fictícia dos robôs. Os dançarinos se apropriam de diversos estilos (waving, animation, robboting e warping) para simularem os movimentos das máquinas e as imperfeições que podem vir a apresentar.

 

Já os cariocas do Xstyle Dance Company apresentam Du Rio, espetáculo que mostra a cidade do Rio de Janeiro por meio de diferentes pontos de vista. No palco, os bailarinos passeiam pelos quatro cantos da cidade, mostrando os inúmeros tipos de cariocas com suas singularidades, conexões, diferenças, qualidades, desafios e perspectivas.

WORKSHOPS

Ministrados por coreógrafos internacionais e nacionais, os workshops de diferentes estilos estão disponíveis para todos os públicos (iniciante, intermediário e profissional). O Rio H2K traz dançarinos que já trabalharam com artistas consagrados do pop mundial, como Britney Spears, Beyoncé, Justin Bieber, Justin Timberlake, Madonna, Rihanna, Ne-Yo, Usher, entre outros. Os coreógrafos convidados: 

Anthony Lee (Estados Unidos) – Inédito no Brasil Um dos fundadores do remorado grupo Kinjaz, radicado em Los Angeles, Anthony Lee ganhou grande destaque na oitava temporada do programa America’s Best Dance Crew. Sua principal característica é combinar música e danças urbanas como uma forma de contar histórias. Lee também participou dos programas Dancing WithThe Stars e The LXD: The Legion of Extraordinary Dancers. Ele é um dos coreógrafos mais requisitados mundialmente e seus vídeos no YouTube têm milhões de visualizações.

Andre Bidu (Brasil) Criador do grupo de pesquisas D-Efeitos, Andre Bidu é um dos mais antigos pesquisadores do estilo popping do Brasil. É campeão nas maiores competições de popping do país, sendo tricampeão no Rio H2K. Viaja o país como professor, jurado e orientador. Competiu em diversos programas na televisão e venceu várias edições do Festival de Dança de Joinville.

Ian Eastwood (Estados Unidos) Supervisor de coreografia do badalado filme Breaking Through – No Ritmo do Coração, longa-metragem inédito que conta com a participação de Anitta e Bruna Marquezine, Ian Eastwood vem ao Rio pela primeira vez. Nascido em Chicago e atualmente morando em Los Angeles, o jovem dançarino de 23 anos é conhecido por seu estilo contagiante. Começou a dançar aos dez anos e aos 13 já era um fenômeno no YouTube. De lá para cá, coreografou e estrelou videoclipes de Justin Bieber, Tori Keller, Vic Mensa e Trevor Wesley. 

 

Bboy Junior (França) Natural na República Democrática do Congo, Junior Bosila Banya, o Bboy Junior, é considerado um dos melhores dançarinos de break do mundo. Ele se destaca por ter desenvolvido sua própria técnica. Aos dois anos, Bboy contraiu poliomielite, mas isso não impediu que brilhasse no break. Fenômeno da internet, seus vídeos têm mais de 10 milhões de acessos. Em 2000, Bboy se juntou ao coletivo Wanted Posse. Com o grupo, interpretou diversas criações como Bad Moves (2002), Trance (2006) e Konnexion (2010). Participou de vários programas de TV em todo o mundo e ganhou o France's got talent (2007). 
 

Dashaun Wesley (Estados Unidos) – Inédito no Brasil Considerado o Rei no Vogue, Dashaun Wesley participou, em 2016, da turnê mundial de Rihanna, como um dos seus principais dançarinos. Sua coreografia The 5000 fez dele uma sensação na internet, conquistando milhões de hits no YouTube. Participou do MTV America’s Best Dance Crew e fez campanhas para a Coca-Cola. E ainda tem tempo para a militância sobre a causa do HIV, principalmente na conscientização de crianças e jovens. 
 

Dylan Mayoral (Inglaterra) – Inédito no Brasil Dançarino e coreógrafo londrino, o jovem Dylan Mayoral, de 19 anos, iniciou a carreira aos sete no teatro musical. Artista versátil, já fez diferentes trabalhos que vão desde dança a acrobacias em megaeventos, comerciais de TV, desfiles de moda, vídeos de música, performances teatrais e muito mais. Mayoral já se apresentou em locais de prestígio como The Royal Opera House, The Royal Festival Hall, The Royal Albert Hall, entre outros. Em 2015, formou-se na The BRIT School of Performing Art, onde recebeu formação rigorosa em balé, dança contemporânea, jazz e sapateado. 

 

Flockey (Alemanha) Nascido na Alemanha, Flockey começou a dançar em 2004 e atualmente é um dos mais bem-sucedidos em locking do mundo. Membro da Bad Newz Mp, nos últimos anos ganhou vários eventos internacionais como o U.K BBOY Championship e o World Dance Colloseum, em Tóquio, além de apresentar seu novo show Slave of the own, no Breakin Convetion, em Londres. 

 

Hoan (Correia do Sul) – Inédito no Brasil Atual campeão de popping do Juste Debout 2017, maior evento de batalha do mundo, o sulcoerano Hoan já ganhou mais de 50 batalhas do estilo em campeonatos na China, Coreia, França, Inglaterra, Japão e Amsterdam. Hoan também será um dos jurados do Rio H2K Battles.

 

Israel Alves (Brasil) Integrante do grupo Remiwl Street Crew, o mineiro Israel Alves conquistou o primeiro lugar na batalha de dancehall do Juste Debout 2017, o maior evento de batalha do mundo. Ele ainda foi um dos três brasileiros convidados para participar do espetáculo Dare to Dancehall, dirigido e criado por Laure Courtellemont Ragga JAM e Babson Baba Sy, apresentado em março passado em Paris, reunindo bailarinos da cena mundial do dancehall.

 

Steven Harper (Estados Unidos/Brasil) Sapateador, coreógrafo, professor e produtor, Steven Harper é um dos principais incentivadores da arte do sapateado no Brasil. Residente no Rio de Janeiro desde 1991, Harper é uma figura requisitada nos palcos e nas salas de aulas do país e do exterior. Já trabalhou em quatro continentes e abriu caminho para o sapateado em grandes eventos como o Festival de Jazz de Montreux (2000), Back 2 Black (2009), desfile Carnaval no Rio de Janeiro (2011), Rock in Rio (2011 a 2015, no palco Rock Street) e o Rio H2K. É coreógrafo da comissão de frente da escola de samba Mangueira e é um dos organizadores, com Adriana Salomão, do festival Tap in Rio.

Mecnun Giasar (Alemanha) Ele já se apresentou e deu aulas em quase todos os países da Europa e da Ásia e, recentemente, começou a viajar pelo planeta. Seu estilo diferente e versátil o levou a renomados estúdios de dança pelo mundo. Além de ensinar, Mecnun Giasar tornou-se um dos principais juízes no World of Dance Tour em toda a Europa e também o juiz no Hip Hop Internacional em países como Israel, Espanha, Itália, Alemanha e Peru.

 

Mateus dos Anjos (Brasil) Nascido em Brasília, Mateus dos Anjos é professor, coreógrafo e dançarino reconhecido internacionalmente. Atualmente reside em São Paulo, onde desenvolve suas pesquisas em dancehall e atua como professor no Westside Full Dance Studio. Também tem formação em balé, dança de salão e várias danças brasileiras. Já ministrou workshops em outros países como Bélgica, Portugal e Argentina. Foi campeão na batalha com dançarinos de dancehall no evento Level Up, em 2015, no Chile. Recentemente dançou no Dare to Dancehall, o primeiro show do estilo no Festival La Villete.

 

Jaja Wankova (República Tcheca) Dançarina do I.aM.mE Crew, grupo campeão da sexta temporada do MTV's Americas Best Dance Crew, Jaja Wankova também participou do Paramount's League of Extraordinary Dancers, mais conhecido como The LXD, e do filme Step Up 5 interpretando a Robot Girl. Wankova venceu diversas competições de dança urbana e batalhas, além de ter participado de campanhas para marcas como Nike, Puma, Vlado, Scoodie e Aqua. Ela também coreografou e estrelou vídeos para artistas como Skrillex, Nick Cannon e Far East Movement.

 

Kinho (Brasil) Artista e dançarino, Kinho fez parte da primeira geração de dançarinos do estilo Passinho. Participou das primeiras batalhas oficiais da modalidade, promovidas pelo Sesc e pela CocaCola, Kinho foi tema de reportagens em diversos programas de televisão. Fez parte do elenco da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e é um dos personagens do filme Batalha do Passinho. Atualmente sustenta o título de campeão do Festival RioH2K e dá aulas na Cidade de Deus, onde mora.

 

Aline e Charles (Brasil e Estados Unidos) A dupla se conheceu na cidade de Nova York. Quando perceberam que ambos eram brasileiros e dançarinos, decidiram unir suas técnicas em parceria. Charles contribuiu com as danças urbanas e Aline, com as de salão. No exterior, ministraram aulas no Boston Brazil Dance Festival, LA Zouk Congress, Fujairah Latin Festival (Emirados Árabes), Brazuka Dance Festival (Moscou) e I'm Zouk (Miami), onde foram surpreendidos quando o vídeo da performance da dupla obteve mais de 50 milhões de visualizações no Facebook. Produziram três de seus diversos vídeos artísticos, sendo que It won't Stop (2014) foi compartilhado no Instagram por Justin Bieber.

 

Guiga de Souza (Brasil) Como professor, coreógrafo e bailarino, Guiga de Souza passou pela Bélgica, México, República Tcheca, Argentina, Brasil e Estados Unidos, onde fez parte da crew oficial de dançarinos do palco Street Dance, no Rock in Rio Las Vegas, junto a grandes nomes das danças urbanas no mundo, como Bryan Tanakna, e tendo como coreógrafos Shaun Evaristo, Jillian Meyers, Tony Tzar e Filipi Ursão. Atualmente, atua como o diretor idealizador do Epifania Dance Project, que visa à formação de dançarinos profissionais, e integra o Brainstorm Dance Company, grupo com premiações nacionais e internacionais. 

 

Dilo Paulo e Lenna Santos (Angola) Bailarino da Cia de dança Deborah Colker, o angolano Dilo já fez participações em programas da TV Globo (Esquenta e Encontro com Fátima Bernardes) e ganhou prêmios como melhor grupo de hip hop da capital de Angola (2011) e no concurso Bounce Angola. Lena, também angolana, passou pela Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Formou-se no Conservatório Brasileiro de Dança e entrou na Cia Brasileira de Ballet, onde permaneceu por oito anos. Em 2016, trabalhou como bailarina profissional na abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Juntos, fundaram o projeto Intercâmbio de Dança Angola e Brasil.

 

Fernanda Fiuza (Brasil) Iniciou seus estudos na Claude Debussy Instituto de Música e Dança. Foi finalista programa Se ela Dança eu Danço (SBT), participou da abertura dos shows da Beyoncé no Brasil, dançou com a cantora Wanessa Camargo e com Kanye West em sua turnê no país. Integrou o elenco do musical londrino Thriller Live Brasil Tour e Dance Captain, coreografado e dirigido por Gary Loyd. Trabalhou como dançarina e coreógrafa ao lado de Bryan Tanaka no último DVD da cantora Wanessa Camargo. Coreografou vídeo clipes para Wanessa, NX Zero e Thiago Abravanel.

