Sambalelê vai à Loja do Mestre André é um texto autoral voltado para o público infantil, que une dois personagens bastante conhecidos das cantigas de roda: Sambalelê e Mestre André. Sambalelê é um menino que conhece o violão por intermédio do Pai Francisco e fica completamente apaixonado pelo poder da música. Assim, parte rumo a uma viagem cheia de aventuras para conhecer a famosa e musical Loja do Mestre André!
Nessa contação de história gratuita (com duração de 30 min e com a presença de 1 contadora de história e 1 interprete de LIBRAS), que é interativa e repleta de canções, são usados instrumentos musicais, adereços e fantoches.
Após a contação haverá o momento da oficina (cerca de 30 min), quando as crianças irão desenhar e/ou escrever (à escolha de cada um) a parte da história que mais gostaram.
Essa é uma história de autoria da proponente e ainda não publicada, pois foi elaborada na forma oral. Por isso, na oficina, as crianças irão criar os primeiros registros documentais dela. Os desenhos do público irão ser digitalizados e inseridos num banco de dados com o devido crédito e autorização dos responsáveis.
Após a execução das 3 ações, os registros serão unidos e irá compor um caderno virtual que terá acesso e download gratuito. A contação de história, criada em 2013, por Beatriz Bessa e Maurice Assis (in memorian) já foi apresentada no formato teatral em diversas escolas e, na pandemia, executada de forma remota em LIVES.
BEATRIZ BESSA, Doutoranda em Música na UNIRIO , professora de música no Colégio Stella Maris desde 2008, arte educadora do Museu do Pontal desde 2015 e do Núcleo ExperimentaL de Arte Educação (NEAE) desde 2003 e musicista pelo Música Para Brincar, realizando voz e violão interativo em festas e eventos infantis desde 2011.
Sou Mestre em Memória Social (UNIRIO) e Mestre em Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO), Especialista em Práticas Musicais na Educação Básica (CPII), tendo Bacharelado e Licenciatura em Psicologia (UERJ).
Minha vivência musical começou em casa, ainda criança, com meu pai, o maestro Reginaldo Bessa.