Fundação Cidade das Artes

Programação » OSB - Concertos da Juventude

Evento Encerrado

OSB - Concertos da Juventude

1


Ministério da Cultura, BG Brasil, Vale, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, BNDES e Cidade das Artes apresentam OSB - Concertos da Juventude.

 

Uma das peças de câmara mais significativas do período romântico, o Quinteto para Cordas e Piano em Lá Maior, D. 667, de Franz Schubert (1797- 1828), foi uma encomenda do mecenas austríaco Sylvester Paumgartner. O compositor tinha 22 anos de idade quando o compôs, em 1819. A peça apresenta instrumentação pouco comum, com a utilização do contrabaixo em lugar de um segundo violino, que tradicionalmente fazia parte dos quintetos compostos na época . O resultado é uma ampliação da tessitura e consequente clareza na exposição das melodias, um das características marcantes da obra de Schubert (o compositor escreveu mais de 600 canções!

 

O Quinteto é composto em cinco movimentos. Por sugestão de Paumgartner, Schubert utiliza o tema de uma de suas canções, escrita poucos anos antes - Die Forelle (A Truta), nome pelo qual a peça é mais conhecida atualmente. A canção é apresentada no quarto movimento, Andantino - Allegretto, e serve como base para uma série de cinco variações em que todos os instrumentos apresentam a melodia, cada um de forma diferente. Nesta obra se percebe a inspiração melódica do compositor, bem como ideais do movimento romântico, que se expressam no uso alargado de estruturas clássicas, como forma e instrumentação.

Para o Concerto da Juventude, os ingressos no valor único de R$ 1 estarão à venda na bilheteria da Cidade das Artes uma hora antes do início da apresentação.


FRANZ SCHUBERT 

Quinteto em Lá maior,

D.667 - “Truta” 

I. Allegro vivace

II. Andante em Fá maior

III. Scherzo: Presto

IV. Andantino – Allegretto

V. Allegro giusto 

 

COMPOSIÇÃO 1819

DURAÇÃO 40 minutos

ORQUESTRAÇÃO piano, violino, viola, violoncelo e contrabaixo

EDIÇÃO Breitkopf & Härtel


Luis Fernando Pérez ••• piano

Estreia brasileira

Nascido em Madri, Pérez estudou na Escola Superior Rainha Sofia com Dimitri Bashkirov e participou de masterclasses de Leon Fleisher, Menahem Pressler, Andras Schiff e outros grandes nomes. Atuando como recitalista, camerista e solista, vem percorrendo importantes espaços de apresentação na Europa, Ásia e EUA, incluindo concertos com as sinfônicas de Barcelona e Bilbao, Nacional da Catalunha, orquestras de câmara de Mannheim e Franz Liszt de Budapeste. Suas gravações já receberam prêmios como Choc du Disc e Diapason d’Or.

 

Wagner Rodrigues ••• violino

André Rodrigues ••• viola

Emilia Ivova Valova ••• violoncelo

Waldir Bertipaglia ••• contrabaixo

 

Apresentação Eduardo Lakschevitz

 

É professor do Instituto Villa-Lobos/UNIRIO, onde leciona a cadeira de História da Música e coordena o Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais. É coordenador pedagógico do Painel de Regência Coral da FUNARTE. Pesquisador na área da educação musical, atua em diversos projetos onde a atividade musical é utilizada como paradigma de capacitação e desenvolvimento humano. 




Música

Informações Gerais

Datas

30/05/15

Horários

16:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais