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Peter Brook - The Suit

peter brook


O que nos teria levado de volta a The Suit  - uma peça que já tinha viajado pelo mundo por tantos anos com texto em francês? A resposta é bem simples: nada no teatro permanece imóvel; alguns temas simplesmente se esgotam e outros anseiam por voltar à vida.

 

Tudo começou na África do Sul, nos anos 50, quando um brilhante autor negro, Can Themba, escreveu um conto intitulado The Suit (O Terno). «Isto mudará nossa vida e nos trará fortuna», disse ele à esposa, mas o destino decidiu de outro modo. O apartheid decidiu de outro modo. Assim como aconteceu com todos os autores negros, vivos ou mortos, os livros de Can Themba foram banidos e ele exilou-se na Suazilândia, onde logo morreu de pobreza, tristeza e alcoolismo.

 

Só muitos anos depois é que foi possível transformar em peça de teatro o texto de Can Themba. A primeira versão surgiu em Joanesburgo, no Market Theatre, versão que foi para Londres e, mais tarde, transformou-se numa nova adaptação com título em francês: Le Costume.

 

Para o trio de Uma Flauta Mágica reunir-se novamente para apresentar The Suit na língua de origem (inglês) foi um processo bem natural, permeado de músicas de diversas fontes, de Schubert a Miriam Makeba, executadas e cantadas por um pequeno grupo de atores e músicos.

 

Assim teve início uma nova aventura.

 

Esperava-se que o conto The Suit do escritor sul-africano Can Themba mudasse a vida de sua esposa. Tragicamente, as restrições impostas pelo apartheid fizeram com que essas mudanças tomassem um rumo inesperado. Themba precisou exilar-se na Suazilândia, suas obras foram proibidas na África do Sul e ele morreu de alcoolismo antes que seu texto mais conhecido fosse adaptado para o teatro por Mothobi Mutloatse e Barney Simon, no Johannesburg’s Market Theatre, na recém-liberada África do Sul dos anos 1990.

 

O renomado diretor Peter Brook já adaptara essa versão teatral e viajara com ela em turnê. O espetáculo era então falado em francês. Agora, porém, decidiu ele dar nova vida à obra fazendo-a retornar à língua de origem. Num trabalho conjunto com a colaboradora de longa data Marie-Hélène Estienne e o compositor Franck Krawczyk, a peça foi adaptada e musicada, bebendo em fontes musicais tão diversas quanto Franz Schubert e Miriam Makeba.

 

A história de The Suit centra-se em Philomen, um advogado de classe média, e sua mulher Matilda. O terno mencionado no título pertence ao amante de Matilda e é deixado para trás quando Philemon apanha em flagrante o casal clandestino. Para castigar a mulher, Philemon faz Matilda tratar o terno como se este fosse um convidado de honra. Ela precisa alimentá-lo, dar-lhe atenção e sair frequentemente com ele a passeio, a fim de que tivesse a constante lembrança de seu adultério. A história transcorre em Sophiatown, um populoso reduto destruído pelo apartheid pouco depois de Themba ter escrito seu conto. O lugar é tão personagem da peça quanto o infeliz casal, e, com um elenco diminuto, a direção consegue infundir vida e energia a esta nova adaptação teatral.

 


Peter Brook

 

Peter Brook nasceu em Londres em 1925. Ao longo de sua carreira, distinguiu-se em vários gêneros: teatro, ópera, cinema e escrita. Foi em Londres que dirigiu sua primeira peça em 1943. Depois disso, dirigiu mais de 70 espetáculos em Londres, Paris e Nova York. Seu trabalho na Royal Shakespeare Company compreende Love’s Labour’s Lost (Trabalhos de Amor Perdidos) (1946), Measure for Measure (Medida por Medida)(1950), Titus Andronicus (1955), Rei Lear (1962), Marat/Sade (1964), US (1966), Sonho de uma Noite de Verão (1970) e Antônio e Cleopatra (1978).

 

Em 1971, fundou em Paris, com Micheline Rozan, o International Centre for Theatre Research (Centro Internacional de Pesquisa Teatral) e, em 1974, criou sua base permanente no teatro Bouffes du Nord, onde dirigiu Timão de Atenas, Os Iks, Ubu aux Bouffes, Conferência dos Pássaros, L’Os, O Jardim das Cerejeiras, O Mahabharata, Woza Albert!, A Tempestade, The Man Who, Qui est là, Happy Days, Je suis un Phénomène, Le Costume, The Tragedy of Hamlet, Far Away, La Mort de Krishna, Ta Main dans la Mienne, The Grand Inquisitor, Tierno Bokar, Sizwe Banzi, Fragments, Warum Warum, Love is my Sin, 11 and 12, The Suit (2012) and The Valley of Astonishment (2013). Muitas dessas montagens foram apresentadas em francês e inglês.

 

Entre as óperas, dirigiu Bohème, Boris Godounov, The Olympians, Salomé e As Bodas de Fígaro, no Covent Garden; Fausto e Eugene Onegin, no Metropolitan Opera House, New York; La Tragédie de Carmen e Impressions of Pelleas, no Bouffes du Nord, Paris; Don Giovanni, no festival de Aix en Provence; e Uma Flauta Encantada, no Bouffes du Nord (2010).

 

Peter Brook ganhou muitos prêmios, tais como o “Prix du Brigadier“, por Timão de Atenas (1975); o prêmio “Molière”, pela direção de A Tempestade (1991); o “Grand Prix SACD”, em 2003, o “Molière d’honneur“, em 2011, entre outros.

Outras montagens mais recentes também lhe renderam prêmios, tais como Fragments (“Premio Ubu“, por melhor espetáculo estrangeiro na Itália/Milão, 2008), Uma Flauta Encantada (“Molière“, por teatro musical, Paris 2011; Moroccan Federation of Theater’s professionals, Marrakech 2013).

 

Threads of Time, autobiografia de Peter Brook, foi publicada em 1998, vindo juntar-se a outros títulos, entre os quais The Empty Space (1968) – traduzido para mais de 15 línguas, The Shifting Point (1987), There are no Secrets (1993), Evoking (and Forgetting) Shakespeare (1999) e With Grotowski (2009).

 

Entre seus filmes estão Moderato Cantabile (1959), Lord of the Flies (O Senhor das Moscas) (1963), Marat/Sade (1967), Tell me lies (1967), Rei Lear (1969), Meetings with Remarkable Men (Encontros com Homens Notáveis (1976), O Mahabharata (1989) e The Tragedy Of Hamlet (A Tragédia de Hamlet) (2002).

 

Marie-Hélène Estienne

Em 1974, trabalhou com Peter Brook na escolha de elenco para Timão de Atenas e passou a integrar o Centre International de Créations Théâtrales (CICT) para a montagem de Ubu aux Bouffes em 1977. Foi assistente de Peter Brook em La tragédie de Carmen, Le Mahabharata, e colaborou para a encenação de A Tempestade, Impressions de Pelléas, Woza Albert !, La tragédie d’Hamlet (2000). Trabalhou na dramaturgia de Qui est là.

 

Com Peter Brook, foi coautora em L’homme qui e Je suis un phénomène, encenados no Théâtre des Bouffes du Nord. Escreveu a adaptação francesa da peça The Suit, conto de Can Themba, e de Sizwe Bansi est mort, dos autores Athol Fugard, John Kani e Winston Ntshona. Em 2003, escreveu as adaptações francesa e inglesa de Le Grand inquisiteur - The Grand Inquisitor, baseadas em Irmãos Karamazov, de Dostoievsky. É a autora de Tierno Bokar, de 2005, e da adaptação inglesa de Eleven and Twelve, de Amadou Hampaté Ba, de 2009. Com Peter Brook, codirigiu Fragments, cinco contos de Beckett, e, novamente com Peter Brook e o compositor Franck Krawczyk, fez a adaptação livre de A Flauta Mágica, de Mozart e Schikaneder, intitulada Uma Flauta Mágica. Tem participação na criação de The Suit, de 2012, e The Valley of Astonishment, de 2013.

 

Franck Krawzyck

Nascido em 1968, o compositor Franck Krawczyk começou sua educação musical em Paris (piano, análise, harmonização), seguindo para Lyon (composição), onde atualmente ensina música de câmara no Conservatório (CNSMD).

Krawczyk não tardou a ser descoberto no Festival de Outono de Paris e começou a escrever peças para piano, violoncelo, quarteto de cordas, conjunto e coro de câmara. Em 2000, recebeu o prêmio Hervé Dugardin e o prêmio SACEM, por sua peça orquestral Ruines.

 

Sua subsequente colaboração artística com Christian Boltanski trouxe-lhe novas perspectivas. Com o designer de iluminação Jean Kalman, criou diversas peças (opus), na França e outros países, e nos locais mais variados, desde de casas de ópera a espaços dedicados à arte contemporânea.

 

Nesse meio tempo, desenvolveu novas formas de criação musical para mídias diversas: teatro (Je ris de me voir si belle, com J. Brochen), leituras (Les Limbes, Absence, com E. Ostrovski), vídeo (Private joke, com with F. Salès) e dança (Purgatorio-In vision, com E. Greco e P.C. Scholten). Sempre mantendo forte vínculo com o repertório clássico, Krawczyk colaborou com Laurence Equilbey, maestro do coral Accentus (Vivaldi, Chopin, Schubert, Liszt, Wagner, Mahler, Schoënberg), e com a violoncelista Sonia Wieder-Atherton (Janacek, Mahler, Rachmaninov, Monteverdi…).

 

Em 2009, a pedido de Peter Brook, concebeu e executou um acompanhamento musical para Sonetos de Shakespeare (Love is my Sin). Essa colaboração prosseguiu com Marie-Hélène Estienne em Une flute enchantée, livre adaptação da ópera de Mozart, criada em novembro de 2010 no Théâtre des Bouffes du Nord, Paris, e atualmente em turnê internacional.

Sua obra Polvere para violoncelo solo, conjunto instrumental e coro, foi criada em 2010 no Grand Palais (Monumenta-Christian Boltanski) e depois executada em Nova York, Milão e Bolonha. Atualmente trabalha em seu terceiro Quarteto de Cordas.

 

Cherise Adams-Burnett, atriz

Uma das mais empolgantes cantoras do cenário jazzístico de Londres, Cherise Adams-Burnett nasceu em Luton e iniciou-se na música pelo soul clássico e pelo rhythm and blues. Também flautista de formação clássica, desenvolveu seus talentos jazzísticos com o Tomorrows Warriors, de Gary Crosby, instituição que educa e inspira jovens músicos de jazz. Atualmente estuda jazz vocal no Trinity Laban Conservatoire of Music. Também participa do show Cafe Society Swing, no Leciester Square Theatre, West End, Londres.

 

Jared McNeill, ator

Jared McNeill frequentou a Fordham University, no Lincoln Center, em Nova York. Formou-se em teatro e artes visuais. Trabalhou com Peter Brook e Marie-Hélène Estienne em 11 & 12, The Suit e The Valley of Astonishment. Entre outros créditos estão o personagem Desmond, em The Shipment, de Young Jean Lee; Lyons, em Fences, de August Wilson, direção de Phylicia Rashad, no Longwharf Theatre e no McCarter Theatre Center. Atuou também na Brothers/Sisters Trilogy, de Tarell Mccraney, no City Theatre de Pittsburgh; na Marin Theater Company, de San Francisco; e no American Conservatory. Além do trabalho de ator, Jared começou a escrever e dirigir curtas-metragens.

 

Ery Nzaramba,ator

Ery Nzaramba é um ator de Ruanda que vive e trabalha no Reino Unido. Fugiu de Ruanda com a família em 1994 e acabou se instalando na Bélgica.

Num país dividido pela língua e pela cultura, Ery cursou o ensino médio na Valônia de língua francesa e ingressou na universidade na Flandres de língua neerlandesa. Com um mestrado em tecnologias da informação e comunicação, trabalhou por um ano para a empresa de telecomunicações Alcatel Bell, em Antuérpia, antes de decidir dedicar-se inteiramente a seu curso semanal de Teatro, para, em seguida, ingressar no Conservatório Real de Bruxelas. Dois anos depois, na metade do curso, mudou-se para o Reino Unido, onde passou a integrar a Birmingham School of Acting.

Ery também escreve e dirige para sua companhia Maliza Productions. Seu curta-metragem mais recente, The Blues Lover, foi lançado em 2013, e, no mesmo ano, seu espetáculo solo, SPLIT/MIXED, estreou no United Solo Festival, em Nova York.

Atualmente integra a turnê internacional de The Suit, direção de Peter Brook e Marie Hélène Estienne. Ery vive em Londres e trabalha como autor freelance, escritor e diretor.

 

Jay Phelps, trompete

O trompetista Jay Phelps ocupa um lugar de destaque na jovem e criativa geração de músicos de jazz do Reino Unido com sua emissão calorosa e imediatamente reconhecível. Nascido em Vancouver, Canadá, Jay foi orientado pelos maiores trompetistas clássicos e jazzísticos da cidade e logo se distinguiu como o mais jovem band-leader da história do Vancouver International Jazz Festival.

Em 1999, aos 17 anos, Jay mudou-se para Londres, determinado a ir fundo no cenário jazzístico, e não tardou a atrair a atenção de Gary Crosby, que lhe ofereceu a oportunidade de trabalhar com a Jazz Jamaica em 2002. Citando Louis Armstrong, Fats Navarro, Clifford Brown e Miles Davis como suas principais influências, Jay criou e exerceu a liderança conjunta da jovem banda de jazz Empirical, com a qual passou dois anos percorrendo os principais festivais e eventos e atraindo a atenção da mídia, como havia anos não desfrutavam os músicos de jazz do Reino Unido. Jay tocou e gravou com grandes nomes do jazz internacional e do Reino Unido, como Courtney Pine, Andrew Hill, Wynton Marsalis, Ray Brown, John Hendricks, Nasheet Waits, George Benson, Jamie Cullum, Sir John Dankworth, Dennis Rollins, Guy Barker, Amy Winehouse, Charlotte Church, Hugh Masakela e Jazz Jamaica.

Ao longo dos anos, Jay Phelps participou de diversas bandas, como The New Emancipation e The Legend of Mike Smith (de Soweto Kinch) , Skatroniks, Ska Cubano, Courtney Pine’s Jazz Warriors, e atualmente lidera sua própria Jay Phelps Big Band.

