Fundação Cidade das Artes

Programação » Territórios - Mulheres na Música | Orquestra Sinfônica Brasileira

Evento Encerrado

Territórios - Mulheres na Música | Orquestra Sinfônica Brasileira



Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam

Orquestra Sinfônica Brasileira abre Temporada 2024 com concerto dia 6 de março, na Cidade das Artes

Concerto de abertura homenageia as mulheres na música e leva ao palco as timpanistas Fernanda Kremer e Beth Del Grande e a soprano Rosana Lamosa

A “terra”, tema do ciclo 2023, e o conjunto de saberes de seu povo dão o tom da Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Brasileira, intitulada “Territórios”. Uma celebração à diversidade musical construída nas relações entre as coletividades que criam, transformam e perpetuam tradições culturais. Ao longo do ano, as atividades da OSB irão explorar os diferentes sotaques musicais de diversos territórios, do Brasil e do exterior, levando o conceito para os palcos e atividades educacionais. No dia 6 de março, a Cidade das Artes receberá o concerto de abertura da temporada, com um programa que enaltece a presença das mulheres na música. As timpanistas Fernanda Kremer Beth Del Grande e a soprano Rosana Lamosa serão as solistas da apresentação, que contará com regência do maestro convidado Cláudio Cruz - principal regente convidado em 2024.

Geralmente posicionados no fundo do palco, os tímpanos assumem posição prestigiosa na peça de abertura do espetáculo de abertura da temporada: o fervoroso Concerto Fantasia para Dois Timpanistas e Orquestra de Philip Glass. Escrita em 2000, a composição é uma contribuição significativa de Glass ao repertório de grande escala para percussão e faz um uso imaginativo e sofisticado dos instrumentos solistas.

Na  Suíte Floresta do Amazonas, obra que aparece a seguir no programa, Heitor Villa-Lobos lança mão de toda sua engenhosidade criativa, consorciando cores, timbres, ritmos e texturas para dar vida musical à paisagem silvestre. Cantos de pássaros, ritmos dançantes, melodias de sabor folclórico comparecem ao longo da suíte, enlaçados em um amplo espectro emocional que vai do vigoroso e dramático – como em "Conspiração e Dança Guerreira"–, ora comovente e lírico, como na conhecidíssima "Melodia Sentimental".

A Temporada “Territórios” chega como mais um fruto do mergulho na cultura popular, saberes e tradições do país, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira nos últimos anos. “No ciclo 2023, buscamos inspiração nas fronteiras como espaços de somas, encontros e conexões. Em 2024, vamos expandir, florescer, alcançar novos territórios, onde as manifestações culturais são criadas e recriadas. Representaremos a conexão entre a terra e os povos que a ocupam, por ela se deslocam e, com seus saberes, permeiam de sentidos a natureza. Como continuidade do solo fértil de 2023, em 2024 ancoramos o conceito Territórios na fertilidade da cultura. Buscamos o conjunto de saberes e sotaques musicais do nosso Brasil, que compõem a nossa identidade”, explica a vice-presidente executiva da FOSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Sala Cecília Meireles e Teatro Amazonas receberão os 40 concertos da Temporada Territórios

Os concertos estarão agrupados em quatro séries temáticas: Série Territórios, Série Mundo, Série A OSB do Brasil e Série Músicos da OSB. As apresentações ocuparão os palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles e Cidade das Artes – Grande Sala e Teatro de Câmara.

No ciclo que leva o nome da temporada, a Série Territórios, os programas contarão com obras ligadas à origem do intérprete ou do compositor ou à narrativa que o autor utiliza na peça, fortalecendo a noção de pertencimento e saberes do povo. Os pianistas Estefan Iatcekiw e Cristian Budu, e os maestros Wagner Polistchuk e Roberto Tibiriçá são alguns dos nomes confirmados nos concertos da série.

As riquezas musicais de diferentes nações estarão em destaque na Série Mundo. Em 2024, o ciclo lançará luz sobre a música de quatro países: RússiaEspanhaAlemanha França, com convidados e/ou repertórios que celebram musicalmente cada uma das nações. Os maestros Javier Logioia Orbe (Argentina), Ignacio García Vidal (Espanha) e Nathalie Marin (França) e os pianistas brasileiros Gustavo Carvalho, Linda Bustani e Fabio Martino marcarão presença à frente da OSB.

A OSB do Brasil, série autoral criada pela Orquestra Sinfônica Brasileira em 2021, volta aos palcos na temporada que se inicia. São cinco espetáculos temáticos em reverência à cultura popular das cinco regiões brasileiras, que serão apresentados até o fim do ano, em dez concertos. Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão suas riquezas musicais retratadas em suítes e poemas sinfônicos baseados em temas musicais do folclore brasileiro.

Os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira estarão em evidência nos concertos da Série Músicos da OSB. No ciclo, que joga luz sobre as individualidades artísticas dos músicos da orquestra, colocando-os na posição de solistas, grupos de câmara e ensembles camerísticos realizarão apresentações para o público.

Dentre os solistas que dividirão o palco com a OSB em 2024 estão, ainda, o pianista italiano Gabriele Strata e a pianista brasileira Marina Martins. Os regentes Ira Levin, Stefan Geiger, Eduardo Pereira, Lanfranco Marcelletti e Celso Antunes também abrilhantam a programação.

Depois do sucesso do Festival Amazônico, realizado em Belém e Manaus, em 2023, a OSB retorna à capital manauara para um grande concerto no Teatro Amazonas, no dia 23 de março, sob regência do maestro titular da OSB Jovem, Anderson Alves.

Algumas efemérides serão lembradas em 2024, como o centenário de morte do compositor italiano Ferruccio Busoni, os 200 anos de nascimento do compositor austríaco Anton Bruckner e o 70º aniversário do regente brasileiro Roberto Tibiriçá. Participações no Rock in Rio e no Projeto Aquarius também estão na agenda da OSB este ano.

 


Com expansão do programa Conexões Musicais, Educação Musical se solidifica como importante pilar da Fundação OSB

Criado em 2017, o Conexões Musicais é o projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira e tem como objetivo criar uma rede de interação em diversas localidades do país, promovendo transformação por meio do acesso à cultura e à educação musical. O projeto está alinhado com as práticas ESG (do inglês environmental, social, and corporate governance - meio ambiente, social e governança corporativa) e se relaciona com alguns dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável nas ações e diretrizes da Agenda 2030).

No escopo do programa Conexões Musicais, que já atendeu mais projetos parceiros em 10 estados brasileiros, estão atividades como aulas de instrumentos com músicos da OSB, residências artísticas e pedagógicas, aulas de canto coral, classes de regência, concertos didáticos em escolas públicas, mentoria para projetos sociais, entre outras.

As aulas de instrumentos ministradas por músicos da OSB acontecerão em 24 pólos de educação musical parceiros. Além do Rio de Janeiro, municípios da Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Queimados, Nova Iguaçu, Paracambi e Japeri), Belém (PA), Serra (ES), Corumbá (MS), Silves e Itapiranga no Amazonas também recebem a ação.

Dando continuidade à parceria com o Programa Vale Música, alunos dos pólos de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) receberão aulas no formato de Residência Pedagógica, no qual instrumentistas da OSB vão até as localidades; Imersão Artística, experiência na qual os alunos passam uma semana no Rio de Janeiro participando de aulas e ensaios; e Residência Vale Música, uma residência artística de seis meses no Rio de Janeiro acompanhando toda a agenda da Orquestra Sinfônica Brasileira e tocando nos concertos ao lado dos professores. Todas as atividades visam ao aprimoramento de técnica instrumental, prática de concerto e interpretação de estilos.

Criada em 2023, a Incubadora Conexões Musicais volta este ano para atender uma nova turma de projetos de educação musical da Baixada Fluminense. O objetivo é oferecer suporte a pequenos projetos sociais da região para que eles se formalizem e seus gestores se capacitem nas mais diversas áreas: administrativa, financeira, comunicação, entre outras. O programa se divide em etapas distribuídas entre aulas teóricas, mentorias individuais e em grupo e banca de pitching para que eles possam captar seus próprios patrocínios. É a OSB colocando a experiência do seu efetivo em campo para capacitar produtores culturais locais em busca da sustentabilidade de seus projetos. Ainda na Baixada Fluminense, as bem-sucedidas classes de canto coral e os concertos didáticos em escolas públicas da região, iniciados em 2022, seguem na programação.


OSB Jovem segue para seu segundo ano de atividades com temporada própria e mentoria de músicos da OSB

Em 2023, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira recriou a OSB Jovem. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a instituição reafirmou seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos.A iniciativa conta a apresentação da Shell.

“A manutenção da OSB Jovem se revela de extrema importância para esse grupo de jovens, que mostrou um aprimoramento impressionante já no primeiro ano de atividades. Neste segundo ano, a orquestra volta aos palcos ainda mais brilhante, evidenciando o contínuo desenvolvimento musical do conjunto”, explica Ana Flávia.

Sob regência do maestro titular Anderson Alves, a OSB levará dez concertos ao longo do ano aos teatros da UERJ (Odylo Costa, filho, Noel Rosa e Concha Acústica Marielle Franco), Cidade das Artes e Sala Cecília Meireles.



A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS - Nova Transportadora do Sudeste, Itaú - Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.


Abertura da Temporada 2024

Cláudio Cruz, regência

Beth Del Grande e Fernanda Kremer, tímpanos

Rosana Lamosa, soprano


PROGRAMA:

PHILIP GLASS – Concerto Fantasia para Dois Timpanistas e Orquestra
I. Movimento
II. Movimento - Cadência
III. Movimento

- Intervalo -

HEITOR VILLA-LOBOS – Suíte Floresta do Amazonas
I. A Floresta
II. Em Plena Floresta
III. Pássaro da Floresta - Canto 1
IV. Dança da Natureza
V. Pássaro da Floresta - Canto 2
VI. Canto na Floresta 1
VII. Conspiração e Dança Guerreira
VIII. Veleiros
IX. Em Caminhos para a Caçada
X. Cair da Tarde
XI. Os Índios em Busca da Moça
XII. Pássaro da Floresta - Canto 4
XIII. Interlúdio e Acalanto
XIV. Canto na Floresta 2
XV. Canção do Amor
XVI. Melodia Sentimental
XVII. Epílogo




Música

Informações Gerais

Datas

06/03/24

Horários

Quarta-feira | 19h30

Ingressos:
Plateia e Frisa
R$ 50,00 (inteira)

Camarote
R$ 30,00 (inteira)

Galeria
R$ 10,00 (inteira)

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Companhia de Dança Deborah Colker | Espetáculo Sagração 19/07 a 10/08 Dança Criado a partir do clássico 'A Sagração da Primavera", o espetáculo adiciona sons e ritmos brasileiros à partitura de lgor Stravinsky e conta com a energia, vigor e originalidade da linguagem que Deborah Colker desenvolve desde o início da companhia (1994). Em único ato, "Sagração" mergulha numa reflexão sobre nossa origem, evolução e continuidade no planeta Terra.   [+] saiba mais Orquestra Petrobras Sinfônica | Do Clássico ao Baião (concerto com holograma) 31/07 Música Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta “Do Clássico ao Baião”, na Cidade das Artes, com participação de holograma de Luiz Gonzaga Prepare-se para uma mistura de música com tecnologia! No dia 31 de julho, às 20h, a Petrobras Sinfônica apresenta “Do Clássico ao Baião”, um concerto totalmente brasileiro com regência do maestro Isaac Karabtchevsky e participação especial de um holograma de Luiz Gonzaga, na Cidade das Artes. O repertório vai desde clássicos de Heitor Villa-Lobos até as canções imortais do Rei do Baião, como "Numa Sala de Reboco", "Boiadeiro" e "Asa Branca". Um espetáculo incrível que celebra a vida e obra de um dos maiores ícones da música nordestina brasileira.   [+] saiba mais ABBA Experience in Concert 17/08 Música ABBA “Abba Experience” traz aos palcos um espetáculo magnífico que conta a história de uma das maiores bandas de todos os tempos, através de seus maiores sucessos. Uma mega produção, com 30 integrantes no palco, num espetáculo totalmente cantado e tocado ao vivo, além de um belíssimo ballet, dos quatro cantores, banda e orquestra, que interpretam com maestria as músicas conhecidas por todos. O cenário, coreografias, trocas de figurinos e uma iluminação de última geração completam este belíssimo espetáculo, que fará com que todos se sintam na era “Disco”, em uma viagem musical e visual que surpreenderá e encantará o público. O espetáculo conta com direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Experience In Concert”, “Elvis Experience Tribute in Concert”, “Pink Floyd Experience In Concert”, “Amazing Tenors, Sings Bocelli”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”. Direção executiva de Daniela Schiarreta e direção residente de Ewerton Novaes. A turnê já percorreu mais de 70 cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, João Pessoa, Boa Vista, Brasília, Uberaba, Uberlândia, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu, Curitiba, Londrina, Blumenau, Joinville, Balneário Camboriú, Chapecó, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, entre outras. Impactando um público de mais de 100.000 pessoas. [+] saiba mais Queen Experience in Concert | Coro & Orquestra 18/08 Música O espetáculo já foi assistido por mais de 300.000 pessoas por todo Brasil volta em nova montagem com seu novo Show. Queen Experience apresenta: “Queen Experience Extreme” que traz a experiência Queen no mais alto nível já visto, com um repertório que vai desde os clássicos do Queen como: We Are The Champions e Love of My Life até as músicas de grande sucesso da carreira solo de Freddie Mercury, tais como: How Can I Go On, Great Pretender. E o melhor está por vir, tudo isso acompanhado por nada menos que uma Orquestra e Coral no palco! A emoção será inevitável! Dirigido e concebido pelo renomado Diretor Bruno Rizzo que assina outros grandes espetáculos como Abba Experience in concert, Elvis Experience in concert, Embalos de Sábado a noite O Musical, Amazing Tenors, Broadway Nights, dentre outros! Direção musical de Eduardo Pereira, Direção Executiva de Daniela Schiarreta e Produção de equipe de Giovanni Toledo. [+] saiba mais Parsons Dance Company 24/08 a 25/08 Dança Fundada em 1985 pelo aclamado dançarino David Parsons e pelo premiado iluminador Howell Binkley, a PARSONS DANCE é considerada uma das principais companhias de dança contemporânea de todo o mundo. A genialidade e a visão única de Parsons, saudado pelo New York Times como “um dos grandes impulsionadores da dança moderna”, o trabalho enérgico e atlético desenvolvido em mais de 75 obras que fazem parte de seu repertório, garantiram à companhia um lugar de destaque no panorama da dança mundial, que já a levaram a se apresentar nos cinco continentes e em 445 cidades de 30 países. Gênio das artes coreográficas e apaixonado pela dança e pelo Brasil, David Parsons está de volta ao país após um hiato de 16 anos. Para marcar seu retorno aos palcos brasileiros, ele apresentará um espetáculo que reúne seis diferentes peças – desde dois de seus maiores clássicos até três coreografias inéditas no Brasil. O público também poderá conferir 'Nascimento', peça criada por Parsons para celebrar o Brasil e a arte do gênio Milton Nascimento. [+] saiba mais A Noviça Rebelde | Musical ( Em cartaz ) 05/09 a 06/10 Musical Ministério da Cultura apresenta: A Noviça Rebelde O ELENCO DESTE ESPETÁCULO PODE SER ALTERADO SEM PRÉVIO AVISO. Apresentações Larissa Manoela: 05/09, 20h | 07/09, 15h | 11/09, 20h | 14/09, 15h | 15/09, 15h | 28/09, 19h | 29/09, 19h | 04/10, 20h | 05/10, 19h | 06/10, 19h. Atenção: Nas sessões de 14, 15, 21 e 22 de setembro, às 15h, a personagem ‘Maria Reiner’ será interpretada pela atriz Tabatha Almeida. Nas demais sessões, a personagem será interpretada pela atriz Malu Rodrigues. Malu Rodrigues, Pierre Baitelli, Larissa Manoela e mais 40 atores estão no elenco do musical, com direção de Charles Möeller & Claudio Botelho e produção da Aventura e da Möeller&Botelho Temporada Cidade das Artes - Rio de Janeiro a partir de 05 de setembro ‘A Noviça Rebelde’ é um clássico incontestável: estreou na Broadway em 1959 e nunca mais foi esquecido. A trajetória de sucesso inclui oito prêmios Tony para a montagem original, um longa-metragem (1965) vencedor de cinco troféus no Oscar, incluindo o de Melhor Filme, e incontáveis versões mundo afora ao longo das últimas décadas. A partir de 05 de setembro esta superprodução brasileira com direção de Charles Möeller&Claudio Botelho volta aos palcos cariocas na Grande Sala da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho, e da Möeller&Botelho. O musical entra em cartaz na Cidade das Artes (RJ), em uma versão absolutamente inédita, com Malu Rodrigues e Pierre Baitelli vivendo o icônico casal Maria e Capitão Von Trapp e Larissa Manoela no papel de Liesl, além de um elenco formado por mais 40 atores, incluindo um grupo de 18 crianças selecionadas após concorridas audições. Criado a partir do livro de memórias de Maria Augusta Trapp (‘The Trapp Family Singers’), ‘A Noviça Rebelde’ imortalizou definitivamente as canções da dupla Rodgers e Hammerstein, papas do Teatro Musical. Compostas para o musical de 1959, canções como ‘The Sound of Music’, ‘Do-Re-Mi’, ‘My Favorite Things’ e ‘So Long, Farewell’ serão cantadas nas versões em português de Claudio Botelho. O musical contará com orquestra e regência do maestro Marcelo Castro e a coordenação artística de Tina Salles. [+] saiba mais Thiago Ventura | Novo Show 11/10 a 13/10 Outros No novo espetáculo, Thiago aproxima-se mais uma vez da realidade do público, falando sobre os amigos já conhecidos por quem o acompanha, relacionamentos e sexualidade na adolescência, de forma descontraída, objetiva, compartilhando suas experiências e criando um elo direto com a plateia. É certeza de muitas boas risadas. Venha se divertir conosco!!!!  [+] saiba mais Piano Rock | Glaucio Cristelo 01/11 Música Reconhecido por Coldplay, Oasis, Bon Jovi e Duran Duran, e lotando todos os shows por onde passa, Glaucio Cristelo chega ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes, no dia 01 de novembro para um show de rock pop imperdível, onde toda a família vai poder cantar junto.   Desta vez, Cristelo vai surpreender ainda mais: pela primeira vez, ele se apresenta com a Orquestra Sinfônica Villa Lobos regida pelo maestro Adriano Machado. Essa combinação única promete um espetáculo nunca antes visto. E tem mais: seu filho Lucas Cristelo, de apenas 11 anos de idade, e sua esposa Tay Cristelo também vão subir ao palco, trazendo ainda mais emoção para a noite. No setlist, prepare-se para curtir clássicos como "Take on Me" (AHA), "Clocks" (Coldplay), "Sweet Child O' Mine" (Guns N' Roses) e "Livin’ on a Prayer" (Bon Jovi).   [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais SAFE art EM TRÂNSITO | Exposição 27/06 a 28/07 Artes Visuais O Studio Safe Art, formado pelas artistas plásticas Sabrina Corrêa e Fernanda Botelho, apresenta a exposição em trânsito caracterizada por um conjunto de obras desenvolvidas a partir de 2020, ano este de junção da dupla. As artistas têm como ponto de partida questões envolvendo segurança, proteção e compartilhamento de afetos materializados pela exploração de técnicas e formatos variados desde o uso do acrílico, azulejo, miniaturas e palavras 3D à criação exclusiva da Toy Art, cujo personagem é sinônimo não somente de proteção, simbolizado pelos pés invertidos em referência ao Curupira, entidade mítica guardiã das matas brasileiras, bem como assume outras características sujeitas a intervenções de toda ordem. em trânsito propõe um percurso não linear pela exposição convidando o espectador a criar o seu próprio caminho entre as toys, dispostas assimetricamente pela galeria, e com as obras instaladas nas paredes refletindo sobre fluxos, movimentos contínuos e descontínuos que tangenciam relações humanas, de trabalho e lazer, amor e amizade, sonho e realidade, fantasia e concretude, prazer e imaginação, experenciadas por diferentes gêneros, classes e etnias. O conjunto reunido das toys apresenta as séries recentes produzidas em parceria com a artista Anna Bella Geiger e a poeta e atriz Isabelle Nassar, firmando um interesse da Safe com narrativas produzidas por artistas mulheres atestadas também nas obras em homenagem à Tarsila do Amaral e Wanda Pimentel. Por outro lado, a ampliação dos processos artísticos e interesse por temas que tangenciam a cultura popular, o artesanato, a moda, o design e a arte contemporânea, de modo geral, resultam em uma variedade de personagens que a toy vai incorporando a cada nova peça. Nesse sentido, essa diversidade também abarca os trabalhos bidimensionais, dos papeis e lonas, aos azulejos envolvendo certa objetividade como elementos construtivos, embora fraturados pelas intervenções em grafitti, tinta spray, objetos e miniaturas É com prazer que o Studio Safe Art compartilha com o público da Cidade das Artes um recorte significativo de obras reunidas para este espaço. Que seja uma ótima experiência [+] saiba mais Conversando sobre Autismo e TDAH | Primeiro Ciclo de Palestras 27/07 Arte e Conhecimento Primeiro Ciclo de Palestra conversando sobre o autismo e TDAH será Ministrado por dois psicólogos: Valdemir Francisco, Estevão Rodrigues, a pedagoga Rosemeri Viana e o Terapeuta das Emoções Carlos Assis PALESTRANTES Valdemir Francisco da Silva Júnior, Psicólogo, Ditetor Tecnico da Humanizer Centro de Terapias Integradas e Saúde. Mestre em pela UERJ, onde pesquisou o comportamento suicida em adolescentes negras. Especialista em Gestão de Saúde Mental. Especializando em ABA para autismo e Deficiência Intelectual (CBI Of Miami). Faz parte dos estudos desenvolvidos no GHIEDNEBR- Grupo de Pesquisa de História da Educação do Negro na Educação Brasileira com o projeto guarda-chuva chamado Velhos Sujeitos, Novos Problemas: Negros na História da Educação, da FEBF-UERJ. É Presidente do Grupo de Trabalho Municipal Intersetorial da Política Sobre Drogas em Guapimirim. Foi Coordenador do CAPS de Guapimirimim e gestor em saude mental em municipios da Baixada Fluminense. É Psicologo Escolar em Guapimirim. Também é escritor, palestrante e consultor no âmbito de políticas públicas. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 28/07 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais O Misterioso Sumiço - contado por Bruxa Horrenda | Lançamento de Livro 03/08 Arte e Conhecimento O Misterioso Sumiço — contado por Bruxa Horrenda chegou! Uma incrível história de mistério e com muita aventura, protagonizada por Paty e Deco, os mesmos heróis de “O Segredo do Teatro Abandonado”. Venham e embarquem nessa viagem e descubram o que aconteceu com a Paty, após o seu misterioso sumiço. SOBRE A AUTORA Patricia Bahiense é uma escritora brasileira, carioca, casada e que tem os livros desde muito pequena ao seu redor. Escrevia letras de música e histórias desde que aprendeu a ler. Apaixonada por livros, literatura infantil e infanto-juvenil, escreveu seu primeiro livro em 2008, e, em 2009, ele chegou, “Jacks Jacaré e o destino no Rio Paraíso”. Inspirada em uma música de seu falecido pai, surgiu “Uma Historinha Torta” em 2016. Em 2020, “O segredo do teatro abandonado chegou e foi lançado na Bienal do Livro/RJ, em 2021. Em 2023, a autora lançou mais dois livros. Em julho, o segundo volume do Jacks, “Jacks Jacaré e o Tesouro Perdido” e em dezembro, ”Histórias de uma tricolor de vários corações”. Início de 2024 foi a vez de “Super Afta e o Mosquitão”, ajudando a combater o mosquito da dengue. [+] saiba mais Ser Capoeira | Capacitação de professores em capoeira 04/08 Arte e Conhecimento O mestre Amaz, integrante do grupo Senzala e criador da metodologia infantil "Ser Capoeira", convida para um evento exclusivo focado em sua inovadora abordagem de ensino. Inspirada pela longa trajetória do grupo Senzala, a metodologia "Ser Capoeira" é destaque em de cerca de 50 instituições de ensino, promovendo um crescimento contínuo e impactante. Mestre Amaz, educador brincante, percussionista e pesquisador da cultura popular, liderará este evento que celebra sua contribuição singular à capoeira. O destaque será o curso de capacitação para professores de capoeira infantil, ministrado pelo próprio mestre Amaz, proporcionando uma imersão profunda em sua metodologia revolucionária. Além disso, o evento contará com a participação especial dos professores Braço e Feijoada, alunos formados por Amaz. O professor Braço conduzirá uma oficina de percussão e musicalidade, essencial para a capoeira, enquanto o professor Feijoada, artesão e idealizador do projeto Varanda do Berimbau, oferecerá uma vivência prática de confecção do berimbau, revelando todas as técnicas para a produção deste instrumento icônico. [+] saiba mais 30. Rio Cello 09/08 e 18/08 Música Entre 07 e 19 de agosto, o Festival Internacional Rio Cello vai celebrar o violoncelo em suas múltiplas expressões. O evento começa em Volta Redonda nos dias 07 e 08, e a partir do dia 09, concentra-se na cidade do Rio de Janeiro. O público terá acesso gratuito a apresentações de expoentes da música de concerto como Mauro Senise, Gilson Peranzzetta, Thiago Wolf, OSB Jovem, Unicamp Cello Ensemble e as sopranos Juliana Franco e Marina Cyrino, entre outros. Atrações internacionais também estão confirmadas como os cellisas Lars Hoefs e Dave Haughey (EUA), o violinista Russell Guyver (Londres), a pianista Lorna Griffitt (EUA), o Quarteto da Universidade de Manitoba (Canadá), Pandit Shubhendra Rao (Índia), Saskia-Rao Haas (Índia), o saxofonista Blas Rivera (Argentina) e muitos outros. O Cello Dance, a vertente de dança do festival, traz grandes nomes da área como a Cia de Dança Marcia Milhazes, entre outros. O maior festival de violoncelos do país, idealizado e produzido pelo violoncelista inglês David Chew, está completando 30 anos, patrocinado pelo Grupo Alocc TNA, com uma programação especial que inclui concertos, espetáculos de dança, exposições, masterclasses e workshops. Como nas edições anteriores, todas as atrações serão gratuitas. O evento mantém a sua proposta de oferecer música e arte para todos em alguns dos principais espaços culturais do Rio como Cidade das Artes, Museu da República, Teatro Noel Rosa (UERJ) e Teatro Odylo Costa Filho (UERJ) e o Consulado Geral de Portugal.   O Rio Cello já se tornou parte do calendário da cidade, lançou uma série de tendências na área artística e foi um dos pioneiros na região em relação às ações de responsabilidade social relacionadas à música de concerto. Até hoje, o festival já atraiu mais de 1,5 milhão de espectadores, reuniu 12 mil músicos, realizou 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses. Ao longo de sua extensa trajetória, o Rio Cello consolidou-se como uma plataforma multicultural que reúne qualidade, inovação artística e responsabilidade social.   [+] saiba mais Livros no Tatame 10/08 Arte e Conhecimento Livros no Tatame, uma leitura acompanhada pela escuta psicanalítica O Projeto Livros no Tatame são encontros que acontecem com a participação espontânea de crianças e adolescentes, de 5 a 14 anos, para a leitura de pequenos de livros infantis, crônicas e fábulas, cuidadosamente selecionados. O principal objetivo é inserir e motivar a leitura na rotina deste público, acompanhada do olhar e da escuta psicanalíticos, em que toda leitura propicia uma roda de conversa com as crianças falam de suas vivências e sentimentos. É um encontro que se dá com crianças e adolescentes com suas histórias, aventuras e desventuras. É um projeto independente, pode acontecer em qualquer lugar que possamos sentar num tatame e ler com o público infanto-juvenil. O Projeto possibilita a escuta das demandas dos tempos atuais que torna a nossa psicanálise viva e criativa, com a estratégia comunitária de criar espaço de encontro que possa preencher de sentido, ao mesmo tempo em que esvazia para abrir novas possibilidades de produção de sentidos. Criado como possibilidade de um diferente dispositivo clínico que vem sendo pensado com um olhar para fora de nossas instituições e da classe social de seus membros, levando a dar-nos conta do sofrimento que se apresenta diante de nós. A leitura tornou-se a chave para um encontro com muitas possibilidades. Todos ali têm histórias para contar, muito além daquelas que ouvimos sobre as comunidades do Rio de Janeiro. Ler para eles tornou-se ler com eles e uma possibilidade de levá-los ao potencial criativo de cada um. O espaço potencial se expandiu e, eventualmente, os pais participam espontaneamente. [+] saiba mais Oficina Musical Popular com garrafas pet 10/08 Arte e Conhecimento Curadoria: Luis Aragão e Lucas Urubatan O setor Arte e Conhecimento da Cidade das Artes, em parceria com o Museu do Pontal, gostaria de chamar à todas as crianças para uma agradável manhã em família fazendo confecção de instrumentos musicais com garrafa pet. Após a criação dos instrumentos, as crianças participarão de uma “orquestra rítmica” utilizando os instrumentos confeccionados em ritmos de manifestações populares, canto e percussão corporal. Viva a parceria Cidade das Artes e Museu do Pontal!!! [+] saiba mais Tributo a Elton John com Rafael Direito 10/08 Música Rafael Direito Apresenta um Tributo Inesquecível a Elton John
no Teatro de Câmara, Cidade das Artes  Prepare-se para vivenciar a magia da música de Elton John como nunca antes! O talentoso cantor, compositor e pianista Rafael Direito está trazendo seu aclamado show de tributo ao Teatro de Câmara na Cidade das Artes.  Nascido no Rio de Janeiro, Rafael Direito começou sua jornada musical aos 14 anos de idade. Ao longo dos anos, ele encantou plateias por todo o Brasil e internacionalmente. Seu currículo impressionante inclui ter sido tecladista da série de sucesso da TV Globo "Sandy & Junior" e ter alcançado as semifinais do ‘American Idol Experience’ nos EUA.   Elton John sempre foi a maior inspiração de Rafael, e este show é uma homenagem sincera ao seu ídolo. O público pode esperar ouvir os maiores sucessos de Elton John, incluindo "Your Song", "Rocket Man", "Tiny Dancer", "Cold Heart", e muitos outros.   Não perca esta espetacular noite de música, emoção e animação total, do início ao fim. Junte-se a nós no Teatro de Câmara para um tributo a um dos maiores artistas de todos os tempos, trazido ao palco pelo incrível talento de Rafael Direito.   A banda é formada ainda pelos consagrados músicos: Edu Lissovski (bateria) Emerson Ribber (baixo) Paulo Marconi (guitarra)   Experimente o legado de Elton John através da voz e piano de Rafael Direito – uma noite que você não vai querer perder! [+] saiba mais Orquestra Juvenil Itinerante da EMUC - Concerto Esperançar 10/08 Música  O Concerto Esperançar da ORJI EMUC traz umpouco da caminhada musical e de resistência da Orquestra Juvenil Itinerante da EMUC (Projeto Escola de Música Cidadã), oriunda da Cidade de Catu- Bahia, como célula fazedora de arte; defensora do direito ao acesso e à democratização desta e, também, da sua construção pautada no inalienável direito de sermos protagonistas das nossas próprias jornadas artísticas.   A Orji Emuc, desde 2018, além das suas atividades de ensino e compartilhamento musical, tem percorrido equipamentos culturais dentro e, agora, fora do seu estado,como forma de apresentar aos seus jovens espaços e experiências de acesso e afirmação dos seus próprios potenciais, dotando-os de perspectivas de mundo mais generosas e esperançosas consigo e com o seu entorno.     [+] saiba mais João Pimenta no Pimentaverso | Stand-up Comedy 17/08 Outros João Pimenta reúne suas referências, vivência de um negro periférico e suas histórias mais mirabolantes, no seu primeiro solo de Stand Up Comedy. Passando pelo passado, presente e até um vislumbre do futuro, o comediante baiano com 16 anos de carreira, nos dá um gostinho de todo caos, aleatoriedade e causos inusitados que formam sua vida. Senhoras e senhores, o Pimentaverso está entre nós.     Sobre João Pimenta   João Pimenta é natural de Pojuca-BA, escreve textos e contos desde a infância, já vendeu coxinha numa lan house e morava na rua onde "tudo acontecia", de onde tirou suas primeiras histórias. Desde 2011 produzindo pra internet e desde 2009 fazendo stand up comedy, João mantém-se entre as atividades digitais, palco, séries e esquetes. João é formado em comunicação e em 2020 integrou o elenco do Porta dos Fundos, maior humorístico da América Latina, onde está atualmente roteirizando e atuando.      [+] saiba mais Inquieto Coração - 15 anos 17/08 a 25/08 Teatro “INQUIETO CORAÇÃO – 15 ANOS” EM COMEMORAÇÃO AOS 15 ANOS DA ESTREIA, ESPETÁCULO BASEADO EM OBRAS DE SANTO AGOSTINHO RETORNA AO RIO DE JANEIRO, NA SALA ELETROACÚSTICA DA CIDADE DAS ARTES BIBI FERREIRA   Sucesso de crítica e de público, “INQUIETO CORAÇÃO” está completando 15 anos em cartaz. Para comemorar o aniversário, o espetáculo faz uma curtíssima temporada na Sala Eletroacústica da Cidade das Artes, entre os dias 17 e 25 de agosto.    Elaborado a partir da adaptação de algumas cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), “INQUIETO CORAÇÃO – 15 ANOS” é um mergulho nos mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana.   Mais do que uma peça biográfica, o solo concebido e interpretado por Eduardo Rieche usa como fio condutor as reflexões filosóficas deste grande escritor e teólogo do século IV: “Sim, Agostinho é considerado um Doutor da Igreja e o primeiro filósofo cristão”, destaca Rieche. “Mas ele vai muito além da figura religiosa. Sua obra foi e continua sendo determinante para a construção do pensamento ocidental. Considera-se, por exemplo, que Santo Agostinho tenha sido responsável por conferir ao ‘eu’, pela primeira vez na história, um espaço literário. Há um viés extremamente contemporâneo no seu modo de abordar as questões”   Basicamente, foi este eixo de “modernidade” que guiou a elaboração do espetáculo. A intenção foi desmistificar a imagem de um santo distanciado e intocável. Quem está em cena é o homem Agostinho, o notável e inquieto pensador. E é ele quem vem convidar o espectador para este encontro com a aventura do pensamento e a alegria do conhecimento – uma tarefa que, no caso de Santo Agostinho, passa também pelo coração. “Na filosofia agostiniana, viver é inseparável do sentir”, conclui Rieche.   Realizado por profissionais amplamente reconhecidos em suas áreas, “INQUIETO CORAÇÃO – 15 ANOS”, (re)encontra, na aconchegante Sala Eletroacústica, o ambiente intimista ideal para o estabelecimento da relação de proximidade entre ator e público, e entre a própria plateia e a grandeza da filosofia agostiniana.   “INQUIETO CORAÇÃO – 15 ANOS”. Uma montagem simples, mas não óbvia. Densa, mas não prolixa. Vibrante, intensa e inquieta, como o coração agostiniano. -------------------------------------------------------------------    FICHA TÉCNICA Dramaturgia e Atuação > EDUARDO RIECHE Direção > HENRIQUE TAVARES Cenário > DORIS ROLLEMBERG Figurino > MAURO LEITE Iluminação > RENATO MACHADO Projeto Gráfico > BATMAN ZAVAREZE Trilha Sonora > EDUARDO RIECHE e HENRIQUE TAVARES Fotos de Divulgação > ALMIR REIS e RENATO MANGOLIN Idealização e Produção > EDUARDO RIECHE [+] saiba mais Quarteto Kalimera | Dança do Mar 22/08 Música Premiado como Melhor Intérprete de Música Clássica no Festival de Música da Rádio MEC nas edições 2020 e 2018, o Quarteto Kalimera nasce pela vontade de seus integrantes depesquisar e executar obras icônicas do repertório tradicional brasileiro e universal para esta formação.  Em 2024 Tomaz Soares faz um novo arranjo e inédito para quarteto de cordas da obra Dança do Mar de Francisco Mário, violonista e compositor que era irmão do cartunista Henfil e do sociólogo Betinho. O quarteto sai em turnê pelos Sescs MG, PA, PI e MS mostrando a obra com o novo arranjo, produzido pelo filho de Chico Mário, Marcos Souza. Dia 7/7 se apresentaram no Festival de Campos de Jordão. E no dia 22 de agosto, dia do aniversário de Francisco Mário, lança o novo arranjo na Cidade das Artes, para os cariocas, gravando o novo álbum do quarteto com o repertório de Francisco Mário e Calimério Soares, pai de Tomaz. [+] saiba mais Celebrando o Dia do Folclore | Bumba meu Boi 25/08 Arte e Conhecimento ​Curadoria: Cecilia Einsfeld, Pedro Sayd e Luizão Santos O Bumba meu Boi é uma festa popular que acontece em vários lugares do Brasil. De acordo com a região em que a festa ocorre e conforme cada grupo de boi, a história se adapta e se apropria de narrativas que giram em torno da morte e da ressureição de um boi que pertence a um patrão. Catirina, que está grávida de Pai Francisco, deseja comer a língua do boi predileto do Patrão. Chico, portanto, consegue esta língua para sua esposa e quando o boi morre, outros personagens entram na história para ressuscitar este novilho. Esta contação do auto do boi é uma atividade pedagógica que ocorre dentro de um contexto educativo que se relaciona com o acervo de cultura popular. Dentro desta atividade teatral, musical e educacional, os arte-educadores do Museu do Pontal, colocam os visitantes para serem os personagens da história. E viva o Bumba meu Boi! E viva a parceria Cidade das Artes e Museu do Pontal!!! [+] saiba mais Os 50 são os novos 30 | Lançamento de Livro 31/08 Arte e Conhecimento O tema do livro é a autoestima. A coragem de buscar a felicidade independente da idade, que em nossa sociedade muitas vezes é vista como um impecilho. Iniciaremos com uma roda de conversa sobre coragem, autoestima, sonhos pessoais e prosseguiremos para a venda e autógrafo de livros. SOBRE O LIVRO "Os 50 são os novos 30" fala das minhas experiências ao superar adversidades, inclusive a separação de um casamento de 20 anos para então me reconstruir e ir em busca da realização de meus sonhos. SOBRE A AUTORA Simone Lima é poeta, socióloga, terapeuta holística, professora das redes municipal e estadual de educação do RJ, apaixonada pela vida, que acredita no poder das relações de afeto e alguém em constante processo de aprendizado e crescimento. Contato: Simone Lima (21) 99851-0505 Email: monelimasilva@hotmail.com Instagram @simonelimapoesia   [+] saiba mais Eu, Tu e Eles 21/09 a 22/09 Dança O espetáculo navegará sobre a diversidade e a pluralidade dos corpos. Diferentes personagens que às vezes conversam, às vezes não. Todos nós temos um lado B. Alguns podem ter até mais do que dois lados, mas nossos pensamentos não estão limitados a estas referências, pois as extrapolam. Abordaremos a conexão humana em um mundo em transformação, as relações interpessoais e a busca por identidade em uma sociedade diversificada. Esta foi a base emocional e intelectual para a criação coreográfica.     [+] saiba mais Encontro de Corais da Barra da Tijuca 28/09 a 29/09 Música A Câmara Comunitária da Barra da Tijuca apresenta no palco da Cidade das Artes/Fundação Bibi Ferreira, uma tarde muito especial, com o melhor do Canto Coral, no Encontro de Corais da Barra da Tijuca, visando prestigiar aos coros e seus respectivos maestros que, ao longo do tempo, oferecem ao Bairro, um colorido especial aos seus moradores, com o que de melhor faz a música, ecoando em harmonia e vibrações salutares, por seus corais, cada canto deste elegante bairro. O evento será realizado no Teatro de Câmara da Cidade das Artes, nos dias 28 e 29 de setembro, às 16h. A abertura do evento será feito com o coral convidado do Clube de Regatas do Flamengo no dia 28, e a Kumpania de canto e dança Rosa de Fogo abrirá o evento no dia 29. Os corais participantes, apresentarão 04 peças cada um, não excedendo o tempo de 20 minutos ( tempo máximo a ser utilizado por cada coro). O espetáculo terá a duração de 2 horas, cada dia. [+] saiba mais Eifman Ballet | Anna Karenina 19/10 a 20/10 Dança O balé Anna Karenina, de Boris Eifman, é uma verdadeira explosão de energia psicológica interior e é incrivelmente preciso ao causar impacto emocional em seus espectadores. Ao deixar de lado todas as histórias secundárias do romance de Leo Tolstoy, o coreógrafo focou no triângulo amoroso “Anna – Karenin – Vronsky”.    Utilizando a linguagem da dança, Boris Eifman em seu balé conseguiu retratar o drama de uma mulher renascendo. Segundo a coreógrafa, foi a paixão amorosa, o “instinto básico” que levou a heroína à violação das normas então vigentes de moralidade social,matou o amor maternal em Anna Karenina e destruiu o seu  mundo interior. Estando tão completamente consumida e esmagada pela paixão, a mulher está pronta para qualquer sacrifício.   O coreógrafo diz que o seu ballet não fala de tempos passados, mas de hoje: o conteúdo emocional intemporal da performance e os paralelos óbvios com a realidade não podem deixar indiferente o espectador contemporâneo. O brilhante domínio técnico dos bailarinos da Companhia e a espantosa coreografia de Boris Eifman apresentam-nos de forma notavelmente impressionante todos os aspectos e peripécias do romance de Tolstói.   [+] saiba mais Espetáculo "Alegria" 16/11 a 17/11 Teatro O espetáculo da companhia Afro contemporânea Corpus Entre Mundos é uma expressão artística que busca explorar o estado de satisfação extrema e contentamento por meio da dança. A alegria é um sentimento universal, e o espetáculo busca entender como podemos alcançá-la e compartilhá-la de forma consciente e respeitosa.   A peça é inspirada no conceito africano de Ubuntu, que se refere à essência do ser humano e sua interação na sociedade. Através da filosofia Ubuntu,acompanhia busca levar ao palco o poder do corpo com sabedoria, reconhecendo que quanto mais temos consciência de nós mesmos e de nossos caminhos, mais respeitamos o outro. A alegria, nesse contexto,encontra-se em nosso próprio corpo, em nossa conexão com o mundo ao nosso redor.   [+] saiba mais Canta o Brasil | África 19/11 Música O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, já tendo se apresentado em vários locais do Brasil e do exterior, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação.   Assim, o Projeto Canta o Brasil em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, apresentam, neste ano de 2024, o tema África, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, aliando o melhor da música popular brasileira e os clássicos que remetem, direta e indiretamente, ao tema exaltado, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, musicais, entre outras vertentes e fontes, reunindo composições de renomados autores, tais como: Cartola, Tim Maia, Elza Soares, Giuseppe Verdi, Elton John, entre outras lindas composições de sucessos africâner, com tradução para o idioma Zulu por Thabo Mkhize, bem como, hits mais atuais, como a música "Jerusalema" do Sul-africano Master KG.    https://youtu.be/y8-h6_SDxns?si=3RF1ADMXWANDSgE8   Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para representar a importância deste dia, ambientando o tema África, nos trajes, na Percussão, no repertório, nas coreografias, enredos e, principalmente, na sua alegria contagiante e despretensiosa.   O espetáculo produzido conta também com a participação do Grupo de canto e dança da Kumpania Rosa de Fogo, sob a coordenação da professora e Coreógrafa Marta Coelho, colorindo e abrilhantando o evento por seus vários tipos de dança . O espetáculo será apresentado em 06 (seis) atos, sendo 5( cinco) atos de Canto e Dança e 01 (um) exclusivo de dança.   Corais participantes: Grupo de Canto e Dança Rosa  [+] saiba mais