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Evento Encerrado

Rosas - Drumming | Anne Teresa De Keersmaeker, direção artística

rosas


DRUMMING

 

O compositor norte-americano Steve Reich, nascido em 1936, um dos papas da música minimalista, criou Drumming no início da década de 1970, ao retornar de uma viagem de estudos à África. A peça apresenta um motivo rítmico obsessivo, que vai se desdobrando numa variedade de texturas produzidas pela percussão, madeiras e metais - bongôs, marimbas, glockenspiels e flautas piccolo -, e pela presença sutil de vozes femininas.

Inspirada na estrutura de Drumming, a coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker traduz e enriquece nesta criação de 1998 o espírito da composição: a complexidade da coreografia se constrói sobre uma única combinação de movimentos, ao qual se aplicam numerosas variações no tempo e no espaço. Quando a percussão se cala e os corpos se imobilizam, o espectador percebe a surpreendente jornada proporcionada por esta peça, uma onda de pura dança e puro som, um turbilhão de energia vital.

Reich atingiu nesse trabalho o ápice da técnica aplicada anteriormente em Piano Phase (1967) – na qual os intérpretes quebram o uníssono numa quase imperceptível aceleração que provoca uma progressiva inter-relação entre as frases musicais, em cânone. Keermaker tem na obra de Reich um fio condutor de seu trabalho desde que estreou como coreógrafa em 1982 com Fase, baseada nesta peça. 

ANNE TERESA DE KEERSMAEKER

Após estudar dança na Mudra School de Maurice Béjart, em Bruxelas, e no Departamento de Dança da New York University’s  School of the Arts, inicia sua carreira com Fase, Quatro Movimentos para a Música de Steve Reich (1982). Em 1983, funda sua companhia ao criar a coreografia Rosas danst Rosas, que alcança rápida projeção internacional.

Por quinze anos, entre 1992 e 2007, De Keersmaeker é coreógrafa residente no teatro La Monnaie, a Opéra Nacional da Bélgica. Durante este período criou uma longa série de trabalhos que vêm sendo apresentados mundo afora.

Em 1995, Rosas e La Monnaie associam-se na criação do projeto educativo P.A.R.T.S. – Performing Arts Research and Training Studios; muitos dos alunos desta licenciatura em dança são hoje bailarinos e coreógrafos de reconhecido mérito, tanto na Europa quanto em outros continentes.

Com um trabalho coreográfico fortemente assentado sobre a relação entre a dança e a música, Anne Teresa De Keersmaeker utiliza desde composições do final da Idade Média a peças do século XX; fez a estreia de criações de George Benjamin, Toshio Hosokawa e Thierry De Mey e colaborou com diversos intérpretes e grupos. Também é vasto o leque de gêneros musicais em que aposta, abrangendo ainda o jazz, a música tradicional indiana e a música pop. Sua grande afinidade com as composições de Steve Reich se traduziu em peças como Fase (1982), Drumming (1998) e Rain (2011). O conjunto de sua obra traz coreografias de forte sensualidade e teatralidade que atestam uma linguagem em permanente evolução, com uma refinada arquitetura. Sua personalidade artística singular tem sido reconhecida com prêmios como o Samuel Scripps American Dance Festival Award (2011).

Outra característica do trabalho de Keersmaeker é o rompimento dos limites da dança pura, em performances que avançam pelo texto como Kassandra, speaking in twelve voices (2004), I said (1999) e In Real Time (2000). Dirigiu também óperas como Duke Blue-beard’s Castle, de Béla Bartók (1998) e Hanjo de Toshio Hosokawa (2004). Vários de seus trabalhos transformaram-se em filmes de dança, assinados pela própria coreógrafa, por Thierry De Mey e por Peter Greenaway, entre outros.

Nos últimos anos, Anne Teresa vem repensando os parâmetros do seu trabalho como coreógrafa. A colaboração estreita com artistas como Alain Franco (em Zeitung, 2008), Ann Veronica Janssens (Keeping Still Part, 2008; The Song, 2009; Cesena, 2011), Michel François (The Song, En Atendant, 2010) e Jérôme Bel (3Abschied, 2010) abre caminhos para questionar e reconsiderar os elementos essenciais da dança - o tempo e o espaço, o corpo e a voz, os movimentos e a relação com o mundo.

Seus mais recentes trabalhos são Partita 2 (2013), um dueto com o bailarino e coreógrafo Boris Charmatz, construído sobre a peça de Bach, Vortex Temporum (2013), sobre peça de Gérard Grisey e Verklärte Nacht (2014), um pas-de-deux com música de Arnold Schönberg. No conjunto de livros e DVDs Choregrapher’s Score, publicado pela própria companhia Rosas e pela editora inglesa Mercatorfonds (maio de 2012 / julho 2013 / Outubro de 2014), Anne Teresa discorre sobre a criação de seus quatro primeiros trabalhos: Drumming, Rain, En Atendant e Cesena, em diálogos com Bojana Cvejic, conceituado musicólogo e teórico em performances.

 

CIA. DE DANÇA ROSAS

O grupo Rosas, da bailarina e coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, ganhou a atenção da cena internacional com a criação de Rosas danst Rosas, para música de Thierry De Mey e  Peter Vermeersch, em 1983. Nos últimos anos, Anne Teresa tem criado para a companhia uma série de trabalhos em que a dança acontece como escrita pura no tempo e no espaço. No centro conceitual de seu trabalho está a relação entre movimento e música e, em algumas produções, a relação entre dança e texto.

Rosas se estrutura para propiciar um trabalho contínuo e intenso com cada artista, um modelo organizacional que Anne Teresa De Keersmaeker escolheu. Nas produções de grande porte, o grupo todo sobe ao palco; em produções de menor escala, De Keersmaeker faz, muitas vezes, uma participação como dançarina. A companhia tem como premissa apresentar seu repertório enquanto trabalha em novas criações, mantendo viva sua história e a transmitindo às novas gerações de bailarinos e ao público.

Com fortes conexões internacionais, a companhia se apresenta em importantes espaços da dança contemporânea, dentro e fora da Europa, mantendo como prioridade, no entanto, sua permanência na Bélgica - onde conta com uma longa parceria com os maiores centros nacionais de artes cênicas.

A companhia dedica considerável atenção e energia aos projetos educacionais e participativos e à arte-educação, mantendo um compromisso ainda com um circuito de espaços menores.

Rosas é um espaço aberto e compartilha sua infraestrutura não somente com a P.A.R.T.S. (escola fundada pela companhia Rosas e De Munt / La Monnaie, financiada pelo Ministério da Educação da Comunidade Flamenga), como também com o grupo musical contemporâneo Ictos e com o Workspace Brussels, uma organização que oferece suporte para jovens artistas. A experiência em gestão, comunicação e a expertise administrativa de Anna Teresa De Keersmaeker são compartilhadas e difundidas. Essa troca contribui para que o espaço da Companhia em Bruxelas se torne cada vez mais uma referência e um ponto de encontro não somente da dança, mas dos mais diversos talentos artísticos.


Coreografia: Anne Teresa De Keersmaeker

Dançado por Polina Akhmetzyanova, Boštjan Antončič, Cynthia Loemij, Marta Coronado, Carlos Garbin, Fumiyo Ikeda, Anneleen Keppens, Sandra Ortega Bejarano, Elizaveta Penkova, Igor Shyshko, Marco Torrice, Samantha van Wissen, Sue-Yeon Youn

Criado em 1998 com o elenco original formado por Iris Bouche, Bruce Campbell, Marta Coronado, Alix Eynaudi, Fumiyo Ikeda, Martin Kilvády, Oliver Koch, Cynthia Loemij, Roberto Oliván de la Iglesia, Ursula Robb, Taka Shamoto, Rosalba Torres

Música: Drumming - Steve Reich

Cenário e iluminação: Jan Versweyveld

Assistente de cenografia e iluminação: Geert Peymen

Figurinos: Dries Van Noten

Assistente de figurino: Anne-Catherine Kunz, Aouatif Boulaich

Assistente de coreografia para a remontagem: Roberto Oliván de la Iglesia

Direção de ensaios: Cynthia Loemij

Assistente de direção artística: Anne Van Aerschot

Diretor técnico: Joris Erven

Técnicos: Wannes De Rydt, Bert Veris

Guarda-roupa: Valerie Dewaele

Produção 1998: Rosas, De Munt / La Monnaie (Brussel/Bruxelles/Brussels), La Bâtie – Festival de Genève

 

Coprodução 2012: De Munt / La Monnaie (Brussel/Bruxelles/Brussels), Sadler’s Wells (Londen/Londres/London), Les Théâtres de la Ville de Luxembourg

Estreia: 07.08.1998, ImPulsTanz - Festival Internacional de Dança de Viena




Dança

Informações Gerais

Datas

05/11/14 a 07/11/14

Horários

Quarta-Feira - 21:00

Quinta-Feira - 21:00

Sexta-Feira - 21:30

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Preços

05/11 - Preço único: R$ 30,00

06 e 07/11 - Plateia: R$ 80,00

06 e 07/11 - Frisas e camarotes: R$ 60,00

06 e 07/11 - Galerias: R$ 20,00

Demais Eventos da Programação

Compagnie Käfig - La Couleur de la Grenade | Dança 06/09 a 07/09 Dança Em homenagem ao centenário do cineasta armênio Serguei Paradjanov, o coreógrafo francês Mourad Merzouki criou o espetáculo A Cor da Romã, inspirado no filme Sayat Nova: A Cor da Romã. O espetáculo traduz para a linguagem da dança, em especial o hip-hop e a dança contemporânea, a estética poética e simbólica do cinema de Paradjanov, por meio de imagens marcantes, cenários e figurinos inspirados no longa-metragem. A trilha sonora, assinada pela dupla Hogh Arthun, mescla música tradicional armênia com elementos eletrônicos, enquanto os figurinos de Edgar Manoukian refletem as cores e a identidade cultural da Armênia. Criada em 1996, Käfig marcou a estreia da companhia de Mourad Merzouki e trouxe, já em seu título (que significa “gaiola” em árabe e alemão), a recusa em se deixar limitar. Partindo do hip-hop como linguagem essencial, Merzouki propôs um diálogo com outras formas artísticas e culturais, sem nunca abandonar a energia original do estilo urbano. A peça nasce da necessidade de expressão e do desejo de criar pontes entre estilos, mundos e pessoas. A companhia define sua dança como hip-hop, ainda que busque constantemente uma escrita coreográfica própria, em um território livre e em transformação. La Couleur de la Grenade é uma fusão de culturas e linguagens artísticas, reunindo artistas armênios e franceses no palco e nos bastidores. O projeto celebra o encontro entre diferentes tradições e expressões, destacando a dança como linguagem universal e a arte como ponte entre mundos. Duração: 60 min [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Espetáculo Efemmera | Dança 05/09 a 14/09 Dança Este projeto foi contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura O espetáculo EFFEMERA estreia em setembro na Cidade das Artes, unindo dança contemporânea, danças urbanas e artes plásticas para refletir sobre o universo feminino e suas múltiplas camadas. A montagem é assinada pela companhia JP MOVE, referência na cena da dança contemporânea carioca. Em uma abordagem potente e sensível, EFFEMERA investiga as relações de poder, opressão, sexualidade e rebeldia vividas por mulheres em uma sociedade ainda atravessada pelo machismo estrutural. O título carrega duplo sentido: enquanto "femme" (mulher, em francês) centraliza o protagonismo feminino, as letras que restam — E + RA — sugerem a "Era das Mulheres", ao mesmo tempo em que dialogam com o termo "efêmera", remetendo à fragilidade e à transitoriedade da liberdade plena para muitas mulheres. A dramaturgia nasce a partir de depoimentos reais das intérpretes, criadoras, familiares e mulheres do entorno, resultando numa obra que dá voz às vivências, medos, resistências e desejos das mulheres que transitam nas ruas e territórios do Rio de Janeiro. Cada apresentação de EFFEMERA propõe um encontro vivo com o público, trazendo reações e experiências únicas a cada sessão. A encenação mistura linguagens visuais e coreográficas: as instalações cênicas são produzidas com materiais reciclados, criando um diálogo estético entre o corpo e o espaço, com inspiração em obras de artistas plásticas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Lygia Pape. Os movimentos intensos e frenéticos, aliados à estética das danças urbanas, costuram a narrativa e imprimem à cena uma força que busca provocar o público ao desconforto necessário diante das questões de gênero. [+] saiba mais Aumenta o Retorno! | Orquestra Petrobras Sinfônica 12/09 Música Prepare o coração, no dia 12 de setembro, sexta, às 20h, a Orquestra Petrobras Sinfônica convida o público para celebrar o síndico do Brasil na Cidade das Artes! Em “Aumenta o Retorno!”, a orquestra presta um tributo sinfônico à obra de Tim Maia, um dos maiores nomes da música brasileira, em uma noite de groove, emoção e aquela energia única que só ele sabia transmitir. Sob a regência de Felipe Prazeres, o concerto apresenta versões sinfônicas inéditas para clássicos como “Azul da Cor do Mar”, “Primavera”, “Sossego”, “Do Leme ao Pontal”, entre muitos outros sucessos que atravessam gerações. Com arranjos assinados por Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Pedro Muniz e Ricardo Candido, o repertório passeia pela soul music, pelo romantismo e pelo balanço irresistível que eternizaram Tim Maia como uma das vozes mais marcantes da nossa música popular. Aumenta o retorno, maestro! Porque Tim Maia, com orquestra, merece ser celebrado em grande estilo.   [+] saiba mais Série Mundo Brasil | OSB 13/09 a 14/09 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira apresenta o espetáculo Série Mundo Brasil, na Cidade das Artes Maestro Miguel Campos Neto rege os concertos, dias 13 e 14 de setembro A música brasileira é a grande homenageada no espetáculo Série Mundo Brasil, que a Orquestra Sinfônica Brasileira leva ao palco da Cidade das Artes nos dias 13 e 14 de setembro. Sob regência do maestro Miguel Campos Neto, a OSB apresentará “Leito de Folhas Verdes”, de José Siqueira; “Raízes”, de Clarice Assad – com participação do Grupo Martelo, e “Choros 6”, Heitor Villa-Lobos.   A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA: Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 85 anos de trajetória ininterrupta, a OSB é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia. Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos e apresentações especiais, além de um amplo projeto de educação musical e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação OSB conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale, Shell, Itaú, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Bermudes Advogados, Brookfield e CYMI como patrocinadores, Bradesco e Safra como patrocinadores de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais. Série Mundo Brasil Miguel Campos Neto, regência Grupo Martelo, percussão PROGRAMA: JOSÉ SIQUEIRA – Leito de Folhas Verdes CLARICE ASSAD – Raízes  - INTERVALO - HEITOR VILLA-LOBOS – Choros nº 6 [+] saiba mais Língua Viva 2025 | O que é (o ou um) pai ? 17/09 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: O que é (o ou um) pai ? DATA: 17/09/25 O que é (o ou um) pai? “O pai”, acompanhado do artigo definido, pode conotar uma norma ou identidade conferida ao ideal do pai. “Um pai”, acompanhado do artigo indefinido, pode nos sugerir não uma norma estabelecida, mas a ocorrência singular de um pai enquanto função que inscreve e nomeia um sujeito na ordem simbólica do mundo. Logo, “o pai” pode ser o progenitor ou aquele que confere filiação ao filho na certidão. Contudo, “um pai” é uma função que não está restrita a pessoa ou responsabilidade civil de alguém formalmente nomeado. Um pai é o efeito de uma nomeação que funcionará para o sujeito como medida para o desejo, uma nomeação que abre a possibilidade para o sujeito frente ao desamparo real ou frente à devoração de um capricho desmedido de um Outro devorador. Na obra de Valter Hugo Mãe, Filho de mil homens, podemos explorar a narrativa poética e singular da ocorrência de “um pai” na vida daquela que advirá como um filho: “Quando se conhece alguém, pensou Crisóstomo, procuram-se as exuberâncias dos gestos, como para fazer exuberar o amor, mas o amor é uma pacificação com as nossas naturezas e deve conduzir ao sossego”. [+] saiba mais Série OSB 85 anos | Concerto 20/09 a 21/09 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta na Cidade das Artes, dias 20 e 21 de setembro No repertório, “Abertura Festiva”, de Dmitri Shostakovich, e “Uma vida de herói”, de Richard Strauss. A regência fica a cargo de Marcelo Lehninger. Em mais um espetáculo da Série OSB 85 Anos, que celebra a excelência de seu conjunto e revisita obras monumentais de sua trajetória, a Orquestra Sinfônica Brasileira sobe ao palco da Cidade das Artes para interpretar a “Abertura Festiva” de Dmitri Shostakovich, e “Uma vida de herói”, de Richard Strauss. Sob regência do maestro convidado Marcelo Lehninger, os concertos acontecem nos dias 20 e 21 de setembro. A Série OSB destaca composições que desafiam os músicos não apenas tecnicamente, mas sobretudo em seu aspecto interpretativo, demandando uma profunda compreensão musical de cada instrumentista. PROGRAMA: DMITRI SHOSTAKOVICH – Abertura Festiva  RICHARD STRAUSS - Uma vida de heróis [+] saiba mais O Vento Veio e Falou Comigo | Lançamento de Livro 27/09 Arte e Conhecimento O Vento Veio e Falou Comigo — A criatividade como jornada de transformação às margens da Floresta Amazônica Em um mundo saturado de estímulos e empobrecido de sentido, O Vento Veio e Falou Comigo chega como um sopro. Mais do que um livro sobre criatividade, é uma jornada de transformação interior vivida às margens da Floresta Amazônica. Escrito por um artista e pesquisador imerso na escuta dos ritmos da floresta, o livro propõe uma travessia que resgata o valor simbólico da criação, rompendo com a lógica produtivista e reconectando o leitor ao gesto sensível de criar. Inspirado por conversas com ribeirinhos ancestrais da Floresta, silêncios compartilhados com a natureza e o fluxo do rio Tapajós, o autor nos convida a repensar o tempo, a escuta e a potência de se esvaziar como origem do ato criativo. Com linguagem poética e um ritmo que respeita o tempo da floresta, O Vento Veio e Falou Comigo é mais do que uma leitura — é um ritual de presença. Um convite para os que buscam reencontrar o sagrado no simples e acessar a alma do mundo por meio da arte, da contemplação e da escuta. SOBRE O LIVRO “O Vento Veio e Falou Comigo” é um livro-experiência que convida o leitor a uma travessia sensível pelos caminhos da criatividade, tendo a Floresta Amazônica como cenário real e simbólico. Em tempos de excesso, pressa e métricas, este relato emerge como um sopro de reencontro com o silêncio, a escuta e a potência poética da vida. A partir de uma imersão às margens do rio Tapajós, o autor — artista e pesquisador — compartilha conversas com a floresta, encontros com saberes ancestrais e aprendizados que revelam a criatividade não como técnica, mas como escuta profunda: da natureza, da ancestralidade e do invisível. Criar, aqui, é tornar-se permeável ao mundo. Mais do que um livro sobre criatividade, esta obra é um chamado à presença e à transformação interior. Um lembrete de que, se estivermos abertos, também poderemos ouvir o vento — e deixar que ele nos mova de volta à essência. SOBRE O AUTOR Daniel Mira é um pensador da arte. Atuando como artista, pesquisador e empreendedor criativo. Graduou-se em artes pela Universidade de Brasília, especializando-se em Poéticas Visuais, como mestre em Design e doutor em processos criativos inspirados na natureza pela Universidade de Brasília. Atua no contexto das pesquisas “poiéticas” inspiradas na Natureza, tendo como abordagem a interseção entre o sensível e o lógico para formação do pensamento humano e suas expressões. Como contexto mergulha na biodiversidade brasileira, orientando suas temáticas criativas para expressões centradas na vida, como o caminho para regeneração nos âmbitos culturais, sociais e de inovação. Seu processo artístico é um mergulho na poética da natureza e sua impermanência. Tem como base a escrita visual, mas busca na fenomenologia natural os cinco sentidos da imagem. O processo, a vivência e a escuta são a inspiração para o fazer artístico; onde consciência e inconsciência se misturam; e obra em si é um rastro destes encontros. A frente NOUS Ecossistema, é fundador do NOUS Instituto, constituído desde 2007, da NOUS escola e de sua consultoria de design regenerativo; fomentando ações nas áreas de Humanidades, Natureza e Cultura. Leciona como professor universitário a mais de quinze anos, coordenado ações de comunicação da causa através de projetos como núcleo de extensão Humanizate. Partilha sua criatividade nas áreas de artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual há mais de 20 anos. Trabalhando junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, exibiu suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona, Berlim e Slovenia. [+] saiba mais Orquestra Ouro Preto: Hilda Furacão, a Ópera 27/09 a 28/09 Teatro Uma das personagens mais icônicas da literatura e da teledramaturgia brasileiras ganhou versão operística com direito a turnê nacional, que já passou por São Paulo, Belo Horizonte e agora desembarca no Rio de Janeiro. O projeto, que ainda prevê apresentações em Curitiba e Boa Vista, conta com o patrocínio da Petrobras, que há mais de 40 anos investe na cultura como força transformadora, apoiando iniciativas em todo o país que promovem a diversidade, valorizam a identidade nacional e ampliam o acesso à produção artística brasileira. A Orquestra Ouro Preto leva aos palcos brasileiros Hilda Furacão, a Ópera, adaptação do aclamado romance de Roberto Drummond, ambientado em Belo Horizonte e imortalizado na célebre minissérie dos anos 1990. Com música original de Tim Rescala e direção de cena de Julliano Mendes, a montagem é regida pelo maestro Rodrigo Toffolo e vem emocionando plateias por todo o Brasil. Com libreto em português e dividida em dois atos, a ópera celebra a riqueza da cultura brasileira e mergulha nos dilemas éticos, sociais e religiosos de uma época marcada por contradições. A turnê nacional chega ao Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de setembro, às 20h e 18h, respectivamente, na Cidade das Artes, após o sucesso da temporada de estreia em 2024, quando as duas récitas realizadas na cidade tiveram ingressos esgotados. Atendendo a muitos pedidos, a produção retorna ao palco carioca. Os ingressos já estão à venda no site Eventim e na bilheteria do teatro. A protagonista é vivida pela mezzo-soprano Carla Rizzi, que retorna à cena com a Orquestra após sua atuação em Auto da Compadecida, a Ópera. Ao seu lado, o tenor Jabez Lima interpreta Frei Malthus, trazendo ao palco a intensidade do conflito entre desejo e fé. Completam o elenco de solistas Marília Vargas (Loló Ventura), Marcelo Coutinho (Nelson Sarmento), Johnny França (Aramel) e Fernando Portari, que assume o papel de narrador e do próprio autor, Roberto Drummond. A montagem conta ainda com a participação de um coro com 16 vozes, que contribui para a densidade dramática e musical da obra. Nos bastidores, Luiz Abreu assina a direção de arte; Paula Gascon, os figurinos; Tiça Camargo, o visagismo; Carol Gomes, a cenografia; e Bruno Corrêa, a engenharia de som. A época em que a história se passa ganha vida com as cores e a ousadia da Orquestra Ouro Preto, que imprime sua identidade visual e cênica à montagem. O resultado são cenas impactantes, cheias de surpresas, que ampliam o drama e a potência narrativa da ópera. Na partitura original, Tim Rescala incorporou elementos do universo musical popular da época retratada no romance, como músicas brasileiras, boleros e sucessos radiofônicos, ao discurso operístico tradicional, criando uma obra híbrida entre ópera e musical. O romance do escritor mineiro conta a história de Hilda, uma jovem bela e rebelde que rompe com as expectativas ao abandonar sua vida de prestígio e refugiar-se na zona boêmia da capital mineira. Sua jornada se entrelaça com a de Frei Malthus, um jovem religioso determinado a transformar a vida dos habitantes da região. Esse encontro desencadeia uma série de conflitos éticos e sociais, em um confronto entre desejo e dever, liberdade e moralidade. Uma narrativa que encontra na ópera a linguagem perfeita para seu desenvolvimento dramático, somando-se ao panteão de grandes heroínas do gênero, como Carmen e Aída, e consolidando o caminho para a criação de uma ópera nacional que dialoga com nossa história, cores e sons. “Hilda tem todos os elementos para se tornar uma ópera: uma trama instigante e trágica, personagens fortes e uma grande carga emocional”, afirma o compositor Tim Rescala. Para o maestro Rodrigo Toffolo, “Hilda é uma protagonista perfeita para esse ciclo de óperas brasileiras que a Orquestra Ouro Preto vem desenvolvendo. É uma personagem feminina forte, com reflexões profundas sobre liberdade, destino e imposições sociais.” Com esta produção, a Orquestra reafirma seu compromisso com a criação de um repertório operístico brasileiro, acessível, contemporâneo e enraizado na identidade cultural do país. Sobre a Petrobras A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável e uma transição energética justa. A cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando, há mais de 40 anos, projetos que contribuem para a cultura brasileira e estão presentes em todos os estados do Brasil. [+] saiba mais Palhaço de Ferro | Teatro 27/09 a 05/10 Teatro Debaixo de uma antiga lona, transformada em um ferro velho, no sertão paraibano, um homem tenta fugir do próprio destino: ser palhaço, como o pai que nunca conheceu. Em meio a reflexões, memórias e solidão, ele constrói um espetáculo imaginário — onde a poesia nasce do abandono. Palhaço de Ferro é um mergulho sensível na poética nordestina, onde real e imaginário se embaralham num espetáculo visualmente forte, tragicômico e cheio de alma. Um convite à delicadeza da força que só um palhaço é capaz de ter. Prepare-se para rir, chorar e se reconhecer no espelho desse picadeiro de ferro velho e memórias. “Todo PALHAço precisa ser de palha para incendiar o picadeiro e de AÇO para resistir ao circo pegando fogo”. [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança Balé Nacional da China | GuoNian O Quebra-Nozes como você nunca viu O Balé Nacional da China apresenta GuoNian, uma impressionante releitura de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, ambientada na véspera do Ano Novo Chinês. Com uma linguagem coreográfica que une tradição e inovação, o espetáculo incorpora elementos emblemáticos da cultura chinesa — como os 12 animais do zodíaco, lanternas vermelhas e símbolos festivos — em uma narrativa mágica que convida o público a viver o clássico sob uma nova perspectiva. Duração Balé em 2 atos e 1 intervalo 1º Ato: 48 minutos Intervalo: 20 minutos 2º Ato: 45 minutos [+] saiba mais MPB4 – 60 Anos de MPB | Música 18/10 Música O SHOW DO MPB4 NA CIDADE DAS ARTES TERÁ A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO CASUARINA  Logo após o golpe militar de 1964, prestes a lançar seu primeiro compacto, o grupo Quarteto do CPC, formado em Niterói, precisou mudar de nome. Nascia ali o MPB4 e, com ele, a sigla MPB, até então desconhecida e que nos anos seguintes passaria a designar um dos mais abrangentes gêneros musicais brasileiros. Para comemorar os 60 anos do MPB4 e da MPB, o biênio 2024 / 2025 é marcado pelo lançamento de álbum comemorativo via gravadora Biscoito Fino. Pela primeira vez na história do grupo, um trabalho todo com convidados especiais, compositores que marcaram as seis décadas do MPB4: Chico Buarque, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Dori Caymmi, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, Kleiton & Kledir, João Bosco, Alceu Valença, Francis Hime e Guinga cantam ao lado de Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira. O repertório é de canções desses compositores, a grande maioria inédita nas vozes do MPB4. O álbum já está disponível em todos os aplicativos de música. O show de lançamento traz algumas das canções do álbum, completadas por outras que marcaram a trajetória do MPB4, traçando, assim, um amplo panorama da MPB que, assim como o MPB4, completa 60 anos este ano. A direção do show é de Hugo Sukman. No palco com o MPB4 a banda que os acompanha há mais de 30 anos, com João Faria (baixo), Pedro Reis (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria). [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais