Fundação Cidade das Artes

Programação » Orquestra Equatoriana de Instrumentos Andinos

Evento Encerrado

Orquestra Equatoriana de Instrumentos Andinos

1


Os Andes, como grandes Curacas, se tornaram imponentes atravessando grande parte da América do Sul, invadindo todo o território com crenças milenares, com seu clima frio, suas casas quentes, sua cultura única e dentro dela, sua música.

A música andina emula a vida deste lugar e sua estreita relação com a natureza. Por este motivo é fácil escutar instrumentos de vento que simulam os vendavais das charnecas andinas ou seus charangos feitos de quirquincho (Tatu) que como afirma o musico boliviano Florivio Alvis “são para o indígena um meio de comunicação as vezes mais claro e mais sincera que a própria palavra”.

É por isso que no Equador se tornou indispensável a criação de um grupo que interpretasse a vida e os sons da cultura andina. Desta forma e com a iniciativa de representantes de vários grupos, foi constituída a Orquestra de Instrumentos Andinos no ano de 1990, sob a regência de Rodrigo Paz, com aproximadamente 80 músicos. A OIA hoje conta com 38 integrantes dentre alguns de seus fundadores e novos músicos.

A OIA consolidou o gênero musical andino, mas expandiu o seu panorama permitindo a Orquestra interpretar qualquer tipo de música com arranjos específicos para seu grupo. Assim afirma Segundo Condor, membro fundador do grupo que ressalta que a OIA “tem sido uma janela aberta para expor a música dos novos compositores equatorianos, nos quais estou incluído, assim como todo gênero musical já que este grupo é muito versátil e interpreta partituras muito diversas”. A orquestra já se apresentou na Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Rússia, Alemanha e México.

O tempo avança de forma cíclica, como o concebe o mundo andino e os frutos que hoje saboreiam são os esforços de ontem. É por isso que a OIA, este ano, segue mantendo a originalidade que sempre a caracterizou, assim como o esforço por compor e criar arranjos únicos em seu gênero e mantendo presentes as palavras do poeta Otavalenho Ariruma Kowii “sempre é bom ter os pés na cabeça (…) para que seus passos nunca sejam cegos”. 




Música

Informações Gerais

Datas

12/08/15

Horários

21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais