Fundação Cidade das Artes

Programação » Orquestra Petrobras Sinfônica e Cidade das Artes apresentam “O GRANDE CIRCO MÍSTICO”

Evento Encerrado

Orquestra Petrobras Sinfônica e Cidade das Artes apresentam “O GRANDE CIRCO MÍSTICO”

circo mistico


A história de amor entre um aristocrata e uma acrobata e a saga da família austríaca dona do Grande Circo Knieps foi a inspiração para a criação de um dos maiores sucessos dos anos 80, O Grande Circo Místico, que será reinterpretado pela Orquestra Petrobras Sinfônica em junho. Os clássicos compostos por Chico Buarque e Edu Lobo serão apresentados em formato sinfônico, com arranjos de Cyro Pereira, Nelson Ayres, Mateus Araújo, Luiz Roberto Oliveira, Alexandre Mihanovich e Cristovão Bastos. Entre as músicas, estão as conhecidas Beatriz e Ciranda da Bailarina, interpretadas pela soprano Juliana Amaral e pelo barítono Marcelo Coutinho. As quatro apresentações, entre os dias 05 e 08/06, comemoram o início da Série Cidade das Artes - OPES.

 

O exuberante Grande Circo Místico estreou em 1983 misturando música, ballet, circo, teatro e poesia. O espetáculo ficou em turnê durante dois anos e foi visto por mais de 200 mil espectadores, lotando espaços como o Maracanãzinho e o Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

 


Mini-temporada O Grande Circo Místico – de Chico Buarque e Edu Lobo

 

João Maurício Galindo, regente

Juliana Amaral, soprano

Marcelo Coutinho, barítono

 

Abertura do Circo

Arranjo: Mateus Araújo

 

Beatriz

Arranjo: Nelson Ayres*

 

Valsa dos Clowns

Arranjo: Nelson Ayres*

 

Opereta do Casamento

Arranjo: Mateus Araújo

 

Oremus

Arranjo: Cyro Pereira

 

A Historia de Lily Braun

Arranjo: Nelson Ayres*

 

A Ciranda da Bailarina

Arranjo: Nelson Ayres*

 

Meu Namorado

Arranjo: Nelson Ayres*

 

O Tatuador

Arranjo: Luiz Roberto Oliveira

 

A Bela e a Fera

Arranjo: Alexandre Mihanovich

 

Sobre Todas as Coisas

Arranjo: Cristovão Bastos

 

O Circo Místico

Arranjo: Nelson Ayres*

 

Na Carreira

Arranjo: Nelson Ayres*

 


José Maurício Galindo: Com sólida formação acadêmica, o maestro é diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Destaca-se por sua regência sempre acurada nos mais variados repertórios e formações orquestrais. Ele também é conhecido por suas iniciativas para incentivar a popularização a música erudita, como a criação do programa “Pergunte ao Maestro” (rádio Cultura FM), o livro “Música – Pare para Ouvir” (editora Melhoramentos) e um curso de apreciação musical para leigos no Centro Experimental de Música do Sesc Consolação de São Paulo.

 

Juliana Amaral: Cantora, compositora e atriz, Juliana Amaral tem dois discos lançados pela gravadora Lua Music: “Águas Daqui” (2002) e “Juliana Samba” (2007). Os álbuns reúnem músicas autorais e de compositores de diferentes gerações, como Cartola, Marcelo Camelo e Paulinho da Viola. Em 2012, lançou “SM, XLS (Samba Mínimo, Extra Luxo Super)” pelo selo Sesc, com canções de novos compositores e releituras de obras de Francis Hime, Tom Zé, Itamar Assumpção e Wilson Baptista. Juliana também participou de projetos como "Marçal, uma dinastia do samba", "Da malandragem à Pilantragem" e "Gafieira Paulista" e atuou como solista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Como atriz, apresentou o espetáculo “Entrevista com Stela do Patrocínio”, ópera com canções de Lincoln Antonio sobre as falas de Stela do Patrocínio.

 

Marcelo Coutinho: Nascido em Petrópolis (RJ), onde participou do tradicional coral Canarinhos de Petrópolis. Formado em Canto pela Escola de Música da UFRJ em 1989, fez aperfeiçoamento técnico com Althea Bridges e música de câmara com Thomas Kerbl, ambos na Áustria. Além de atuar com orquestras de peso,  é ator e produtor musical, responsável por várias versões em português de músicas e vozes de personagens de desenhos da Disney nos anos 90 (como “O Corcunda de Notre-Dame”, “A Dama e o Vagabundo” e “O Estranho Mundo de Jack”).

 

Sobre a Orquestra: Aos 41 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. A orquestra realiza a maior parte de sua temporada no Rio de Janeiro com suas séries tradicionais que homenageiam grandes nomes da pintura brasileira: DjaniraPortinari e Mestre Athayde, com cyberconcertos gratuitos em igrejas. Em 2014, esta série ampliou seus horizontes e chegou às cidades Cantagalo, Petrópolis, Friburgo e Niterói. Neste ano também foi criada a série Cidade das Artes, que acontece na Barra da Tijuca.

 

Modelo de gestãoA Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.  

 

Sustentabilidade: Desde 2009, a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerada pelos espetáculos da Orquestra Petrobras Sinfônica é quantificada e neutralizada por meio do plantio e manutenção de árvores nas áreas rurais do Estado do Rio. 

 

Sobre a PETROBRAS: A Petrobras patrocina a Orquestra Petrobras Sinfônica há 26 anos. A principal frente de atuação do patrocínio cultural da companhia é o Petrobras Cultural. Completando dez anos em 2013, é o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país. A Petrobras busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias.

 

Outros Apoios e Patrocínios: A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: Avianca, UCI, Consulado da Argentina, Metrô Rio, WineBrands, Porto Bay Hotels, Aliansce Shopping Centers e Rádio MEC FM.




Música

Informações Gerais

Datas

05/06/14 a 08/06/14

Horários

Quinta-Feira - 21:00

Sexta-Feira - 21:30

Sábado - 20:00

Domingo - 18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais