Neste dia, mergulharemos no universo da literatura infantil e infanto-juvenil com grandes autores e ilustradores. Por meio da mediação de Cintia Barreto, os convidados falarão sobre seus processos criativos e a importância desses livros para esse público que está se formando leitor.
Idealização e curadoria: Cintia Barreto
Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”. Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos. Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial). Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras.
Site: www.cintiabarreto.com.br
Convidados: Alexandre de Castro Alves, Cris Alhadeff, Marcelo Moutinho, Luciana Nabuco, Lucia Morais e José Prado
Público: Alunos de escolas públicas ou particulares, professores, mediadores de sala de leitura, educadores, público espontâneo interessados na temática.
LIVROS
O Livro das Palavras Grandes e dos Desenhos Pequenos
Texto de Alexandre de Castro Gomes
Ilustrações de Cris Alhadeff
Editora Saberes e Letras
Obra selecionada para compor o acervo inicial da Educação Infantil, acervo complementar da Educação Infantil e acervo complementar do Ensino Fundamental das salas e espaços de leitura das unidades educacionais da SME de São Paulo - 2021.
Uma história bem maior e menor do que você imagina. No novo livro do casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff, o título já dá a dica: este é um livro sobre tamanhos e surpresas. Não por acaso, o ratinho tem um nomezão! E Afonsão é um homenzinho.Tudo aqui é relativo, divertido e inesperado, inclusive a forma como se relacionam a história e a ilustração. Afinal, aqui o texto é também imagem, por conta das cores, formas e texturas. Em "O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos" o casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff nos surpreende o tempo todo, desde o título. (por Leo Cunha)
A dupla Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff é imbatível na invenção de livros geniais. (por Anna Rennhack)
Quando pensamos num livro infantil, a primeira ideia que temos em mente é: textos pequenos e grandes desenhos. Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff subvertem com uma obra ao inverso: aqui, o texto ganha a página, com um jogo de cores, tamanhos e formas diferentes; e as imagens, pequenas, complementam e expandem os significados [...] Uma leitura que vai encantar crianças e adultos e inspirar a brincadeira de criar novas histórias! (por Severino Rodrigues)
Este livro nos apresenta dois personagens pequenos, ou melhor, minúsculos, que têm grandes lições a nos ensinar. Pequenos no tamanho, mas gigantes nos sentimentos. Nesse paradoxo do pequeno e do grande, do aumentativo e do diminutivo, Alexandre de Castro Gomes e a ilustradora Cris Alhadeff nos ajudam a mergulhar nessas pequenas histórias com grandes lições para nossa vida, de uma forma encantadora, através da arte nas palavras. (Revista Família Cristã)
Mila, a gata preta
Texto de Marcelo Moutinho
Ilustração de Luciana Nabuco
Oficina Raquel
Mila, a gata preta é um livro para crianças que possui um texto aparentemente simples, mas debaixo do qual se desenrolam diversas camadas de significado e intenções que vão aprofundando o seu conteúdo. Todas as discussões presentes no livro são trazidas a nós pelo instigante texto de Marcelo Moutinho, lindamente ilustrado por Luciana Nabuco, que confere à obra uma atmosfera de pura emoção!
TUCUMÃ
Texto de Lucia Morais Tucuju
Ilustrações de Adilson Dias
Páginas Editora
"Tucumã" nos brinda com um mergulho poético na Amazônia pela força e alegria dos pássaros, peixes, comidas, lendas e gente! Tudo isso permeado de lembranças que se misturam a bem-te-vis, saracuras, araras, onças, tambaquis, uma revoada gostosa de gaivotas, um rebuliço de botos, pulos de piabas, sons de maracás, sabores da ancestralidade e indagações. Leitura atenta de uma paisagem que aquece o coração.
O Gigante sem Nome
Maricota sem dona
Rente que nem pão quente
Autora Maria Mazzetti
José Prado falará sobre edição e circulação de livros infantis e juvenis e sobre a escritora Maria Mazzetti que é um dos nomes mais importantes da literatura infantil brasileira. Certamente, a autora merece figurar na galeria de grandes escritores de livros para pequenos leitores de todos os tempos. Nas palavras de Gilda Meirelles, ela “Escrevia como se estivesse tecendo a vida. Ela explorava o campo do imaginário, o mundo das emoções. Valorizava o ser. Era lírica”. Seu estilo original, linguagem peculiar e sua forma incomparável de recriar a vida atestam seu pioneirismo e plenitude literária. Tornar seus textos em livros mais uma vez, não é só homenagear Maria Mazzetti, mas também as crianças de hoje, que merecem conhecer suas histórias simples, envolventes e o mesmo tempo, sentir a afetividade da linguagem lúdica, alegre e instigadora dessa contadora de histórias especial.
Sobre os convidados
Alexandre de Castro Gomes é carioca, mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ), especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM), professor em cursos de pós-graduação, pesquisador de monstros e criaturas do folclore brasileiro, ex-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e autor de dezenas de livros publicados no Brasil e no exterior. Para maiores informações, visite o site www.alexandredecastrogomes.com.
Cris Alhadeff é especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM) e formada em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Ilustrou seu primeiro livro em 2010 e hoje já são mais de cinquenta com seus traços e cores. Cris tem obras premiadas, adquiridas em programas governamentais e exibidas em mostras de norte a sul do país. A autora dedica-se também à estamparia, já tendo vendido estampas para o Brasil e para o exterior. Visite seu site em www.crisalhadeff.com.
Marcelo Moutinho nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1972. Quando criança leu Flicts, de Ziraldo, e decidiu que também queria contar histórias. É autor de oito livros, entre eles A lua na caixa d’água (Malê, 2021), Rua de dentro (Record, 2020) e Ferrugem (Record, 2017), com o qual conquistou o Prêmio Clarice Lispector, da Biblioteca Nacional. Lançou, ainda, o infantil A menina que perdeu as cores (Pallas, 2013). É dono de uma gata preta chamada Mila e pai da Lia, a quem esta obra é dedicada.
Luciana Nabuco nasceu em Rio Branco (AC), em 1972, e desde pequena desenhava pelas paredes. Quando cresceu tornou-se escritora, pintora e mãe da Marília, da Luisa e do Théo. É autora e ilustradora de livros de poesia, contos, e para crianças de todas as idades. Vencedora do concurso e criadora da identidade visual do Curta o Gênero de Fortaleza em 2018, realizou diversas exposições no Brasil, Senegal, Benin e França, e do que mais gosta é ouvir histórias e continuar desenhando pelo mundo.
Lucia Morais é especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Professora, psicopedagoga, mediadora de leitura, escritora, narradora de histórias, arte- educadora, membro da Academia Internacional de Letras do Brasil. Lecionou na Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais: estudos afro- brasileiros e indígenas; palestrante e pesquisadora da cultura e da literatura indígena. Ativista de bibliotecas comunitárias no Rio de Janeiro; idealizadora de projetos de leitura, como o “Livro bate à sua porta”. Como atriz, atuou no espetáculo teatral, o monólogo: “Arandu Lendas Amazônicas”, patrocinado pelo Banco do Brasil, em cartaz nos CCBBs do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Professora de origem indígena do Amapá.
José Prado nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em Letras, com especialização em literatura infantil e juvenil (UFRJ) e teoria da literatura (UERJ). Editor, gestor editorial, pesquisador e contador de histórias, elabora projetos editoriais, ministra formação continuada em LIJ e mediação de leitura. É tutor editorial das editoras Artescrita, Imperial Novo Milênio, Leaf, Moma e Ninho; curador do sarau Jequitibá de Poesia; Leciona a disciplina “A edição e circulação de livros para crianças e jovens na Pós em LIJ da Educamais.