LOUCOS POR ENCADERNAÇÃO - A EXPOSIÇÃO vai ficar aqui na Sala de Leitura da Cidade das Artes por mais tempo. Então, se você não conseguiu nos visitar agora em dezembro você pode fazer isso até dia 19 de janeiro.
Haverá também oficinas gratuitas nas tardes dos dias 18 e 19 a partir das 14h.
Quem participar das oficinas terá a oportunidade de aprender vários tipos de Encadernação e também uma iniciação à aquarela. Não percam!!!
OFICINAS
18/01
14h
ENCADERNAÇÃO LEPORELLO
Um tipo muito versátil de encadernação, que não necessita de costura e é feita a partir de dobras alternadas do papel. Também conhecida como concertina ou sanfona.
Classificação: todas as idades
15h
ENCADERNAÇÃO BORBOLETA
Vamos fazer um mini livro utilizando uma das costuras mais simples e mais versáteis da encadernação: a costura borboleta ou pamphlet. O projeto terá capa flexível com lombada quadrada e dois caderninhos internos.
Classificação: acima de 8 anos
Dia 19/01
14H
AQUARELA PARA CAPA DE MINI LIVRO
Vamos produzir uma linda aquarela, com uma técnica bem fácil de aprender e que servirá como um aplique na capa do projeto de encadernação que será ensinado na sequência.
Classificação: a partir de 10 anos
15H
ENCADERNAÇÃO COM DOBRA/ENCAIXE, SEM USO DE ADESIVOS
Neste projeto não utilizaremos costura ou cola para a confecção do miolo do caderninho. Ele será feito a partir de dobras e encaixe das folhas (vamos usar a aquarela da primeira aula na capa).
Classificação: a partir de 10 anos
As oficinas dos dias 18 e 19 serão dadas pelas artistas Ana Fiorani e Adriana Lyra.
Esta Mostra é composta pelos projetos que são ensinados no conteúdo da publicação LOUCOS POR ENCADERNAÇÃO - O LIVRO.
Ao visitante, será possível perceber, através da diversidade das obras, como a encadernação artesanal permite que outras artes, materiais e técnicas sejam incorporadas aos projetos.
Através de ferramentas e utensílios comuns ao ofício do encadernador/artesão, que também estarão expostos, o visitante poderá inteirar-se um pouco mais sobre os processos envolvidos na confecção de um Livro.
Com essa pequena amostragem, um recorte da produção nacional dessa arte/ofício, esperamos ampliar a visão do público em geral sobre a confecção artesanal de livros, seu uso como suporte para outras artes, e principalmente, mostrar a possibilidade de serem feitos por eles mesmos.
Expositores:
Adriana Lyra

As linhas e papéis sempre foram duas paixões dessa designer carioca. Mesmo quando atuava no mundo corporativo, como designer gráfico e de interiores, as artes manuais sempre estiveram presentes em sua vida. Em 2017, no entanto, decidiu dedicar-se integralmente à essas atividades, inaugurando o ateliê que mantém até atualmente, onde dá aulas de crochê, bordado, tapeçaria, aquarela em tecido, entre outros, sempre agregando essas outras artes à encadernação. Desenvolveu uma técnica única que possibilita o bordado no papel, que é bastante diferente do tecido, e através dessa técnica vem criando padrões e costuras diferentes para unir cadernos e ornar as capas de suas criações.
Ana Fiorani

A paixão pelos livros levou essa designer e cenógrafa a estudar como eles são feitos. Além de encadernadora e professora de encadernação, também produz papéis marmorizados que são usados por vários colegas de profissão. A sua real preocupação com o meio ambiente se materializa através da prática e do ensino da reciclagem de papéis. Unidas, essas artes e ofícios a definem como pessoa, artista e cidadã.
Dricco Simões

O uso de materiais diversos para todas as possibilidades na confecção dos livros e cadernos manuais é a forma desse encadernador expressar sua paixão pelo papel. Compõem a sua linha de trabalho, além da encadernação, o papel reciclado e bonecos e esculturas em papel machê. Há anos vem atuando como professor de encadernação e várias outras artes em instituições públicas e ateliês.
Flávia Diz

A artesã/artista sempre busca trazer sua leitura em cada trabalho de encadernação e cartonagem que produz. Atualmente divide seu tempo em ensinar essas técnicas e criar/produzir peças exclusivas. Através de sua loja on-line, comercializa as ferramentas que projeta e também produz outros itens que são utilizados por vários outros profissionais da área.
Lincon Shibukawa

Atua desde 1996 com artes manuais e a partir de 2012 com a arte da Encadernação. Buscou formação em Encadernação Manual de Livros pelo SENAI Theobaldo de Nigris e pela ABER - Associação Brasileira de Encadernação e Restauro. A paixão foi tamanha que decidiu não ficar com este conhecimento somente para si. Colocou como meta difundir estes saberes da arte milenar da encadernação em cursos e oficinas, na forma presencial e recentemente por meio digitais.
Luiz Masse

O papel sempre foi o veículo deste artista. Um dos autores do "Loucos por Encadernação: o Livro" e também o coordenador desse projeto. O seu ateliê em São Paulo se tornou sede desses eventos e também recebe professores e alunos de várias técnicas. A sua relação com as artes com papel, pode-se dizer, é grande e afetiva. Conhecido por criar um método simplificado e genuinamente brasileiro para a cartonagem, tendo inclusive um livro publicado sobre o tema. Projetar estruturas para encadernação e cartonagem o levou a estudar Arquitetura, aliando os conhecimentos dessa área na criação de estruturas maiores, usadas em seus trabalhos de cenografia.
Rosana Chat

Graduada em Artes Plásticas pela UNESP no Instituto de Artes de São Paulo possui formação em conservação e restauro de acervos em papel pelo SENAI/ABER, desde 2007 é a responsável pela Libelus Encadernação Conservação e Restauro de Papel, onde trabalha com a conservação e restauro de livros e documentos, objetos em papel para o mercado audiovisual, caixas personalizadas, de conservação e projetos especiais com tiragens pequenas. Durante esse tempo no mercado especializou-se na conservação de encadernações, trabalhando tanto na conservação de obras encadernadas quanto na realização de encadernações que utilizam princípios e materiais que colaboram na conservação das estruturas e seus conteúdos.
Sayuri Matsui

A paixão por artesanato e papéis sempre existiu para essa Designer Gráfica, porém o amor por fazer cadernos surgiu de uma necessidade de criar um suporte para seus trabalhos como ilustradora. Com o tempo se especializou nesse ofício, em especial na encadernação mais tradicional, em couro. Através desse projeto, vem desde 2020 também atuando como professora, disseminando sua prática nesse segmento da Encadernação.
Ulisses Freire

Encadernador, dourador e restaurador carioca, exerce o ofício há 40 anos. O seu aprendizado começou quando ainda era muito jovem, em uma oficina de encadernação, onde atuava em todos os processos dessa profissão. Vem atuando como professor desde 2005, tanto em instituições de ensino como em seu ateliê e em seu curso on-line. Segundo o próprio Ulisses: "quando se faz o que se ama o tempo não para".
Valéria Marchello

Em paralelo aos seus mais de 25 anos dedicados ao corporativo, tinha como hobby e válvula de escape o artesanato. Depois de passar por diversas técnicas, encontrou na encadernação uma arte/ofício que reunia tudo o que ela amava fazer: Juntar papéis, tecidos e linhas ao seu amor de infância, a papelaria. E com tudo isso, a arte de ensinar e compartilhar com outras pessoas seu amor a este mundo tão fascinante.