 

Filipi Escudine (Brasil) Bailarino da Cia Deborah Colker, Filipi Escudine coreografou campanhas publicitárias de marcas como Adidas, Nike, Samsung, Reebok, Heinikken, entre outras. Trabalhou com artistas diversos artistas: Ludimila, Valesca Popozuda, Xuxa, Lorena Simpson, Turbo double T. (EUA), Celeste Bukinnham (ING) e Ben Cristivao (Rep.Theca). Começou sua carreira no grupo Xstyle Dance Company, onde obteve conquistas no cenário nacional, como principal premiação o festival internacional de Curitiba. Fez turnê com o GRN (Grupo de Rua) com o espetáculo H3. Coreografou os grupos Out Of Bounds e JAD Dance Company, da República Tcheca.

 

Jefferson Antônio (Brasil) Coreógrafo e bailarino, Jefferson Antônio teve sua base na dança de rua e nos bailes black cariocas. Fez parte da Cia de Dança Deborah Colker, entre 1994 e 2005, pela qual voltou a se apresentar como bailarino convidado, entre 2006 e 2010. Integrou a Intrépida Trupe e comissões de frente e alegorias de escolas de samba do carnaval carioca e do Festival de Parintins. Participou de diversos videoclipes e trabalhos em televisão e cinema. É professor e diretor responsável pelo Projeto Social Rio H2K, no Viaduto de Madureira. Jeff é diretor, intérprete e criador do grupo de dança CiaD Fora. 

 

Josh Antonio (Brasil) Filho do bailarino Jefferson Antonio, foi integrante do Projeto Social do Centro de Movimento Deborah Colker, com o qual se apresentou na 14ª Biennale de La Danse de Lyon, e já fez parte do Grupo de Rua de Niterói – GRN, do diretor Bruno Beltrão. Josh Antonio foi premiado em batalhas de dança de rua nas categorias house dance e hip hop dance e foi professor e coreógrafo do grupo Dream Team do Passinho. Dançou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Hoje é professor em dois projetos de Danças Urbanas do Rio de Janeiro: From The Block e SPOT, além de fazer parte dos coletivos Bonde do Jack (diretor e coreógrafo), Under Crew, 904 Krump Movement e Xstyle Dance Company. 

 

Juliana Kis (Brasil) Coreógrafa há mais de 12 anos, Juliana Kis é diretora artística e uma das coreógrafas do Brainstorm Dance Company, grupo finalista da competição Batalha no Salto, do programa TV Xuxa (Rede Globo) e vencedor do concurso Rock in Rio Street Dance. Estudou Establish Your Empire, ligado ao Movement Lifestyle, em Los Angeles, onde realizou performances nos eventos Collaboration Urban Dance Competition & Showcase, The Carnival e World of Dance. Atuou como bailarina na Ásia, passando por países como Singapura, China, Vietnã e Coreia do Sul. Em 2016, ministrou workshops na Alemanha. Foi professora e jurada das seletivas do Festival Internacional de Hip Hop e do Festival de Dança de Joinville. 

 

Kauan Gracie (Brasil) Dançarina profissional em diversas disciplinas, como balé clássico, contemporâneo, moderno, jazz, entre outros, Kauan Gracie também é faixa azul na arte marcial Jiu-Jítsu. No Rio H2K, Kauan dará aula de Flexionamento ou Flexibilidade que, como o nome indica, é uma aula que ajuda o dançarino a se esticar para criar mais mobilidade por meio do relaxamento. 

 

Kefton (França) Membro das crews Pro Phenomen, GhettoStyles e Enfant Prodiges, Kefton já dançou com Kylie Minogue e estrelou o show Robin des Bois com M.Pokora. Participou e ganhou muitas batalhas internacionais, entre eles o Hip Hop Forever, Who iz Who, Fusion Street Concept, Hip Hop International e Danse Delight. 

 

Netto Soares (Brasil) É coreógrafo e integrante do balé de artistas como Wanessa Camargo, Nikki (finalista do The Voice) Alinne Rosa (X Factor), Lorena Simpson e Tiago Abravanel. Coreógrafo e preparador artístico do programa Esse Artista Sou Eu (SBT) e Programa do Gugu (Rede Record). Atualmente, Netto Soares mantém seus estudos dentro e fora do país nas melhores instituições de ensino artístico do mundo, como a Broadway Dance Center e Peridance, em Nova York, além de atuar como dançarino profissional, performer, coreógrafo, Netto ministra aulas, cursos e workshops.

 

Nobru de Souza (Brasil) Especializado em hip hop dance, locking, R&B, Nobru utiliza elementos de outras danças para combinar com seu estilo, tais como o popping e krumping. Já venceu mais de 100 premiações como coreógrafo e dançarino. Foi membro dos grupos Rua em Dança e Dance 2XS Brasil. É fundador e coreógrafo do Xstyle Dance Company e do Xstyle Europe. Foi coreógrafo do grupo Out of Bounds. Coreografou também a JAD Company, uma das mais prestigiadas companhias da Europa, onde esteve à frente de diversos shows, comerciais, videoclipes e fashion shows. Coreografou e dançou em videoclipes e shows de inúmeros cantores: Jota Quest, Pepe e Nenem, Charlie Brown Jr., AirFare e o astro internacional Craig David. É jurado de competições de grupo no Brasil e na Europa. Atualmente, compõe a banca de jurados do International Dance Federation.

 

Pâmela Carvalho (Brasil) Com licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pâmela Carvalho desenvolve pesquisa sobre o jongo, remetendo à abolição da escravidão e à contemporaneidade. Ela é técnica em Turismo e estudou e desenvolveu pesquisas em teatro. Trabalha como educadora no Museu de Arte do Rio (MAR) e como dançarina popular. Integra atualmente três grupos de dança e cultura popular: Tambor de Cumba, Tambores de Olokun e Companhia Mariocas.

Pam de Brito (Brasil) Bailarina e uma das coreógrafas do Brainstorm Dance Company, Pam de Brito está na cena das danças urbanas há 15 anos. Mora atualmente em São Paulo e trabalha como professora no Westside Dance Studio. Com apoio cultural da marca Adidas Originals desde 2012, Pam desenvolve trabalhos importantes pelo país como bailarina e professora. Já participou de diversos videoclipes, comerciais, programas de TV, onde foi finalista da Batalha no Salto, na TV Xuxa. Em 2015, foi integrante da Rock in Rio Dance Crew e integrou o elenco profissional na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, com direção de Deborah Colker. 

 

Rodrigo Marques (Brasil) Diretor artístico da Cia de Dança Carlinhos de Jesus e idealizador do Gafieira Brasil, o maior evento do gênero no mundo, Rodrigo Marques dança há 20 anos. Tem vasta experiência em levar as danças de salão para os palcos e, em 2014, coreografou o espetáculo Ópera do Malandro. Rodrigo representou a cultura brasileira mundo afora, dançando em grandes eventos na China, Cuba, Angola, Espanha e Tailândia. É um grande divulgador da cultura da dança do samba nos Estados Unidos, onde há dois anos realiza workshops e o também o International Samba Congress¸ em Los Angeles.  

 

Rodrigo Soninho (Brasil) Diretor geral do grupo Xstyle Dance Company Brasil, Rodrigo Soninho está envolvido com as danças urbanas há 18 anos. Trabalhou como coreógrafo de shows de televisão, eventos e performances, como a campanha Tocha Olímpica da Coca-Cola, o flashmob da marca Trident, no Rock in Rio, além de ações para marcas como Nike, Vogue, Diesel, Rede Globo, Ford e Caixa Econômica Federal. Como dançarino trabalho no Palco Street, do Rock in Rio e na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Ministrou workshops por todo o Brasil, incluindo Festival Internacional de Hip Hop, e também em países como Argentina, Estados Unidos e República Tcheca.

 

Vini Azevedo (Brasil) Especialista em popping, animation, ground move e roboting, Vini Azevedo é integrante da Cia Discípulos do Ritmo e do Grupo D-Efeitos. Desde 2002, Vini é dançarino de street dance, professor no Westside Dance Studio, de São Paulo, e campeão do Festival de Dança de Joinville, na categoria Solo de Danças Urbanas, em 2015. Foi semifinalista no programa Qual é o Seu Talento, no SBT, e fez participações em programas de televisão e campanhas publicitárias. Ministra workshops em diversas cidades do Brasil e apresenta espetáculos junto com a Cia Discípulos do Ritmo.

 

SHOWCASE

No dia 16 de junho, grupos nacionais e internacionais amadores selecionados pelo festival se apresentam dentro do Showcase, na Grande Sala da Cidade da Artes. Com o intuito de incentivar e fomentar a profissionalização de grupos de street dance do Brasil, pela primeira vez, o evento oferece um prêmio no valor de R$ 15 mil, para ser investido na montagem de um espetáculo que será apresentado no Rio H2K 2018. Os grupos escolhidos serão divulgados no dia 17 de maio, no site do festival. 

RIO H2K BATTLES

No dia 18 de junho, o clima promete ser de competição no encerramento oficial do Rio H2K, na Grande Sala, na Cidade das Artes. O público acompanha a grande final dos duelos do Rio H2K Battles. De cerca de 300 inscritos, 24 são selecionados para participar, sendo quatro de cada categoria: hip-hop, popping, locking, house, breaking e passinho. A TV Brasil transmite a final, ao vivo, diretamente do teatro. Os vencedores de cada categoria levam uma premiação em dinheiro (entre R$ 500 e R$ 1.500) e o título de melhor dançarino do seu estilo.

 

PATROCINADORES E APOIADORES

O Ministério da Cultura, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam a sétima edição do RioH2K. Com patrocínio master da Smart Fit e da Technip, o evento conta com patrocínio das empresas Libra Terminais, Multiterminais e Rede Globo, com copatrocínio da Estácio, GL Events, Affero e Delphos. O Grand Mercure Rio Centro Hotel é responsável pela hospedagem oficial dos convidados. O festival tem apoio institucional do Consulado da França, Goethe Institut e Centro de Movimento Deborah Colker. O RioH2K é uma realização da Araucária. A programação diária e os valores dos ingressos estarão disponíveis no site do festival – www.rioh2k.com.br – a partir do dia 15 de maio. 




