Orquestra Rio Villarmônica retorna à Cidade das Artes em seu segundo concerto do ano
Com regência do maestro e um dos seus fundadores Mario Barcelos, nova orquestra apresenta, desta vez, obras de Bach, Villa-Lobos e Piazzolla, com a participação das solistas Luisa de Castro (violinista) e Ludmilla Bauerfeldt (soprano)
A pouco menos de três meses de seu concerto de estreia na Cidade das Artes, a recém-criada Orquestra Rio Villarmônica retornará ao mesmo palco da Barra com o mesmo despojamento e frescor, no sábado, dia 20 de agosto, às 19h, apresentando, desta vez, um programa dedicado a Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos e Piazzolla. Sob regência de Mário Barcelos – um dos seus fundadores ao lado do maestro Tobias Volkamnn e da produtora Isabel Zagury – o grupo proverá ao público uma nova oportunidade de conhecer sua forma de fazer música: com a liberdade que o carioca traduz tão bem e desde já buscando estabelecer uma tradição de repertório de qualidade.
Tendo como solistas as cariocas Luisa de Castro (violino) e Ludmilla Bauerfeldt (soprano), o programa desperta curiosidade por reunir três compositores aparentemente distintos. De diferentes maneiras e temporalidades, as obras dos três compositores estão conectadas pela influência de um outro gênio da música: o veneziano Antonio Vivaldi. Bach teve contato com a música de Vivaldi, muito difundida e admirada na primeira metade do século XVIII, e transcreveu alguns de seus concertos para instrumentos de teclado, como o cravo e o órgão. Esta era a maneira da época de estudar a música de um grande mestre: copiar ou transcrever. É muito provável que Bach e seus filhos tenham executado várias obras de Vivaldi na Alemanha. O “Concerto de Brandemburgo nº 3”, que integra o programa na Cidade das Artes, traz muitos elementos dos concerti grossi, gênero musical extremamente virtuosístico do qual Vivaldi foi o grande mestre.
Vivaldi e Bach praticamente caíram no esquecimento logo após sua morte, fruto das rápidas mudanças no gosto musical da época. Ainda assim, é inegável a influência na música dos grandes gênios que os seguiram, como Mozart e Beethoven. O interesse por suas obras ressurgiu muito tempo depois e passou a influenciar novas gerações de compositores, inclusive no século XX, como foi o caso de Heitor Villa-Lobos. Sua série Bachianas Brasileiras é a prova inconteste e sua destreza ao incorporar elementos da música brasileira ao estilo bachiano nos brindou com nove obras-primas, sendo a de nº 5 a mais conhecida, que será apresentada pela Villarmônica na voz de Ludmilla Bauerfeldt, a grande voz brasileira do momento.
Por fim, o argentino Astor Piazzolla – assim como Villa, o mais conhecido compositor de seu país. Suas “Cuatro estaciones porteñas” são o “alter ego tanguero” das famosas estações de Vivaldi, escritas primeiramente em separado e, depois de prontas, convencionou-se apresentá-las em conjunto. Originalmente escritas para conjunto de tango (bandoneón, piano, violino e contrabaixo), o arranjo para orquestra de cordas e solista aponta ainda mais para o concerto grosso como gênese dessas obras. Ambos Villa e Piazzolla não tiveram o reconhecimento imediato em seus países de origem. Especialmente Piazzolla, por seus experimentos, era considerado um herege pelos compositores puristas do tango tradicional. Mas o tempo tratou de mostrar como artistas com a coragem, criatividade e inovação associadas à inspiração em grandes obras de arte do passado podem nos oferecer novas maravilhas da música!
Mario Barcelos
Mario Barcelos é um apaixonado pela música. A carreira como regente profissional começou tarde, mas com muita intensidade. A criação da Orquestra Rio Sinfônica marcou esse início com um concerto aclamado na Grande Sala da Cidade das Artes. A partir deste momento foram vários outros concertos paralelos a um processo de estudo para aprimorar a técnica e ampliar o conhecimento. Estudou com o maestro Ricardo Rocha e depois com maestro Tobias Volkmann. Participou também da Academia do Porto e de várias master classes de regência na Alemanha, Lituânia, em Praga e Nova Iorque.
Barcelos tem acrescentado seu conhecimento de engenharia e negócios para junto com Isabel Zagury e Tobias Volkmann criarem a Orquestra Rio Villarmônica, um projeto conceitual muito bem definido de valorizar a música clássica nacional, que pretende ser a cara do Rio de Janeiro e manter sua tradição de qualidade musical.
Luisa de Castro (violino)
Mestre pela Northwestern University e bacharel pela Unirio, a violinista carioca foi receptora do Anna Schauffler Lockwood Award for Excellence in String Music e do Eckstein Fund Grant. Também recebeu o primeiro prêmio no 12º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. Como membro do Quarteto Kalimera, recebeu o prêmio de Melhor Intérprete de Música Erudita pela Rádio MEC. Foi aluna de Shmuel Ashkenasi, Almita Vamos e Paulo Bosísio. Já participou de festivais dentro e fora do Brasil, tais como: Pacific Music Festival, Chautauqua Music Festival e Youth Orchestras of the Americas. Já se apresentou como solista à frente da Johann Sebastian Rio, Orquestra Sinfônica Nacional, entre outras. Atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica Nacional, membro da Johann Sebastian Rio e do Quarteto Kalimera.
Ludmilla Bauerfeldt (soprano)
Detentora de vários prêmios nacionais e internacionais de canto, a carioca Ludmilla Bauerfeldt formou-se na prestigiada Academia do Teatro Alla Scala (Milão – Itália), onde protagonizou as produções Don Pasquale (Donizetti) e La Scala di Seta (Rossini).Vem desenvolvendo carreira como solista em concertos e festivais na Itália (Teatro Filarmonico), Suíça (Opera Viva), Rússia (Svetlanov Hall, Musical Olympus) e Alemanha (Bad Kissingen, Dresdner Musikfestspiele e Stars and Rising Stars). Presença frequente nas principais casas de ópera no país, seus últimos trabalhos incluem a estreia brasileira de Orphée, de Phillip Glass no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a premiére mundial dos Translieder de Flô Menezes e a 8ª Sinfonia de G.Mahler, ambos junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além da aclamada montagem de L’Italliana in Algeri, de Rossini, no Theatro São Pedro, em São Paulo.