Natal na Cidade das Artes
O Auto das Pastorinhas é uma representação teatral com danças e cantos realizada diante do presépio para comemorar o Natal. Sua origem são os autos portugueses da Natividade e se divide em cenas ou jornadas que, além das danças e cantos, incluem ainda declamações e louvações. O espetáculo do Giramundo é uma adaptação de material musical pesquisado na região de Belo Horizonte pelo professor José Adolfo Moura e recriado pelo maestro Lindembergue Cardoso, somada à ideia do Presépio.
A montagem Giramundo
O Auto das Pastorinhas do Grupo Giramundo, conta com 33 bonecos, em sua maioria da técnica conhecida como “marote”, onde a manipulação é feita de baixo para cima.O marionetista controla o boneco através de um bastão que ocupa o seu interior e que move também a cabeça do boneco por pequenas varetas ligadas às mãos dos personagens. O Auto das Pastorinhas utiliza um corpo de 8 marionetistas, permitindo a realização simultânea de cenas de dança e cantoria com mais de 10 bonecos em cena.
O auto
É uma forma de teatro de origem religiosa. Foi trazido de Portugal para o Brasil pelos Jesuítas que o utilizaram na catequese dos índios. Com o passar do tempo foram sendo incluídos personagens, bailados e cantos de origem popular brasileiros.
São exemplos de auto brasileiro - o Congado, a Marujada, o Bumba-meu-boi e as Pastorinhas.
O presépio
Acredita-se que o criador do Presépio tenha sido São Francisco de Assis, que armou o primeiro em Gréccio, na Itália em 1223. O Presépio procura representar o estábulo de Belém e as cenas que se seguiram ao nascimento de Jesus. A partir do século XVI introduziram-se as representações para se comemorar o Natal com cantos e danças como as Pastorinhas.