Fundação Cidade das Artes

Programação » Inusitado - Hamilton de Holanda

Evento Encerrado

Inusitado - Hamilton de Holanda

1


Pela primeira vez no palco sem o instrumento que o consagrou, músico apresenta canções próprias e releituras em voz, violão tenor, bouzuki e cavaquinho.

 

A série ‘Inusitado’ foi criada em 2013 com o objetivo de estimular artistas a saírem de suas zonas de conforto para criarem algo inédito em suas carreiras. Afinado com a ideia do projeto, o bandolinista Hamilton de Holanda propôs o desafio de subir ao palco pela primeira vez sem o instrumento que o transformou em um dos mais prestigiados nomes da música mundial contemporânea. A convite de André Midani, curador do projeto, o artista leva à Cidade das Artes, nos dias 01 e 02 de setembro, um show de 14 canções – executadas somente por ele – nos violões tenor e clássico, bouzuki, cavaquinho e voz.

 

“O que me motivou foi a possibilidade de fazer algo incomum, diferente e instigante. A ideia veio de uma reflexão de como eu viveria sem tocar o bandolim, que é meu instrumento principal, e como poderia fazer arte e me comunicar com as pessoas de outras maneiras”, conta. “São instrumentos que tenho em casa e toco de vez em quando pra mudar um pouco. Não toco tanto tempo como gostaria porque o bandolim já me dá um trabalho danado!”

 

Além da novidade dos instrumentos, a apresentação marca a estreia de Hamilton cantando sozinho num espetáculo onde a voz é parte fundamental do roteiro. E é a primeira vez também que ele interpreta “Eu e a lua”, com letra e música inteiramente de sua autoria, mais um fato inédito em sua carreira.

 

“É a primeira vez que componho sozinho uma canção não instrumental e, para mim, isso é um território novo. Com certeza será um momento de muita emoção”, revela.

 

O repertório inclui ainda algumas de suas composições instrumentais, parcerias com outros artistas, como Zélia Duncan, Thiago da Serrinha, Marcos Portinari e Diogo Nogueira, e músicas de Roberto Carlos, Waldir Azevedo, Bela Fleck, Pixinguinha e Edith Piaf. A seleção foi concebida a partir da sonoridade que cada um dos instrumentos sugeria.

 

“O bouzuki tem um som profundo, grave, e soa como um instrumento da cultura caipira, parecido com uma viola. O violão tenor, que é um pouco menor que um violão clássico, possibilita uma sonoridade cristalina, doce e, ao mesmo tempo, com um timbre de muita personalidade e força. Tem também o cavaquinho, querido instrumento que eu sempre tive por perto, mas nunca toco em shows. E eu queria encontrar músicas que mostrassem de alguma maneira a beleza de diferentes pontos de vista”, explica o músico. 

 




Música

Informações Gerais

Datas

01/09/15 a 02/09/15

Horários

Terça-Feira - 21:00

Quarta-Feira - 21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

12 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais