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Peter Brook - The Suit

peter brook


O que nos teria levado de volta a The Suit  - uma peça que já tinha viajado pelo mundo por tantos anos com texto em francês? A resposta é bem simples: nada no teatro permanece imóvel; alguns temas simplesmente se esgotam e outros anseiam por voltar à vida.

 

Tudo começou na África do Sul, nos anos 50, quando um brilhante autor negro, Can Themba, escreveu um conto intitulado The Suit (O Terno). «Isto mudará nossa vida e nos trará fortuna», disse ele à esposa, mas o destino decidiu de outro modo. O apartheid decidiu de outro modo. Assim como aconteceu com todos os autores negros, vivos ou mortos, os livros de Can Themba foram banidos e ele exilou-se na Suazilândia, onde logo morreu de pobreza, tristeza e alcoolismo.

 

Só muitos anos depois é que foi possível transformar em peça de teatro o texto de Can Themba. A primeira versão surgiu em Joanesburgo, no Market Theatre, versão que foi para Londres e, mais tarde, transformou-se numa nova adaptação com título em francês: Le Costume.

 

Para o trio de Uma Flauta Mágica reunir-se novamente para apresentar The Suit na língua de origem (inglês) foi um processo bem natural, permeado de músicas de diversas fontes, de Schubert a Miriam Makeba, executadas e cantadas por um pequeno grupo de atores e músicos.

 

Assim teve início uma nova aventura.

 

Esperava-se que o conto The Suit do escritor sul-africano Can Themba mudasse a vida de sua esposa. Tragicamente, as restrições impostas pelo apartheid fizeram com que essas mudanças tomassem um rumo inesperado. Themba precisou exilar-se na Suazilândia, suas obras foram proibidas na África do Sul e ele morreu de alcoolismo antes que seu texto mais conhecido fosse adaptado para o teatro por Mothobi Mutloatse e Barney Simon, no Johannesburg’s Market Theatre, na recém-liberada África do Sul dos anos 1990.

 

O renomado diretor Peter Brook já adaptara essa versão teatral e viajara com ela em turnê. O espetáculo era então falado em francês. Agora, porém, decidiu ele dar nova vida à obra fazendo-a retornar à língua de origem. Num trabalho conjunto com a colaboradora de longa data Marie-Hélène Estienne e o compositor Franck Krawczyk, a peça foi adaptada e musicada, bebendo em fontes musicais tão diversas quanto Franz Schubert e Miriam Makeba.

 

A história de The Suit centra-se em Philomen, um advogado de classe média, e sua mulher Matilda. O terno mencionado no título pertence ao amante de Matilda e é deixado para trás quando Philemon apanha em flagrante o casal clandestino. Para castigar a mulher, Philemon faz Matilda tratar o terno como se este fosse um convidado de honra. Ela precisa alimentá-lo, dar-lhe atenção e sair frequentemente com ele a passeio, a fim de que tivesse a constante lembrança de seu adultério. A história transcorre em Sophiatown, um populoso reduto destruído pelo apartheid pouco depois de Themba ter escrito seu conto. O lugar é tão personagem da peça quanto o infeliz casal, e, com um elenco diminuto, a direção consegue infundir vida e energia a esta nova adaptação teatral.

 


Peter Brook

 

Peter Brook nasceu em Londres em 1925. Ao longo de sua carreira, distinguiu-se em vários gêneros: teatro, ópera, cinema e escrita. Foi em Londres que dirigiu sua primeira peça em 1943. Depois disso, dirigiu mais de 70 espetáculos em Londres, Paris e Nova York. Seu trabalho na Royal Shakespeare Company compreende Love’s Labour’s Lost (Trabalhos de Amor Perdidos) (1946), Measure for Measure (Medida por Medida)(1950), Titus Andronicus (1955), Rei Lear (1962), Marat/Sade (1964), US (1966), Sonho de uma Noite de Verão (1970) e Antônio e Cleopatra (1978).

 

Em 1971, fundou em Paris, com Micheline Rozan, o International Centre for Theatre Research (Centro Internacional de Pesquisa Teatral) e, em 1974, criou sua base permanente no teatro Bouffes du Nord, onde dirigiu Timão de Atenas, Os Iks, Ubu aux Bouffes, Conferência dos Pássaros, L’Os, O Jardim das Cerejeiras, O Mahabharata, Woza Albert!, A Tempestade, The Man Who, Qui est là, Happy Days, Je suis un Phénomène, Le Costume, The Tragedy of Hamlet, Far Away, La Mort de Krishna, Ta Main dans la Mienne, The Grand Inquisitor, Tierno Bokar, Sizwe Banzi, Fragments, Warum Warum, Love is my Sin, 11 and 12, The Suit (2012) and The Valley of Astonishment (2013). Muitas dessas montagens foram apresentadas em francês e inglês.

 

Entre as óperas, dirigiu Bohème, Boris Godounov, The Olympians, Salomé e As Bodas de Fígaro, no Covent Garden; Fausto e Eugene Onegin, no Metropolitan Opera House, New York; La Tragédie de Carmen e Impressions of Pelleas, no Bouffes du Nord, Paris; Don Giovanni, no festival de Aix en Provence; e Uma Flauta Encantada, no Bouffes du Nord (2010).

 

Peter Brook ganhou muitos prêmios, tais como o “Prix du Brigadier“, por Timão de Atenas (1975); o prêmio “Molière”, pela direção de A Tempestade (1991); o “Grand Prix SACD”, em 2003, o “Molière d’honneur“, em 2011, entre outros.

Outras montagens mais recentes também lhe renderam prêmios, tais como Fragments (“Premio Ubu“, por melhor espetáculo estrangeiro na Itália/Milão, 2008), Uma Flauta Encantada (“Molière“, por teatro musical, Paris 2011; Moroccan Federation of Theater’s professionals, Marrakech 2013).

 

Threads of Time, autobiografia de Peter Brook, foi publicada em 1998, vindo juntar-se a outros títulos, entre os quais The Empty Space (1968) – traduzido para mais de 15 línguas, The Shifting Point (1987), There are no Secrets (1993), Evoking (and Forgetting) Shakespeare (1999) e With Grotowski (2009).

 

Entre seus filmes estão Moderato Cantabile (1959), Lord of the Flies (O Senhor das Moscas) (1963), Marat/Sade (1967), Tell me lies (1967), Rei Lear (1969), Meetings with Remarkable Men (Encontros com Homens Notáveis (1976), O Mahabharata (1989) e The Tragedy Of Hamlet (A Tragédia de Hamlet) (2002).

 

Marie-Hélène Estienne

Em 1974, trabalhou com Peter Brook na escolha de elenco para Timão de Atenas e passou a integrar o Centre International de Créations Théâtrales (CICT) para a montagem de Ubu aux Bouffes em 1977. Foi assistente de Peter Brook em La tragédie de Carmen, Le Mahabharata, e colaborou para a encenação de A Tempestade, Impressions de Pelléas, Woza Albert !, La tragédie d’Hamlet (2000). Trabalhou na dramaturgia de Qui est là.

 

Com Peter Brook, foi coautora em L’homme qui e Je suis un phénomène, encenados no Théâtre des Bouffes du Nord. Escreveu a adaptação francesa da peça The Suit, conto de Can Themba, e de Sizwe Bansi est mort, dos autores Athol Fugard, John Kani e Winston Ntshona. Em 2003, escreveu as adaptações francesa e inglesa de Le Grand inquisiteur - The Grand Inquisitor, baseadas em Irmãos Karamazov, de Dostoievsky. É a autora de Tierno Bokar, de 2005, e da adaptação inglesa de Eleven and Twelve, de Amadou Hampaté Ba, de 2009. Com Peter Brook, codirigiu Fragments, cinco contos de Beckett, e, novamente com Peter Brook e o compositor Franck Krawczyk, fez a adaptação livre de A Flauta Mágica, de Mozart e Schikaneder, intitulada Uma Flauta Mágica. Tem participação na criação de The Suit, de 2012, e The Valley of Astonishment, de 2013.

 

Franck Krawzyck

Nascido em 1968, o compositor Franck Krawczyk começou sua educação musical em Paris (piano, análise, harmonização), seguindo para Lyon (composição), onde atualmente ensina música de câmara no Conservatório (CNSMD).

Krawczyk não tardou a ser descoberto no Festival de Outono de Paris e começou a escrever peças para piano, violoncelo, quarteto de cordas, conjunto e coro de câmara. Em 2000, recebeu o prêmio Hervé Dugardin e o prêmio SACEM, por sua peça orquestral Ruines.

 

Sua subsequente colaboração artística com Christian Boltanski trouxe-lhe novas perspectivas. Com o designer de iluminação Jean Kalman, criou diversas peças (opus), na França e outros países, e nos locais mais variados, desde de casas de ópera a espaços dedicados à arte contemporânea.

 

Nesse meio tempo, desenvolveu novas formas de criação musical para mídias diversas: teatro (Je ris de me voir si belle, com J. Brochen), leituras (Les Limbes, Absence, com E. Ostrovski), vídeo (Private joke, com with F. Salès) e dança (Purgatorio-In vision, com E. Greco e P.C. Scholten). Sempre mantendo forte vínculo com o repertório clássico, Krawczyk colaborou com Laurence Equilbey, maestro do coral Accentus (Vivaldi, Chopin, Schubert, Liszt, Wagner, Mahler, Schoënberg), e com a violoncelista Sonia Wieder-Atherton (Janacek, Mahler, Rachmaninov, Monteverdi…).

 

Em 2009, a pedido de Peter Brook, concebeu e executou um acompanhamento musical para Sonetos de Shakespeare (Love is my Sin). Essa colaboração prosseguiu com Marie-Hélène Estienne em Une flute enchantée, livre adaptação da ópera de Mozart, criada em novembro de 2010 no Théâtre des Bouffes du Nord, Paris, e atualmente em turnê internacional.

Sua obra Polvere para violoncelo solo, conjunto instrumental e coro, foi criada em 2010 no Grand Palais (Monumenta-Christian Boltanski) e depois executada em Nova York, Milão e Bolonha. Atualmente trabalha em seu terceiro Quarteto de Cordas.

 

Cherise Adams-Burnett, atriz

Uma das mais empolgantes cantoras do cenário jazzístico de Londres, Cherise Adams-Burnett nasceu em Luton e iniciou-se na música pelo soul clássico e pelo rhythm and blues. Também flautista de formação clássica, desenvolveu seus talentos jazzísticos com o Tomorrows Warriors, de Gary Crosby, instituição que educa e inspira jovens músicos de jazz. Atualmente estuda jazz vocal no Trinity Laban Conservatoire of Music. Também participa do show Cafe Society Swing, no Leciester Square Theatre, West End, Londres.

 

Jared McNeill, ator

Jared McNeill frequentou a Fordham University, no Lincoln Center, em Nova York. Formou-se em teatro e artes visuais. Trabalhou com Peter Brook e Marie-Hélène Estienne em 11 & 12, The Suit e The Valley of Astonishment. Entre outros créditos estão o personagem Desmond, em The Shipment, de Young Jean Lee; Lyons, em Fences, de August Wilson, direção de Phylicia Rashad, no Longwharf Theatre e no McCarter Theatre Center. Atuou também na Brothers/Sisters Trilogy, de Tarell Mccraney, no City Theatre de Pittsburgh; na Marin Theater Company, de San Francisco; e no American Conservatory. Além do trabalho de ator, Jared começou a escrever e dirigir curtas-metragens.

 

Ery Nzaramba,ator

Ery Nzaramba é um ator de Ruanda que vive e trabalha no Reino Unido. Fugiu de Ruanda com a família em 1994 e acabou se instalando na Bélgica.

Num país dividido pela língua e pela cultura, Ery cursou o ensino médio na Valônia de língua francesa e ingressou na universidade na Flandres de língua neerlandesa. Com um mestrado em tecnologias da informação e comunicação, trabalhou por um ano para a empresa de telecomunicações Alcatel Bell, em Antuérpia, antes de decidir dedicar-se inteiramente a seu curso semanal de Teatro, para, em seguida, ingressar no Conservatório Real de Bruxelas. Dois anos depois, na metade do curso, mudou-se para o Reino Unido, onde passou a integrar a Birmingham School of Acting.

Ery também escreve e dirige para sua companhia Maliza Productions. Seu curta-metragem mais recente, The Blues Lover, foi lançado em 2013, e, no mesmo ano, seu espetáculo solo, SPLIT/MIXED, estreou no United Solo Festival, em Nova York.

Atualmente integra a turnê internacional de The Suit, direção de Peter Brook e Marie Hélène Estienne. Ery vive em Londres e trabalha como autor freelance, escritor e diretor.

 

Jay Phelps, trompete

O trompetista Jay Phelps ocupa um lugar de destaque na jovem e criativa geração de músicos de jazz do Reino Unido com sua emissão calorosa e imediatamente reconhecível. Nascido em Vancouver, Canadá, Jay foi orientado pelos maiores trompetistas clássicos e jazzísticos da cidade e logo se distinguiu como o mais jovem band-leader da história do Vancouver International Jazz Festival.

Em 1999, aos 17 anos, Jay mudou-se para Londres, determinado a ir fundo no cenário jazzístico, e não tardou a atrair a atenção de Gary Crosby, que lhe ofereceu a oportunidade de trabalhar com a Jazz Jamaica em 2002. Citando Louis Armstrong, Fats Navarro, Clifford Brown e Miles Davis como suas principais influências, Jay criou e exerceu a liderança conjunta da jovem banda de jazz Empirical, com a qual passou dois anos percorrendo os principais festivais e eventos e atraindo a atenção da mídia, como havia anos não desfrutavam os músicos de jazz do Reino Unido. Jay tocou e gravou com grandes nomes do jazz internacional e do Reino Unido, como Courtney Pine, Andrew Hill, Wynton Marsalis, Ray Brown, John Hendricks, Nasheet Waits, George Benson, Jamie Cullum, Sir John Dankworth, Dennis Rollins, Guy Barker, Amy Winehouse, Charlotte Church, Hugh Masakela e Jazz Jamaica.

Ao longo dos anos, Jay Phelps participou de diversas bandas, como The New Emancipation e The Legend of Mike Smith (de Soweto Kinch) , Skatroniks, Ska Cubano, Courtney Pine’s Jazz Warriors, e atualmente lidera sua própria Jay Phelps Big Band.

No inverno/primavera 2014, viajou pelo Reino Unido com seu mais recente projeto, “Projections Of Miles”, com o saxofonista (sax alto) norte-americano Logan Richardson e Soweto Kinch.

 

Harry Sankey, guitarra, violão

Com base em Londres, Harry Sankey é um guitarrista de jazz que teve a satisfação de estudar com mestres desse instrumento como Howard Alden, Dave Cliff e Martin Taylor. Frequentou oficinas e estudou o material de outros luminares da guitarra de jazz, como Fappy Lafertin, Lollo Mier, Andreas Oberg e George Van Epps.

Desde que se mudou para Londres, tem-se destacado por seu talento individual e também como músico que compartilha o palco com jazzistas veteranos, como Bireli Lagrene, Denny Llett jr, Dom Pipkin, Graham Hughes, Duncan Hemstock, Adrien Cox, Dakota Jim, Jay Phelps, Shaney Forbes, Pedro Segundo, Ewan Bleach, Leonie Evans, Giacomo Smith, Fergus Ireland, Pete Horsfall e Vimala Rowe.

Entre suas apresentações notáveis estão as do Bristol Jazz Festival, Ronnie Scott’s, The Boisdale, Albert Hall Elgar Room, The Crazy Coq’s, The Green Note, Turin Jazz Club e outras na Suécia, Noruega, Alemanha e Hungria.

 

Danny Wallington, piano

Danny Wallington estuda no Trinity College of Music, em Greenwich, onde toca num trio de piano e num quinteto, e estudou com Philip Fowke, pianista internacional. Depois seguiu para Paris, onde aprofundou os estudos de piano clássico com Marie-Paule Siruguet, dentro do programa Erasmus. Tocou em diversos espetáculos musicais, tais como Barnum, Les Misérables e We Will Rock You.

Aprecia e toca uma grande variedade de estilos musicais. Iniciou-se no jazz com a Peak District Jazz Orchestra e, em Paris, participou de jam sessions em numerosos clubes de jazz parisienses. Em Londres, toca em uma banda folk, em uma klezmar e em uma reggae dub, liderando, escrevendo e fazendo arranjos. Também gosta de compor, e várias de suas peças já foram executadas em público, entre as quais seu concerto para piano, executado pela Chethams School of Music Orchestra, e seu quarteto de cordas, no Savoy, em Londres.

 

Oria Puppo, figurinos

Oria Puppo é uma cenógrafa e figurinista que divide seu tempo entre Buenos Aires e Paris. Na Argentina, criou cenários e figurinos para diretores como Diego Kogan, Rafael Spregelburd, Roberto Villanueva, Ciro Zorzoli e A. Tantanian. Foi diretora técnica do Festival Internacional de Buenos Aires de 1999 a 2007. Suas criações compreendem vários cenários e figurinos para ópera, bem como instalações performativas em espaços de arte contemporânea.

Colaborou com Tantanian em Lucerna e na Alemanha (Stuttgart e Mannheim), onde encenaram Amerika, de Kafka, e A Ópera dos Três Vinténs, de Brecht. Recentemente, trabalhou com o Bouffes du Nord em três montagens de Peter Brook: Tierno Bokar, The Suit e Uma Flauta Mágica. Fez também o cenário de La Resurrezione, de Haendel, dirigida por Lilo Baur, para a Ópera Nacional de Paris - Atelier Lyrique. Trabalhou nos cenários e figurinos para As Criadas, de Jean Genet, numa montagem de Ciro Zorzoli, com Marilú Marini, encenada em Buenos Aires. Criou também o cenário e os figurinos para Almas Ardientes, de Santiago Loza, direção de Alejandro Tantanian, espetáculo apresentado no Teatro San Martin, Buenos Aires.

 

 

Philippe Vialatte, iluminação

Philippe Vialatte ingressou no Théâtre des Bouffes du Nord em 1985 como operador de luz em Le Mahabharata, direção de Peter Brook, e foi assistente de Jean Kalman para o desenho de luz de Woza Albert e La Tempête, direção de Peter Brook.

Desde a criação de The Man Who, em 1993, em Paris, tem desenhado a luz para todas as peças dirigidas por Peter Brook no Théâatre des Bouffes du Nord: Qui est là, Je suis un phénomène, Le Costume, The Tragedy of Hamlet, Far Away, La mort de Krishna, La Tragédie d’Hamlet, Ta main dans la mienne, Tierno Bokar, Le Grand Inquisiteur, Sizwe Banzi est mort, Fragments, 11 and 12, A Magic Flute, The Suit e The Valley of Astonishment.

Acompanha a turnê de todas essas peças e, a cada espaço, redesenha e adapta a luz para o espetáculo.




Teatro

Informações Gerais

Datas

30/04/15 a 01/05/15

Horários

Quinta-Feira - 21:00

Sexta-Feira - 20:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

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É um lugar de perigo entre de onde se veio e aonde se quer chegar.” Este é um trecho do livro “Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”, de Eliane Brum, que inspirou o nome do espetáculo, contemplado pelo edital Fluxos Fluminense através da Lei Aldir Blanc. “Banzeiro” tem como fio condutor o Antropoceno e os impactos da ação humana na Terra, dialogando com Eliane Brum, Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro, além de outros autores atentos ao futuro do planeta (e ao nosso também). A peça costura histórias e memórias com profundidade e graça, passando pela biografia humana, a maternidade e os mistérios da vida e da morte.  A peça conta com uma característica especial: é a estreia de Clara Serejo como dramaturga, após mais de 30 anos como atriz. Clara traz um paralelo entre a crise ambiental do planeta e sua crise climática interior, com a chegada do climatério: “Lidar com minha própria crise climática me levou de encontro a um banzeiro, que, com sorte, me levou até o teatro. Sou grata ao teatro que sempre me salvou. A arte sempre salva”, compartilha. No palco, Clara Serejo abre as paisagens da sua própria vida para tocar em perguntas que pertencem a todos nós: o que nos atravessa? O que tentamos esquecer? Quais sonhos ainda nos habitam? Ao falar de um tema denso com leveza e bom humor, transforma crise em conexão. A trilha sonora não poderia deixar de ter Dona Onete e seu “Banzeiro”, trazendo a força vibrante da cultura do Pará e da região amazônica. Sim, há algo de fim do mundo neste espetáculo. Mas há também o desejo de adiar este fim por meio do encontro, da arte de contar de boas histórias e sonhar novos futuros possíveis. Como sugere Krenak, “contar uma história é uma maneira de adiar o fim do mundo”. [+] saiba mais Amazing Tenors | Sings Bocelli 01/08 Música Amazing Tenors traz aos palcos um espetáculo nunca visto no Brasil! 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O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais Brincando com Bento e Totó | Infantil 02/08 a 03/08 Teatro Sucesso estrondoso no YouTube, Bento, Totó e sua turma, se apresentam no teatro com o espetáculo “Brincando com o Bento e Totó”. 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[+] saiba mais A Grande Roda | Clube do Samba 17/08 Música Após sucesso em 2024, A Grande Roda volta como evento anual e tem ingressos à venda para edição com Diogo Nogueira e roda de samba do Bom Gosto Evento terá shows em três palcos de roda de samba no dia 17 de agosto Depois de lotar a Cidade das Artes e emocionar o público em 2024, “A Grande Roda” está de volta em 2025, agora como parte oficial do calendário cultural da cidade. A nova edição acontece no domingo, dia 17 de agosto, a partir das 16h, com ingressos já à venda na Sympla, a partir de R$ 60 (meia-entrada). O evento celebra o legado de João Nogueira e a força do samba de raiz, reunindo grandes nomes em três palcos de rodas de samba espalhados pelo espaço. O palco principal será novamente montado sobre o espelho d’água da Cidade das Artes, um dos pontos altos da edição anterior, proporcionando uma experiência única. Entre as atrações confirmadas estão Diogo Nogueira, que apresenta sucessos como Pé na Areia, Clareou e Sou Eu, além de homenagens à obra do pai com clássicos como Espelho. A festa conta ainda com a contagiante roda de samba do grupo Bom Gosto e participações especiais a serem anunciadas. “A resposta do público em 2024 mostrou que o samba continua pulsando forte. Fazer da Grande Roda um evento anual é um presente para quem ama essa cultura eum compromisso com a memória do João”, afirma Angela Nogueira, presidente do Clube do Samba. A Grande Roda 2025 é uma realização do Clube do Samba, em parceria com o Grupo Prismah, e patrocínio Amstel. Sobre o Clube do Samba: Enquanto as estações de rádio e televisão privilegiavam apenas as músicas de discoteca americana, João Nogueira no dia 5 de maio de 1979 criou o Clube do Samba para fortalecer as raízes brasileiras. O movimento sociocultural nasce como um espaço de resistência à “invasão” da música americana no país, de forma humilde, dentro da casa de João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade principal do Clube do Samba? Rodas de samba no quintal da residência, onde se reuniram os maiores compositores e cantores da história do samba. Ao longo da trajetória do clube, artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Cartola, Elizeth Cardoso, Ivone Lara, Clara Nunes, entre tantos outros que fortaleceram a iniciativa. João Nogueira presidiu o Clube por 21 anos, até seu falecimento em 2000, quando Ângela Nogueira assumiu a presidência e continua até hoje, com o objetivo de perpetuar o samba e formar culturalmente crianças e adolescentes carentes. Há mais de dez anos, comanda o Clubinho do Samba, projeto social gratuito que promove cultura e educação para mais de 300 crianças e jovens no bairro da zona norte do Rio com aulas gratuitas de canto, teatro, violão, cavaquinho, percussão e capoeira há mais de 10 anos. O Clubinho do Samba é viabilizado por meio do patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Windsor Hoteis, Unisys, FXX Soluções Integradas e Instituto Yduqs I Estácio de Sá, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. [+] saiba mais Oficina de contação de histórias para famílias e suas crias 23/08 Arte e Conhecimento O presente projeto propõe a realização do programa "Oficina de Contação de História para Famílias e Suas Crias", ministrada pela atriz, diretora, contadora de histórias e mãe, Flávia Nascimento, com atividades voltadas para o fortalecimento dos vínculos familiares e a promoção do hábito da leitura em família.  O objetivo central é proporcionar, gratuitamente, um espaço de aprendizado interativo onde pais e responsáveis possam aprender técnicas de contação de histórias, utilizando ferramentas lúdicas e narrativas que incentivem a criatividade, a leitura e o diálogo dentro do ambiente familiar. A contação de histórias, além de ser uma atividade cultural enriquecedora, contribui diretamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, fortalecendo também os laços familiares e comunitários. A oficina explora recursos como a expressividade, o uso de objetos e sons, e o envolvimento emocional de pais e filhos. Outro aspecto fundamental é a promoção de valores sociais e emocionais. A contação de histórias permite abordar temas como diversidade, empatia e harmonia de forma acessível e transformadora, contribuindo para a formação cidadã das crianças e suas famílias. O projeto "Oficina de Contação de História para Famílias e Suas Crias" tem como público-alvo famílias residentes no Rio de Janeiro, especialmente aquelas que frequentam ou têm potencial para frequentar as bibliotecas municipais da cidade. O foco principal são pais, mães e responsáveis interessados em desenvolver habilidades de contação de histórias, juntamente com suas crianças, visando fortalecer os laços familiares e incentivar o hábito da leitura no ambiente doméstico. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Olhar em Versos | Lançamento de livro 30/08 Arte e Conhecimento SOBRE O LIVRO OLHAR EM VERSOS é uma mistura doce e cativante, recheada de amor, nostalgia, reflexão, dor e alegria, que forma um tempero forte para nos ensinar a viver. Marca a trajetória do Autor, com nuances tristes e felizes. Busca retratar a efemeridade da vida, com seus revezes e conquistas. Narra episódios reais, sem esconder os erros, sempre por uma perspectiva otimista sobre o que virá. Apresenta histórias verídicas sem omitir os elementos que darão ao leitor as condições necessárias para examinar e julgar os acontecimentos.   JOSÉ AUGUSTO MIRANDA MACHADO nascido em 12/04/1957 em São Gonçalo – RJ, iniciou seus estudos em 1965 e em 1976 ingressou na Faculdade de Física da Universidade Federal Fluminense – UFF. Decidiu, em 1979, interromper o curso de Física e se submeter a novo vestibular, desta vez para Direito, também na UFF, onde colou grau em 1991. Desde então, milita no Direito, com Escritório na Barra da Tijuca – RJ, sendo o responsável pela sustentação oral nos diversos Tribunais de Justiça, TCU e Órgãos de Classe no Brasil pela Banca Carneiro e Miranda Advogados Associados. É o responsável, juntamente com o Dr. Valdir Carneiro de Sá, pelo surgimento de uma jurisprudência no TJ/RJ que tem servido a todo o Brasil, corrigindo equivocada interpretação anteriormente dada aos Artigos 504 e 1322 do Código Civil Brasileiro, desde o Código de Clóvis Beviláqua de 1916, os quais tratam do Direito de Preferência entre coerdeiros. A inovação foi reconhecida pela 7a Câmara Cível da capital fluminense, atual 4a Câmara de Direito Público, no Agravo de Instrumento 0083757- 94.1994.8.19.0001. Como resultado, o Direito de Preferência do herdeiro de maior quinhão ou com maiores benfeitorias no imóvel, foi afastado em benefício de quem oferece maior lance. É Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro e Doutor Honoris Causa. Dedica- se a causas humanitárias, como atendimento a moradores de rua, dependentes químicos, egressos do sistema penitenciário ou com medidas restritivas de liberdade, encaminhando-os, quando for o caso, para Casas Terapêuticas com atendimentos sociais, psicológicos, psiquiátricos e espirituais. Aos que se interessam, encaminha para um, dentre mais de cinquenta cursos profissionalizantes oferecidos pela Capacitação Leny da África, com resultados impressionantes. [+] saiba mais Exposição de Artes | Jardim dos Afetos 03/09 Arte e Conhecimento A exposição destaca a importância da arte no desenvolvimento completo de habilidades. Nas aulas de Arte, crianças e adolescentes da ONG aprendem a expressar suas emoções, estimular a imaginação e desenvolver sua sensibilidade, além de fortalecer suas capacidades intelectuais, levando em conta suas próprias limitações. Ela também reforça a inclusão de pessoas com deficiência no processo artístico. Por meio da reflexão, criatividade e autoconhecimento que a arte proporciona, esses indivíduos encontram formas de se expressar melhor e de entender mais a sociedade ao seu redor. Convidados: Crianças e Jovens - PCDs com seus familiares, Equipe da Ong, (aberto ao público) [+] saiba mais Espetáculo Efemmera | Dança 05/09 a 14/09 Dança Este projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura O espetáculo EFFEMERA estreia em setembro na Cidade das Artes, unindo dança contemporânea, danças urbanas e artes plásticas para refletir sobre o universo feminino e suas múltiplas camadas. A montagem é assinada pela companhia JP MOVE, referência na cena da dança contemporânea carioca. Em uma abordagem potente e sensível, EFFEMERA investiga as relações de poder, opressão, sexualidade e rebeldia vividas por mulheres em uma sociedade ainda atravessada pelo machismo estrutural. O título carrega duplo sentido: enquanto "femme" (mulher, em francês) centraliza o protagonismo feminino, as letras que restam — E + RA — sugerem a "Era das Mulheres", ao mesmo tempo em que dialogam com o termo "efêmera", remetendo à fragilidade e à transitoriedade da liberdade plena para muitas mulheres. A dramaturgia nasce a partir de depoimentos reais das intérpretes, criadoras, familiares e mulheres do entorno, resultando numa obra que dá voz às vivências, medos, resistências e desejos das mulheres que transitam nas ruas e territórios do Rio de Janeiro. Cada apresentação de EFFEMERA propõe um encontro vivo com o público, trazendo reações e experiências únicas a cada sessão. A encenação mistura linguagens visuais e coreográficas: as instalações cênicas são produzidas com materiais reciclados, criando um diálogo estético entre o corpo e o espaço, com inspiração em obras de artistas plásticas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lygia Pape. Os movimentos intensos e frenéticos, aliados à estética das danças urbanas, costuram a narrativa e imprimem à cena uma força que busca provocar o público ao desconforto necessário diante das questões de gênero. [+] saiba mais Blecaute - a menopausa que ninguém fala | Lançamento de Livro 06/09 Arte e Conhecimento A Dra. Thaís, médica especialista na saúde da mulher, utilizou sua vasta experiência em ginecologia endócrina para escrever um livro. A obra destaca a importância do acompanhamento multiprofissional durante essa fase da vida feminina. No dia do lançamento, a autora aproveitará a ocasião para realizar uma palestra explicativa sobre a menopausa, abordando suas principais alterações e impactos na vida das mulheres. SOBRE A AUTORA Dra. Thaís, médica formada em 2010, ginecologista e mastologista, com Mestrado em Saúde Materno Infantil pela UFF. Especialista em ginecologia endócrina e ex- chefe do ambulatório de climatério do HFA (até fev/2025). SOBRE O LIVRO Mais do que um guia médico, é um relato humano, científico e sensível sobre as transformações hormonais que acompanham o envelhecer feminino. Feito para informar, acolher e iniciar uma conversa sincera sobre um tema que ainda assusta muita gente: as mudanças hormonais nas mulheres e o envelhecer com saúde. Feito para você, mulher, que quer entender o que acontece no seu corpo, o que é normal, o que pode melhorar e, o mais importante, que é possível buscar tratamento e viver bem. Autor: Thaís Garcia Veríssimo Mello Ilustrador: Vanessa Matos + IA chatGTP [+] saiba mais Compagnie Käfig - La Couleur de la Grenade 06/09 a 07/09 Dança Em homenagem ao centenário do cineasta armênio Serguei Paradjanov, o coreógrafo francês Mourad Merzouki criou o espetáculo A Cor da Romã, inspirado no filme Sayat Nova: A Cor da Romã. O espetáculo traduz para a linguagem da dança, em especial o hip-hop e a dança contemporânea, a estética poética e simbólica do cinema de Paradjanov, por meio de imagens marcantes, cenários e figurinos inspirados no longa-metragem. A trilha sonora, assinada pela dupla Hogh Arthun, mescla música tradicional armênia com elementos eletrônicos, enquanto os figurinos de Edgar Manoukian refletem as cores e a identidade cultural da Armênia. Criada em 1996, Käfig marcou a estreia da companhia de Mourad Merzouki e trouxe, já em seu título (que significa “gaiola” em árabe e alemão), a recusa em se deixar limitar. Partindo do hip-hop como linguagem essencial, Merzouki propôs um diálogo com outras formas artísticas e culturais, sem nunca abandonar a energia original do estilo urbano. A peça nasce da necessidade de expressão e do desejo de criar pontes entre estilos, mundos e pessoas. A companhia define sua dança como hip-hop, ainda que busque constantemente uma escrita coreográfica própria, em um território livre e em transformação. La Couleur de la Grenade é uma fusão de culturas e linguagens artísticas, reunindo artistas armênios e franceses no palco e nos bastidores. O projeto celebra o encontro entre diferentes tradições e expressões, destacando a dança como linguagem universal e a arte como ponte entre mundos. Duração: 60 min [+] saiba mais Aumenta o Retorno! | Petrobras Sinfônica toca Tim Maia 12/09 Música Prepare o coração: em 12 de setembro, sexta, às 20h, a Orquestra Petrobras Sinfônica convida o público para celebrar o síndico do Brasil na Cidade das Artes! Em “Aumenta o Retorno!”, a orquestra presta um tributo sinfônico à obra de Tim Maia, um dos maiores nomes da música brasileira, em uma noite de groove, emoção e aquela energia única que só ele sabia transmitir. Sob a regência de Felipe Prazeres, o concerto apresenta versões sinfônicas inéditas para clássicos como “Azul da Cor do Mar”, “Primavera”, “Sossego”, “Do Leme ao Pontal”, entre muitos outros sucessos que atravessam gerações. Com arranjos assinados por Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Pedro Muniz e Ricardo Candido, o repertório passeia pela soul music, pelo romantismo e pelo balanço irresistível que eternizaram Tim Maia como uma das vozes mais marcantes da nossa música popular. Aumenta o retorno, maestro! Porque Tim Maia, com orquestra, merece ser celebrado em grande estilo.   [+] saiba mais O Vento Veio e Falou Comigo | Lançamento de Livro 27/09 Arte e Conhecimento O Vento Veio e Falou Comigo — A criatividade como jornada de transformação às margens da Floresta Amazônica Em um mundo saturado de estímulos e empobrecido de sentido, O Vento Veio e Falou Comigo chega como um sopro. Mais do que um livro sobre criatividade, é uma jornada de transformação interior vivida às margens da Floresta Amazônica. Escrito por um artista e pesquisador imerso na escuta dos ritmos da floresta, o livro propõe uma travessia que resgata o valor simbólico da criação, rompendo com a lógica produtivista e reconectando o leitor ao gesto sensível de criar. Inspirado por conversas com ribeirinhos ancestrais da Floresta, silêncios compartilhados com a natureza e o fluxo do rio Tapajós, o autor nos convida a repensar o tempo, a escuta e a potência de se esvaziar como origem do ato criativo. Com linguagem poética e um ritmo que respeita o tempo da floresta, O Vento Veio e Falou Comigo é mais do que uma leitura — é um ritual de presença. Um convite para os que buscam reencontrar o sagrado no simples e acessar a alma do mundo por meio da arte, da contemplação e da escuta. SOBRE O LIVRO “O Vento Veio e Falou Comigo” é um livro-experiência que convida o leitor a uma travessia sensível pelos caminhos da criatividade, tendo a Floresta Amazônica como cenário real e simbólico. Em tempos de excesso, pressa e métricas, este relato emerge como um sopro de reencontro com o silêncio, a escuta e a potência poética da vida. A partir de uma imersão às margens do rio Tapajós, o autor — artista e pesquisador — compartilha conversas com a floresta, encontros com saberes ancestrais e aprendizados que revelam a criatividade não como técnica, mas como escuta profunda: da natureza, da ancestralidade e do invisível. Criar, aqui, é tornar-se permeável ao mundo. Mais do que um livro sobre criatividade, esta obra é um chamado à presença e à transformação interior. Um lembrete de que, se estivermos abertos, também poderemos ouvir o vento — e deixar que ele nos mova de volta à essência. SOBRE O AUTOR Daniel Mira é um pensador da arte. Atuando como artista, pesquisador e empreendedor criativo. Graduou-se em artes pela Universidade de Brasília, especializando-se em Poéticas Visuais, como mestre em Design e doutor em processos criativos inspirados na natureza pela Universidade de Brasília. Atua no contexto das pesquisas “poiéticas” inspiradas na Natureza, tendo como abordagem a interseção entre o sensível e o lógico para formação do pensamento humano e suas expressões. Como contexto mergulha na biodiversidade brasileira, orientando suas temáticas criativas para expressões centradas na vida, como o caminho para regeneração nos âmbitos culturais, sociais e de inovação. Seu processo artístico é um mergulho na poética da natureza e sua impermanência. Tem como base a escrita visual, mas busca na fenomenologia natural os cinco sentidos da imagem. O processo, a vivência e a escuta são a inspiração para o fazer artístico; onde consciência e inconsciência se misturam; e obra em si é um rastro destes encontros. A frente NOUS Ecossistema, é fundador do NOUS Instituto, constituído desde 2007, da NOUS escola e de sua consultoria de design regenerativo; fomentando ações nas áreas de Humanidades, Natureza e Cultura. Leciona como professor universitário a mais de quinze anos, coordenado ações de comunicação da causa através de projetos como núcleo de extensão Humanizate. Partilha sua criatividade nas áreas de artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual há mais de 20 anos. Trabalhando junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, exibiu suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona, Berlim e Slovenia. [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança Balé Nacional da China | GuoNian O Quebra-Nozes como você nunca viu O Balé Nacional da China apresenta GuoNian, uma impressionante releitura de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, ambientada na véspera do Ano Novo Chinês. Com uma linguagem coreográfica que une tradição e inovação, o espetáculo incorpora elementos emblemáticos da cultura chinesa — como os 12 animais do zodíaco, lanternas vermelhas e símbolos festivos — em uma narrativa mágica que convida o público a viver o clássico sob uma nova perspectiva. Duração Balé em 2 atos e 1 intervalo 1º Ato: 48 minutos Intervalo: 20 minutos 2º Ato: 45 minutos [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais