Fundação Cidade das Artes

Programação » OSB - Série Rubi

Evento Encerrado

OSB - Série Rubi

1


Regente francês se apresenta no dia 26 de agosto e faz a estreia  da versão sinfônica de sua ópera “o morro dos ventos uivantes”

 

A Orquestra Sinfônica Brasileira encerra a programação de agosto, em comemoração aos 75 anos de existência, com um convidado muito especial. O pianista, compositor e regente Frédéric Chaslin faz sua estreia no Brasil à frente da OSB dia 26, às 21h, em uma apresentação pela Série Rubi na Grande Sala da Cidade das Artes. 

A apresentação traz no repertório a estreia brasileira da versão sinfônica de “O Morro dos Ventos Uivantes”, ópera de Chaslin, além de obras de Tchaikovsky e Hector Berlioz. Os ingressos já estão à venda pelo site Ingresso Rápido .

 

O  concerto se inicia com a "Dança Cigana”, parte da ópera “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Frédéric Chaslin. A obra de 2008 é uma adaptação do libreto de P.H. Fisher e foi gravada pela Orquestra Filarmônica de Londres e pelo seu Coro. A apresentação segue com a execução da “Sinfonia nº 2 em dó menor”, também conhecida como “Pequena Rússia”, do compositor russo Piotr Tchaikovsky. Composta em 1872 e revisada sete anos depois, é uma sinfonia curta, baseada em canções populares ucranianas, nação que nessa época era conhecida como “a pequena Rússia”.

 

O programa se encerra com uma declaração de amor. A “Sinfonia Fantástica”, composta em 1830 pelo francês Hector Berlioz, é inspirada na paixão do autor pela atriz irlandesa Harriet Smithson. Marco na música francesa, a obra modifica a estrutura formal da sinfonia, formada de quatro movimentos, acrescentando mais uma seção. A peça acompanha a história musical do compositor em busca do amor de sua musa inspiradora. 

 

Sobre Frédéric Chaslin

Diretor Musical e Regente Titular da Sinfônica de Jerusalém, Chaslin formou-se no Conservatório de Paris e no Mozarteum de Salzburg. Regente, pianista e compositor, iniciou sua carreira como assistente de Daniel Barenboim e, posteriormente, trabalhou com Pierre Boulez no Ensemble Intercontemporain. Dentre as orquestras que já regeu estão a Filarmônica de Viena, a Manchester Hallé, a Sinfônica de Londres e a Philharmonia. Nos EUA, vem colaborando com o Metropolitan Opera e a Ópera de Los Angeles. Foi diretor da Ópera de Rouen, do Teatro Nacional de Mannheim e maestro residente da Staatsoper de Viena, dentre outras posições.

 


Frédéric Chaslin, regência

 

FRÉDÉRIC CHASLIN       O Morro dos Ventos Uivantes | Dança Cigana

PIOTR TCHAIKOVSKY     Sinfonia nº 2 em dó menor, Op. 17 – “Pequena Rússia”

HECTOR BERLIOZ         Sinfonia Fantástica, Op. 14




Música

Informações Gerais

Datas

26/08/15

Horários

21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais