Curadoria: Gabriela Bueno e Leonardo Melo
SLAM DO ESTUDANTE RJ: A VOZ DOS ALUNOS E DAS ALUNAS DO RIO DE JANEIRO
Em junho de 2024, alunos de escolas públicas e privadas disputaram um campeonato diferente na Biblioteca da Cidade das Artes.
Jovens de três instituições escolares (duas particulares e uma pública) trouxeram poemas autorais e performaram seus respectivos textos - utilizando apenas o corpo e a voz - para 5 jurados, que avaliaram cada apresentação com notas quebradas, de 9,0 a 10,0. As temáticas dos textos foram as mais variadas: medos, saudades, feminicídio, machismo, amor.
Após um desempate de tirar o fôlego entre alunos da Escola Estadual Chiquinha Gonzaga e do Colégio Saint John, o prêmio foi vencido pelo estudante do ensino público. Ele alcançou a maior média da competição.
E qual foi o prêmio?
Um troféu do SLAM DO ESTUDANTE RJ e um voucher num restaurante de rodízio de churrasco (escolhido pelo vencedor)!
Numa época em que os adolescentes estão cercados por todas as formas de tecnologias e telas, o SLAM DO ESTUDANTE RJ busca incentivar os jovens a fazer da poesia, da escrita literária, do papel e da caneta ou até mesmo do bloco de notas do celular - um instrumento de suas vozes, dos seus sentimentos e dos seus pensamentos.
Dessa forma, a competição passa a ser um convite, ou uma espécie de incentivo, para que eles assumam o protagonismo da cena literária construída pela juventude na contemporaneidade. A essência da disputa se mistura na emoção de ouvir o poema do outro e reconhecer as potencialidades do adversário em usar recursos linguísticos e performáticos na apresentação.
A 2ª edição do Slam do Estudante RJ vai contar com algumas novidades que serão divulgadas na página oficial do coletivo no instagram (@slamdoestudanterj).
CURADORIA
Leonardo Melo
Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de texto dos anos finais do Fundamental II e do Ensino Médio com mais de 15 anos de experiência em sala de aula. Formado pela Faculdade de Letras da UFRJ, já foi banca dos principais vestibulares do país. Acompanha a cena do slam do Brasil desde o ano de 2017. Já participou como jurado de diversas edições, em competições em vários estados do país. Pesquisa, na pós-graduação (UFRJ), a cena dos slams nas escolas na América Latina.
Gabriela Bueno
Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio com mais de 25 anos de experiência em sala de aula. Formada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense , já foi banca dos principais vestibulares do país. Acompanha a cena do slam no Brasil e no mundo desde 2020.