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A Inquilina | Teatro



Depois de temporada de sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro, chega para temporada na Cidade das Artes em abril de 2024

“A Inquilina” texto de Jen Silverman | tradução de Diego Teza | direção de Fernando Philbert | com Luisa Thiré Carolyna Aguiar

A peça conta a história de Sharon, típica dona de casa da zona rural norte-americana - conservadora, solitária e sem perspectivas -, que aluga um quarto de sua casa para Robyn, uma novaiorquina cosmopolita, lésbica e vegana, à procura de sossego para recomeçar sua vida. O encontro entre as duas, e as revelações sobre o passado de Robyn, reviram a vida de ambas ao avesso.

Na contramão do etarismo e outras visões limitantes impostas pela sociedade, o texto é um convite aos recomeços e às reinvenções que podemos fazer a qualquer tempo em nossas vidas.

“A Inquilina” conta a história de duas mulheres acima dos 50 anos que querem dar uma virada na vida. A partir de um encontro, elas se espelham e se revelam. Tão diferentes e com vidas tão distintas (uma mora no interior, outra, na metrópole), têm em comum a solidão - com suas dores e delícias - desta nova fase da vida, já desobrigadas das demandas de filhos e casamento.

A peça da premiada dramaturga, escritora e romancista norte-americana Jen Silvermanencenada pela primeira vez no Brasil, joga luz sobre a necessidade de se romper com formas ultrapassadas e limitadoras de viver e entender a vida, num mundo que supervaloriza um período curto e restrito - a juventude - como sendo o único em que é possível se expandir e brilhar.

As fronteiras de todo tipo - geográficas, étnicas, etárias, culturais - vêm se diluindo neste mundo novo que aos poucos começa a entender que há lugar de afirmação para todos independentemente das características pessoais. O auge pode acontecer em qualquer idade. Onde há vida, há lugar para desejo e transformação - novas profissões, estudos, prazeres, amigos, sexo.

Para Luisa Thiré Carolyna Aguiar, ambas com 53 anos, no auge e com inúmeros projetos no radar, diminuir a marcha não é uma opção. Instigadas pela provocação da peça, se misturam às personagens e, ao falar de si mesmas e de Sharon e Robbin, falam de todas e todos nós.

Mistério, humor, paixão e liberdade são ingredientes desta comédia dramática que fala da capacidade das mulheres 50+ (e de todos, a qualquer tempo) se reinventarem.


SINOPSE

Sharon (Luisa Thiré), 53 anos, dona de casa, divorciada, mãe de um filho distante, vive sozinha numa zona rural, sem perspectivas ou recursos para se manter. Decide, então, alugar um quarto de sua casa e dividir as despesas. Sua inquilina é Robyn (Carolyna Aguiar), 53 anos, cosmopolita, vegana, lésbica e igualmente mãe de uma filha que a evita. Robyn precisa de um lugar para se esconder de seu misterioso passado e tentar recomeçar. Tudo na inquilina desperta curiosidade avassaladora em Sharon que, quando começa a desvendar seus segredos, cria coragem para dar uma virada radical na sua vida.


A ENCENAÇÃO
“A encenação nasce na sala de ensaios junto com as atrizes e, assim, a dinâmica do que as personagens precisam para contar sua história, é o que determina o que existe sobre o palco. Aqui, uma mesa na cozinha com quatro cadeiras e duas cadeiras na varanda externa onde estão poucas caixas de mudança, formam o universo onde tudo acontece. É tudo pouco, verdadeiro e simples neste lugar onde Sharon e Robyn se encontram.”, explica o diretor, Fernando Philbert.


ATRIZES, MULHERES, AMIGAS

“Eu me sinto tão cheia de vontades, até mais esperta, mais viva que há alguns anos quando estava assoberbada de tarefas maternas, matrimoniais e de trabalho. É hora de olhar pra mim, saber como quero que o mundo me veja. O que é essa nova adolescência, quando a gente sai assim para o mundo.”, comemora Luisa.

Carolyna também não cogita aposentar nenhum departamento da existência: “Ela sempre me parece curta demais para tudo que eu ainda tenho pra descobrir. Depois de meio século, sinto que minha curiosidade, meu amor pela vida, meus medos e inseguranças, minha coragem e meu desejo não se arrefeceram. É só respirar fundo, olhar o fim do mar no horizonte, aprender uma música nova no piano, dançar ao vento… que uma onda de inocência, vigor, alegria e contentamento me invadem.”.

Amigas de colégio desde a adolescência, Luisa Thiré e Carolyna Aguiar são comadres (“Carol é madrinha do meu filho”) e, recentemente, atuaram juntas na peça A Guerra não Tem Rosto de Mulher, no Rio, São Paulo e Portugal. Em São Paulo, a peça foi indicada a prêmio de Melhor Elenco - o que sé aumentou a vontade de continuar a parceria.

 


FICHA TÉCNICA

Texto - Jen Silverman

Tradução - Diego Teza

Direção - Fernando Philbert

Elenco - Luisa Thiré e Carolyna Aguiar

Cenografia - Beli Araújo

Figurino - Karen Brusttolin

Iluminação - Vilmar Olos

Trilha Sonora - Rodrigo Penna 

Direção de Movimento - Toni Rodrigues

Diretora Assistente - Glauce Guima.

Fotos - Pino Gomes, Erik Almeida e Veronica Peixoto.

Programação Visual - Estúdio Mirante

Direção de Produção - Bárbara Montes Claros

Idealização e Produção - Luisa Thiré Produções e 8 Tempos Produções Artísticas


JEN SILVERMAN - autora

Jen Silverman é dramaturga, romancista, poeta e roteirista em audiovisual. Estudou nas conceituadas Universidades Brown Juilliard. Suas peças já foram produzidas nos EUA e em países ao redor do mundo como Austrália, República Tcheca, Suíça, Espanha. Também escreve para TV - é autora de “Tales of the City”, minissérie da Netflix (2019). 

Sua peça “The Roommate” (“A Inquilina”) estreou em Chicago no renomado teatro Steppenwolf, onde recebeu ótimas críticas - aqui destacado um trecho do Chicago Tribune sobre o texto: “Jen Silverman, em sua peça “The Roommate”, demonstra ser uma escritora atenta, poética, gentil e generosa com suas personagens, sem ser condescendente em sua escrita.”.

Em 2022, recebeu apoio do Guggenheim e do National Endowment for the Arts para desenvolver seus trabalhos. É vencedora dos prêmios Yale Drama Series Award; Lilly Award; Kennedy Center's Paula Vogel Playwriting Award; MacDowell Fellow; The Helen Merrill Fund Award (2015); e PoNY Fellowship (2016-2017).

Fernando Philbert - diretor

Um dos mais profícuos diretores contemporâneos, Fernando Philbert trabalhou em parceria com Aderbal Freire-Filho durante 15 anos, codirigindo dezenas de produções. Como diretor, assina espetáculos como “O Caso” (com Otavio Muller e Leticia Isnard); “Dom Quixote”, com Leonardo Brício e Kadu Garcia; “Os Bolsos Cheios de Pão” (com Louise Cardoso); “Três Mulheres Altas” (com Deborah Evelyn, Suely Franco e Nathalia Dill); “O Escândalo Philippe Dussaert” (com Marcos Caruso); “O Topo da Montanha” (com Lázaro Ramos e Thaís Araújo); “Contos Negreiros do Brasil” (com Li Borges, Milton Filho e Rodrigo França); “O Corpo da Mulher como Campo de Batalha” (com Fernanda Nobre e Ester Jablonski), entre tantos outros.

Luisa Thiré - atriz

Indicada ao Prêmio APTR de Teatro 2019, categoria Melhor Produção, por “Navalha na Carne – uma homenagem à Tônia Carrero”, de Plínio Marcos com direção de Gustavo Wabner. Vencedora do Prêmio Copacabana 2012 na categoria especial  por “Valsa N° 6”, de Nelson Rodrigues, com direção de Cláudio Torres Gonzaga, no Festival Mindelact de Teatro, em Cabo Verde. Vencedora do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2015 (SP), categoria melhor elenco, por “Repertório Shakespeare”, peças de William Shakespeare com direção de Ron Daniels. Indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2004 (SP), na categoria melhor atriz, por “Aurora da Minha Vida”, com texto e direção de Naum Alves de Souza. Indicada ao Prêmio Fita de Teatro 2016 (Festival de Teatro de Angra dos Reis) na categoria melhor atriz por “Macbeth”, de William Shakespeare, com direção de Ron Daniels. Indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de Teatro 2017 (SP), categoria melhor elenco, por “A guerra não tem rosto de mulher”, do livro de Svetlana Alekseievitch, com direção de Marcello Bosschar.

Carolyna Aguiar - atriz

Atriz, produtora cultural, performer e professora de diversas técnicas corporais. Atua no teatro e na televisão desde 1988, foi dirigida por grandes nomes como Sérgio Britto, Domingos Oliveira, Paulo José, Mauro Rasi, Luiz Arthur Nunes, Eduardo Wotzik. Atuou no grande sucesso de Mauro Rasi, “Pérola”, de 1995 a 1999. 

Produziu “A guerra não tem rosto de mulher”, de Svetlana Aleksiévitch, Prêmio Nobel de Literatura, com direção de Marcello Bosschar, e a premiada tradução de Cecilia Rosas, em 2017/18. A peça foi eleita uma das cinco melhores de 2017 pela Folha de São Paulo, e recebeu ainda as indicações de melhor elenco e iluminação no Prêmio Aplauso. 

Sua mais recente produção foi o monólogo “Lygia”, de Maria Clara Mattos, uma adaptação feita a partir dos diários da artista plástica Lygia Clark, com direção de Bel Kutner e Maria Clara Mattos, em 2019 em parceria com a Associação Lygia Clark. A peça, realizada na OM.Art, ganhou o prêmio de melhor exposição individual do Brasil de 2019. No ano de 2022, em São Paulo, ficou em cartaz durante os meses de abril e maio, na Bolsa de Arte. Atuou no filme “Lygia.”, a partir do espetáculo-exposição, dirigido por Oskar Methsavat, lançado no Canal Curta em 2021.

Na televisão, participou de novelas e programas de humor. Em 1993/94 ganhou dois prêmios de Atriz Revelação por sua atuação na novela “Fera Ferida”, de Aguinaldo Silva.

Sua mais recente novela foi “Totalmente Demais”, de Rosane Svartman e Paulo Halm, direção de Luiz Henrique Rios, em 2015.




Teatro

Informações Gerais

Datas

06/04/24 a 28/04/24

Horários

06 e 07/4
13 e 14/4
20 e 21/4
27 e 28/4

Sábado | 20h
Domingo | 19h

Ingressos:
R$ 60,00 (inteira)
R$ 30,00 (meia-entrada)

Duração

75 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Eletroacústica

Classificação Etária

16 Anos

Demais Eventos da Programação

Água de Meninos - Fantasia poética em dois atos 22/11 a 07/12 Dança Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro apresentam Companhia Ballet Dalar Achcar Trilha de Tom Jobim, será apresentada pela primeira vez com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar A partitura foi presente do grande maestro e ícone da Bossa Nova à coreógrafa Dalal Achcar 60 anos atrás. O espetáculo “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos” conta, ainda, com releituras da música popular brasileira A mestre de ballet e coreógrafa Dalal Achcar guardou por mais de 60 anos uma partitura inédita de Tom Jobim. A obra, intitulada "Água de Meninos", foi encomendada ao compositor para ser trilha de um de seus ballets, que vai ser apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de novembro. O espetáculo inédito “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos”, conta com produção da Aventura e patrocínio master da Vale e da Bradesco Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Após mais de 20 anos sem criar uma coreografia, Dalal Achcar assina o espetáculo em parceria com Eric Frederic, maître de ballet da Cia de Ballet Dalal Achcar. No palco, 21 bailarinos contam a história de amizade entre coreógrafa e Tom Jobim. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, o espetáculo se passa entre o Rio de Janeiro e Salvador. Além dos bailarinos da Cia de Ballet Dalal Achcar, a montagem conta com Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando Dalal, Manoel Francisco como Tom Jobim e Irene Orazem com Madame Makarova, professora e mestra da Dalal. Para Dalal Achcar, tirar da gaveta e realizar o ballet "Água de Meninos"; é uma forma de homenagear o amigo, além de valorizar a cultura brasileira. - "Mostrar para o Brasil a riqueza que temos em termos de música, de dança e de manifestações populares é magnífico, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é digital. Reviver o Tom, que foi quem popularizou a música brasileira no mundo inteiro, é uma forma de fazer essa nova geração se dar conta da riqueza dos artistas brasileiros que marcaram época." Na trilha inédita, Tom Jobim incluiu canções como por exemplo “Eu Preciso de Você”, “Água de Beber”, “Quebra Pedra”, além de batuques de capoeira. O espetáculo conta ainda com músicas de grandes nomes da música brasileira como Baden Powell, com “Canto de Yemanjá”; Dorival Caymmi, com “Pescaria” e “Você Já Foi à Bahia”; Pixinguinha, com “Naquele Tempo e Quem é Você?” e Vinicius de Moraes, com as clássicas “Garota de Ipanema”. Ao todo, 23 músicas compõem o repertório de “Água de Meninos”. "Quando a Dalal me contou sobre Água de Meninos, esse presente que ela ganhou de Tom Jobim, e me chamou para coreografar junto com ela, foi uma gratidão imensa. A Dalal é apaixonada pela Bahia e eu também tenho essa região do Brasil no coração. Esse é um ballet que representa a cultura brasileira, tivemos um cuidado em trazer para a atualidade o Rio de Janeiro dos anos 60, a feira popular em Salvador, a amizade entre Dalal e Tom e, é claro, a importância da Bossa Nova". - Destaca Eric Frederic. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. 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Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. 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O livro aborda o tema da gratidão em família, incentivando o desenvolvimento emocional e o aprendizado de uma nova língua de forma leve e afetiva. A proposta é unir leitura e conexão familiar, estimulando a empatia e a valorização das pequenas alegrias cotidianas. O evento de lançamento contará com uma contação de história interativa, atividade de desenho e escrita de agradecimento para as crianças, além de uma sessão de autógrafos e fotos com a autora. SOBRE A  AUTORA Leticia Campos é professora de língua inglesa há mais de 15 anos, especialista em ensino e cultura, palestrante e escritora. Apaixonada por educação e por inspirar pessoas, já ajudou milhares de alunos a se conectarem com o inglês de forma leve e significativa. Com What Am I Thankful For? Family Edition, Leticia estreia na literatura infantil unindo dois de seus maiores propósitos: o ensino de idiomas e a valorização da gratidão em família. Leticia Campos https://www.instagram.com/leteachercampos/ [+] saiba mais