Dança

Informações Gerais

Datas

15/06/17 a 18/06/17

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Dança

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 11/06 Arte e Conhecimento Tema: No Divã da Divina Comédia – Culpa, Inconsciente e Subjetivação 02/05 - Inferno e Inconsciente: Culpa, Pecado e Repressão 09/05 - Purgatório e Travessia Psíquica: Desejo, Elaboração e Subjetivação 11/06 - Paraíso e o Desejo do Outro: Beatriz, Sublimação e Gozo A Divina Comédia, de Dante Alighieri, é uma das obras mais influentes da literatura ocidental e apresenta um percurso de transformação subjetiva que dialoga com os conceitos da Psicanálise. A jornada de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso pode ser lida como uma travessia psíquica, representando o enfrentamento do desejo, da culpa e da construção do sujeito. O seminário propõe uma análise interdisciplinar, explorando a obra a partir de Freud e Lacan, com especial atenção às noções de inconsciente, superego e gozo.   Convidado @ronaldlopesoliveira Psicanalista Periphérico. Doutorando em História (UERJ). Doutorando em Estudos Clássicos (UC-Portugal). Mestre e Licenciado em História (UNIRIO). Pesquisador no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades da UFRRJ, no Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR e no Grupo ÁFRICAS: Sociedade, Política e Cultura (UERJ-UFRJ). Coordenador do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura e Co-Fundador da Escola Psicanalítica da Escuta Periphérica. [+] saiba mais RIO2C | O evento de criatividade da América Latina - 2025 27/05 a 01/06 Festival PRAZER, RIO2C O Rio2C é o encontro de criatividade da América Latina, reunindo anualmente, no Rio de Janeiro, profissionais de diferentes áreas, culturas, ideias e experiências. Esse ecossistema vibrante, marcado pela multidisciplinaridade e diversidade, é o ambiente ideal para fomentar a nossa capacidade ímpar de criar, transformar e reinventar. Durante seis dias, criadores, empreendedores e especialistas de setores como audiovisual, música, mídia, ciência, tecnologia, sustentabilidade e muito mais, se encontram para uma experiência única de aprendizado, networking, negócios e diversão. O Rio2C não só antecipa tendências e reflete as dinâmicas do mercado, mas também tem como missão principal estimular a criação e fortalecer as conexões entre diversos setores, promovendo a evolução e o desenvolvimento da indústria criativa. [+] saiba mais Jhordan Matheus, Passando de Fase | Stand up Comedy 06/06 Outros O HUMOR DA BAHIA PARA O MUNDO Atualmente, Jhordan está em turnê com seu novo show, onde explora, com humor, temas variados que vão desde paternidade até vida extraterrestre. Jhordan Matheus atua há nove anos como comediante de stand up e foi através da sua vivência com as pessoas da periferia de sua terra natal, Salvador/BA, que a sua identificação com a arte aflorou e se firmou. Crescido no Engenho Velho de Brotas, começou sua trajetória artística aos 14 anos onde atuou no filme “Capitães de Areia”. Seu talento para a comédia emergiu nos sets de filmagem, levando-o a estudar e se apresentar em shows de stand-up. Sua estreia no stand-up foi em 2015 no Teatro Amélia Amorim em Salvador, e, desde então, dedicou-se à comédia, fazendo apresentações em bares e ganhando notoriedade na região. Com poucas oportunidades em Salvador, mas já com muita bagagem artística, o humorista decide se mudar e, em 2018, chega a São Paulo. Seu trabalho foi logo reconhecido nacionalmente e por grandes nomes do meio, e apenas um ano após desembarcar na capital paulista participou do programa “Conversa com Bial”. Em 2021, lançou o show “Testani”, que percorreu o Brasil, sempre com lotação máxima. Em 2023, estreou seu primeiro show solo, “Batenu Tenu”, abordando temas pessoais e sociais de forma bem-humorada, resultando em gravação de especial no Teatro Jorge Amado em maio de 2024 [+] saiba mais Legado Proibido | Lançamento de livro 07/06 Arte e Conhecimento No sábado, 07 de junho, o escritor Eduardo Caon irá lançar seu mais novo livro, LEGADO PROIBIDO, em um evento que promete envolver os leitores em uma narrativa emocionante e profunda. O encontro acontecerá às 16h, na Biblioteca Municipal A Casa do Ziraldo, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A obra mistura ficção científica com uma análise profunda da psicologia humana. A trama segue um astronauta que manipula um planeta primitivo em busca de poder, mas suas ações são marcadas por uma batalha interna que revela sua fragilidade emocional e psicológica. A história questiona o limite entre controle e culpa, levando o leitor a refletir sobre identidade e o impacto das escolhas ao longo da vida. O evento contará com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e convidados especiais. [+] saiba mais Parada | Vivências LGBTQIAPN+ 07/06 a 15/06 Outros PARADA – Vivências LGBQIAPN+ é um projeto que busca através da cena contemporânea trazer experiências, elementos da cultura e luta do movimento queer. Em uma cena híbrida, com esquetes divertidas, dança, música, poesia, audiovisual e performances falamos sobre figuras importantes da comunidade, LGBTfobia, movimentos sociais essenciais para nossa luta, como o antirracista e o feminista, programas de auxílio para pessoas LGBT+, cultura pop, arte queer e sua influência, eventos históricos, experiências variadas de pessoas da comunidade e mais. O trabalho se reinventa a medida que a pluralidade segue sendo explorada. PARADA é um movimento contínuo em prol da arte, aprendizagem, celebração e homenagem à nossa comunidade. [+] saiba mais Sonho Encantado de Cordel | O Musical 07/06 a 15/06 Musical Ministério da Cultura e CAIXA Vida e Previdência apresentam Sonho Encantado de Cordel, O Musical Músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro Com 14 artistas, cantores e multi instrumentistas: Aline Wirley, Igor Rickli, Giulie Oliveira, Mikael Marmorato, Ricca Barros, Adrén Alves, Marcela Coelho, Sofie Orleans, Danni Marinho, Fábio D’Lélis, Carol Romano, Lígia Bié, Emmy Oliveira e Ananda K. Sucesso absoluto de público e crítica. Assistido por mais de 50 mil espectadores! Prepare-se para embarcar em uma jornada mágica com Sonho Encantado de Cordel, o Musical; apresentado pelo Ministério da Cultura e pela CAIXA Vida e Previdência, patrocinado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O espetáculo é inspirado no enredo “Uma Delirante Confusão Fabulística” de 2005 criado por Rosa Magalhães para a Imperatriz Leopoldinense, escola de samba do Rio de Janeiro, que prestou homenagem a Hans Christian Andersen em seu centenário. A peça narra a vida do famoso autor e os contos de fadas por ele criados, envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil. É uma celebração da arte, da poesia e do poder dos sonhos, trazendo ao palco uma narrativa única que vai emocionar e inspirar em um musical para todas as idades! Com texto e direção de Thereza Falcão, o espetáculo é uma deslumbrante fusão de elementos da cultura nordestina com o universo encantado dos contos de fadas. No palco, mais de 10 cenários e 50 figurinos, criados pela eterna Rosa Magalhães e conduzido pelo seu braço direito, o carnavalesco Mauro Leite, ganham vida. A experiência visual é enriquecida pelas projeções e vídeos dirigidos pelo renomado artista visual Batman Zavareze. As coreografias são assinadas pelo premiado Renato Vieira, enquanto a direção musical fica a cargo do aclamado Marcelo Alonso Neves. Com 10 músicas inéditas e originais compostas pelos brilhantes Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, o espetáculo mescla o vibrante ritmo do Nordeste com a magia das histórias eternas. Esta obra é uma fascinante interlocução cultural entre o Brasil e a Dinamarca, em que cada cena convida o público a mergulhar em um universo onde tudo é possível, e onde a esperança e o amor sempre prevalecem. Patrocinar um musical original e autoral como este é uma forma de honrar e celebrar a riqueza da cultura brasileira. Ao destacar a literatura de cordel, um pilar fundamental da identidade nordestina e, por extensão, da identidade do Brasil, o projeto cria uma experiência teatral única que celebra, entre outras coisas, a diversidade”, destaca Benjamin Sacksteder, Presidente da CAIXA Vida e Previdência. A história gira em torno de Rosa Cordelista, uma jovem determinada que, apesar da desaprovação de sua mãe, sonha em se tornar uma grande cordelista. Movida pela força de sua imaginação, Rosa é transportada em um sonho mágico para um universo encantado, onde encontra o lendário Hans Christian Andersen. Juntos, eles embarcam em uma jornada emocionante, repleta de personagens míticos dos contos de fadas do autor. Nesse reino de fantasia, Rosa e Andersen se envolvem em uma aventura épica, onde reis vaidosos, imperadores sábios e a poderosa Rainha da Neve competem pelo título de Maior Monarca de Todos os Tempos. Por meio de desafios, músicas e danças, a jovem cordelista descobre que os sonhos e a criatividade são as forças mais poderosas que existem, capazes de transformar o mundo e nossas vidas. Estamos orgulhosos de patrocinar uma produção que promove a literatura de cordel e a insere nos contos de fada de Hans Christian Andersen. Ao incentivar o hábito de frequentar o teatro desde a infância, contribuímos para a formação de novos públicos e para o desenvolvimento sustentável do país. ‘Sonho Encantado de Cordel’ tem itinerância, brasilidade, diversidade – atributos em total sinergia com a marca da CAIXA Vida e Previdência”, comenta Elena Korpusenko, Superintendente de Marketing da CAIXA Vida e Previdência. “Sonho encantado de Cordel,   O Musical” torna-se o último trabalho de uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. E agora será também uma grande homenagem póstuma ao seu legado, após o falecimento de Rosa Magalhães em 25 de julho deste ano, aos 77 anos. Envolvida na criação desde o início do projeto, pouco antes de sua partida, naquela mesma noite, em sua casa, ela fez os últimos desenhos que faltavam e deixou todos os figurinos do musical prontos, expostos e organizados em papéis na sua mesa de trabalho. Rosa Magalhães se junta a uma galeria de grandes artistas femininas brasileiras, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lygia Clark, destacando-se com suas contribuições cruciais para a evolução e diversidade da expressão artística nacional. Rosa Magalhães foi uma das artistas contemporâneas mais importantes da atualidade no nosso país. Com mais de cinquenta anos de carreira, foi uma artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca brasileira, famosa por seus títulos no Sambódromo e por sua atuação em eventos como a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que lhe rendeu um Emmy em 2008 e o show de encerramento das Olimpíadas no Rio em 2016. Hans Christian Andersen criou mais de 150 contos de fadas, entre eles: O Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Rainha da Neve, O Soldadinho de Chumbo, A Polergazinha, O Rouxinol e o Imperador, entre tantos outros. Andersen enfrentou dificuldades na infância, o que o fez perceber as barreiras sociais e as diferenças entre ricos e pobres. Essa experiência inspirou muitas de suas histórias. Ele acreditava que todos deveriam ter os mesmos direitos. Thereza Falcão é uma escritora, autora, diretora teatral e roteirista da televisão brasileira. Com mais de 25 anos de carreira da TV GLOBO, escreveu novelas como Novo Mundo, Nos Tempos do Imperador, por esse trabalho ela recebeu indicação ao Emmy, no teatro já foi recebeu o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e melhor espetáculo. A CAIXA Vida e Previdência, empresa que apresenta e patrocina o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” é especializada em produtos de Seguro de Vida, Seguro Dívida Zero e Previdência Privada. É uma das maiores seguradoras do país, com R$ 150 bilhões em reservas e mais de 8 milhões de clientes que confiam na solidez da marca CAIXA. Nascida em 2021, a empresa é fruto da parceria celebrada pela CAIXA Seguridade com a CNP Assurances, líder do mercado francês de Seguro de Vida. O propósito da CAIXA Vida e Previdência é garantir à família brasileira tranquilidade no presente e segurança no futuro, com produtos que atendem às mais variadas faixas de renda e realidades dos nossos clientes, e que estão disponíveis em canais digitais e físicos, nas mais de 4 mil agências CAIXA e de 22 mil Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui. A Inova Brand, que idealizou “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”, é responsável pela realização, produção, comercial e marketing do espetáculo, é uma agência de publicidade especializada em entretenimento e cultura, que já foi responsável pelo marketing de mais de 80 produções teatrais, e produtora de teatro. Atualmente, a agência está à frente da produção geral, marketing e comercial do espetáculo e Duetos, A Comédia de Peter Quilter, estrelado por Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Este espetáculo já atraiu mais de 100 mil espectadores em mais de 14 cidades do país e continua em temporada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, além de excursionar por outras regiões do Brasil. No cenário internacional, Duetos, foi produzido em mais de 20 países e traduzido para mais de 10 idiomas. Além disso, a Inova Brand está produzindo e duas Irmãs e Um Casamento, também de Peter Quilter, com Maitê Proença e Debora Olivieri, que estreia em outubro de 2024 no Rio de Janeiro. Em 2025 já estão confirmadas duas novas estreias: Uma nova comédia de Peter Quilter “A Manhã Seguinte” e outro grande projeto é TV Colosso, O Musical, baseado no icônico programa de televisão dos anos 90 da TV Globo, com estreia marcada para março de 2025 em São Paulo. Atualmente, a agência é também responsável pelo marketing de D.P.A. A PEÇA, a produção oficial da série de televisão D.P.A, que está no ar há mais de 10 anos no canal Gloob e foi adaptada para o cinema, atualmente em seu quarto filme, com milhões de espectadores. D.P.A. A PEÇA está em suasegunda edição, tendo realizado temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, além de turnês que percorreram mais de 20 cidades no Brasil. A agência também cuida do marketing dos espetáculos da atriz Heloísa Périssé, como A Iluminada, além de outras produções externas.   [+] saiba mais Instituto Logosófico da Barra da Tijuca 14/06 Arte e Conhecimento Tema: Como conciliar nossa realidade psíquica com a convivência em sociedade? A Palestra abordará aspectos práticos de como podemos equilibrar nossa vida material com o nosso psiquismo. Apresentaremos uma nova concepção do homem e do universo, estabelecendo uma relação entre eles. Conhecer a si mesmo, ou seja, conhecer nossa individualidade, nos abre a oportunidade de uma convivência mais harmônica com o mundo externo, através das nossas vivências. Curadoria Marco Cohen é Administrador de Empresas, empresário e docente da Fundação Logosófica há mais de 40 anos, já tendo proferido várias palestras logosóficas pelo Brasil. [+] saiba mais 4 amigos | Stand-up Comedy 28/06 Outros O grupo de stand-up comedy “4 Amigos” retorna aos palcos com um espetáculo totalmente inédito em 2025. Com novas piadas, histórias e interações, Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato prometem uma apresentação repleta de humor e autenticidade. Neste novo show, cada comediante traz seu estilo único, garantindo uma experiência dinâmica e envolvente para o público. Com sua química inconfundível e uma performance afiada, os “4 Amigos” seguem como um dos maiores fenômenos do stand-up nacional. Garanta seu ingresso e prepare-se para uma noite imperdível com os “4 Amigos”! [+] saiba mais As Artimanhas de Molière | Teatro 04/07 a 13/07 Teatro  Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um dos mais importantes dramaturgos do mundo, responsável por espetáculos críticos e satíricos, que mostram com maestria os defeitos e virtudes da alma humana. Grande homenagem ao comediógrafo, “As Artimanhas de Molière” volta em cartaz, dia 04 de julho, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, com uma trama que, bem ao estilo do autor francês, aponta o dedo e desmascara os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. Com direção de Márcio Trigo, adaptação de Fernanda Celleghin e interpretação de Luiz Machado, o monólogo reúne em uma só história quatro protagonistas de comédias escritas por Molière: Alceste, de “O Misantropo”, Esganarello, de “O Médico à Força”, Don Juan e Tartufo, das peças homônimas. As sessões serão às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 13 de julho.  Em uma espécie de “jornada do herói” às avessas, o protagonista conta para a plateia toda a sua história, cheia de peripécias, erros e acertos. Após uma desilusão amorosa, ele se torna vingativo e passa a usar as mulheres, mas acaba tendo que se casar à força e é deserdado pelo pai. Sem dinheiro, vive em pé de guerra com sua esposa, que cobra demais, e ele faz de menos. Qual será o destino deste anti-herói? O ator Luiz Machado, que completa 30 anos de carreira, estava com vontade de trabalhar em uma comédia depois do sucesso do drama Nefelibato, que está há nove anos em cartaz. “Fiquei com vontade de fazer comédia e logo pensei no maior comediógrafo de todos os tempos, que celebrou 400 anos em 2022. Molière escreve sobre a hipocrisia humana em quase todos os textos, e é um assunto que me interessa pôr em cena”, explica Luiz Machado. “Para manter o bem-estar social, a gente precisa ser falso ou omitir opiniões em diversos momentos. E as peças dele detalham esses comportamentos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Basta olhar as redes sociais, que mostram cenas que não são verdadeiras e guardam objetivos ocultos”, completa o ator. O espetáculo estreou em 2023 e foi idealizado por Luiz Machado e Márcio Trigo, que pela primeira vez trabalharam juntos. O diretor sempre foi grande admirador de Molière, de estilo de humor e das situações que têm como base a comédia dell´arte.  “Cheguei a traduzir e adaptar quatro peças escritas por ele”, conta Trigo. “Quando eu e Luiz pensamos em trabalhar num monólogo, não tive dúvidas: vamos adaptar Molière. Um desafio e tanto. Não queríamos uma peça; a ousadia era juntar personagens e contar uma só história. Escolhemos quatro personagens e chamamos a Fernanda Celleghin para criar o elo entre eles”, acrescenta. “As Artimanhas de Molière” reúne protagonistas de quatro peças do autor francês, que desmascaram os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. [+] saiba mais Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas 17/07 a 20/07 Outros Gabriel Louchard reúne time poderoso de grandes artistas do ilusionismo, pela primeira vez no Brasil, na terceira edição do Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas Espetáculo passa por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza e recebe como convidados especiais grandes ilusionistas internacionais, como o mentalista espanhol Javier Botia e o premiado manipulador sul coreano Junwoo Park. Conhecido por unir a arte da mágica ao humor, o ator, mágico e comediante Gabriel Louchard apresenta a terceira edição do Ilusões – Espetáculo Internacional de Mágicas, que reúne um time poderoso de ilusionistas da Coréia do Sul, França, Espanha e Suécia. O espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, por meio da lei de incentivo a cultura, acontecerá no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, de 17 a 20 de julho; Em Belo Horizonte, no teatro do Sesc Palladium, dia 24 de julho; Em Fortaleza, no Theatro Via Sul, dia 25 de julho; e em São Paulo, no Teatro das Artes, entre 31 de julho a 3 de agosto. Criado em 2019, o Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas passou naquele ano por seis cidades brasileiras, apostando na mistura entre teatro e ilusionismo moderno. Na segunda edição, foi a vez apenas de Rio e São Paulo receberem shows com ingressos esgotados e sessões extras. Nesta terceira edição o espetáculo tem como destaque a potente e impactante apresentação do mentalista mundialmente conhecido Javier Botia (Espanha); o carisma e o divertido estilo Clown de John Henry (Suécia), o frescor e a impressionante habilidade manual do jovem campeão mundial de manipulação Junwoo Park (Coréia do Sul) e a originalidade da magia cômica que faz sucesso em todo o mundo de The Orange Magician (França). O projeto se tornou diferenciado e considerado o espetáculo de ilusionismo mais original da atualidade no Brasil, justamente por sempre trazer mágicos extremamente criativos e que apresentam a mágica fora dos padrões, nada de serrar uma mulher ao meio ou uma clássica levitação. Passeando por todo o universo da mágica, os artistas vão impressionar com esquetes que são sucesso em seus shows mundo afora, navegando nas mais diversas formas de ilusionismo, como cartomagia, mentalismo, grandes ilusões, manipulação e magia cômica. Sobre seu interesse pelo ilusionismo e o desejo de reunir esses talentosos mágicos no mesmo palco, o idealizador Gabriel Louchard, conta: “Lembro como se fosse hoje a primeira vez que eu vi um mágico atuando em uma festa infantil. Decidi ali, aos nove anos, o caminho que queria trilhar. Levei tão a sério que mergulhei em cursos de mágica e teatro. No ano seguinte, já era o mágico profissional mais jovem do Brasil. Mais tarde no teatro, descobri o casamento perfeito entre atuação, comédia e ilusionismo. Me tornei um ator e comediante que usa a mágica como ferramenta de atuação. Quando montei o Ilusões, procurei artistas com atos originais, onde o ilusionismo está sempre ligado a outras artes, como clown, música, teatro, enriquecendo a apresentação. E assim alguns dos maiores ilusionistas do mundo, estarão se apresentando para o público brasileiro.”. [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais Brincando com Bento e Totó | Infantil 02/08 a 03/08 Teatro Sucesso estrondoso no YouTube, Bento, Totó e sua turma, se apresentam no teatro com o espetáculo “Brincando com o Bento e Totó”. Prepare-se para um dia repleto de brincadeiras e diversão! Junte-se a nós nessa aventura emocionante para resolver um mistério e celebrar o aniversário do Bento! Venha se divertir em um show cheio de música,surpresas, interação com o público e um cenário encantador. Sucessos como Funk do Patinho e Patinho Colorido, são garantidos! Não fique de fora dessa!!! O musical tem produção da Plinta Kids, Mosquito Produções em parceria com o Estúdio Xogoot. [+] saiba mais Afonso Padilha – Novo Show de Stand-up | 2025 02/08 a 03/08 Outros Afonso Padilha está de volta com seu novo solo! Prepare-se para rir com o comediante, humorista, roteirista, escritor e pagodeiro Afonso Padilha! Afonso está percorrendo o Brasil com seu mais novo show solo, trazendo sua visão única e tragicamente engraçada sobre a vida. Neste novo show, Padilha aborda temas como o fim do mundo (sim, do jeito mais engraçado possível), amigos entrando na vida adulta – e virando pais – e seus medos mais íntimos, transformando tudo em situações cômicas que só ele sabe contar. Com seu estilo inconfundível, Afonso mais uma vez nos convida a dar boas risadas com suas histórias e comentários, tudo baseado em suas próprias experiência. [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais