Fundação Cidade das Artes

Programação » O Barbeiro de Ervilha

Evento Encerrado

O Barbeiro de Ervilha

1


O Barbeiro de Ervilha é uma comédia musical de teatro para crianças, com aproximadamente 60 minutos de duração.Trata-se de uma adaptação da ópera Il Barbiere di Siviglia, de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini baseado na comédia homônima de Pierre Caron de Beaumarchais. As aventuras de Fígaro, o protagonista, desenrolam-se, desta vez, em um novo cenário: o Sertão do Nordeste, onde as personagens ressurgem, mais cândidas e brasileiras, com as feições dos tipos populares tradicionais da cultura nordestina.

 

A montagem, sugerindo o encontro entre música erudita e música popular, associa arranjos de temas melódicos das mais conhecidas árias, duetos, conjuntos e coros da ópera de Rossini com os ritmos encantadores da música popular nordestina. Os números são tocados e cantados ao vivo pelos nove atores ao som de sanfonas, rabeca, viola, violão, flauta transversa e instrumentos de percussão.

 

 

Sinopse

 

A história apresenta uma trupe mambembe de comediantes que encena, na pequena vila fictícia nordestina de Ervilha do Norte, as artimanhas e astúcias de um tipo bem brasileiro, apesar de francês e italiano de origem e da naturalidade espanhola. Assim como na ópera cômica original, Fígaro, o barbeiro de Ervilha, é um faz tudo da cidade, fugindo aos padrões dos barbeiros do nosso século. Além de barbeiro é sanfoneiro, enfermeiro, jardineiro e nas horas vagas ainda é veterinário, farmacêutico, cirurgião, entrega bilhetes de casais enamorados com sigilo e discrição e o que mais for preciso, de maneira honesta, para ganhar o seu pão. Andarilho, sempre à procura de um novo trabalho, acaba salvando a linda história de amor do conde Almaviva com Maria Flor. Um amor “proibido”, pois Maria Flor vai ser obrigada a casar com o seu tutor, Doutor Bartolo, médico e velho avarento cujo interesse, no fundo, é pela herança da moça. Servindo o conde com habilidade, o barbeiro acaba conseguindo acobertar e unir os enamorados, bem debaixo do nariz de Bartolo - que vive dizendo que não é tolo; fazendo triunfar a boa ideia de que “o amor é a mais valiosa das moedas”.

 

 

Ficha Técnica - A partir da ópera "O barbeiro de Sevilha" de Gioacchino Rossini com libreto de Cesare Sterbini

Dramaturgia Original e Texto de Vanessa Dantas

Versões das Músicas e Letras de Leandro Castilho

 

 

Direção: Daniel Herz

 

Elenco

Anna Bello, Francisco Salgado,Leandro Castilho,Leonardo Miranda,Leonardo Bastos,Julia Gorman,Pedro Maia,Tiago Herz,Vanessa Dantas

 

Adaptação e direção musical: Leandro Castilho

Coreografia: Marcia Rubin

Figurinos e adereços: Heloisa Frederico

Cenografia: Glauco Bernardi

Preparação vocal: Zé Rescala

Fotografia: Renato Mangolin

Direção de produção, administração financeira, coordenação do projeto: Verônica Prates




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

17/09/15

Horários

14:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais