Fundação Cidade das Artes

Programação » Conversa Literária – A Literatura Infantil e Juvenil Contemporânea

Evento Encerrado

Conversa Literária – A Literatura Infantil e Juvenil Contemporânea



Neste dia, mergulharemos no universo da literatura infantil e infanto-juvenil com grandes autores e ilustradores. Por meio da mediação de Cintia Barreto, os convidados falarão sobre seus processos criativos e a importância desses livros para esse público que está se formando leitor.


Idealização e curadoria: Cintia Barreto

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”.  Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos.  Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial).  Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras. 
Site: www.cintiabarreto.com.br

Convidados: Alexandre de Castro Alves, Cris Alhadeff, Marcelo Moutinho, Luciana Nabuco, Lucia Morais e José Prado

Público: Alunos de escolas públicas ou particulares, professores, mediadores de sala de leitura, educadores, público espontâneo interessados na temática.



LIVROS

O Livro das Palavras Grandes e dos Desenhos Pequenos
Texto de Alexandre de Castro Gomes
Ilustrações de Cris Alhadeff
Editora Saberes e Letras

Obra selecionada para compor o acervo inicial da Educação Infantil, acervo complementar da Educação Infantil e acervo complementar do Ensino Fundamental das salas e  espaços de leitura das unidades educacionais da SME de São Paulo - 2021.

Uma história bem maior e menor do que você imagina. No novo livro do casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff, o título já dá a dica: este é um livro sobre tamanhos e surpresas. Não por acaso, o ratinho tem um nomezão! E Afonsão é um homenzinho.Tudo aqui é relativo, divertido e inesperado, inclusive a forma como se relacionam a história e a ilustração. Afinal, aqui o texto é também imagem, por conta das cores, formas e texturas. Em "O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos" o casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff nos surpreende o tempo todo, desde o título. (por Leo Cunha)

A dupla Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff é imbatível na invenção de livros geniais. (por Anna Rennhack)

Quando pensamos num livro infantil, a primeira ideia que temos em mente é: textos pequenos e grandes desenhos. Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff subvertem com uma obra ao inverso: aqui, o texto ganha a página, com um jogo de cores, tamanhos e formas diferentes; e as imagens, pequenas, complementam e expandem os significados [...] Uma leitura que vai encantar crianças e adultos e inspirar a brincadeira de criar novas histórias! (por Severino Rodrigues)

Este livro nos apresenta dois personagens pequenos, ou melhor, minúsculos, que têm grandes lições a nos ensinar. Pequenos no tamanho, mas gigantes nos sentimentos. Nesse paradoxo do pequeno e do grande, do aumentativo e do diminutivo, Alexandre de Castro Gomes e a ilustradora Cris Alhadeff nos ajudam a mergulhar nessas pequenas histórias com grandes lições para nossa vida, de uma forma encantadora, através da arte nas palavras. (Revista Família Cristã)


Mila, a gata preta

Texto de Marcelo Moutinho
Ilustração de Luciana Nabuco
Oficina Raquel

Mila, a gata preta é um livro para crianças que possui um texto aparentemente simples, mas debaixo do qual se desenrolam diversas camadas de significado e intenções que vão aprofundando o seu conteúdo. Todas as discussões presentes no livro são trazidas a nós pelo instigante texto de Marcelo Moutinho, lindamente ilustrado por Luciana Nabuco, que confere à obra uma atmosfera de pura emoção!


TUCUMÃ
Texto de Lucia Morais Tucuju
Ilustrações de Adilson Dias
Páginas Editora

"Tucumã" nos brinda com um mergulho poético na Amazônia pela força e alegria dos pássaros, peixes, comidas, lendas e gente! Tudo isso permeado de lembranças que se misturam a bem-te-vis, saracuras, araras, onças, tambaquis, uma revoada gostosa de gaivotas, um rebuliço de botos, pulos de piabas, sons de maracás, sabores da ancestralidade e indagações. Leitura atenta de uma paisagem que aquece o coração.


O Gigante sem Nome
Maricota sem dona
Rente que nem pão quente

Autora Maria Mazzetti 

José Prado falará sobre edição e circulação de livros infantis e juvenis e sobre a escritora Maria Mazzetti que é um dos nomes mais importantes da literatura infantil brasileira. Certamente, a autora merece figurar na galeria de grandes escritores de livros para pequenos leitores de todos os tempos. Nas palavras de Gilda Meirelles, ela “Escrevia como se estivesse tecendo a vida. Ela explorava o campo do imaginário, o mundo das emoções. Valorizava o ser. Era lírica”. Seu estilo original, linguagem peculiar e sua forma incomparável de recriar a vida atestam seu pioneirismo e plenitude literária. Tornar seus textos em livros mais uma vez, não é só homenagear Maria Mazzetti, mas também as crianças de hoje, que merecem conhecer suas histórias simples, envolventes e o mesmo tempo, sentir a afetividade da linguagem lúdica, alegre e instigadora dessa contadora de histórias especial.


Sobre os convidados


Alexandre de Castro Gomes é carioca, mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ), especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM), professor em cursos de pós-graduação, pesquisador de monstros e criaturas do folclore brasileiro, ex-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e autor de dezenas de livros publicados no Brasil e no exterior. Para maiores informações, visite o site www.alexandredecastrogomes.com.




Cris Alhadeff é especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM) e formada em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Ilustrou seu primeiro livro em 2010 e hoje já são mais de cinquenta com seus traços e cores. Cris tem obras premiadas, adquiridas em programas governamentais e exibidas em mostras de norte a sul do país. A autora dedica-se também à estamparia, já tendo vendido estampas para o Brasil e para o exterior. Visite seu site em www.crisalhadeff.com.




Marcelo Moutinho nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1972. Quando criança leu Flicts, de Ziraldo, e decidiu que também queria contar histórias. É autor de oito livros, entre eles A lua na caixa d’água (Malê, 2021), Rua de dentro (Record, 2020) e Ferrugem (Record, 2017), com o qual conquistou o Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional. Lançou, ainda, o infantil A menina que perdeu as cores (Pallas, 2013). É dono de uma gata preta chamada Mila e pai da Lia, a quem esta obra é dedicada.




Luciana Nabuco nasceu em Rio Branco (AC), em 1972, e desde pequena desenhava pelas paredes. Quando cresceu tornou-se escritora, pintora e mãe da Marília, da Luisa e do Théo. É autora e ilustradora de livros de poesia, contos, e para crianças de todas as idades. Vencedora do concurso e criadora da identidade visual do Curta o Gênero de Fortaleza em 2018, realizou diversas exposições no Brasil, Senegal, Benin e França, e do que mais gosta é ouvir histórias e continuar desenhando pelo mundo.




Lucia Morais é especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Professora, psicopedagoga, mediadora de leitura, escritora, narradora de histórias, arte- educadora, membro da Academia Internacional de Letras do Brasil. Lecionou na Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais: estudos afro- brasileiros e indígenas; palestrante e pesquisadora da cultura e da literatura indígena. Ativista de bibliotecas comunitárias no Rio de Janeiro; idealizadora de projetos de leitura, como o “Livro bate à sua porta”. Como atriz, atuou no espetáculo teatral, o monólogo: “Arandu Lendas Amazônicas”, patrocinado pelo Banco do Brasil, em cartaz nos CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Professora de origem indígena do Amapá.




José Prado
 nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em Letras, com especialização em literatura infantil e juvenil (UFRJ) e teoria da literatura (UERJ). Editor, gestor editorial, pesquisador e contador de histórias, elabora projetos editoriais, ministra formação continuada em LIJ e mediação de leitura. É tutor editorial das editoras Artescrita, Imperial Novo Milênio, Leaf, Moma e Ninho; curador do sarau Jequitibá de Poesia; Leciona a disciplina “A edição e circulação de livros para crianças e jovens na Pós em LIJ da Educamais.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

14/04/22

Horários

Quinta-feira
Das 15h às 17h 

Inscreva-se para o evento

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448, dúvidas de terça a sexta das 10h às 18h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Murilo Gun – Fé no flow | Espetáculo 05/04 a 06/04 Outros Murilo Gun foi um dos pioneiros da internet no Brasil, vencendo 2 prêmios iBest em 1997 e 1998. Com 16 anos, em 1999, captou investimentos, fundou a start-up BIT e criou o "Peça Comida" (um "iFood" via pager e fax). Foi empresário de tecnologia do Porto Digital por 10 anos. Até que decidiu se reinventar... Foi um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil. Fez turnê nacional, lançou show no Netflix e foi apresentador de programas no SBT, Multishow e Comedy Central. Até que decidiu se reinventar... Em 2014, morou 3 meses num centro de pesquisas  da NASA, no Vale do Silício, estudando futurismo na Singularity University, e na volta fundou a KEEP LEARNING SCHOOL, uma escola de cursos online de criatividade que teve 20 mil alunos em 5 anos. Até que decidiu se reinventar... Na pandemia, abriu todos os seus cursos gratuitamente chegando em 500 mil alunos, e entrou num período sabático de autoconhecimento e autoconhecimento. Nos últimos anos, vem se dedicando a palestras corporativas e retiros de liderança, conectando o mundo dos negócios com o universo sutil. Até que decidiu misturar toda a sua história de empresário, comediante, palestrante e aprendiz do sutil... e voltar ao teatro com a palestra espetáculo FÉ NO FLOW. [+] saiba mais Toulouse - Meu lugar é aqui, Montmartre | Teatro 05/04 a 13/04 Teatro Montmartre, 1901. O primeiro ano do século XX e o último da vida de Toulouse Lautrec. Em sua despedida do Moulin Rouge, o genial pintor revive seus momentos de arte, dor e glamour no cenário de personagens e paixões que o marcaram para sempre. A Sala Eletroacústica da Cidade das Artes está pronta para receber o ator Daniel Barcelos Jaimovich, com o espetáculo “Toulouse – Meu lugar é aqui, Montmartre”, em curta temporada. O monólogo retrata o último ano de vida do pintor Toulouse Lautrec (1864-1901), em uma narrativa emocionante, que leva o público para a Paris da Belle Époque, onde o artista viveu suas alegrias e dores. Com texto de Fátima Valença, a peça é uma verdadeira homenagem a um dos maiores artistas do século XIX e revela seus dilemas, angústias e sua paixão pela vida boêmia parisiense. Ao longo da história, figuras marcantes que fizeram parte da vida de Toulouse Lautrec, como a dançarina Jane Avril, sua mãe Adele, prostitutas e modelos são apresentados ao público. No palco, Toulouse vive momentos no cabaré, no estúdio e no hospício, com música e poesia, nessa dramaturgia que envolve o protagonista. A peça conta com participações especiais em vídeo de Sylvia Massari, Jacqueline Laurence (in memoriam), Lauro Goes, Charle Myara, José Hilário e Alex Zimmer, que vivem personagens dessa época marcante da história da arte e da vida pessoal do pintor. O ator Daniel Barcelos Jaimovich tem um vasto currículo nas artes dramáticas na TV, cinema e teatro. Participou das novelas “A Favorita”, “Alma Gêmea”, “Chocolate com Pimenta”; das peças teatrais “Blue Jeans”, “Trair e Coçar” e “Violetas na Janela”, dos filmes “Kardec” e “Chico Xavier”, além de ter recebido o Prêmio Mambembe, em 1982, do Instituto Nacional de Artes Cênicas, por “Adeus Fadas e Bruxas”. Direção e solo: Daniel Barcelos Jaimovich Dramaturgia : Fátima Valença  [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 09/04 Arte e Conhecimento 09/04/2025 Tema: O passo a passo para organizar sua vida financeira Você sente que o dinheiro some e não consegue se organizar financeiramente? Muitos estão na idade madura e não conquistaram a paz financeira. Nesta palestra, vamos falar sobre os principais desafios de poupar, como evitar dívidas, cortar gastos desnecessários e começar a se organizar sem abrir mão da qualidade de vida. Dicas práticas e um caminho claro para quem deseja mais tranquilidade e segurança financeira. A psicanálise vai ajudar a revelar as crenças limitantes sobre o vil metal. E aí? Está preparado para o seu primeiro milhão? Convidadas Leticia Camargo é planejadora financeira certificada CFP®️, palestrante e professora de finanças. Fez MBA em finanças no IBMEC e é formada em economia pela PUC- Rio. Atualmente vem fazendo vários cursos na área de finanças comportamentais. Possui mais de 20 anos de experiência profissional no mercado financeiro e há mais de 10 anos auxilia famílias no cuidado de suas finanças pessoais. Kika Gama Lobo é influencer da maturidade, escritora de 2 livros sobre a longevidade, co-criadora da festa dancing Kikando e curadora do podecast PODPAU, apenas como homens maduros. Aluna de Letícia Camargo, se tornou um modelo de mulher madura que resolve seus muitos problemas financeiros e de sua família. Próximos encontros: 14/04, 02/05, 09/05 e 11/06 [+] saiba mais Alex Cohen - Tamu junto na Festa | Show 12/04 Música Turnê Alex Cohen “Tamu Junto Na Festa” com hits que marcaram gerações. A Turnê ‘’Tamu Junto na Festa’’ Está imperdível! O cantor Alex Cohen traz um repertório recheado de sucessos nacionais e internacionais, garantindo uma festa animada onde ninguém vai ficar parado. O repertório contém clássicos e releituras que marcaram a carreira do artista, passando por ‘’Amor Perfeito’’, "Evidências", ‘’Eva’’, ‘’Hotel California’’, ‘’Dancing Queen’’, ‘’Volare’’ e muito mais. Com uma energia contagiante e uma produção incrível, é a oportunidade perfeita para se divertir e cantar junto grandes hits. Prepare-se para dançar e se deixar levar pela música! Saiba mais sobre Alex Cohen Cantor, músico e compositor com mais de 25 anos de carreira, Alex Cohen coleciona sucessos entre releituras e singles autorais, além de discos lançados. No repertório, músicas que fazem parte de sua essência, conquistaram também as rádios e espaço na trilha sonora de novelas globais. Já participou três vezes do conhecido projeto “Um Barzinho, Um Violão” ao lado de grandes nomes como Zé Ramalho, Chitãozinho e Xororó, Fernanda Abreu, Ivete Sangalo, Thiaguinho, Zeca Pagodinho e outros. O artista coleciona apresentações nos palcos mais consagrados do país, além de ter se apresentado algumas vezes no Réveillon de Copacabana e até mesmo ao Papa Francisco em sua visita ao Rio de Janeiro. Como compositor, já teve suas canções gravadas por artistas como Chitãozinho e Xororó, Roupa Nova, The Fevers e Vavá, do grupo Karametade. [+] saiba mais A voz nas artes 2 | Workshop 12/04 Arte e Conhecimento Tema: Cuidados e uso da voz para as pessoas ligadas as artes como: teatros, musicais, TV, redes sociais e dublagem. O primeiro workshop a voz nas artes aconteceu em 2019 na cidade das artes, onde contou com a participação de várias pessoas ligadas as artes, como: atores, cantores, professores de canto, atuação, assim como atores e dubladores profissionais e em formação. O evento contou com a participação de 130 pessoas na antiga sala de leitura, hoje Biblioteca Ziraldo. Essa versão 2 do workshop será mais atual e contará também com abordagens sobre o uso da voz na fala, no canto, nas redes sociais e na criação de conteúdo para youtube e vídeos para as mídias digitais. Os cuidados com a voz e o que se espera da voz nesse novo mercado. O workshop será totalmente gratuito para a população e o interessado deverá se inscrever com antecedência pelo e-mail do evento. A responsável pelo evento, a médica, estará unida com um time de fonoaudiólogas e preparadores vocais na execução de um programa de palestras e atividades que auxiliarão os artistas a usarem sua voz de maneira assertiva e com saúde. Nesse dia, para comemorar o dia mundial da voz que acontece em Abril, ela também lançará seu livro: Como melhorar a sua voz, que auxiliará a muitos nesses cuidados de maneira simples e objetiva. [+] saiba mais Piano Rock & Família Cristelo | Show 26/04 Música O pianista Glaucio Cristelo, reconhecido por bandas como Coldplay, Bon Jovi e Oasis, chega a Cidade das Artes para um show imperdível! Com 10 edições do Rock in Rio na bagagem, o artista, acompanhado da sua esposa Tay Cristelo e do seu filho Lucas Cristelo, de apenas 12 anos, irá fazer um show repleto de sucessos do rock e pop para toda a família cantar junto. [+] saiba mais Black Chamas | Roda de Conversa 26/04 Arte e Conhecimento Tema: Equidade e Empoderamento Racial O "Black Chamas" foi criado em São Paulo pela Claudia Paula, Superintendente da GetNet, com foco principal em apoiar por meio de reuniões e palestras pessoas negras no mercado financeiro.  Tomando força no Rio de Janeiro, com pelo menos 4 encontros na antiga Sala de Leitura da Cidade das Artes, atualmente Biblioteca Municipal Ziraldo. Estamos sempre em busca de apoiar o ingresso dessas pessoas no mercado financeiro, onde somos, infelizmente, minoria. Ministraremos dentro das condições e horários combinados, conversas sobre como é o nosso dia a dia nas instituições financeiras, em seguida discutiremos como podemos fazer para aumentarmos nossa confiança nesses ambientes. Para finalizar contaremos nossas histórias de vida, e de nossos convidados, reforçando também a importância dos estudos e foco em nossos objetivos, importantíssimo para o apoio e conexão de pessoas negras. [+] saiba mais Um Musical de Palhaças – Cada Uma Com Seu Quadril | Teatro 26/04 a 04/05 Teatro Três palhaças em um dia de audição musical passam por inusitadas e engraçadas situações, como esquecer o texto, entrar no palco na hora errada, sentir dor de barriga e enfrentar a impaciência do auditor. A trilha sonora homenageia musicais clássicos como: Cabaret, Chicago, A Noviça Rebelde, Roberto Carlos e Frère Jacques. Ficha Técnica Remontagem Direção: Sueli Guerra Atrizes/palhaças: Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães Roteiro: Sueli Guerra, Geni Viegas, Karla Concá e Samantha Anciães. Orientação das Palhaças: Karla Concá Produção executiva: Fernanda Klen Assistente de produção: Mayara Voltolini Participação Especial em OFF : Silvia Massari [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais