Música de Câmara
A música de câmara surgiu no século 16. Originalmente essa variação da música clássica consistia em apresentações em pequenas salas feitas para o deleite dos próprios músicos que a executavam e de pequenas audiências. Algumas das características essenciais da música de câmara são o seu caráter intimista, o formato feito para expressar sutis e refinadas ideias musicais e a possibilidade de mostrar a riqueza da sonoridade produzida por diferentes instrumentos.
Desde meados do século 18 a formação do quarteto de cordas, normalmente composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo, tem sido a mais conhecida formação dos grupos do gênero. Também naquela época surgiu o formato das orquestras de câmara, com cerca de duas dezenas de músicos e um maestro para conduzi-las.
Atualmente as apresentações de música de câmara ocupam espaços maiores, como as tradicionais salas de concerto.
No Teatro de Câmara da Cidade das Artes, a apresentação do Smetana Trio, (piano, violino e violoncelo) com Tiago Nagel (clarineta).
Smetana Trio
Um dos conjuntos mais expoentes da República Tcheca, o Smetana Trio, formado pela pianista Jitka Cechová, o violinista Jirí Vodicka e o violoncelista Jan Pálenícek, foi criado em 1934. Com gravações frequentes desde 2000, o conjunto recebeu diversos prêmios como: o BBC Music Magazine Award, na categoria álbum de música de câmara e os prêmios das renomadas revistas francesas Diapason e Le Monde de La Musique.