Fundação Cidade das Artes

Programação » Concerto de piano - Vanessa Wagner

Evento Encerrado

Concerto de piano - Vanessa Wagner

vanessa


Guiada por uma curiosidade natural, a pianista Vanessa Wagner viaja por meio do vasto repertório de seu instrumento, de obras escritas para fortepiano até composições contemporâneas, especialmente aquelas de Pascal Dusapin, o qual dedicou diversas peças à sua pianista favorita. O concerto chega à cidade das Artes para uma única apresentação, no dia 26 de setembro, às 21h30, no Teatro de Câmara.

Vanessa Wagner estudou com  D. Merlet no Conservatório de Paris, onde, aos dezessete anos, foi premiada com o “Premier Prix”, antes de tornar-se aluna de J.F. Heisser.

Leon Fleisher convidou-a para integrar a Canedabbia Academy, na Itália, onde teve como professores, entre outros, o próprio Fleisher, D. Bashikirov, M. Perahia, Fou T’Song e A. Weinsseberg. Em 1999 recebeu a “Victoire de La Musique” (o equivalente francês do Grammy), como a mais promissora jovem solista instrumental.

Desde então, Vanessa tem se apresentado pela Europa, Ásia e América do Sul, em festivais como: La Roque d’Antherón,  Piano aux Jacobins, Aix-em-Provence, Folles Journées de Nantes, Saint-Denis, Sintra, Klavier Ruhr, Wiltz, Royaumont, Musica, Colmar, Radio-France-Montpellier e Printemps des Arts; e nas mais conceituadas salas de concerto: Salle Pleyel, Salle Gaveau, Théâtre dês Champs-Élysées, Chatelêt, Bouffes Du Nord, Cité de La Musique, Arsenal, Grand Théâtre de Provence, Phillarmonic Hall (Munique e Luxemburgo), Palais dês Beaux-Arts (Bruxelas), Franz Liszt Academy and Opera House (Budapeste), Oriental Art Centre (Xangai), Symphony Hall (Osaka) e Academia de Santa Cecilia (Roma).

Muito requisitada como camerista, Vanessa Wagner compartilha o palco com seus amigos músicos: Augustin Dumay e Sasha Rozhdestvensky, com os quais se apresenta regularmente. Convidada por maestros como C. Dutoit, M. Plasson, C. Warren-Green, L. Bringuier, A. Dumay e F.X. Roth, atuou como solista frente às Orchestre National de France, Orchestre du Capitole de Toulouse, Orchestre Royal de Wallonie, Orchestre “Les Siècles”, Orquesta Sinfònica Nacional de México e filarmônicas de Munique, Osaka, Liège e Budapeste.

Suas gravações de obras de Rameau, Mozart, Haydn, Schumann, Brahms, Rachmaninov, Scriabin, Debussy e Berio receberam excelentes críticas e numerosos prêmios no exterior, principalmente na França, onde também fez parte da gravação do concerto “Les Pianos de La Nuit”, no festival La Roque d’Anthéron. A revista “Clássica” premiou-a por seu CD com obras de Debussy, considerado uma das melhores gravações de obras do compositor.


Schubert – Quatro Improvisos, D. 899

Debussy – Estampas

Ravel – Valsas nobres e sentimentais

Chopin – Andante spianato e grande polonaise, op.22




Música

Informações Gerais

Datas

26/09/14

Horários

21:30

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Preços

Plateia: R$ 50,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais