Criatividade não é apenas um assunto de interesse para artistas. Entender os mecanismos necessários para geração de novas ideias é importante para qualquer disciplina ou área de atuação. Nossas estruturas de pensamento enrijecidas parecem contrariar fatores implícitos no pensamento criativo. No caso do sistema educacional, o estímulo ao pensamento divergente é praticamente eliminado ao longo da formação. Isso torna-se evidente quando observamos uma desvalorização do processo de aprendizagem em si em prol do bom desempenho em provas ou avaliações. A ênfase em critérios quantitativos para mensurar o aprendizado torna os resultados a meta da educação, enquanto estes são apenas um dos meios nesse processo. Vamos educar nossos filhos através de ideias e interpretações da história já decoradas ou vamos ensinar os meios para uma autonomia de pensamento? Vamos ensinar o que pensar ou como pensar? Afinal de contas, ensinar é oferecer as ferramentas necessárias para uma maior autonomia do aluno, no lugar da mera memorização de conteúdos já existentes.
Amplamente ilustrada com textos, vídeos e usando fontes das mais diversas disciplinas – artes, neurociência, física, evolução, entre outras –, a palestra aborda como o incentivo ao geração de novas ideias é fundamental para área da educação. Serão abordadas questões como: a conexão de fatores no contexto criativo com sistemas paralelos na natureza, a importância de informação aleatória e a reflexão sobre o equilíbrio entre os sistemas convergente e divergente.
Este evento é fechado e direcionado apenas aos Diretores da 7ª CRE.