A soprano dinamarquesa Signe Asmussen e o pianista Erik Kaltoft
Desde que se formou pela Royal Academy of Music, em Copenhagen, a soprano dinamarquesa, Signe Asmussen é reconhecida pela sua interpretação absolutamente natural, capaz de promover um ambiente intimista em suas apresentações.Trabalhou com maestros e pianistas internacionalmente renomados, como, Thomas Dausgaard, Michel Tabachnik, Franck Ollu, Lan Shui, Lars Ulrik Mortensen, Rodolfo Fischer, Michael Seal, Alexander e Howard Shelley e Peter Hill.
Signe Asmussen é considerada uma das mais notáveis sopranos do país, ganhadora do prestigiado prêmio Aksel Schiotz.
Signe participou de inúmeras produções na Opera Real de Copenhague e na Opera Nacional em Aarhus, no papel de Cherubino em” Le Nozze di Figaro”, Bertha em “il Barbiere de Siviglia”, Valencienne em “The Merry Widow”, Idamante em “Idomeneo”, além de Musette em “La Bohème”, Carmen e Micaëla em “Carmen” e mais recentemente com uma performance extraordinária como Cio-Cio San em “Madama Butterfly”.
Como solista, Signe Asmussen é dona de uma discografia primorosa, resultado do trabalho com gravadoras dinamarquesas.
Dentre eles - DaCapo e Classico, retratando compositores dinamarqueses, tais como, Otto Mortensen (Título: “songs”), Ib Norholm (Título: “Songs of their times”) e o alemão, Carl Maria Von Weber (Título: “Meine Lieder, meine sänge”).
Carl Nielsen
Compositor, maestro e violinista, Nielsen é especialmente admirado por suas seis sinfonias e pelos concertos feitos para violino, flauta e clarinete. O artista, que viveu entre 1865 e 1931, foi o sétimo dos doze filhos de uma família de camponeses pobres, porém, musicalmente talentosos, de Sortelung, sul da Dinamarca. Carl aprendeu violino e piano quando ainda era criança, investindo também em instrumentos de sopro. Mais tarde, estudou violino e teoria musical no Conservatório Musical de Copenhaga, mas nunca teve, formalmente, aulas de composição, área em que mais se destacou musicalmente.
Carl Nielsen - Cinco canções, op. 4 - texto de Yi Hsin
(1865‐1931)
1. Solnedgang (Por do sol)
2. I Seraillets Have (No jardim do harem)
3. Til Asali (Para Asali)
4. Irmelin Rose (Irmelin Rose)
5. Har Dagen sænket al sin Sorg (Se o dia acumulasse toda sua aflição)
Poul Schierbeck - A flauta chinesa, op. 10 - ciclo de canções
(1888‐1949)
1. Forårsregn (Chuva de primavera)
2. De Tre Prinsesser (As três princesas)
3. Den Trofaste Hund (A esposa fiel)
4. Sang på Floden (Canção do Rio)
Per Nørgaard Nocturnos - Fragmento VII – ciclo de canções
(1932)
- Vårnat (Noite de primavera) - texto de Vang Tjang Lang (Século 8)
- II. Interlude (Interlúdio)
- III. Høstnat (Noite da Colheita) - texto de Yi Hsin (Século 6)
- IV. Prelude (Prelúdio) – texto
- V. Opvågnen (Despertando) - texto de Mong Kao Yeng (Século 8)
Carl Nielsen - Bagatelas humoristicas para piano, op. 11
(1865‐1931)
1. Goddag! Goddag! (Bom dia! Bom dia!)
2. Snurretoppen (O pião)
3. En lille langsom vals (Uma pequena valsa lenta)
4. Sprællemanden (Jumping Jack)
5. Dukke‐marsch (Marcha das Bonecas)
6. Spilleværket (O relógio musical)
Alberto Ginastera 3 canções
(1916‐1983) Triste (das Cinco canções populares argentinas)
Canção para a árvore do esquecimento (Fernan Silva Valdés)
Chacarera (das Cinco canções populares argentinas)
Carlos Guastavino - A Rosa e o Salgueiro – texto de Francisco Silva
(1912‐2000)
Carl Nielsen 3 canções
(1865‐1931) Fyldt med Blomster (Recheada de Flores) – texto de Ludvig Holstein
Æbleblomst (Flor de Macieira) – texto de Ludvig Holstein
Sænk kun dit Hoved du Blomst (Deite sua cabeça, doce flor) – texto de Johannes Jorgensen