Fundação Cidade das Artes

Programação » V Semana Internacional de Música de Câmara

Evento Encerrado

V Semana Internacional de Música de Câmara

1
2


FESTIVAL COMPLETA CINCO ANOS E DESTACA O ECLETISMO DA MÚSICA DE CÂMARA

 

Quarteto de cordas Enso, de Nova Iorque, é a atração principal de evento aqui na Cidade das Artes 

 

Criada pela pianista Simone Leitão com o objetivo de alargar os domínios da prática da música de câmara, a  Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro - único festival da categoria no Brasil – apresenta sua quinta edição entre os dias 21 e 26 de junho, com uma série de concertos na Cidade das Artes, e dia 28 de junho, a noite de encerramento na Sala Cecília Meireles.

 

Também conhecido como Rio Music Week, este ano o programa privilegia o ecletismo estilístico e cultural da música de câmara, através da variedade de nacionalidades entre os músicos. Entre eles, cubanos, norte-americanos, um russo, um português, e brasileiros de vários estados.

 

O repertório focaliza desde Bach até Shostakovich. Revisita os fundamentais Haydn, Mozart e Brahms, e oferece a luz do século XX com obras de Vaughan Williams, Bartók e Ravel. Há momentos dedicados à música brasileira de concerto em canções de Carlos Gomes e Alberto Costa, obras orquestrais de Egberto Gismonti, peças de câmara de Villani-Cortes e do Mestre Heitor Villa-Lobos. Uma série de outros compositores também estão na programação, como os franceses Fauré, Chausson e Debussy, e contemporâneos portugueses. O festival celebra Anacleto de Medeiros e o compositor argentino Alberto Ginastera, que completariam 150 e 100 anos respectivamente.

 

Destaque para a individualidade artística de cada uma das noites, representada por grandes intérpretes, como a argentina Meredes Arcuri, o premiadíssimo Art Metal Quinteto, do Rio de Janeiro, o jovem violista russo Vladimir Babeshko, o destacado clarinetista português Nuno Pinto, o violoncelista Kayami Satomi, de João Pessoa, a soprano Angelica de La Riva e o pianista Orlando Alonso, ambos cubanos, o virtuose da harmônica José Staneck, e os duos Bretas-Kervokian, de piano e Sá, de percussão.

 

Um dos pontos altos desta quinta edição é o aclamado Quarteto de Cordas Enso, de Nova Iorque. Em sua primeira atuação no Brasil, o grupo irá apresentar três concertos exclusivos para o festival.

 

Simone Leitão, além de assinar a concepção e direção artística, também é solista no concerto de abertura e nos dias 24, 25 (20h) e 26 de junho.

 

O sonho de Simone em festejar a prática de música de câmara na Cidade do Rio de Janeiro, lançando luz e espaço que essa arte merece, é concretizado através do apoio da Cidade das Artes, do patrocínio do Banco Itaú, fomentado pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, juntamente com a Braskem e Vivo, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

TERÇA-FEIRA, 21 DE JUNHO, 21H

 

Notas do programa

 

O concerto de abertura da V Semana Internacional de Música de Câmara do Rio será uma celebração da música das Américas, em que se poderá experimentar a diversidade sonora do continente, desde a Argentina até os Estados Unidos, através do Brasil e de Cuba. As obras enfatizam a força rítmica e a beleza melódica que permeiam todas estas culturas musicais. Destaque para os clássicos choros do pioneiro compositor brasileiro Anacleto de Medeiros, que completa 150 anos de nascimento este ano, e para as “Canções Populares Argentinas”, de Alberto Ginastera, na voz do soprano Mercedes Arcuri, cujo centenário de nascimento vem sendo comemorado em todo o mundo.

 

Mercedes Arcuri, soprano (Argentina)

Daniel Guedes, violino

Simone Leitão, piano

Art Metal Quinteto

Jessé Sadoc e Wellington Moura, trompetes, Antonio Augusto, trompa, João Luiz Areias, trombone e Eliezer Rodrigues, tuba

 

Programa

 

CAMARGO GUARNIERI (1907-1993)

Dança Brasileira (1941) 2:30´

 

HENRIQUE ALVES DE MESQUITA (1830-1906)

Marquês de Pombal (1882) 4´

 

ANACLETO DE MEDEIROS (150 anos de nascimento, 1866 - 1907)

Três estrelas (s.d.) 3:30´

Medrosa (s.d.) 2:30´

 

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)

Medley de West Side Story (1957) 8´

 

ERNESTO LECUONA (1895-1963)

(poesias de Juana de Ibarbourou)

Canción del Amor Triste (1937) 3:40´

Balada de Amor (1937) 2:30

 

VILLA-LOBOS (1887-1959)

 

(poesias de Dora de Vasconcellos)

Canção de Amor (1958) 4:30

Melodia Sentimental (1958) 3:30

 

VILLA-LOBOS (1887-1959)

Sonata-Fantasia nº 1 para violino e piano, “Désespérance” 10´

 

ALBERTO GINASTERA (100 anos de nascimento, 1916-1983)

Canções Populares Argentinas op 10 para voz e piano (1943) 10´

1. Chacarera

2. Triste

3. Zamba

4. Arrorró

5. Gato

 

QUARTA-FEIRA, 22 DE JUNHO, 21H

 

Notas do programa

 

O segundo concerto traz a estreia brasileira do Quarteto Enso, de Nova Iorque. O grupo mostra neste aqui todo o seu potencial, iniciando a noite com uma obra clássica vienense, que define a formação em quarteto de cordas. Em colaboração com o soprano Mercedes Arcuri, e com a pianista brasileira Josiane Kervokian, oferecem a sonhadora obra do compositor francês Chausson, rarissimamente apresentada no Brasil. Entretanto, o destaque da noite é uma das mais audaciosas obras do homenageado Alberto Ginastera, o Quarteto nº 3 para cordas e soprano, em que a poesia em língua espanhola de Jimenes, Lorca e Alberti engrandecem a sonoridade vanguardista do Villa-Lobos argentino.

 

Mercedes Arcuri, soprano (Argentina)

Josiane Kervokian, piano

Quarteto Enso (EUA)

 

Programa

 

JOSEPH HAYDN (1732-1809)

Quarteto de Cordas em Lá Maior op 20 nº5 Hob III:36 (1772) 25´

1.         Allegro di molto e scherzando

2.         Adagio cantabile

3.         Menuetto: Allegretto

4.         Fuga a 3 soggetti: Allegro

 

ERNEST CHAUSSON (1855-1899)

Chanson Perpétuelle, para soprano, piano e quarteto de cordas op. 37 (1898) 10´

 

ALBERTO GINASTERA (100 anos de nascimento, 1916-1983)

Quarteto de Cordas nº 3 para soprano e cordas (1973) 25´

 

1.         Contemplativo ("La música", Juan Ramón Jiménez)

2.         Fantástico

3.         Amoroso ("Canción de Belisa", Federico García Lorca)

4.         Drammatico ("Morir al sol", Rafael Alberti)

5.         Di nuovo contemplativo ("Ocaso", Juan Ramón Jiménez)

 

 

QUINTA-FEIRA, 23 DE JUNHO, 21H

 

Notas do programa

 

A genialidade de Mozart se faz notar em todas formações, do piano à ópera, da orquestra à música de câmara. Seu Quinteto em Dó Maior, que dá início ao concerto desta noite, é um dos pilares de sua obra, e por contar com duas violas, nos oferece a oportunidade de ouvir o Quarteto Enso tendo como colaborador o jovem violista russo Vladimir Babeshko, estrela em ascensão no cenário europeu. A delicada Crisantemi, escrita por Puccini, mostra a faceta de camerista do gênio da ópera italiana. A noite se encerra com o belíssimo Quinteto para clarineta e cordas de Brahms, em que o Quarteto Enso encontra mais no incrível músico português Nuno Pinto, convidado exclusivo da Semana de Música de Câmara, o colaborador ideal para jogar luz sobre esta maravilhosa obra-prima do romantismo alemão.

 

Nuno Pinto, clarineta (Portugal)

Vladimir Babeshko, viola (Rússia/Alemanha)

Quarteto Enso (EUA)

 

Programa

 

MOZART (1756-1791)

Quinteto para cordas em Dó maior KV 515 (1787) 35´

1. Allegro

2. Menuetto: Allegretto

3. Andante

4. Allegro

 

GIACOMO PUCCINI (1858-1924)

Crisantemi (1890) 6´

 

JOHANNES BRAHMS (1833-1897)

Quinteto em Si menor para clarineta e cordas op. 115 (1891) 40´

1. Allegro

2. Adagio. Piu lento

3. Andantino, Presto non assai,ma non sentimento

4. Con moto

 

SEXTA-FEIRA, 24 DE JUNHO, 21H

 

Notas do programa

 

O concerto desta noite oferece ao público duas obras de grande beleza e que raramente se ouvem. O Trio nº dois de Villa-Lobos, que conta com Simone Leitão ao piano, escrito há 100 anos, na primeira fase do compositor, mescla com maestria a sua já exuberante tropicalidade com o estilo francês da Belle Époque, o que lhe confere uma sonoridade inusitada. O programa se completa com o Quinteto em Dó menor, também obra da juventude do inglês Ralph Vaughan Williams, com forte influência do romantismo alemão, mas com uma sonoridade especial, fresca, tendo o cubano Orlando Alonso ao pianista. Além das obras, a colaboração de um elenco verdadeiramente internacional é destaque.

 

Bridget Dolkas, violino (EUA)

Vladimir Babeshko, viola (Rússia/Alemanha)

Lars Hoefs, violoncelo (EUA)

Rodrigo Favaro, contrabaixo

Orlando Alonso, piano (Cuba/EUA)

Simone Leitão, piano

 

Programa

 

VILLA-LOBOS (1887-1959) 30´

Trio nº 2 para piano e cordas (1915)

1. Allegro moderato

2. Berceuse - Barcarolla

3. Scherzo: Allegro vivace spirituoso

4.  Molto allegro

 

RALPH VAUGHAN WILLIAMS (1872-1958)

Quinteto para piano e cordas em Dó menor 26´

1.  Allegro con fuoco

2.  Andante

3.  Fantasia, quasi variazioni

 

SÁBADO, 25 DE JUNHO, 16H

 

Notas do programa

 

Esta tarde apresenta uma programação bastante diferente, com um recital de piano e canto que é um verdadeiro passeio entre o Brasil, Cuba, Espanha e França, na voz do soprano Angelica de la Riva e nas mãos do pianista Orlando Alonso, ambos cubanos de experiência artística cosmopolita. São canções que nos remetem aos diversos universos sentimentais destes países, algumas delas raramente apresentadas por aqui. Completa o programa uma obra supresa, criada coletivamente durante o festival com alguns dos convidados e que será anunciada somente no dia.

 

Angelica de la Riva, soprano (Cuba/Brasil)

Orlando Alonso, piano (Cuba/EUA)

Artistas participantes da Semana de Música de Câmara

 

Programa

 

GABRIEL FAURÉ (1845-1924) 3´

Les Berceaux (1879)

 

ALBERTO COSTA (1834-1886)

Canto da Saudade (s.d.) 4´

 

CARLOS GOMES (1836-1896)

Suspiro d'alma (s.d.) 3´

Conselhos (s.d.) 2´

Mon Bonheur (s.d.) 3´

 

CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)

Trois Chanson de Bilitis (1894) 10´

1. La Flûte de Pan

2. La Chevelure

3.  Le Tombeau des Naïades

 

ERNESTO LECUONA (1895-1963)

Maria La O (1930) 3´

 

XAVIER MONTSALVATGE (1912-2012)

Cuba dentro de un Piano (1945) 4´

Canto Negro (1945) 2´

 

ENRIQUE GRANADOS (1867-1916)

“Tonadillas al estilo antiguo” H.36 (1912)

(poema de Fernando Periquet)

¡Oh, muerte cruel!  2´

 

JOAQUIN TURINA (1882-1849)

Poemas en forma de canciones, opus 19 nº5, Las Locas por Amor (1917) 1,30´

 

OBRA COLETIVAMENTE SELECIONADA E ENSAIADA DURANTE O FESTIVAL

 

SÁBADO, 25 DE JUNHO, 20H

 

Notas do programa

 

Noite de mais ecletismo musical, que se estende das íntimas sonoridades do duo de clarineta e piano, que privilegia compositores portugueses e brasileiros, e nos conduz à riqueza de timbres angulosos do Quarteto de Maurice Ravel, obra marcante do impressionismo francês. O concerto nos leva, em sua conclusão, até a experiência emocional quase à beira da histeria do fabuloso Quinteto com piano do russo Shostakovich. Destaque para a colaboração ao piano de Simone Leitão em estilos tão distintos.

 

Nuno Pinto, clarineta (Portugal)

Simone Leitão, piano

Quarteto Enso (EUA)

 

 

Programa

 

EDMUNDO VILLANI-CORTES (1930)

Águas Claras (1990) 5´

 

MANUEL IVO CRUZ (1901-1985)

Aguarelas nº 3, Canto de Luar (s.d.) 4´

 

TELMO MARQUES (1963)

Waxed Floor (2010) 5´

 

MAURICE RAVEL (1875-1937)

Quarteto de Cordas em Fá Maior (1903) 30´

1. Allegro moderato – très doux

2. Assez vif – très rythmé

3. Très lent

4. Vif et agité

 

DMITRI SHOSTAKOVICH (1906-1975)

Quinteto para piano e cordas em Sol menor op 57 (1940) 36´

1. Prelude: Lento

2. Fugue: Adagio

3. Scherzo: Allegretto

4. Intermezzo: Lento

5. Finale: Allegretto

 

DOMINGO, 26 DE JUNHO, 18H

 

Notas do programa

 

O domingo é o dia da Academia Jovem Concertante e seu mergulho musical de riquezas de estilos e variedade de solistas. Sob a batuta de Daniel Guedes, o concerto se inicia com duas pérolas de Egberto Gismonti, compositor e instrumentista contemporâneo. Especialmente arranjadas pelo próprio compositor para a harmônica virtuose de José Staneck e orquestra de cordas, serão apresentadas pela primeira vez no Rio de Janeiro. Em seguida, a Academia recebe como solista a sua diretora artística Simone Leitão para o Concerto em Ré menor de Bach, uma das obras inaugurais para esta formação, mas que mantém uma invencível atualidade que atravessa três séculos. A noite se encerra com a maravilhosa Serenata em Dó Maior de Tchaikovsky, uma das mais delicadas composições do gênio russo e declaradamente inspirada em Mozart. Um desafio possível para um grupo jovem de grande potencial musical como a Academia Jovem Concertante.

 

José Staneck, harmônica

Simone Leitão, piano

Daniel Guedes, regente

Academia Jovem Concertante

 

Programa

 

EGBERTO GISMONTI (1947)

Memória e fado para harmônica e orquestra (1973/2008) 7´

Sonhos de Recife (1995/2008) 6´

 

BACH (1685-1750)

Concerto em Ré menor BWV 1052 para piano e orquestra (1738,9) 22´

1. Allegro

2. Adagio

3. Allegro

 

PIOTR YILICH TCHAIKOVSKY (1840-1993)

Serenata para cordas em Dó Maior op. 48 (1880) 30´

1. Pezzo in forma di sonatina: Andante non troppo — Allegro moderato

2. Valse: Moderato — Tempo di valse

3. Élégie: Larghetto elegiaco

4. Finale (Tema russo): Andante — Allegro con spirito




Música

Informações Gerais

Datas

21/06/16 a 27/06/16

Horários

Horários abaixo

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Inteira: R$ 20,00

Meia: R$ 10,00

Demais Eventos da Programação

Wicked | Musical 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 15/03 a 14/06 Arte e Conhecimento 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.  [+] saiba mais RIO2C | Encontro de criatividade da América Latina - 2026 26/05 a 31/05 Festival O Rio2C é o encontro de criatividade da América Latina, reunindo anualmente, no Rio de Janeiro, profissionais de diferentes áreas, culturas, ideias e experiências. Esse ecossistema vibrante, marcado pela multidisciplinaridade e diversidade, é o ambiente ideal para fomentar a nossa capacidade ímpar de criar, transformar e reinventar. Durante seis dias, criadores, empreendedores e especialistas de setores como audiovisual, música, mídia, ciência, tecnologia, sustentabilidade e muito mais, se encontram para uma experiência única de aprendizado, networking, negócios e diversão. O Rio2C não só antecipa tendências e reflete as dinâmicas do mercado, mas também tem como missão principal estimular a criação e fortalecer as conexões entre diversos setores, promovendo a evolução e o desenvolvimento da indústria criativa. [+] saiba mais Concerto Multiplayer | Orquestra PETROBRAS Sinfônica 06/06 Música Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta “Concerto Multiplayer”, com trilhas icônicas dos games, em 6 de junho, na Cidade das Artes Prepare-se para ouvir os games da sua vida em versão sinfônica!  No dia 6 de junho, sábado, às 19h, a Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para apresentar o Concerto Multiplayer. Sob a batuta do maestro Felipe Prazeres, vamos mergulhar nas trilhas sonoras de clássicos como Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat, Fortnite e muitos outros, em arranjos exclusivos de Ricardo Candido. O concerto também celebra o talento brasileiro na indústria mundial de games: a orquestra interpreta arranjos de Antonio Teoli, em obras autorais que conquistaram projeção internacional. Uma experiência imersiva para fãs de todas as idades - do 8-bit à alta definição. Aperte start e garanta o seu lugar nessa jornada sonora épica! [+] saiba mais Concerto O SOM DAS HISTÓRIAS | OPES 07/06 Música Orquestra Petrobras Sinfônica leva o concerto infantil “O Som das Histórias” à Cidade das Artes com sucessos nacionais e internacionais No dia 7 de junho, domingo, às 11h, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o concerto “O Som das Histórias”, na Grande Sala da Cidade das Artes. Sob a regência de Felipe Prazeres e com a participação dos cantores Giulia Nadruz, Marcelo Coutinho e Samuel Ebendinger, a apresentação convida o público a embarcar em uma jornada musical repleta de emoção, imaginação e memórias afetivas. A proposta do concerto é unir gerações por meio da música que marcou grandes histórias do cinema, da televisão e do teatro infantil. No programa, estão sucessos internacionais como “Livre Estou”, “Parte do Seu Mundo” e “Além do Arco-Íris”, além de clássicos nacionais que fizeram parte da infância de muitos brasileiros, como “Pluft, o Fantasminha” e o tema do “Sítio do Pica-pau Amarelo”. “Esse concerto é um convite para que crianças e adultos vivam juntos a magia da música de concerto, resgatando memórias afetivas e despertando a imaginação”, afirma o maestro Felipe Prazeres. Com uma programação cuidadosamente pensada para todas as idades, “O Som das Histórias” promete transformar o concerto em um momento marcante, no qual cada música conta uma história e cada história ganha vida por meio do som da orquestra. [+] saiba mais A grande aventura dos Filhotes Aumigos de Quatro Patas | Lançamento de Livro 25/07 Arte e Conhecimento SOBRE O LIVRO Skye, Zooster, Melody e Pipoca vivem uma grande aventura, repleta de descobertas e amizade. Aprendem, juntos, que a verdadeira coragem está em ajudar uns aos outros e que o maior tesouro do mundo é ter amigos de verdade. Ser um “Aumigo” é ajudar, dividir e nunca desistir. Juntos, Skye, Zooster, Pipoca e Melody provaram que o amor e a amizade são os maiores tesouros do mundo. SOBRE A AUTORA Fernanda Côrtes é apaixonada por histórias que encantam corações de todas as idades. Inspirada pelo amor dos animais e pela magia da amizade verdadeira, escreveu seu primeiro livro infantil, intitulado A Grande Aventura dos Filhotes Aumigos de Quatro Patas, um conto cheio de ternura, coragem e descobertas. Sonhadora, a autora acredita que cada história tem o poder de transformar o mundo, começando pelo olhar. [+] saiba mais