No inverno/primavera 2014, viajou pelo Reino Unido com seu mais recente projeto, “Projections Of Miles”, com o saxofonista (sax alto) norte-americano Logan Richardson e Soweto Kinch.

 

Harry Sankey, guitarra, violão

Com base em Londres, Harry Sankey é um guitarrista de jazz que teve a satisfação de estudar com mestres desse instrumento como Howard Alden, Dave Cliff e Martin Taylor. Frequentou oficinas e estudou o material de outros luminares da guitarra de jazz, como Fappy Lafertin, Lollo Mier, Andreas Oberg e George Van Epps.

Desde que se mudou para Londres, tem-se destacado por seu talento individual e também como músico que compartilha o palco com jazzistas veteranos, como Bireli Lagrene, Denny Llett jr, Dom Pipkin, Graham Hughes, Duncan Hemstock, Adrien Cox, Dakota Jim, Jay Phelps, Shaney Forbes, Pedro Segundo, Ewan Bleach, Leonie Evans, Giacomo Smith, Fergus Ireland, Pete Horsfall e Vimala Rowe.

Entre suas apresentações notáveis estão as do Bristol Jazz Festival, Ronnie Scott’s, The Boisdale, Albert Hall Elgar Room, The Crazy Coq’s, The Green Note, Turin Jazz Club e outras na Suécia, Noruega, Alemanha e Hungria.

 

Danny Wallington, piano

Danny Wallington estuda no Trinity College of Music, em Greenwich, onde toca num trio de piano e num quinteto, e estudou com Philip Fowke, pianista internacional. Depois seguiu para Paris, onde aprofundou os estudos de piano clássico com Marie-Paule Siruguet, dentro do programa Erasmus. Tocou em diversos espetáculos musicais, tais como Barnum, Les Misérables e We Will Rock You.

Aprecia e toca uma grande variedade de estilos musicais. Iniciou-se no jazz com a Peak District Jazz Orchestra e, em Paris, participou de jam sessions em numerosos clubes de jazz parisienses. Em Londres, toca em uma banda folk, em uma klezmar e em uma reggae dub, liderando, escrevendo e fazendo arranjos. Também gosta de compor, e várias de suas peças já foram executadas em público, entre as quais seu concerto para piano, executado pela Chethams School of Music Orchestra, e seu quarteto de cordas, no Savoy, em Londres.

 

Oria Puppo, figurinos

Oria Puppo é uma cenógrafa e figurinista que divide seu tempo entre Buenos Aires e Paris. Na Argentina, criou cenários e figurinos para diretores como Diego Kogan, Rafael Spregelburd, Roberto Villanueva, Ciro Zorzoli e A. Tantanian. Foi diretora técnica do Festival Internacional de Buenos Aires de 1999 a 2007. Suas criações compreendem vários cenários e figurinos para ópera, bem como instalações performativas em espaços de arte contemporânea.

Colaborou com Tantanian em Lucerna e na Alemanha (Stuttgart e Mannheim), onde encenaram Amerika, de Kafka, e A Ópera dos Três Vinténs, de Brecht. Recentemente, trabalhou com o Bouffes du Nord em três montagens de Peter Brook: Tierno Bokar, The Suit e Uma Flauta Mágica. Fez também o cenário de La Resurrezione, de Haendel, dirigida por Lilo Baur, para a Ópera Nacional de Paris - Atelier Lyrique. Trabalhou nos cenários e figurinos para As Criadas, de Jean Genet, numa montagem de Ciro Zorzoli, com Marilú Marini, encenada em Buenos Aires. Criou também o cenário e os figurinos para Almas Ardientes, de Santiago Loza, direção de Alejandro Tantanian, espetáculo apresentado no Teatro San Martin, Buenos Aires.

 

 

Philippe Vialatte, iluminação

Philippe Vialatte ingressou no Théâtre des Bouffes du Nord em 1985 como operador de luz em Le Mahabharata, direção de Peter Brook, e foi assistente de Jean Kalman para o desenho de luz de Woza Albert e La Tempête, direção de Peter Brook.

Desde a criação de The Man Who, em 1993, em Paris, tem desenhado a luz para todas as peças dirigidas por Peter Brook no Théâatre des Bouffes du Nord: Qui est là, Je suis un phénomène, Le Costume, The Tragedy of Hamlet, Far Away, La mort de Krishna, La Tragédie d’Hamlet, Ta main dans la mienne, Tierno Bokar, Le Grand Inquisiteur, Sizwe Banzi est mort, Fragments, 11 and 12, A Magic Flute, The Suit e The Valley of Astonishment.

Acompanha a turnê de todas essas peças e, a cada espaço, redesenha e adapta a luz para o espetáculo.




Teatro

Informações Gerais

Datas

30/04/15 a 01/05/15

Horários

Quinta-Feira - 21:00

Sexta-Feira - 20:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais As Artimanhas de Molière | Teatro 04/07 a 13/07 Teatro  Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um dos mais importantes dramaturgos do mundo, responsável por espetáculos críticos e satíricos, que mostram com maestria os defeitos e virtudes da alma humana. Grande homenagem ao comediógrafo, “As Artimanhas de Molière” volta em cartaz, dia 04 de julho, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, com uma trama que, bem ao estilo do autor francês, aponta o dedo e desmascara os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. Com direção de Márcio Trigo, adaptação de Fernanda Celleghin e interpretação de Luiz Machado, o monólogo reúne em uma só história quatro protagonistas de comédias escritas por Molière: Alceste, de “O Misantropo”, Esganarello, de “O Médico à Força”, Don Juan e Tartufo, das peças homônimas. As sessões serão às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 13 de julho.  Em uma espécie de “jornada do herói” às avessas, o protagonista conta para a plateia toda a sua história, cheia de peripécias, erros e acertos. Após uma desilusão amorosa, ele se torna vingativo e passa a usar as mulheres, mas acaba tendo que se casar à força e é deserdado pelo pai. Sem dinheiro, vive em pé de guerra com sua esposa, que cobra demais, e ele faz de menos. Qual será o destino deste anti-herói? O ator Luiz Machado, que completa 30 anos de carreira, estava com vontade de trabalhar em uma comédia depois do sucesso do drama Nefelibato, que está há nove anos em cartaz. “Fiquei com vontade de fazer comédia e logo pensei no maior comediógrafo de todos os tempos, que celebrou 400 anos em 2022. Molière escreve sobre a hipocrisia humana em quase todos os textos, e é um assunto que me interessa pôr em cena”, explica Luiz Machado. “Para manter o bem-estar social, a gente precisa ser falso ou omitir opiniões em diversos momentos. E as peças dele detalham esses comportamentos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Basta olhar as redes sociais, que mostram cenas que não são verdadeiras e guardam objetivos ocultos”, completa o ator. O espetáculo estreou em 2023 e foi idealizado por Luiz Machado e Márcio Trigo, que pela primeira vez trabalharam juntos. O diretor sempre foi grande admirador de Molière, de estilo de humor e das situações que têm como base a comédia dell´arte.  “Cheguei a traduzir e adaptar quatro peças escritas por ele”, conta Trigo. “Quando eu e Luiz pensamos em trabalhar num monólogo, não tive dúvidas: vamos adaptar Molière. Um desafio e tanto. Não queríamos uma peça; a ousadia era juntar personagens e contar uma só história. Escolhemos quatro personagens e chamamos a Fernanda Celleghin para criar o elo entre eles”, acrescenta. “As Artimanhas de Molière” reúne protagonistas de quatro peças do autor francês, que desmascaram os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. [+] saiba mais Complexo Lagunar de Jacarepaguá | Exposição de Caique Cunha 05/07 a 20/07 Artes Visuais Entre os dias 5 e 20 de julho de 2025, a Galeria A da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebe a exposição Complexo Lagunar de Jacarepaguá, com fotografias de Caique Cunha e curadoria de Rodrigo Santana. O projeto, que tem patrocínio da empresa Iguá Saneamento, é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e produção da Studio Rico. A mostra é um convite à reflexão sobre o presente e o futuro de um dos ecossistemas mais complexos e ameaçados do Rio de Janeiro. O Complexo Lagunar de Jacarepaguá, formado pelas lagoas de Jacarepaguá, Camorim, Tijuca e Marapendi, abriga uma impressionante biodiversidade, mas enfrenta constantes ameaças devido à expansão urbana e à degradação ambiental. “Minha intenção com este projeto não é apenas registrar imagens, mas convidar o público a enxergar além da superfície e compreender a urgência da preservação ambiental”, afirma o artista e idealizados do projeto Caique Cunha, que transforma seu olhar em instrumento de alerta e encantamento. Por meio de imagens de forte apelo visual e poético, a exposição estabelece uma ponte entre arte e ecologia. Texturas de água, silhuetas de animais, reflexos distorcidos e a presença da ação humana compõem uma narrativa visual que oscila entre contemplação e alerta. Para o curador Rodrigo Santana, “as imagens de Caique Cunha não seguem o compromisso tradicional da documentação da natureza; elas se movimentam entre o real e o intuitivo, entre a precisão técnica e a percepção sensível. É nesse percurso que a fotografia revela sua potência de provocar sentimento de pertencimento e responsabilidade com o território.” O apoio da Iguá Saneamento à exposição reforça o compromisso da empresa com iniciativas que ampliam o debate sobre a preservação do Complexo Lagunar. Além de investimentos em infraestrutura e ações ambientais, a Iguá entende a cultura como uma aliada essencial na sensibilização da sociedade para os desafios ambientais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Como parte de suas ações em prol do meio ambiente, a Iguá criou o movimento “Juntos pela vida das lagoas”, que visa promover a valorização do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá por meio da dragagem das lagoas, recomposição dos manguezais e limpeza das margens, entre outras iniciativas. O projeto também aposta em ações educativas e de mobilização social para estimular o cuidado coletivo com esse ecossistema essencial para o equilíbrio climático da cidade. Além da exposição na Cidade das Artes, o projeto realizará um varal fotográfico na Praça Seca, no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, entre os dias 1 e 31 de julho de 2025. “Entendemos que levar essas imagens para territórios fora do eixo cultural é uma iniciativa de criar novas plateias e de descentralizar a cultura”, destaca Caique. “Acreditamos que a arte precisa circular e alcançar diferentes públicos para que possa realmente transformar realidades e ampliar repertórios”, acrescenta. A visitação é gratuita em ambos os espaços, que também oferecerão recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição do conteúdo imagético e textual para pessoas com deficiência visual, ampliando o alcance da proposta. O site www.clj.eco.br reúne conteúdos exclusivos sobre a exposição, incluindo imagens para download, vídeos e informações complementares ao projeto. [+] saiba mais Jurassic Safari Experience 2 05/07 a 03/08 Outros Os maiores predadores da pré-história chegaram ao Rio de Janeiro! Jurassic Safari Experience 2 é o maior show de dinossauros do mundo, uma viagem no tempo que mistura ciência, diversão e emoção em um espetáculo incrível! [+] saiba mais Língua Viva 2025 | O peso do vazio das perdas 16/07 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. 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O espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, por meio da lei de incentivo a cultura, acontecerá no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, de 17 a 20 de julho; Em Belo Horizonte, no teatro do Sesc Palladium, dia 24 de julho; Em Fortaleza, no Theatro Via Sul, dia 25 de julho; e em São Paulo, no Teatro das Artes, entre 31 de julho a 3 de agosto. Criado em 2019, o Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas passou naquele ano por seis cidades brasileiras, apostando na mistura entre teatro e ilusionismo moderno. Na segunda edição, foi a vez apenas de Rio e São Paulo receberem shows com ingressos esgotados e sessões extras. Nesta terceira edição o espetáculo tem como destaque a potente e impactante apresentação do mentalista mundialmente conhecido Javier Botia (Espanha); o carisma e o divertido estilo Clown de John Henry (Suécia), o frescor e a impressionante habilidade manual do jovem campeão mundial de manipulação Junwoo Park (Coréia do Sul) e a originalidade da magia cômica que faz sucesso em todo o mundo de The Orange Magician (França). O projeto se tornou diferenciado e considerado o espetáculo de ilusionismo mais original da atualidade no Brasil, justamente por sempre trazer mágicos extremamente criativos e que apresentam a mágica fora dos padrões, nada de serrar uma mulher ao meio ou uma clássica levitação. Passeando por todo o universo da mágica, os artistas vão impressionar com esquetes que são sucesso em seus shows mundo afora, navegando nas mais diversas formas de ilusionismo, como cartomagia, mentalismo, grandes ilusões, manipulação e magia cômica. Sobre seu interesse pelo ilusionismo e o desejo de reunir esses talentosos mágicos no mesmo palco, o idealizador Gabriel Louchard, conta: “Lembro como se fosse hoje a primeira vez que eu vi um mágico atuando em uma festa infantil. Decidi ali, aos nove anos, o caminho que queria trilhar. Levei tão a sério que mergulhei em cursos de mágica e teatro. No ano seguinte, já era o mágico profissional mais jovem do Brasil. Mais tarde no teatro, descobri o casamento perfeito entre atuação, comédia e ilusionismo. Me tornei um ator e comediante que usa a mágica como ferramenta de atuação. Quando montei o Ilusões, procurei artistas com atos originais, onde o ilusionismo está sempre ligado a outras artes, como clown, música, teatro, enriquecendo a apresentação. E assim alguns dos maiores ilusionistas do mundo, estarão se apresentando para o público brasileiro.”. [+] saiba mais Banzeiro: Quando a terra sonha através de nós 18/07 a 27/07 Teatro  Espetáculo solo de Clara Serejo estreia em julho na Cidade das Artes: um convite a transformar os banzeiros da existência em travessia cênica e poética. O rio nunca esteve só. Ele carrega em suas águas a memória dos que vieram antes, dos que se fizeram chuva, dos que se tornaram floresta. Banzeiro é como o povo do Xingu chama o território de brabeza do rio. É onde com sorte se pode passar, com azar não. É um lugar de perigo entre de onde se veio e aonde se quer chegar. Agora, feche os olhos. Se deixe levar pelo banzeiro e o balanço imprevisível das águas. O novo espetáculo que estreia no Rio, idealizado pela atriz carioca Clara Serejo, propõe justamente isso: uma travessia íntima, profunda, por vezes turbulenta — como tantas que fazemos ao longo da vida. “Lidar com minha própria crise climática me levou de encontro a um banzeiro, que, com sorte, me levou até o teatro. Sou grata ao teatro que sempre me salvou. A arte sempre salva”, compartilha Clara Serejo, atriz da peça e que estreia como dramaturga. Banzeiro é um espetáculo solo, inédito, dirigido por Ana Luiza Magalhães, inspirado em pesquisadores, cientistas e artistas que investigam o antropoceno e como a arte pode se relacionar com o tema. Com aproximadamente 1 hora de duração, é um chamado para lembrar que nunca deixamos de ser parte da terra, mesmo quando tentam nos fazer esquecer. É a atriz que se oferece como corpo-território, abrindo paisagens da própria vida para tocar questões que são de todos nós: o que nos atravessa? O que tentamos esquecer? Quais sonhos nos habitam? Neste trabalho, o teatro é nossa travessia e rito de passagem. A cada cena, somos convidados a atravessar também os nossos próprios banzeiros: as dúvidas, os lutos, as reinvenções, os encontros consigo e com os outros. Banzeiro é sopro de memória, é chão movediço, é corpo em rito. É o risco da mudança na direção da graça. Sim, há algo de fim do mundo nesse espetáculo. Mas também há esperança. Há o desejo de adiar esse fim ao contarmos outras histórias — mais conectadas, mais humanas, mais verdadeiras. Como sugere Ailton Krenak, “contar uma história é uma maneira de se adiar o fim do mundo”.O convite está feito: entre, respire e deixe este rio te navegar. Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam: Espetáculo: Banzeiro instagram.com/banzeiro2025 [+] saiba mais Amazing Tenors | Sings Bocelli 01/08 Música Amazing Tenors traz aos palcos um espetáculo nunca visto no Brasil! Em “Amazing Tenors, Sings Bocelli”, três jovens, e já renomados tenores, interpretam as músicas que marcaram a carreira de um dos maiores e mais populares tenores da história da música! Arranjos criados exclusivamente para emocionar e levantar a platéia de seus lugares. Aliados às vozes impressionantes e marcantes de Henrique Moretsohon, Murilo Trajano e Paulo Paolilo, uma belíssima orquestra, ao vivo, ajuda a refinar e transformar este espetáculo em uma noite inesquecível para todos os presentes. Sucessos da música italiana como “Canto della Terra”, “Granada”, “Cinema Paradiso” entre outras, se aliam aos clássicos de Bocceli como “Vivo Per Lei”, “Com Te Partirò”, além dos famosos boleros, tangos e temas de filmes também eternizados pela doce e potente voz de Bocelli. Amazing Tenors desperta um mar de sensações e emoções em show único! Além dos 3 incríveis vocalistas, e da orquestra, o espetáculo ainda conta com a direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Experience In Concert”, “Elvis Experience Tribute In Concert”, “Acoustix”, “Abba Experience In Concert”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”, “Las Vegas Amazing Show”, entre outros; e direção executiva de Daniela Schiarreta. [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais Brincando com Bento e Totó | Infantil 02/08 a 03/08 Teatro Sucesso estrondoso no YouTube, Bento, Totó e sua turma, se apresentam no teatro com o espetáculo “Brincando com o Bento e Totó”. Prepare-se para um dia repleto de brincadeiras e diversão! Junte-se a nós nessa aventura emocionante para resolver um mistério e celebrar o aniversário do Bento! Venha se divertir em um show cheio de música,surpresas, interação com o público e um cenário encantador. Sucessos como Funk do Patinho e Patinho Colorido, são garantidos! Não fique de fora dessa!!! O musical tem produção da Plinta Kids, Mosquito Produções em parceria com o Estúdio Xogoot. [+] saiba mais Afonso Padilha – Novo Show de Stand-up | 2025 02/08 a 03/08 Outros Afonso Padilha está de volta com seu novo solo! Prepare-se para rir com o comediante, humorista, roteirista, escritor e pagodeiro Afonso Padilha! Afonso está percorrendo o Brasil com seu mais novo show solo, trazendo sua visão única e tragicamente engraçada sobre a vida. Neste novo show, Padilha aborda temas como o fim do mundo (sim, do jeito mais engraçado possível), amigos entrando na vida adulta – e virando pais – e seus medos mais íntimos, transformando tudo em situações cômicas que só ele sabe contar. Com seu estilo inconfundível, Afonso mais uma vez nos convida a dar boas risadas com suas histórias e comentários, tudo baseado em suas próprias experiência. [+] saiba mais Clara Nunes, a tal guerreira | Musical 08/08 a 31/08 Musical Com Emanuelle Araújo no papel de Clara Nunes e Carol Costa no papel de Bibi Ferreira, musical, que arrebatou grande público, reestreia e tem temporada inédita no Rio de Janeiro. Idealizado por Vanessa da Mata (que protagonizou a primeira temporada), direção e encenação de Jorge Farjalla, e texto de André Magalhães e Jorge Farjalla, Clara Nunes - A Tal Guerreira traz aos palcos aspectos da vida da artista que passam por suas raízes em Minas Gerais; seu encontro com o sincretismo religioso do Brasil (o candomblé, a umbanda e o catolicismo); seus amores; e sua música, que flutua por diversos ritmos brasileiros, inclusive, o samba de sua amada Portela. A trama é toda costurada por intermédio de sua parceira, e amiga confidente, Bibi Ferreira. A curtíssima temporada acontece na Grande Sala do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, de 08 a 31 de agosto, e os ingressos custam a partir de R$ 22,50. Em 2024 e início de 2025, o espetáculo passou duas vezes por São Paulo (Teatro Bravos e Teatro Renault) e uma por Fortaleza (Cineteatro São Luiz). No Teatro Renault, o musical conquistou um marco importante como o primeiro nacional a ser apresentado naquele consagrado palco. Com estas temporadas, recebeu sete indicações ao Prêmio DID - e ganhou em duas categorias (Atriz Coadjuvante - para Carol Costa, e Musical Brasileiro). Aliás, Emanuelle e Carol repetem uma dobradinha de sucesso, quando protagonizaram juntas o musical Chicago (2022) no Teatro Santander. Clara Nunes - A Tal Guerreira é um musical apresentado pelo Ministério da Cultura. A realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi, Solo Entretenimento, de Daniella Griesi e da Sevenx Produções Artísticas, de Felipe Heráclito Lima.  [+] saiba mais Quem é o Marcílio? | Lançamento de Livro 09/08 Arte e Conhecimento Autobiografia de Luis Antonio Pereira, diretor, produtor e roteirista de filmes, séries e peças teatrais. Esse é o primeiro livro do autor, que, aos 54 anos, decidiu contar como foi a sua infância e relatar os casos de xenofobia que sofreu por ser descendente de portugueses, especialmente nas décadas de 70 e 80. Narra também os episódios de racismo que presenciou na escola, em uma época em que pouco se falava sobre o tema no Brasil, e como ajudou - ou tentou ajudar - pessoas que sofriam com esse problema crônico que afeta não apenas a nossa sociedade, mas o mundo inteiro. Aborda ainda a sua transição e entrada na carreira artística, os estudos que vêm se intensificando ao logo do tempo, e os grandes mestres e mentores que passaram pelo seu caminho, como Maria Clara Machado, Ana Maria Zanelli, Ricardo Boechat, Ricardo Kosovski, Bernardo Jablonski, Toninho Lopes, David Alan Stern, Alice Lemon, Brad Kaembell, Cecil Thire e, principalmente, a sua família. Fala sobre o início no teatro, período onde sofreu discriminação por parte de amigos de infância que não pertenciam ao mesmo meio, e sobre a posterior transição para o mercado audiovisual, no qual conquistou prêmios e participou de mais de 200 festivais nacionais e internacionais. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Aumenta o Retorno! | Petrobras Sinfônica toca Tim Maia 12/09 Música Prepare o coração: em 12 de setembro, sexta, às 20h, a Orquestra Petrobras Sinfônica convida o público para celebrar o síndico do Brasil na Cidade das Artes! Em “Aumenta o Retorno!”, a orquestra presta um tributo sinfônico à obra de Tim Maia, um dos maiores nomes da música brasileira, em uma noite de groove, emoção e aquela energia única que só ele sabia transmitir. Sob a regência de Felipe Prazeres, o concerto apresenta versões sinfônicas inéditas para clássicos como “Azul da Cor do Mar”, “Primavera”, “Sossego”, “Do Leme ao Pontal”, entre muitos outros sucessos que atravessam gerações. Com arranjos assinados por Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Pedro Muniz e Ricardo Candido, o repertório passeia pela soul music, pelo romantismo e pelo balanço irresistível que eternizaram Tim Maia como uma das vozes mais marcantes da nossa música popular. Aumenta o retorno, maestro! Porque Tim Maia, com orquestra, merece ser celebrado em grande estilo.   [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança Balé Nacional da China | GuoNian O Quebra-Nozes como você nunca viu O Balé Nacional da China apresenta GuoNian, uma impressionante releitura de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, ambientada na véspera do Ano Novo Chinês. Com uma linguagem coreográfica que une tradição e inovação, o espetáculo incorpora elementos emblemáticos da cultura chinesa — como os 12 animais do zodíaco, lanternas vermelhas e símbolos festivos — em uma narrativa mágica que convida o público a viver o clássico sob uma nova perspectiva. Duração Balé em 2 atos e 1 intervalo 1º Ato: 48 minutos Intervalo: 20 minutos 2º Ato: 45 minutos [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais