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Evento Encerrado

Territórios - Mulheres na Música | Orquestra Sinfônica Brasileira



Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam

Orquestra Sinfônica Brasileira abre Temporada 2024 com concerto dia 6 de março, na Cidade das Artes

Concerto de abertura homenageia as mulheres na música e leva ao palco as timpanistas Fernanda Kremer e Beth Del Grande e a soprano Rosana Lamosa

A “terra”, tema do ciclo 2023, e o conjunto de saberes de seu povo dão o tom da Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Brasileira, intitulada “Territórios”. Uma celebração à diversidade musical construída nas relações entre as coletividades que criam, transformam e perpetuam tradições culturais. Ao longo do ano, as atividades da OSB irão explorar os diferentes sotaques musicais de diversos territórios, do Brasil e do exterior, levando o conceito para os palcos e atividades educacionais. No dia 6 de março, a Cidade das Artes receberá o concerto de abertura da temporada, com um programa que enaltece a presença das mulheres na música. As timpanistas Fernanda Kremer Beth Del Grande e a soprano Rosana Lamosa serão as solistas da apresentação, que contará com regência do maestro convidado Cláudio Cruz - principal regente convidado em 2024.

Geralmente posicionados no fundo do palco, os tímpanos assumem posição prestigiosa na peça de abertura do espetáculo de abertura da temporada: o fervoroso Concerto Fantasia para Dois Timpanistas e Orquestra de Philip Glass. Escrita em 2000, a composição é uma contribuição significativa de Glass ao repertório de grande escala para percussão e faz um uso imaginativo e sofisticado dos instrumentos solistas.

Na  Suíte Floresta do Amazonas, obra que aparece a seguir no programa, Heitor Villa-Lobos lança mão de toda sua engenhosidade criativa, consorciando cores, timbres, ritmos e texturas para dar vida musical à paisagem silvestre. Cantos de pássaros, ritmos dançantes, melodias de sabor folclórico comparecem ao longo da suíte, enlaçados em um amplo espectro emocional que vai do vigoroso e dramático – como em "Conspiração e Dança Guerreira"–, ora comovente e lírico, como na conhecidíssima "Melodia Sentimental".

A Temporada “Territórios” chega como mais um fruto do mergulho na cultura popular, saberes e tradições do país, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira nos últimos anos. “No ciclo 2023, buscamos inspiração nas fronteiras como espaços de somas, encontros e conexões. Em 2024, vamos expandir, florescer, alcançar novos territórios, onde as manifestações culturais são criadas e recriadas. Representaremos a conexão entre a terra e os povos que a ocupam, por ela se deslocam e, com seus saberes, permeiam de sentidos a natureza. Como continuidade do solo fértil de 2023, em 2024 ancoramos o conceito Territórios na fertilidade da cultura. Buscamos o conjunto de saberes e sotaques musicais do nosso Brasil, que compõem a nossa identidade”, explica a vice-presidente executiva da FOSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles e Teatro Amazonas receberão os 40 concertos da Temporada Territórios

Os concertos estarão agrupados em quatro séries temáticas: Série Territórios, Série Mundo, Série A OSB do Brasil e Série Músicos da OSB. As apresentações ocuparão os palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles e Cidade das Artes – Grande Sala e Teatro de Câmara.

No ciclo que leva o nome da temporada, a Série Territórios, os programas contarão com obras ligadas à origem do intérprete ou do compositor ou à narrativa que o autor utiliza na peça, fortalecendo a noção de pertencimento e saberes do povo. Os pianistas Estefan Iatcekiw e Cristian Budu, e os maestros Wagner Polistchuk e Roberto Tibiriçá são alguns dos nomes confirmados nos concertos da série.

As riquezas musicais de diferentes nações estarão em destaque na Série Mundo. Em 2024, o ciclo lançará luz sobre a música de quatro países: RússiaEspanhaAlemanha França, com convidados e/ou repertórios que celebram musicalmente cada uma das nações. Os maestros Javier Logioia Orbe (Argentina), Ignacio García Vidal (Espanha) e Nathalie Marin (França) e os pianistas brasileiros Gustavo Carvalho, Linda Bustani e Fabio Martino marcarão presença à frente da OSB.

A OSB do Brasil, série autoral criada pela Orquestra Sinfônica Brasileira em 2021, volta aos palcos na temporada que se inicia. São cinco espetáculos temáticos em reverência à cultura popular das cinco regiões brasileiras, que serão apresentados até o fim do ano, em dez concertos. Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão suas riquezas musicais retratadas em suítes e poemas sinfônicos baseados em temas musicais do folclore brasileiro.

Os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira estarão em evidência nos concertos da Série Músicos da OSB. No ciclo, que joga luz sobre as individualidades artísticas dos músicos da orquestra, colocando-os na posição de solistas, grupos de câmara e ensembles camerísticos realizarão apresentações para o público.

Dentre os solistas que dividirão o palco com a OSB em 2024 estão, ainda, o pianista italiano Gabriele Strata e a pianista brasileira Marina Martins. Os regentes Ira Levin, Stefan Geiger, Eduardo Pereira, Lanfranco Marcelletti e Celso Antunes também abrilhantam a programação.

Depois do sucesso do Festival Amazônico, realizado em Belém e Manaus, em 2023, a OSB retorna à capital manauara para um grande concerto no Teatro Amazonas, no dia 23 de março, sob regência do maestro titular da OSB Jovem, Anderson Alves.

Algumas efemérides serão lembradas em 2024, como o centenário de morte do compositor italiano Ferruccio Busoni, os 200 anos de nascimento do compositor austríaco Anton Bruckner e o 70º aniversário do regente brasileiro Roberto Tibiriçá. Participações no Rock in Rio e no Projeto Aquarius também estão na agenda da OSB este ano.

 


Com expansão do programa Conexões Musicais, Educação Musical se solidifica como importante pilar da Fundação OSB

Criado em 2017, o Conexões Musicais é o projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira e tem como objetivo criar uma rede de interação em diversas localidades do país, promovendo transformação por meio do acesso à cultura e à educação musical. O projeto está alinhado com as práticas ESG (do inglês environmental, social, and corporate governance - meio ambiente, social e governança corporativa) e se relaciona com alguns dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável nas ações e diretrizes da Agenda 2030).

No escopo do programa Conexões Musicais, que já atendeu mais projetos parceiros em 10 estados brasileiros, estão atividades como aulas de instrumentos com músicos da OSB, residências artísticas e pedagógicas, aulas de canto coral, classes de regência, concertos didáticos em escolas públicas, mentoria para projetos sociais, entre outras.

As aulas de instrumentos ministradas por músicos da OSB acontecerão em 24 pólos de educação musical parceiros. Além do Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Queimados, Nova Iguaçu, Paracambi e Japeri), Belém (PA), Serra (ES), Corumbá (MS), Silves e Itapiranga no Amazonas também recebem a ação.

Dando continuidade à parceria com o Programa Vale Música, alunos dos pólos de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) receberão aulas no formato de Residência Pedagógica, no qual instrumentistas da OSB vão até as localidades; Imersão Artística, experiência na qual os alunos passam uma semana no Rio de Janeiro participando de aulas e ensaios; e Residência Vale Música, uma residência artística de seis meses no Rio de Janeiro acompanhando toda a agenda da Orquestra Sinfônica Brasileira e tocando nos concertos ao lado dos professores. Todas as atividades visam ao aprimoramento de técnica instrumental, prática de concerto e interpretação de estilos.

Criada em 2023, a Incubadora Conexões Musicais volta este ano para atender uma nova turma de projetos de educação musical da Baixada Fluminense. O objetivo é oferecer suporte a pequenos projetos sociais da região para que eles se formalizem e seus gestores se capacitem nas mais diversas áreas: administrativa, financeira, comunicação, entre outras. O programa se divide em etapas distribuídas entre aulas teóricas, mentorias individuais e em grupo e banca de pitching para que eles possam captar seus próprios patrocínios. É a OSB colocando a experiência do seu efetivo em campo para capacitar produtores culturais locais em busca da sustentabilidade de seus projetos. Ainda na Baixada Fluminense, as bem-sucedidas classes de canto coral e os concertos didáticos em escolas públicas da região, iniciados em 2022, seguem na programação.


OSB Jovem segue para seu segundo ano de atividades com temporada própria e mentoria de músicos da OSB

Em 2023, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira recriou a OSB Jovem. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a instituição reafirmou seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos.A iniciativa conta a apresentação da Shell.

“A manutenção da OSB Jovem se revela de extrema importância para esse grupo de jovens, que mostrou um aprimoramento impressionante já no primeiro ano de atividades. Neste segundo ano, a orquestra volta aos palcos ainda mais brilhante, evidenciando o contínuo desenvolvimento musical do conjunto”, explica Ana Flávia.

Sob regência do maestro titular Anderson Alves, a OSB levará dez concertos ao longo do ano aos teatros da UERJ (Odylo Costa, filho, Noel Rosa e Concha Acústica Marielle Franco), Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles.



A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


Abertura da Temporada 2024

Cláudio Cruz, regência

Beth Del Grande e Fernanda Kremer, tímpanos

Rosana Lamosa, soprano


PROGRAMA:

PHILIP GLASS – Concerto Fantasia para Dois Timpanistas e Orquestra
I. Movimento
II. Movimento - Cadência
III. Movimento

- Intervalo -

HEITOR VILLA-LOBOS – Suíte Floresta do Amazonas
I. A Floresta
II. Em Plena Floresta
III. Pássaro da Floresta - Canto 1
IV. Dança da Natureza
V. Pássaro da Floresta - Canto 2
VI. Canto na Floresta 1
VII. Conspiração e Dança Guerreira
VIII. Veleiros
IX. Em Caminhos para a Caçada
X. Cair da Tarde
XI. Os Índios em Busca da Moça
XII. Pássaro da Floresta - Canto 4
XIII. Interlúdio e Acalanto
XIV. Canto na Floresta 2
XV. Canção do Amor
XVI. Melodia Sentimental
XVII. Epílogo




Música

Informações Gerais

Datas

06/03/24

Horários

Quarta-feira | 19h30

Ingressos:
Plateia e Frisa
R$ 50,00 (inteira)

Camarote
R$ 30,00 (inteira)

Galeria
R$ 10,00 (inteira)

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Água de Meninos - Fantasia poética em dois atos 22/11 a 07/12 Dança Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro apresentam Companhia Ballet Dalar Achcar Trilha de Tom Jobim, será apresentada pela primeira vez com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar A partitura foi presente do grande maestro e ícone da Bossa Nova à coreógrafa Dalal Achcar 60 anos atrás. O espetáculo “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos” conta, ainda, com releituras da música popular brasileira A mestre de ballet e coreógrafa Dalal Achcar guardou por mais de 60 anos uma partitura inédita de Tom Jobim. A obra, intitulada "Água de Meninos", foi encomendada ao compositor para ser trilha de um de seus ballets, que vai ser apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de novembro. O espetáculo inédito “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos”, conta com produção da Aventura e patrocínio master da Vale e da Bradesco Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Após mais de 20 anos sem criar uma coreografia, Dalal Achcar assina o espetáculo em parceria com Eric Frederic, maître de ballet da Cia de Ballet Dalal Achcar. No palco, 21 bailarinos contam a história de amizade entre coreógrafa e Tom Jobim. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, o espetáculo se passa entre o Rio de Janeiro e Salvador. Além dos bailarinos da Cia de Ballet Dalal Achcar, a montagem conta com Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando Dalal, Manoel Francisco como Tom Jobim e Irene Orazem com Madame Makarova, professora e mestra da Dalal. Para Dalal Achcar, tirar da gaveta e realizar o ballet "Água de Meninos"; é uma forma de homenagear o amigo, além de valorizar a cultura brasileira. - "Mostrar para o Brasil a riqueza que temos em termos de música, de dança e de manifestações populares é magnífico, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é digital. Reviver o Tom, que foi quem popularizou a música brasileira no mundo inteiro, é uma forma de fazer essa nova geração se dar conta da riqueza dos artistas brasileiros que marcaram época." Na trilha inédita, Tom Jobim incluiu canções como por exemplo “Eu Preciso de Você”, “Água de Beber”, “Quebra Pedra”, além de batuques de capoeira. O espetáculo conta ainda com músicas de grandes nomes da música brasileira como Baden Powell, com “Canto de Yemanjá”; Dorival Caymmi, com “Pescaria” e “Você Já Foi à Bahia”; Pixinguinha, com “Naquele Tempo e Quem é Você?” e Vinicius de Moraes, com as clássicas “Garota de Ipanema”. Ao todo, 23 músicas compõem o repertório de “Água de Meninos”. "Quando a Dalal me contou sobre Água de Meninos, esse presente que ela ganhou de Tom Jobim, e me chamou para coreografar junto com ela, foi uma gratidão imensa. A Dalal é apaixonada pela Bahia e eu também tenho essa região do Brasil no coração. Esse é um ballet que representa a cultura brasileira, tivemos um cuidado em trazer para a atualidade o Rio de Janeiro dos anos 60, a feira popular em Salvador, a amizade entre Dalal e Tom e, é claro, a importância da Bossa Nova". - Destaca Eric Frederic. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. 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Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids | Contação de História 22/11 Arte e Conhecimento Venha curtir uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids SOBRE A EDITORA A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram a transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria. Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais Paixão de Ler 29/11 Arte e Conhecimento Tema: Ferreira Gullar O Rio Webfest, considerado o maior festival de webséries do mundo, chega à sua nova edição em grande estilo, ocupando um dos mais emblemáticos espaços culturais do país: a Cidade das Artes, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Como parte da programação cultural do festival e em celebração ao tradicional projeto Paixão de Ler, a Biblioteca Municipal Ziraldo promoverá um painel presencial em formato de bate-papo, em homenagem ao renomado autor Ferreira Gullar, figura central da edição deste ano. O encontro será uma oportunidade única para o público conhecer mais profundamente a vida e a obra de Gullar, bem como as adaptações audiovisuais que seus textos inspiraram. O painel contará com convidados especiais e especialistas, proporcionando reflexões sobre o impacto literário e cultural do autor na literatura brasileira e em outras linguagens narrativas. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. DATA: 03/12/2025 A dor de existir se impõe pela condição humana frente ao desamparo, às perdas, à solidão e à finitude. Para muitos, o sofrimento é uma fonte de inspiração para a criação artística. A arte se cava na dor. Será assim para todos aqueles que dão um tratamento estético e assinam com um estilo a sua escrita? Rosa Montero declara escrever contra a morte. Lya Luft escreve sobre isolamento e ternura, a perturbadora ambivalência nossa, diz ela. Saramago prefere falar mais da vida do que literatura, pois, a literatura está na vida, assim tem a ambição de fazer da literatura vida. Marguerite Duras afirma que escrever é também não falar, é se calar. É berrar sem fazer ruído. O escritor é alguém que não fala muito, mas que escuta muito. Clarice Lispector escreve como que para salvar a vida de alguém, provavelmente a própria vida, acrescenta. José Castello propõe que a literatura pode tratar a dor humana, abrandá-la. Annie Ernaux confessa que não há orgasmo mais intenso que a escrita de um livro. Pedro Juan Gutiérrez escreve para continuar andando e atravessar a fúria e o horror. Bukowski escreve sobre a loucura roubada que não deseja a ninguém a não ser a si mesmo. Se a dor de existir é a matéria bruta e fina na escrita de um autor, quais os efeitos dessa escrita forjada na dor sobre nós, supostos leitores? Venham debater conosco. [+] saiba mais